Rodízio de pneus
No Brasil existem carros com tração dianteira e tração traseira. Um puxa, o outro empurra seu veículo. Por isso, os pneus podem sofrer uma maior ou menor pressão conforme a tração do seu possante. Veja mais sobre Rodízio de pneus
Como a maioria dos veículos de hoje são de tração dianteira, deixamos os que são “empurrados” para um post de carros antigos, quase todos eles são tracionados por esse sistema. A pressão exercida quando o carro é “puxado” pela tração é grande, exigindo um esforço maior dos pneus.
Além disso, os pneus dianteiros então diretamente ligados ao volante. Ou seja: os dianteiros viram, os traseiros não. Isso explica por que quase sempre reparamos primeiro o desgaste dos pneus dianteiros. Eles ficam “carecas” mais depressa que os traseiros. É aí que entra a necessidade de um rodízio de pneus.
Por que fazer o rodízio dos pneus do seu carro?
Simplesmente por prevenção. Seu veículo é um conjunto de segurança, a sua segurança, e o estado dos pneus podem comprometer em muita a dirigibilidade dele. Cabe ao motorista fazer a prevenção do carro. E uma das medidas é o estado dos pneus, incluindo o estepe.
Quando deve ser feito o rodízio?
Existe uma determinada quilometragem recomendada para este rodízio. Na maioria das vezes não percebemos um desgaste grande. Mas pode ser algo mimlímétrico que vai apressar defeitos mais sérios, o que já implicaria em troca do pneu. O recomendado é fazer o rodízio entre 6 e 10 mil quilômetros de rodagem do carro. (Veja o quadro mais abaixo)
Qual o valor para fazer rodízio de pneus?
Pergunta interessante. Tem oficinas que até oferecem o rodízio como cortezia, desde que a gente compre pelo menos dois pneus com eles. Mas a maioria das borracharia faz este serviço a um custo relativamente baixo. Fiz algumas pesquisas e aqui em Beaga e pode variar de 50 a 100 reais para fazer este rodízio.
Quando faz rodízio de pneus precisa balancear?
Sim. As prórias fábricas de pneus recomendam fazer alinhamento e balanceamento dos pneus após um rodízio deles. Inclusive existem diferenças de prazos entre os fabricantes.
É melhor ter pneus novos na frente ou atrás?
Os mais novos devem ser os dianteiros. É ali que se tem maior desgaste, onde os pneus giram por causa de direção. Um fator interessante é que pneus mais novos evitam a aquaplanagem do carro no caso de dirigir na chuva.
Veja também: Cuide do estepe do seu carro
Este rodízio tem que ser feito de maneira correta, mas não há nada de complicado e você mesmo pode fazer. No caso do veículo com tração dianteira, o rodízio consiste em passar os pneus traseiros para a dianteira e deixar os pneus dianteiros “descansando” no eixo traseiro, pois ali, como já explicamos, a pressão exigirá menos esforço dos pneus.
Isso deve acontecer a cada 10 mil quilômetros (veja a tabela abaixo) e assim teremos um desgaste mais equilibrado dos quatro pneus. Lembrando que a dica vale para pneus ainda em bom estado (boa banda de rodagem) e dentro da data de validade.
Atenção: o rodízio é prevenção e não reparo.
Mantenha a manutenção básica em dia, conforme outros posts do Mãos ao Auto, e seus pneus também estarão trabalhando para sua segurança.
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