Todo cuidado é pouco! Seu carro ferveu e a falta de experiência pode assustar. Alguns chegam a pensar que um incêndio está acontecendo. Isso é compreensível, pois o “ferver” é realmente isto: seu carro ferveu a água que circula pelo motor, o que vai produzir muito vapor (que se parece com fumaça).
Esse também é muito quente, e o cuidado deve ser redobrado. Também, motor ferveu e não pega mais? Isso é muito comum.
A ajuda nesses casos é simples: manutenção preventiva e atenção aos instrumentos do painel quando dirigimos. Ou seja, deve-se evitar que aconteça e não esperar acontecer, pois nesse caso o carro deverá ser rebocado para uma oficina. Se acontecer com você, pare o carro imediatamente, com segurança.
A maioria dos carros tem dois sistemas de alerta para avisar que o motor está quase fervendo. Um deles é o ponteiro de temperatura, com seus números e marcas verdes ou vermelhas.
Se aproximar da marca vermelha significa que você deve parar o carro antes que ele ferva. O outro sistema é uma simples luz vermelha com um símbolo parecendo um termômetro. Essa acende quase sempre antes da água do radiador ferver.
Seu carro ferveu – O que fazer?
A manutenção preventiva:
- Sempre verificar o nível de água do motor, completar se estiver baixo e descobrir por que está diminuindo.
- Se acostume a perceber o barulho da ventoinha do radiador quando ela é acionada.
- Outros motivos para um motor ferver são extremo calor e engarrafamentos longos de trânsito. Nesses casos, desligue o motor pelo tempo necessário.
E lembre-se: jamais abra o reservatório de água do radiador com o motor quente. Isso pode provocar sérias queimaduras!
É normal a água do carro ferver?
Não. Pode ficar muito quente, mas a ponto de fever não pode, É sinal de algum defeito no sistema de refrigeração do motor. O Primeiro passo é parar o carro imediatamente e esperar ele esfriar bastante. Já tive caso que o cliente se queimou ao tentar abrir tampas e outras peças do motor. Aliás, nunca abra o capô do motor neste tipo de situação. Mangueiras pódem estourar e vai jorrar água fervente com muita pressão.
Quando o carro aquece o que pode ser?
Pode ser muita coisa, como já explicado. Mas é muito comum o dono do carro simplesmente não checar o nível deágua no reservatório. Isto deve ser feito com o carro completamnete frio, ou antes da primeira partido diária do motor.
Também há casos de esquecer de recolocar ba tampa do reservatório, fazendo a água vazar com o carro rodando. Neste parágrafo eu destaco situações de distração ou falta de manutenção básica.
Pode colocar água no radiador quando esquenta?
Não, nunca. Neste caso somente um profissional deve repor a água. E ele vai esperar o carro esfriar totalmente para resolver a situação. Colocar água com o motor quente pode causar acidentes e até produzir entrada de ar no sistema e o carro vai ferver de novo.
Qual a temperatura para queimar a junta do cabeçote?
Este é um defeito sério que pode acontecer no caso do carro ferver. Mas não existe uma temperatura , ou número para isto acontecer. Ferveu, ou seja, a água embuliu, o risco já existe. Mas se a gente rodar ou deixar o motor ligado com ele fervendo, com certeza vai queimar a junta docabeçote.
Um dos sisntomas disso é o motor simplesmente não pegar mais. Gira, mas não pega. Água saindo no cano de descarga também é sinal de junta queimada. É um serviço caro, pois exige abrir o motor , fazer retífica, trocar a junta e outras peças.
Aditivo de radiador – Como funciona?
O líquido de arrefecimento é constituído por água e aditivos. Esses aditivos servem para equilibrar o pH da água, evitando que ela fique alcalina ou ácida. O etilenoglicol é o principal componente do aditivo. Esse elemento altera os pontos de ebulição e congelamento da água, fazendo com que a mesma ferva acima de 100oC e congele somente abaixo de 0oC. Outra função do aditivo é a de manter lubrificado todo o sistema e evitar o acúmulo de sujeira no sistema. Mas este produto não impede que a água ferva ou congele.
Atenção:
Antes de fazer qualquer reparo em seu veículo, sempre observe o ambiente a sua volta, se é iluminado, se existe um bom fluxo de carros e pessoas. Se seu carro ferveu, e o local for ermo, saia do veículo e se afaste da área rapidamente, procurando ajuda especializada ou de pessoas conhecidas. Nossas dicas são indicadas principalmente para veículos com problemas em garagens ou estacionamentos seguros.
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Gostaria de saber se o fusíveis do carro tem alguma coisa haver com a fervura do carro?
Se a ventoinha não armar de jeito nenhum, ou girar mais devagar, sim, tem haver com a parte elétrica. Mas se ela ligar normalmente não é fusível.
Meu carro começou a estalar biela na estrada quando chequei em casa ferveu o carro perecia que estava batendo o motor barulho de biela muito forte
Minha ventuinha vira e volta demora armar. Qual profissional eu devo procurar.
Olá Rosa. Primeiro vc deve procurar um mecânico para ver se algo no motor está causando esta demora, como bomba de água ou válvula termostática. Se não, ele mesmo vai indicar um eletricista.
Ja aconteceu comigo de queimar a junta do cabeçote, tive que fazer o motor. Apos 5 meses estou com o mesmo problema mas eu garanto que o carro nao voltou a ferver ou esquentar.
Levei no mesmo mecânico e ele insiste em dizer que ferveu.
Olá Boa Noite! Meu carro passou por um alagamento, passou por reformas e agora a água do motor está fervendo e a ventoinha não funciona. Isso é decorrente de que?
Olá Patrícia. Os defeitos de ventoinha são :um fusível queimado (o mais simples) relé queimado,sensor de ventoinha com defeito e por fim a própria. Somente um exame pessoal por um eletricista vai descobrir a causa. De qualquer maneira vc não deve andar com o carro.É algo barato de resolver mas que pode até fundir o motor se não for consertado.
Olá eu tive um problema no meu carro ele estourou o radiador ferveu e não quer pegar mas o motor gira oque pode ser carro corsa 98
Olá Robson. Veja bem: tem que fazer algumas medidas elétricas para saber se está tudo ok, se a bobina está faiscando, se a bomba está funcionando e com pressão. Pelo ano do seu carro não são muitos os atuadores da injeção para serem medidos. Depois disso feito é que se pode pensar em alguma avaria no motor. Algumas vezes, quando o carro ferve, pode queimar a junta de cabeçote. E por isso ele não pega ou tem muita dificuldade para pegar. Mas, como disse antes, existem muitas possibilidades elétricas que não deixam o carro pegar. Um bom mecânico descobre fácil.
Boa tarde,
Fui de uma cidade para outra hoje e quando cheguei em casa desliguei o carro e escutei um barulho de água fervendo, abri o capu E quando olhei a água estava fervendo dentro do reservatório, o que pode ser?
Olá Jaqueline. Seu carro parece que ferveu. O que vc tem que fazer é reparar o ponteiro de temperatura, se tiver. Mas não pode acontecer de novo sob o risco de danos sérios ao motor. Eu sugiro que vc leve o carro até o mecânico o mais rápido possível. Ou leva ele de reboque, ou chama um mecânico de confiança até sua casa, ou onde o carro estiver, para que ele possa levar o carro em segurança até a oficina e corrigir o problema. Não arrisque. Obrigado por participar.
Olá, o meu carro, modelo Onix ano 2013, está com um problema, a ventoinha só aciona se o ar condicionado estiver ligado, quando desligo o ar condicionado a água ferve no reservatório e chega a derramar e evaporar… levei o carro em um mecânico eletricista e ele realizou vários testes, verificou os fusíveis, relés, sensor da ventoinha, e estavam ok, segundo o mecânico, também verificou a temperatura do motor e das mangueiras, drenou a água do radiador e fez vários testes, no entanto, o problema persiste. O diagnostico foi o seguinte: primeiro ele achou que poderia ser a bomba dágua ou a válvula termostática, no entanto, quando acionamos o acelerador é possível notar a circulação da água na nas mangueiras. Após isso o mecânico disse que provavelmente o problema está na junta do cabeçote que estaria queimada, mesmo não apresentando sinais de água/espuma no óleo do motor. O mecânico então informou que devo trocar a junta do cabeço o mais rápido possível. Atualmente tenho verificado que a água do radiador está superaquecendo e chegando a ferver quando estou dirigindo após uns vinte minutos, mesmo com o ar condicionado ligado e a ventoinha funcionando.
Olá Jaime. Observe se o carro esquenta em subidas e na reta melhora.Se acontecer isso, a válvula está abrindo pouco e os carros da GM, quase sempre, exigem a troca do corpo inteiro da válvula e não apenas a válvula. A peça também deve ser original. Existe sim a possibilidade de ter queimado a junta de cabeçote se o motor ferveu antes. Mesmo assim deve-se descobrir porque ferveu, senão vai repetir o defeito e queimar a junta nova. Pode acontecer da junta de cabeçote queimar e a água do reservatório do radiador continuar cheio, o que explicaria o mecânico não encontrar água misturada com óleo. Repare se o radiador fica mais quente ou tão quente quanto o motor. Se ele estiver nitidamente mais frio então a água não está circulando adequadamente, ficando mais presa no bloco do motor. Neste caso voltamos a situação de válvula impedindo parte da água passar. Se`a bomba foi trocada, então está descartado problema na nova, seria muito raro. Faça estes testes com o carro parado e em lugar seguro. Mas não abuse da situação. Um carro quando ferve pode exigir retífica de cabeçote e aí fica bem caro.
MEU CARRO HOJE ACENDEU A LUZ DE TEMPERATURA, ANDEI SOMENTE 11 KM EM FAIXA, DAI DESLIGUEI NA HORA E AGUARDEI UM POUCO. ELE NÃO BAIXA NADA DE AGUA E A VENTOINHA ESTAVA LIGADA NA HORA QUE ACUSOU. OQUE PODE TER OCORRIDO?
Olá Vinícius. Se o motor não ferveu, ou seja a luz acendeu e o motor continua parecendo normal, então muito provavelmente o sensor de temperatura está com defeito ou o seu fio está solto raspando em partes metálicas.O correto é um eletricista examinar. Mas não rode com o carro se ele ferve. Abraços.
Boa noite meu carro ferveu só que quem estava dirigindo era outra pessoa chamei
um mecânico e ele disse que tem que fazer o motor porque
ele vou óleo com água disse que pode ter queimado a junta ou uma trincá no cabeçote não tenho a mínima ideia do que fazer o motor não fundiu
Olá israel. Se queimou a junta há de ter que fazer uma retifica no cabeçote. Mas isso tem ser confirmado por mecanIco de confiança. Um teste de trinca sera feito porque quando ele ferve pode trincar esta peça. Como é um serviço sério e não barato, sugiro que peça uma segunda opinião.
Bom dia, meu carro ferveu com liquido de arrefecimento normal, fiquei preocupado e parei, notei q estava vazando pela tampa, abri, deixei derramar tampei novamente, mas notei um vazamento de ar, e troquei a tampa, e completei com agua, devo fazer um limpeza no radiador?? Qnt ao óleo do motor preciso trocar?
Olá Paulo. Quanto ao óleo ele tem a quilometragem própria para a troca. Normalmente o trocador coloca uma etiqueta no para-brisa. Basta cumprir o que está escrito lá. O carro ferver não interfere no nível do óleo. Pode ser que tenha dado o que chamamos de “entrada de ar” no radiador. Mas de qualquer forma, quando um carro ferve, ele deve sempre ser examinado por um mecânico de confiança.
boa noite fiz o motor do meu caminhão mercedez 1620 na primeira viagem soltou o alternador e quando via a temperatura tava em 110 graus parei na hora cahmei um eletricista pra ajeitar o alternador e nessse meio tempo o motor esfriou andei cerca de 1200 km e não baixou agua enfim ficou normal mas to preocupado porque o motor e novo e to com receio o motor ta na garantia obg pela atenção.
Olá aroldo. Se a temperatura estiver normal e o nível de água também, então está tudo ok. Apenas acompanhe a temperatura como deve ser feito normalmente e sempre verifique o estado e aperto da correia do alternador. Abraços.
obg pela atenção
Boa tarde
Tenho um pálio wekeend 1.6 16v ano 98, ultimamente tem fervido com frequência, já troquei reservatório de água, tampa do reservatório, todas as mangueiras, bomba dágua, cebolão, ventoinha e o radiador, é tudo novo, porém como esteve fervendo frequentemente queimou a junta do cabeçote, porém o cabeçote já foi retificado e hoje o mecânico acabou de trocar a junta e colocou o carro pra testar, o carro ta armando a ventoinha normal na reta, porém na subida a temperatura sobe, meu carro não tem válvula termostática, depois de retificado o motor ficou filé, muito bom, porém na subida ele ferve, oque pode ser? Como eu disse é tudo novo, ventoinha, cebolão, as mangueiras, reservatório de água, tampa do reservatório, bomba dágua, radiador e o motor foi retificado e montado hoje, eu até fiz o teste e coloquei aquele cebolão universal q arma com menas temperatura, mesmo assim na subida a temperatura aumenta e ferve, oque posso fazer?
To na mesma. Ontem mesmo fiquei na estrada. Fiz td novo nela faz pouco tempo. Junta, cabeçote, limpeza de bicos…. td e ontem fiquei na estrada com ela. Ela esquentou de uma hora pra outra, ai parei, tinha água no reservatório e a ventoinha estava funcionando. De inicio pensei que podia ter queimado novamente a junta, porém ela simplesmente não ligou mais, nem sinal, tipo uma pane elétrica. Oque pode ser? Deixei em um mecânico que n conheço, quero informações pra poder argumentar com ele, n quero que ele se provaleça comigo. Alguém pode me ajudar ???
Bom dia. Tenho uma Palio Weekend Adventure 1.6 16 válvulas 2001. Ontem mesmo fiquei na estrada. Fiz td novo nela faz pouco tempo. Junta, cabeçote, limpeza de bicos…. td e ontem fiquei na estrada com ela. Ela esquentou de uma hora pra outra, ai parei, tinha água no reservatório e a ventoinha estava funcionando. De inicio pensei que podia ter queimado novamente a junta, porém ela simplesmente não ligou mais, nem sinal, tipo uma pane elétrica. Oque pode ser? Deixei em um mecânico que n conheço, quero informações pra poder argumentar com ele, n quero que ele se provaleça comigo. Alguém pode me ajudar ???
Tem a possibilidade de mesmo o radiador sendo novo ele veio com defeito, eu notei q antes de trocar o radiador a ventoinha armava bem antes do que este radiador q comprei novo, exemplo: em uma escala de 0 a 20 a ventoinha com o radiador antigo armava no número 5, porém com o radiador novo a ventoinha arma no 10 ou 11, ou seja, arma com o dobro da temperatura do radiador antigo
Bd,meu carro soltou um pouco de fumaça branca pela descarga logo em seguida começou a ferver, parei e aguardei um tempo pra esfriar mas tarde notei que saia a fumaça e um pouca de água na descarga isso é grave
Olá Sílvio. Pode ser algo sério, mas também pode ser apenas condensação na descarga devido ao álcool misturado na gasolina. Mas como o carro ferveu, sugiro que procure um mecânico de confiança para avaliar a situação.
Existem aparelhos para testes na bomba dagua, ventoinha, valvulas e outros componentes do sistema de refrigeraçao do carro? (Se existirem esses testes quais os resultados dentro da normalidade?) Meu carro está vazando agua pelo cavalo dagua, mas queria saber se outro componente esta com defeito. Na minha cidade os mecanicos so trabalham com o olhometro.
Olá Daniel. Além do olhometro podemos testar a ventoinha com lampada de teste medindo sua corrente e velocidade, fusíveis e relés. Um teste mais avançado é usando um equipamento que mede a pressão da água dentro do sistema de refrigeração descobrindo possíveis vazamentos.
Eu fui de uma cidade para outra quando cheguei em casa e desligue o carro vi que estava fervendo muito o meu carro e o que pode ter sido ford ka97
bom dia/tarde
meu Peugeot 206 1.4 2008 esta baixando água direto…de dois em dois dias tenho que completar, troquei bomba de água, troquei as juntas do cabeçote (carro não ferveu), válvula termostática, enfim , fiz uma revisão geral (carro ficou normal)…mas ocorre que o carro ta baixando a água demais…troquei a tampa do reservatório (comprei original), o que percebo de manha é que quando balanço o carro faz um barulho que esta escapando ar pela tampa do reservatório…sera que o problema é o reservatório ou não….a água esta sem fluido…tem alguma coisa a ver (acredito que não)….obrigado
Olá Tiago. Seu carro pode estar com ar no sistema de refrigeração. Peça a um mecânico que verifique isso. Também repare se há rastro de água em baixo do motor, na frente e ao lados das polias.
como assim?…ar no sistema?…o que pode ser feito….quanto ao rastro, não vi nada……obrigado
Seria ar junto com água dentro do radiador. Quando o ar sai, baixa o nível de água e vc tem que completar. O mecânico pode fazer uma sangria deste ar abrindo determinadas válvulas até parar de sair ar e começar a sair água. É uma possibilidade que já vi acontecer.
obrigado!!
boa noite minha uno 94 acendeu a luz vermelha de arrefecimento e o carro quase ferveu chegou a sair um pouco de vapor pegou uns 6 litros de agua sera que a junta do cabeçote queimou agradeço resposta?
OLá marcos. Primeiro temos que descobrir porque o motor ferveu. Verifique o fusível da ventoinha (normalmente tem um radiador com hélice desenhado nele). Em seguida vc deve desligar os fios do cebolão que fica no pé do radiador lado direito, vc de frente para o carro. Com cuidado ligue um fio no outro, e perceba se a ventoinha vai ligar com força total (cuidado com a hélice!) . Neste caso ela deve fazer muito vento. Falta de água no radiador também pode fazer o motor ferver, além de vazamentos e defeito na bomba de água e válvula termostática. Para saber se a junta queimou um mecânico vai ter que fazer alguns tetes. Mas o motor fica mais fraco, a água pode baixar rapidamente, e sair grande quantidade pela descarga. Verifique o nível do óleo e veja se ele está meio branco. Isso pode ser sinal de água misturando. Mas se ele ferveu apenas uma vez, e por pouco tempo, acredito que ficará bom. Tenho um uno 92 e sei que ele é bravo e resistente. Abraços.
Olá boa tarde.. hoje nos rodamos por meia hora e quando paramos e desligamos o carro começou sair fumaça, deixei esfriar por duas horas e abri o capô, verifiquei que tinha um pouco ( bem pouco ) de água… coloquei mais agua nele… eu posso usar o carro hoje noite ?? E se eu colocar aqueles lubrificantes será que melhora ??
Olá Patrícia. O correto é vc levar o carro até um mecânico para saber se tudo está normal, se foi apenas falta de água ou se existe um vazamento de água. Sair é arriscado. Sugiro que saia este final de semana com outro carro. Os danos podem ser altos.
Olá . Quando vou sair com meu carro esquento bem o motor pra ventoinha ligar e saio mas msm assim o reservatório de água ferve cheio de água ou ta baixando muito a água do radiador oque significa?
Acabei de trocar o motor .
Olá Maicon. vc deve voltar até a oficina e pedir para analisar a situação do carro. Pode ter um vazamento, válvula termostática ruim, ou até passando água para o motor.
Olá, meu corsa wind 94 está sumindo a água do reservatório, eu reabasteci a água é quando forcei o motor pq ia ficar atolada ele começou a soltar respingos de água por cima da tampa do reservatório, parei esperei esfriar e reabasteci novamente o reservatório pois este estava quase seco, a princípio o carro não mudou nada mas coloco agua no reservatório e ela vai sumindo pode ter acontecido alguma coisa séria? Obg
Olá Karol. Pode ser que tenha um vazamento de água no motor, mangueira, bomba de água ou outros. Você deve levar o carro até um mecânico para evitar danos maiores.
Boa Tarde
Tenho um Idea Hlx 1.8 , a alguns dias atras meu carro subiu a temperatura e levei para meu mecanico ele disse que era a bomba dagua ai trocou a bomba e trocou tambem a valvula termostatica , no fim depois de tudo ja montade ele disse que estava vazando pelo cabeçote ai foi feito o cabeçote fez retifica e tudo certinho , depois de tudo montado testamos e ficou tudo bem por pouco dias rodei com o carro mas um dia sai e usei o ar condicionado e rodei em uma velocidade de uns 60 km por um bom tempinho utilizando o ar ai o carro voltou a esquentar e quando abri o capo me deparei com um situação horrivel tinha borras de agua misturada com oleo por todo canto e apenas quando puxei a vareta de oleo la o oleo do motor estava puro .. mas em todas partes de agua havia oleo , hoje ele esta refazendo o serviço e ja trocamos diversas peças inclusive teve que limpar o radiador pois estava cheio de oleo , trocamos tambem diversas mangueiras do ar quente pois estava cheias de borras.. e agora mesmo antes dele me entregar o carro estou muito preocupado com isso..
Olá Rennan. Me parece que tudo tem haver com o serviço feito. A não ser que a ventoinha não esteja armando quando se liga o ar e por isso o carro pode ferver. Converse com o mecânico e insista em perguntar se o problema foi resolvido de vez. Não abra mão da sua garantia, mas sempre com conversa boa. Mecânicos são sempre muito sensíveis e entendem a situação. Abraços e sucesso.
Meu carro levou um esquento quando liguei ele depois ele começou fumaça pelo reservatório de agua e jogando água para fora e misturou água no óleo a água some um poço o resto vai para o motor do carro e ficou acendendo luz do óleo e temperatura oque devo fazer agora . .?
Olá Lucas. Você deve levar até um mecânico para que ele observe se o esquento afetou o cabeçote do carro. Pode ter queimado a junta do cabeçote e então água se mistura com o óleo.Por isso ela some. A luz de óleo acesa pode significar falta de lubrificação ou óleo misturado. Neste caso não recomendo ir rodando com o carro até uma oficina. ele deve ir de reboque. Abraços e sucesso por aí.
Olá boa tarde. Meu carro e um Gol G3 1.6 Motor Ap,toda vez que eu subo uma serra pesada que tem aqui na Cidade ele ferve, so ferve la, nesta Serra. Em morros menores ele vai normal. Ja limpo Radiador, tiro a válvula, olho a bomba,troquei a tampa do reservatório e a Ventoinha Arma normal.
Mesmo assim ele continua a ferve na Serra, O mecanico ja olhou varias possibildades e nao encontro o poblema inclusive ja chegou a queima junta por isto. Alguém sabe o pq isto está acontecendo?
Olá Alexson. Eu já vi esta situação em um Corsa quando troquei o refil da válvula. E ele esquentava somente em subidas, com o ponteiro de temperatura subindo rapidamente. A solução foi trocar a válvula com seu corpo e usar marca original. Talvez seja este o seu problema.
Bom dia,
Meu Fiesta está perdendo água do reservatório do motor, todos os dias preciso acrescentar, não vejo vazamento algum no chão (garagem). Isso começou a acontecer após a troca do reservatório e mangueiras, conforme sugestão de 1 mecânico. Após estas trocas, com a eliminação de impurezas tive que trocar tbm o sensor.
Agora meu carro, continua perdendo agua e está com dificuldades para ligar (a bacteria está perfeita)e eu não sei mais o que fazer.
Pode me ajudar???
Olá Eliane. São duas possibilidades: um vazamento que ocorre apenas com o carro andando, ou a água está misturando-se com o óleo do motor, o que é bem maus raro, mas explicaria a dificuldade do carro pegar. Sugiro que procure uma segunda opinião de outra mecânica para descobrir se é algo simples ou mais sério. Não ande com o carro se ele estiver fervendo.Mas se ele não ferve, então é um bom sinal.
Cheguei em casa a noite e deliguei o carro normal, no outro dia de manhã o carro não liga, verifiquei que a agua do reservatorio estava vazia, vazou no caminho? E agora o carro não liga, acende as luzes tudo normal, mais não liga o motor, o que pode ser?
Boa noite, tenho um palio fire 2009/10, já troquei tudo (mangueiras, radiador, a tampa do reservatório) e o carro quando vai fazer uma subida íngreme a temperatura aumenta, o que pode ser?
Olá Rodrigo. Eu já isto acontecer com a linha Corsa. O problema era válvula termostática. Ela abre somente a metadade impedindo a água de passar totalmente pelo radiador. Seria uma possibilidade no seu caso.
Bom dia chara!!
O radiador do meu carro teve um pequeno furo,ae eu fui levando ele ate a oficina,chegando la ele tava com um cheiro diferente e saindo pouca fumaça, mais ele nao acendeu nenhuma luz no painel,
Tem perigo de ter queimado a junta do cabeçote dele?
Olá Fernando. Bom dia amigo! Se a temperatura ficou normal, não “colando” o ponteiro ou não acendendo alguma luz vermelha, então ele não ferveu e assim não compromete o cabeçote. O que não pode acontecer é rodar muito com o carro fervendo. Devemos parar imediatamente, e verificar o problema.
Olá tenho um Peugeot 206 , 07
Ontem estava andando a 40km mais o menos é liguei o ar depois de 10 metros ferveu o motor , saiu muita fumaça e o carro parou de funcionar , tinha água e fazia uma semana de troca de óleo , vou levar em um mecânico mas queria a opinião de vcs , agora o carro liga mais bate muito . Obg
Ola Lua. Se o carro ferve somente com o ar ligado,então pode ser problema na ventoinha do ar.Mas primeiro peça um serviço em domicílio, pois pode ser perigoso para o motor rodar com o carro com uma suspeita dessa.
Bom dia no engarrafamento e normal o ponteiro da temperatura chegar ate o meio da escala e a ventoinha disparar ai o ponteiro desce ate a segunda marca é um Prisma 2012.
Olá Lauro. Se ele vai até o meio e volta é normal sim. O errado é ele parar de subir e chegar na escala vermelha.
Caro amigo, eu gostaria de saber qual e’ a funçao do sensor de temperatura porque o medidor de temperatura da esta instalado proximo um do outro e’ do gol g3.
Olá Nelson Podem ter suas funções envolvidas. Uma indica a temperatura no painel e a outra indica a mesma temperatura para a central. Por isso o Scanner consegue saber a temperatura real do motor.
temperatura sobe o ar condicionado não funciona o que pode ser ?
o fiat uno esta com temperatura alta e levei ao mecânico ele pediu pra troca a válvula de termostato e agora disse q continua esquentando o q pode ser , motor sera ??
Olá marcelo. Se toda a parte elétrica da ventoinha foi checada, então pode ser a bomba de água ou mesmo defeito no motor, (junta de cabeçote queimada). Isto pode acontecer quando se roda com o carro e ele ferve.
Boa noite!
Tenho um cobalt 2013 que há 2 meses atrás ferveu. Como esse carro não possui marcador de temperatura, tocou uma sirene dentro do carro como se eu estivesse andando sem sinto de segurança ou com porta aberta. Desta forma continuei andando até estourar uma mangueira e a água espirrar. Parei o carro e fui rebocado para uma oficina de minha confiança.
Meu mecânico disse que foi apenas a mangueira que estourou, então trocou e ao rodar com o carro uns 80 km , o carro ferveu novamente.,dessa vez a água vazou para dentro do carro. Segundo o meu mecânico foi a mangueira do ar quente que estourou, sugeriu eliminá-la e assim o fez.
Mais uns 100 km rodados e novamente o carro ferveu. Resolvi então mudar de oficina e nesta nova, me foi dito que o problema chegou no cabeçote que precisaria de um baypass
e assim foi feito em uma retífica. Mas 100 km rodados , voltou a ferver e aí foi constatado um pequeno empeno no bloco o que também precisou ser retificado. Até aí já tinha gasto R$ 3.000,00 aproximadamente .
Mais uns 100 kms rodados , ferveu novamente. Não sei mais o que fazer. Não tenho coragem , nem caráter para vender o carro para outra pessoa e assim transferir o problema. Me ajudem se possivel. O que devo fazer?
Olá Fernando, me tire uma dúvida, o cano de agua de meu uno 96 estava vazando agua e tbm os selos. Fiz a troca deles. Quando tinha retirado os coletores(admissão e escape) fui informado que a junta que estava era do palio. ou seja os 2 buraquinhos que passariam agua no coletor de admissão não estava passando. Sendo assim ficou entupido tanto no coletor de admissão e no motor ou é bloco ? kkk não sei, mas estava entupido. Retirei toda a sujeira e comprei a junta certa. Agora passa agua no coletor de admissão. troquei o selo do coletor de admissão tbm. Agora tenho um problema. Sai fumaça branca, mas antes do vazamento não saia. O que pode ter acontecido?
Olá Luiz. Pode ser vapor de água ou o carro acumulou óleo ma descarga.Meu Uno também já deu isso. Mas talvez ele esteja fumando um pouco e isso somente uma retífica conserta.. Mande verificar a descarga.
Tenho um Ford Focus 2005.Depois que ando com ele ao pararpercebo
um barulho de água fervendo próximo ao motor. Alguém têm alguma recomendação para mim.
Olá Ister. Grato por participar no site. Um mecânico vai ter que verificar se este barulho é de fato água do motor fervendo. Quando isto acontece o painel acusa carro com super aquecimento através do ponteiro de temperatura, que vai até a linha vermelha, ou acende uma luz parecendo com um termômetro dentro de água. De qualquer maneira tem que ser vistoriado para evitar danos maiores.
Ola meu carro ferveu o motor por ele não liga mas e uma marea 20 válvulas
Ola meu carro ferveu o motor queria saber porque ele não liga mas
Olá Wellington. Ele pode ter entrado em estado de emergência por super aquecimento. Mas se não pegar frio, um mecânico vai ter que avaliar.
Bom dia, meu vectra não ligou a ventoinha e foi pro vermelho, quando percebi parei o carro, deixei a ignição ligada para ver se ligava a ventoinha ai nessa hora explodiu, vazou toda água, porem estava com o carro desligado, apenas a ignição, apos frio tentei completar a água porem vaza toda água por baixo, liguei o carro sem água apenas para colocar em um local coberto, andei uns 5 metros e o carro estava normal aparentemente, será que foi apenas o rompimento de alguma mangueira ou algo mais serio pode ter acontecido?
Olá Alisson. Com certeza algo estourou por pressão. Isto acontece quando a ventoinha não arma ou quando a válvula termostática trava e a água não circula. Bomba de água também pode causar.
O meu a bomba parece que tá com defeito pois a água não circula. A ventoinha fica ligada direto . O que pode ser ?
Olá Sthéfani. Primeiro tem que saber se o carro está fervendo ou chegando perto disso. Quando a bomba não funciona o carro ferve rapidamente. Um mecânico tem que avaliar. Pode ser também válvula termostática presa, sensor de ventoinha com defeito. O mais importante é não funcionar o motor se ele estiver fervendo. Deixe primeiro um mecânico de confiança avaliar a situação.
Gostaria de saber pq meu carro ta fervendo a agua e não aparece no painel e quando desligo e que percebo o barulho da água fervendo mas o termômetro não saiu dos 90
Olá Mayata. Grato por visitar nosso site e seja bem-vinda. Pode ser entrada de ar no sistema ou até tampa do reservatório com defeito. Mas um mecânico deve ser consultado para confirmar o motivo por causa de possíveis problemas maiores que podem acontecer, se o caro ferver de fato. Procure um mecânico de confiança.
ola boa noite meu vectra esta superaquecendo ja revisei tudo não há escapamento de agua não esta misturando com oleo e agua simplesmente some e vai a 110 de temperatura.o que pode ser?eu já troquei bomba daagua valvula termostatica,troquei oleo e nada resolveu continua evaporando agua toda agua e seca o reservatorio.
Olá ester. Grato por participar. Se a água some, então ela está indo para algum lugar. Normalmente sempre procuramos por vazamentos. Mas ela pode estar passando pela junta do cabeçote sem se misturar com o óleo e saindo na descarga quando o carro roda. Um Mecânico experiente consegue descobrir isto.
olá
tenho um palio sai domingo ,ferveu a agua fumaça branca coloquei um copo com agua mas não acusou luz no painel.
ai parou a fumaça e esta funcionando será que queimou algo,,,,ou foi só esquecimento de olhar a agua,
Olá Maria. Pode ser falta de água ou a tampa do reservatório com defeito ou mal enroscada. Mande verificar o nível de água e preste atenção na temperatura. Se não acendeu luz de termômetro vermelha no painel, (se ela estiver funcionando)então não ferveu.
Olá primeiro gostaria de te parabenizar pelo ótimo trabalho que vem fazendo nos ajudando aki. Obrigado e parabéns, vamos ao problema, meu uno 95 elx tem aquecido mt, qnd deixo ele parado mt tempo e o motor esfria, percebi que válvula termostatica tem ficado travada, qnd o motor esfria, espero esfriar um pouco, abro a tampa do reservatório sai um monte se água e a válvula abre, completo e vou embora, isso tem acontecido mt, o que acha que pode ser? Boa tarde.
Olá Alezssandro. Grato pelas palavras. Uma maneira de saber se é defeito na válvula é reparar (antes do carro ferver) se o radiador está muito mais frio que o motor e as mangueiras. Neste caso a válvula estaria travada e a água não passa pelo radiador não acionando a ventoinha.Se for assim a válvula tem que ser trocada.
Olá Fernando! Tenho um i30 2010 e estava rodando com ele normalmente com o ar condicionado ligado no máximo quando de repente senti o carro muito fraco e observei no capo saindo fumaça e a luz da temperatura no vermelho. Parei imediatamente e vi que a água do reservatório estava fervendo e saindo para fora depois que abri a tampa, e vi também que não estava passando água pelas mangueiras mas a ventoinha estava sendo acionada normalmente. Esperei esfriar coloquei água tanto no reservatório quanto na saída do radiador , as mangueiras voltaram a passar água e continuei rodando por mais uns 30 km sem apresentar aquecimento. minha pergunta é? isso pode ter ocorrido por eu não ter colocado água antes ou pode ter acontecido um problema maior? obrigado!
Olá Danilo. Pode se ar no sistema de resfriamento ou válvula termostática. O mais importante é não rodar com o carro assim. Um especialista tem que descobrir para evitar danos maiores.
ola meu astra 16v 2.0, ele queimou a junta do cabeçote, ai quando levei para retifica nao tinha mais tamanho para plainar, ai levei ele para fazer um enchimento, ele chega amanha para meu mecanico montar, so que ele diz que pode ser que o motor nao aguente a pressao porque o cabeçote e novo, cara ele esta certo ou esta me enganando? porque estou morrendo de medo de fazer o motor dele, e muito caro e eu estou pagando ele ainda
Olá Luiz.Fazer partes do motor pode sim influenciar outras que já estão desgastadas. Mas pelo visto o mecânico não sabe o quanto a parte de baixo tem de desgaste. O que ele quis dizer é que o serviço garantido é o do cabeçote e não algo que possa estragar por melhorias feitas. Converse com ele e pergunte se ele sabe como estão as outras partes do motor, principalmente a de baixo, os casquilhos fixos e móveis, se o motor está serrando, por exemplo. Mas lembre-se de saber porque a junta queimou e se a causa também foi consertada como: vazamento de água, parte elétrica da ventoinha e até a bomba d’água.
ola meu carro foi trocada a junta do cabeçote a mais ou menos uns cinco meses e agora o mecanico disse que queimou de novo ,o carro saiu fumaça e nao tinha agua nenhuma no reservatorio o mecanico disse que a mangueira arrebentou e vazou tudo a agua como posso saber o que devo fazer o mecanico nao quer se responsabilizar sendo que estava na garantia ainda obrigada
Olá flávia. Grato por participar. O que eu posso sugerir é uma segunda vistoria por outra oficina. De fato uma mangueira pode causar isto.Mas como foi depois de 5 meses, então não é um defeito oculto, como rege o Código de defesa do consumidor. Se fosse por erro dele, uma mangueira deixada bamba , por exemplo, isto aconteceria dias depois do reparo. Mas tem que confirmar com outra, ou outras opiniões. Quando reparamos o cabeçote de um carro tudo que se refere a caloria do motor também tem que ser trocado, como mangueiras, válvula termostática, abraçadeiras, cebolão do radiador e até a a bomba de água. O radiador também deve ser limpo.
Olá Fernando, o carro aqui de casa é um astra 1.8, ano 2000 à gás. Ele estava esquentando muito e a ventoinha só entrava quando queria, o resultado da falta de condição $$$ pra fazer as preventivas gerou uma retífica no cabeçote. Fiz o serviço, mas agora percebo que está vazando água pela descarga. O que acha que pode ser? Será que foi a retifica mal feita? Agradeço desde já!
Olá Juliana. Grato por participar. O que você tem que observar é se a a água do reservatório está abaixando. Isso tem que ser feito com o motor totalmente frio, sempre pela manhã antes de ligar o carro. Se o nível de água permanece o mesmo e o carro não ferve, então esta água vem de outro lugar (pode ter acumulado por outro motivo ou defeito anterior). Mas se estiver baixando o nível de água, então pode ser que seja ela saindo pela descarga. A sugestão é pedir que um mecânico avalie o mais rápido possível para não haver danos maiores.
Ola Boa tarde!
Tenho um Gol G3 2001 16v, e logo apos o mecânico colocar o aditivo e completar com água o carro esta fervendo…tenho que andar com o ventilador ligado td tempo. Quando voltei ao mecânico ele explicou que isso esta acontecendo pq quando foi trocar o adtivo o motor estava quente e ficou ar no radiador. Sabe me dizer se isso procede?
Disse tbm que eu teria que ficar completando ate que o ar saísse td.
Olá Elionara. de fato pode entrar ar no sistema e a água não circula deixando de passar para o radiador. Mas mesmo ligando direto o ventilador o carro não deveria esfriar visto que ele atua em cima do radiador. minha sugestão é procurar outra oficina e pedir para fazer uma sangria até sair o ar (isto é possível) e observar se normaliza.
Olá Fernando, parabéns pelas informações.
Me diga uma coisa, meu carro “fox 2005” passou por uma retifica geral (motor feito) no motor a um ano atras e recentemente o carro ferveu pois a válvula termostática Travou. Após feito o Reparo, percebo que o carro sobe mais de 90 graus para a ventoinha acionar “tipo fica 3 riscos acima do 90 graus). A pergunta é, é normal o fox subir tanto assim a temperatura após os 90 graus para acender a ventoinha? Lembrando que o carro não ferve, apenas demora para ligar a ventoinha. E a outra pergunta é porque quando estou andando a uns 40 minutos com a temperatura ambiente bem alta ” sol quente” a luz do óleo acende mais precisamente fica piscando e desliga quando a ventoinha entra. Porém quando começa a passar dos 90 graus novamente pisca de novo voltando a parar somente quando entra a ventoinha. O que tudo isso pode ser.
Obrigado..
Olá Marcelo. Obrigado por acessar o site. Eu sugiro que mande escanear o carro para ver os dados da central em relação a temperatura.Se estiver normal, troque o sensor de temperatura que pode se danificar quando o carro ferve, e esse sensor de temperatura pode enviar sinal para central para armar a ventoinha. O mesmo pode acontecer com o ponteiro de temperatura, Mas nesse caso você tem controle da situação. O mais importante é saber se a temperatura interna do motor está correta. Quanto ao óleo compare a quilometragem com a viscosidade do óleo que colocaram,. Muitas vezes se faz a troca dele depois de determinada quilometragem, quando se faz uma retifica.
Olá Fernando boa tarde meu carro hoje aqueceu, parei na hora verifiquei a agua, estava no nível normal. A ventuinha ligou, esperei um pouco o nível abaixar, liguei e fui embora, aqueceu novamente. Fiz o mesmo procedimento… O que será? desde já, obrigado.
Olá Marcio. Pode ser válvula termostática travada ou meio travada, bomba de água com defeito. Parte elétrica é o menos provável, mas também deve ser verificada, perincipalmente o estado da ventoinha. O principal conselho é não rodar com o carro assim e levá-lo até um mecânico de confiança para avaliar a situação. Quando o motor ferve pode comprometer o cabeçote do carro.
Ola Cernatd. Fiquei gás no meu carro 5 geração desde então só problema.Ja é a segunda vez q faço a junta do cabeçote. A mangueira estou do radiador e parei de imediato o carro é mesmo assim a junta queimou?
Boa noite! Ao parar com o carro percebi que saiu uma pequena nuvem de fumaça, pois quando abri o capô, o reservatório de água estava com uma pressão muito grande e a água estava borbulhando. Sendo assim aguardei esfriar, abri a tampa do reservatório e estava vazio, coloquei água, so que desceu rapidamente o nivel da agua de forma que o reservatorio ficasse novamente vazio, mas não vi a agua vazar no chão! O que pode ser?
Olá Fabio. Grato por participar. Creio que alguma mangueira furou ou estourou. É o mais comum nesses casos. Mas pode ser também no radiador e outros pontos que passam água do motor. De qualquer maneira um mecânico deve verificar e você não pode rodar com o carro,. Uma sugestão é pedir para o mecânico vistoriar o sistema elétrico da ventoinha. Muitas vezes um vazamento acontece por outros motivos, como a ventoinha que não liga ou a bomba de água com defeito. Até a válvula termostática pode travar. Isto faz o carro ferver e aumenta a pressão no sistema estourando mangueiras.
Bom dia Fernando, ontem 24/12 vinha voltando de uma festa notei que o carro começou a perder potência e falhar, percebi que estava um cheiro estranho, parei o carro pq a minha esposa estava dirigindo e eu peguei, andei uns 500 metros até chegar em casa, quando cheguei no portão ele morreu e sai uma fumaça com cheiro de queimado, abri o capu e vi que só tinha um restinho de água e estava fervendo, coloquei agua mas ficava sumindo e continuei a colocar depois que esfriou eu liguei mas fazia um barulho muito estranho. O que será que aconteceu pode me ajudar?
Olá Julio. Grato por participar. Pode ser que exista um vazamento de água no carro quando ele roda. Mas pode ter sido simplesmente falta de água. Um mecânico tem examinar o carro, pois pode ser outra situação que apenas produziu o cheiro e houve a coincidência de descobrir que o nível de água estava baixo, Normalmente quando o carro ferve acende a luz de temperatura (um termômetro vermelho) ou o ponteiro de temperatura vai até o máximo. de qualquer maneira você não deve rodar com o carro. Também pode ser um problema elétrico de ventoinha de radiador.
Desculpa mas não falei que carro era fiat palio 16 v 1.6 ano 1998
Olá Boa Tarde
Tenho um Fox VW 2009 1.6
Ao chegar em casa constatei que o carro trepidava demais de uma hora para outra, constatei que o aditivo do radiador estava vazio, quando coloquei 1,5 L de aditivo e sumiu totalmente, e ao colocar água novamente percebi que borbulhava muito, isso indicaria que a água estaria indo para algum lugar, logo pensei que estaria indo para o motor, e já me deparei com o motor ter fervido. Isso viria a ter custos bem altos,….com essa definição dada, seria o fto ocorrido mesmo????
Olá Renan. É uma situação que pode ocorrer, mas é extrema, o defeito máximo que pode acontecer quando o motor ferve. Pode estar acontecendo um vazamento com o carro rodando. Mas um mecânico deve examinar para evitar danos maiores.
bom dia fernando; tenho um vectra 98 manual.,ele ferveu e a magueira do radiador para o motor ficaram duras a ponto de estourar e a ventoinha nao funcionou o que pode ser : a cebolinha ou a valvula termostatica ou a bomba d agua que nao ta funcionado pode me dar uma dica?
Olá Rubens. Grato por participar. Se o radiador fica muito mais frio do que o motor, e acontece o que você narra nas mangueiras e ventoinha, então isso significa que a água está presa no bloco, sendo impedida de circular no radiador e acionar a ventoinha refrigerando assim a água que retorna ao bloco. 99% dos casos é válvula termostática presa, ou travada na posição de bloquear a água no bloco.
obrigado pela dica DEUS abençoe
Olá, tenho um 206 que fica sempre a temperatura na metade, mas a água some a cada 2 dias. Como falei não ferve, óleo não está contaminado, não aparece vazamentos. Unica coisa que noto é que desligo o carro com 90 graus e se ligar em 5 minutos ele está em 95, mas logo volta metade.
Olá Jonatham. Se o nível de água abaixa constantemente, então ela está vazando ou saindo do carro pleo escapamento. Muitas vezes ela não se mistura com o óleo e a gasolina, indo direto para a descarga. Mas tem que ser um vazamento constante.
Boa noite, tenho uma elba 87 ela esquentou dias a traz dai parei no outro dia coloquei agua ela funcionou normal, mais o radiador estava muito ruim dai troquei o radiador ela ficou legal andei um monte com ela mais depois de uma semana ela começou com um barulho nas mangueiras de agua e agora ela pega normal mais a hora que ela começa a esquentar o motor, com a tampa do reservatorio aberto ele começa a jogar toda a agua e notei que a mangueira de baixo fica quente e a de cima fica frio mais gostaria de saber o que poderia ser dela borbulha a agua para fora do reservatorio quando o motor começa a esquentar nem estou rodando mais com ela. Obrigado.
Olá DB. Você descreve os sintomas típicos de válvula termostática travada. Por isso uma mangueira fica quente e a outra fria. Essa válvula serve para prender a água no bolco quando o carro está frio. Vale a pena conferir. Outra situação é entrada de ar no sistema que também causa isso. Um mecânico experiente vai saber retirar esse ar do sistema.
Meu carro ferveu. Joguei agua em cima do radiador q acontece
Olá Leonardo. Se jogou em cima do radiador não acontece nada, não tem efeito na situação.Pode até fazer algum barulho de mistura frio/quente, mas não altera a situação dentro do sistema. Tem que saber porque o carro esquentou, se esquentou de fato, e corrigir algum possível problema.
bom dia meu, ford fusion 2008 ferveu , eu abri o reservatorio de agua e completei depois dei partida normal nao notei diferença nenhuma, no funcionamento mas reparei ao ferver ele desligou sozinho dei uma olhada no manual e encontrei que esse desligamento ja e programado nesses caso para evitar avarias no motor , vou levar ele no eletricista so para ver , se eu explicar para ele isso ele pode me enganar que queimou a junta, a pergunta e nesse casso a jumta queimou mesmo ou nao? toda vez que um motor ferve queima junta ou nao?
toda vez que um carro ferve queima a junta ou nao ? o meu e um fusion 2008 ferveu e o motor deligou altomatico depois que isfriou eu completei a agua funcionou normalmente , sera que queimou a junta ?
Olá marcelo. Não, nem todo carro que ferve queima a junta. Isso pode acontecer se rodar muito tempo com ele fervendo ou for um defeito que repete com frequência. Quando ele queima a junta, o motor fica meio doido, custa para pegar. Se ficar normal é só conferir com mais frequência o nível de água no reservatório.
Olá, tenho um corsa 2009 que está aumentando a temperatura assim que ligo o ar condicionado, ao desligar o ar a temperatura volta ao normal, outro dia no período da noite a temperatura estava normal, porem quando liguei o ar, no painel constou uma baixa na temperatura como se estivesse abaixando até o inicio quando se liga o carro, troquei a tampa do reservatório de água, troquei o sensor de temperatura, mas parece que continua, no dia que aumentou a temperatura não apresentou água fervendo, mas o ar que estava gelado no carro automaticamente também esquentou. Qual tipo de oficina melhor para diagnosticar o problema o que mais poderia fazer para resolver tais problemas?
Olá Ronald. Tem que verificar o sistema de refrigeração do carro quando liga o ar. Nesse momento a ventoinha do radiador deve armar e ficar assim durante o uso do ar. Pode ser relé, ou mesmo defeito na ventoinha. Primeiro você tem que procur uma auto elétrica.
é uma pergunta, uma dúvida, é normal ferver (ebulir) a agua do reservatório do radiador, estou falando de um carro a Disiel, KIA SORENTO 2007.
Olá Navarro. O correto é não ferver com o reservatório fechado. Com ele aberto pode passar essa impressão.
Fernando,
Meu filho, foio ao shopping, agora a noite, no seu carro(prisma 2007). Ao estacionar, viu que saia muita fumaça do motor, desligou o carro e foi verificar. Tinha agua vazando por baixo do motor. Me ligou e pedi que ele esperasse esfriar para abrir a tampa do motor.
Ao abrir, viu qu1e o reservatorio de agua estava vazio. Pedi que esperasse 10 minutos e abrisse e colocasse agua, até o nivel. Depois ligou o motor e em dois minutos ferveu novamente vazando agua pelo reservatorio. Mandei desligar e chamar o reboque.
O que aconteceu, e qual o procedimento a adotar amanhã, para o devido conserto.
Atte
Fernando Ignacio
Olá Fernando. Pode ser um vazamento,defeito elétrico na ventoinha ou algo mecânico como válvulas termostatica presa ou bomba de água. Se nada foi reparado no motor recentemente, vai ser fácil descobrir.
Boa tarde, Fernando. Tenho um HB 20 1.0 e na 4a. feira desta semana percebi que ao desligar o motor permaneceu um barulho de água fervendo por alguns minutos. Tb é perceptível um cheiro forte de água com fluido ou algo assim. Notei no dia seguinte que havia uma mancha de água no chão da garagem. Na mesma 5a. feira , completei o reservatório, mas foi uma quantidade pequena. Na 5a. e 6a. feira observei que a temperatura inicia no nível mínimo e em 5 minutos já atinge a metade do marcador no painel. Em nenhum momento a ventoinha foi ativada. Dirigi por volta de 12 km em 3 trechos de ida e volta (2 Km cada) com o carro tendo intervalos de parada superior a 6 horas. O vazamento comentado não ocorreu mais nos dias seguintes. Só como informação adicional, o carro foi abastecido com etanol recentemente (depois de meses só na gasolina) e por estar com o tanque na metade não parei num posto e está difícil visualizar se tem gasolina no reservatório. Pode interferir em algo? O que pode estar causando problema do aquecimento? Sujeira, mangueira entupida, junta do cabeçote. Agradeço compartilhar seu comentário devido sua experiência.
Olá Rafa. Tem que avaliar se entrou ar na tubulação de água. Isso pode acontecer por algum serviço feito no sistema de refrigeração ou por completar nível de água muito baixo. O álcool pode sim deixar o carro mais quente a medida que se roda com ele. Mas o mais importante é o carro não ferver. O ponteiro,normalmente, fica no meio para baixo. Quando ferve ele sobe rapidamente pra linha máxima sem parar até ferver. Sugiro que avalie com um Scanners Ele mede a temperatura real do motor.
oi
oi
Boa noite, meu carro é um celta 2009 e o mesmo em uma viagem apresentou problemas como catinga de queimado e o ponteiro da temperatura estava no vermelho, esperei o veículo ficar com o motor mais frio e pedi uma carona e fui rebocado por um amigo, depois de 3 dias liguei o carro novamente e o mesmo funciono normalmente e o ponteiro ficou no azul sem oscilar, o ventilador dispara normalmente. Mais estou com receio de sair e acontecer algum problema. Me dê um norte do que poderia ser. Desde já agradeço.
Olá saulo. Grato por sua participação. Seria bom um mecânico testar o carro verificando se a água está circulando normalmente. Pode ser a válvula termostática com defeito ou bomba de água também com defeito. Nesses dois casos a água circula pouco. Mas é bom saber que um carro não ferve e depois fica normal. É quase certo que o defeito vai vai acontecer novamente.
amigo quero ti agradecer pelas dicas e atençao que trata a todos.Que DEUS ti ilumine e ti cubra de bençaos muito obgdo
Desejo o mesmo a você! Obrigado por participar.
Oi meu carro é um gol G4 fiz o moto recentemente, desde que peguei o carro da alficina ele acende as luzes do painel a luz de especial tá ruim pra pegar só pega quando pega ele perde a força aí ou apaga já troquei o tbi os pedais e nada ja passei a máquina acusa muitas coisas agora cheguei parei o carro quando fui liga novamente saiu muita água e muita fumaça do motor oque tá acontecendo
Olá Camila. Tem revisar o serviço feito no motor, inclusive nas tomadas de todos os componentes da injeção. Se estiver dentro da garantia leve ele de volta e relate o que está acontecendo.
fiz uma viagem a minas gerais neste fim de ano e meu carro começou a ferver por tres vezes e meu marido percebeu que todas as vezes que passou de 110 por hora o carro começou a ferver, ai então ele controlou a velocidade em 90km e conseguimos chegar em nossa cidade… o que pode estar ocorrendo neste caso?
Olá Fernanda. Primeiro tem que confirmar se ele ferveu mesmo ou vocês constataram isso pelo painel. Se ferveu, então tem que verificar peças como a válvula termostática, que é responsável pela passagem de água do motor para o radiador. Também ao colocar água no reservatório pode entrar ar e a água não entra no radiador. São muitas possibilidades. Mas o mais importante é descobrir e evitar de rodar com o carro assim.
Boa tarde,
Gostaria de saber, tem como a junta do cabeçote queimar de repente?
Levei meu carro (uma megane grand tour 2008) para arrumar um vazamento de óleo.
O diagnostico foi de que tinha um problema no retentor do comando de valvulas.
Foi trocado o retentor, foi trocado o comando e foi trocada a correia.
Fizeram isso no carro e o carro saiu da oficina pior do que entrou, andando bem mal e com o ar condicionado sem funcionar.
Voltei lá e me falaram que a junta de cabeçote estava queimada, que tinha água no óleo.
Um mecanico de confianca ficou de me acompanhar quando voltasse lá porque ele viu o carro antes depois do serviço que fizeram. Falou que só dois cilindros do carro estão funcionando, que talvez eles tivessem colocado a correia fora do ponto, martelou as valvulas e o segundo e terceiro pistão ficaram sem compressão.
Não entendo nada de carro e tenho buscado o máximo de informação para entender o que pode ter acontecido…
Agradeço se puder me ajudar.
Ola Gustavo. Normalmente a junta queima por superaquecimento. Ou seja: quando o carro ferve e funciona um tempo assim. A opinião do seu mecânico é bem correta.
Meu carro é um Marés, coloquei água no reservatório e esqueci de colocar a tampa, fechei o capô do carro e rodei 45 quilômetros, daí o carro ferveu e travo, não quis mais ligar. Esperei 3 horas, coloquei água no carro e ele ligou normal. O mecânico viu o carro logo depois disso e disse que não aconteceu nada, que era só tirar o ar que entrou e tudo bem. Mas hoje andei menos de 10 quilômetros e o carro esquentou. Será que queimou a junta do cabeçote?
Olá najla. Sim, é possível. mas pode ser ainda a entrada de ar que evita a ventoinha de armar se o seu carro tem um cebolão no radiador. Volte na oficina para conferir se o carro está normal ou apenas esquentando a mais.
Olá, boa noite. Já tem quase um mês e meio que estou com o mesmo problema no meu carro e meu mecânico está fazendo os testes para encontrá-lo mas até agora nada. Veja, tenho um Ford Ka 2009, primeiramente eu pedi para que fosse feita uma limpeza na caixa d’água. O mesmo foi realizado e colocado aditivo (cor rosinha), e no fim da mesma semana peguei pista, ao parar no pedágio senti um cheiro de água queimada, e logo parei para verificar e percebi que havia vazado água da caixa d’água, como meu mecânico não encontrou erros, achou melhor trocar a caixa d’água, fazer o teste da ventoinha e de temperatura. Posteriormente, percebi que a água vazava pela TAMPA, foi quando encontramos um pedaço quebrado da bomba d’água e a trocamos, assim, continuei a andar e o defeito sumiu por 1 semana, então, peguei pista e o defeito apareceu novamente, com vazamento da água pela tampa novamente, por fim, meu Mecânico fez o teste de cabeçote e tivemos que refaze-lo, com troca de válvula termostática, limpeza de 3/4 vezes do radiador, troca de oleo, aditivo novamente e etc. Por fim, pego pista novamente e o problema aparece, com vazamento de água e fumaça pela caixa d’água. Novamente o carro volta para o Mecânico e ele analisou o motor de novo e mandou para a auto-elétrica e não foi encontrado nenhum defeito. Hoje mesmo ele fez um teste por 40 km e não vazou água, mas ainda está analisando o comportamento do carro para o dia de amanhã. O Sr. tem alguma sugestão de qual pode ser o erro? Ele havia cogitado o bloco do motor ter empenado, mas fez o teste por ferramenta e nada foi encontrado. Obs. Em nenhum momento a luz de temperatura acendeu.
ola fernando meu nome é victor , meu carro eu estacionei ele e comecei a ouvir um barulho de agua borbulhando ,so que o nivel da agua esta normal e o indicador de temperatura nao acionou ,pode ser algo ?
Olá victor. Tudo parece normal, pelo seu relato. Pode ser entrada de ar no sistema que acontece quando completamos a água ou quando há um vazamento. Um mecânico confirma fácil a situação. Aditivo pode ajudar.
Meu Santana 2.0 estourou a correia única e funcionou por 2 minutos sem eu perceber que estava aquecendo, até que ferveu.
Foi muito rápido, tem algum risco real de ter queimado a junta do cabeçote?
Olá Thiago. Se ele estiver pegando normalmente e não mudou nada em relação ao que era antes, dificilmente algo de mais grave aconteceu.Dois minutos é pouco tempo e por isso existe indicadores no painel: para parar o carro a tempo. Mas para ficar mais tranquilo, peça a um amigo mecânico verificar se está tudo normal. Ele deve checar se a ventoinha está armando na temperatura certa. Pode ser visto pelo painel ou com um termômetro digital.
O meu ferveu que parou o motor sera que fundiu
Olá Andre. Pode ser que não. Mas tem que ser avaliado. Alguns modelos desligam o motor para não fundir.
Olá eu tenho um Palio 2010 1.0 e notei algumas situações da ventoinha não ligar e outra situação dela ligar porém joga água do reservatório pra fora o que poderia ser, obrigado
Olá Marco. Pode ser entrada de ar no sistema, válvula termostática que não abre toda ou até bomba de água com problema. O primeiro caso é mais comum, principalmente se temos o costume de completar água. Pode ter vazamento. Mas não é bom rodar com o carro assim.
Marco, antes de mais nada verifique a sua tampa do reservatório, ela pode estar com a vedação ruim. É a peça mais barata do sistema de arrefecimento e pode ser ela a causa do seu problema.
o meu e um celta 2002
o meu carro quando o motor aquece a ventuina dispara e ele. perde a força fica vazando agua pela tampa. fica fazendo um barulho estranho como se estivesse vazando ar.
e quando ligo o ar condicionado tambem fica fazendo esse barulho como se estivesse vasando ar. oq sera ?
Olá Elielson. Primeiro verifique a tampa do reservatório de água. Pode estar com defeito e acontece o você narra. Também pode ser entrada de ar no sistema. Nesse caso tem que fazer sangria de água nele. Se não resolver então a bomba de água e válvula termostática tem que ser avaliadas
Boa tarde amigo meu carro é um gol g3 16v1.0 2000 fica oscilando acima de 90°isso acontece até a luz vermelha do painel acender já chequei aventuinha agua óleo tudo ok meu mecânico já trocou bomba d’água e sensor de temperatura e também nada adianto vc poderia me dar uma dica do q pode ser o problema? Obrigado
Olá William. A ventoinha arma? Ou o carro começa a ferver?
Bom dia, meu caro! Apareceu a indicação de temperatura alta do motor, mas sem perceber minha esposa andou mais uns 3km com o carro. Qnd fui verificar percebi um vazamento na mangueira. Fiz o conserto e agora não há mais vazamento. O carro está andando normalmente, como vou saber se houve trinca ou se vai ter fazer uma retifica no motor? Meu carro é um focus 2013.
Ola Phillipe. Se o motor está normal e a água não baixa muito no reservatório, então dificilmente motor foi afetado. Mas tem que acompanhar, fazer mais revisões, e evitar que o motor ferva de novo.
Ola Fernando, tenho um lifan x60 onde a temperatura esta alta no marcador, a ventoinha funciona com acionamento do ar condicionado e a mangueira inferior que vai para o bloco esta fria, antes de passar pela válvula termostática e a superior que sai do bloco esta muito quente, sera que é a válvula termostática?
Olá Claudio. Tudo indica que sim. Mas a bomba de água também tem que ser verificada.