Fusíveis da Captiva
O Chevrolet Captiva 2008 possui duas caixas de fusíveis principais: uma no compartimento do motor e outra no painel interno. Tenho recebido mais deste modelo em minha oficina. Notei que a localização e a quantidade de caixas de fusíveis pode variar de acordo com o ano de fabricação. Neste post eu público os fusíveis da Captiva ano 2008.
Localização da caixa de fusíveis
Caixa no compartimento do motor:
Está localizada no lado esquerdo do compartimento do motor, próximo à bateria. Para acessá-la, pressione a trava e remova a tampa.
Caixa no interior do veículo: Encontra-se no lado esquerdo do porta-luvas. Remova a tampa plástica para acesso.
Diagrama de Fusíveis
Compartimento do motor:
F1 (15A): Módulo de controle de transmissão (TCM).
F2 (20A): Módulo de controle do motor (ECM).
F3 (15A): Sensores de oxigênio e outros sensores do motor.
F4 e F5 (15A): Injetores de combustível e bobinas de ignição (varia conforme motor).
F6 (10A): Painel de instrumentos e sistema de ignição.
F9 (25A): Motor do limpador de pára-brisa.
F12 (30A): Amplificador de som.
R14: Relé da bomba de combustível.
Interior do veículo:
F24 (15A): Sistema de ar condicionado.
F28 (10A): Motor de lavagem de vidros.
F34 (15A): Sistema de áudio e painel de instrumentos.
F35 (15A): Luzes diurnas.
M1 a M3: Relés de acionamento de vidros elétricos.
Esses diagramas variam de acordo com a configuração do veículo. Consulte o manual do proprietário para informações completas e específicas do modelo.
Aqui está um diagrama ilustrativo das caixas de fusíveis do Chevrolet Captiva 2008. Ele mostra a disposição das caixas no compartimento do motor e no interior do veículo, com restrições claras das funções e valores de amperagem de cada fornecimento. Se precisar de mais detalhes ou ajuda para interpretar o diagrama, é só perguntar!
1. Sistema de Som e Entretenimento
A Captiva 2008 vinha equipada com um sistema de som de qualidade, que incluía rádio AM/FM, CD player compatível com MP3 e controles de áudio no volante, dependendo da versão. Em algumas configurações, era possível encontrar entradas auxiliares para dispositivos externos, o que ampliava as
2. Controle de Climatização
Um dos diferenciais do modelo era o ar condicionado digital com controle automático. Algumas versões oferecem o sistema de climatização dual zone, permitindo que motorista e passageiro ajustem temperaturas independentes, aumentando o conforto
3. Computador de Bordo
O
4. Controles Elétricos
- Vidros Elétricos : Equip
- Travas Elétricas : Sistema de
- Retrovisores Elétricos :
5. Sistema de Navegação (opcional)
Em algumas
6. Controle de Tração e Estabilidade
O modelo já vem equipado de f´sbrica , mas também pode ser um opcional dispinivel para nós no momento da compra. Isto quando foi lançado.
7. Sistema de Alarme e Partida Remota
A versão top de linha do modelo oferece partida remota, que permite, vejam só, ao motorista ligar o motor e o ar condicionado à distância, um recurso muito útil em dias quentes ou frios. Além disso, o alarme antifurto reforçava a proteção do veículo.
8. Bancos e Ajustes Elétricos
Algumas versões vinham com bancos revestidos em couro e ajustes elétricos para o motorista, incluindo suporte lombar, proporcionando mais conforto e ergonomia durante a condução.
9. Sensores e Assistentes
- Sensor de Estacionamento : Facilita manobras em espaços apertados, emitindo alertas sonoros para obstáculos.
- Piloto Automático : Um recurso útil para viagens longas, permitindo manter uma velocidade constante sem a necessidade de pressionar o acelerador continuamente.
10. Iluminação Interna e Externa
A iluminação interna foi projetada para ser funcional e moderna, com luzes de cortesia e leitura. Externamente, o veículo contava com faróis de neblina e, em algumas versões, luzes automáticas. Suas lâmpas de faróis são do modelo comum: Halógenas, ou incandecentes, e com potência de 55 Watts.
Conclusão
è um belo e bom carro. Espaçoso e com ótimo tamanho. É um carro família. Tambem, os acessórios eletrônicos do Captiva 2008 refletiram a preocupação da Chevrolet em oferecer tecnologia e conforto aos seus clientes, algo recente na GM, pis seus carros antigos nunca tiveram fama de luxuoso ou com muito conforto. Basta lembrar dos Opalas e Chevetes que ainda circulam no país. Até hoje eu conserto estes modelos de colecionador, o que eu acho muito divertido.
Embora muitos desses itens sejam considerados padrões nos carros atuais, na época eles representavam um diferencial importante, posicionando o modelo como uma opção robusta e bem equipada em seu segmento. Uma época, seus carros. Tecnologia sempre avançando.