Estepe
Cuide do pneu reserva do seu carro
A maioria dos motoristas se preocupa com os quatros pneus que rodam no carro. Fazem uma inspeção visual, calibram em postos de gasolina, e até alinham e fazem o balanceamento das rodas. Mas qual é primeira coisa que fazemos quando um pneu do carro fura? Resposta óbvia: procuramos o estepe e o encontramos escondido e esquecido de uma boa manutenção.
Certas medidas preventivas podem evitar que o motorista tenha dois problemas em tal situação: dois pneus vazios. Aliás, é um GRANDE problema, pois não existem dois estepes em um carro.
O que é um pneu reserva?
Pneu reserva, Simplismente isso. Seu uso é só para emergências, principalmentes nos modelos mais novos onde elevem até commedidas diferentes, emergênciais. Em minha oficina já socorri cliente que simplesmente não consertarm o pneu original e ficcou rodando dias com o estepe. Resulta: estourou todo e ainda atingiu a suspenção do carro.
A solução é lembrar que todo veículo tem, de fábrica, cinco pneus e todos devem receber manutenção idêntica. Além da aparência evidente de bom estado (não estar careca e sim com sulcos bem visíveis) todo pneu tem data de validade, ou vida útil conforme explica o fabricante.
Quanto tempo dura o estepe do carro?
Depende da fabricação ou da marca dele. Como é um pneu que se usa só em emergência ele tem que ser inspencionado, verificando a calibragem dele. Não adianta trocar um pneu furado com o estepe vazio, não é? Temos que observar se tem rachaduras e é aí que mostra a necessidade de trocaa. Normalmente, com as manuntenções em dia, dura cerca de 10 anos.
Qual é o certo step ou estepe?
A forma correta de escrever em português é Estepe. Ou pneu Estepe. Como dito no post é um pneu apenas para emergência, mas que também merece manutenção.
veja AQUI matéria sobre revisão para viagem
Macete para o seu pneu reserva
Se o pneu estiver “gastando” mais de um lado do que do outro, também é necessário alguns ajustes no alinhamento das rodas. Procure uma oficina de confiança e aproveite e troque os quatros pneus.
Compare o estado dos dois pneus acima.
Sobressalente não é pneu normal
Lembre-se: um pneu reserva sempre será reserva e nos modelos mais novos de automóveis eles devem ser usados somente para ir até um borracheiro e consertar o pneu principal. DE FORMA ALGUMA SE DEVE USAR O ESTEPE COMO PNEU PRINCIPAL! Ele não foi dimensionado para isso.
Alguns modelos tem estepes bem distintos dos pneus principais.
A calibragem (valor ao se encher um pneu) deve ser a especificado no manual do automóvel. E O ESTEPE TAMBÉM DEVE SER CALIBRADO! O interessante é que existem várias calibragens para o mesmo pneu, dependendo do peso a ser transportado e até do piso da estrada ou rua rotineira do motorista.
O pneu reserva tem que ser tratado como um novo ou até estar em melhor estado, pois não é usado diariamente. Estepe mal cuidado pode provocar acidentes!
VEJA AQUI A DURABILIDADE DE UM PNEU ESTEPE
Onde fica o estepe do carro?
Pode parecer óbvio o lugar onde fica o estepe do seu caro: porta-malas é o lugar mais comum e onde todo motorista procura. Mas nem todo modelo é assim. Alguns ficam presos na porta do porta-malas e até estão sujeitos a roubos por ficar muito exposto.
Outros podem fim em lugares que somente um borracheiro vai conseguir tirar com segurança: debaixo do carro na parte de trás. Sempre consulte o manual para saber a localização do pneus reserva se ele não estiver à vista.
Resumo geral
O que é o estepe?
- O estepe é o pneu reserva de um carro, usado em casos de emergência, como furos ou problemas com os pneus principais.
- Normalmente está localizado no porta-malas, embaixo do carro ou em um compartimento específico.
Tipos de estepe
– Estepe completo: similar aos outros pneus, oferece desempenho igual.
– Estepe temporário (ou “fininho”): mais leve e ocupa menos espaço, mas é destinado apenas para uso temporário.
Cuidados com o estepe
- Calibragem regular: cheque a pressão do estepe mensalmente para garantir que ele estará em boas condições caso precise usá-lo.
- Verifique o desgaste: examine o estado do pneu (trincas, rasgos e sulcos) e substitua-o se estiver velho ou desgastado.
- Evite a exposição ao sol: em veículos onde o estepe fica exposto (em picapes e SUVs), procure cobri-lo para evitar ressecamento.
- Troca de posição com os outros pneus. Em alguns casos, o pneu reserva pode ser usado como parte do rodízio, se for igual aos demais pneus.
Dicas adicionais
– Verifique as condições do macaco e das ferramentas, essenciais para realizar a troca do pneu.
– Fique atento ao prazo de validade dos pneus (inclusive o estepe) para garantir segurança. A validade está gravada no pneu.
Manter o pneu reserva em boas condições é essencial para situações emergenciais e pode evitar imprevistos.