Estepe

 

Cuide do pneu reserva do seu carro

A maioria dos motoristas se preocupa com os quatros pneus que rodam no carro. Fazem uma inspeção visual, calibram em postos de gasolina, e até alinham e fazem o balanceamento das rodas. Mas qual é primeira coisa que fazemos quando um pneu do carro fura? Resposta óbvia: procuramos o estepe e o encontramos escondido e esquecido de uma boa manutenção.

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Certas medidas preventivas podem evitar que o motorista tenha dois problemas em tal situação: dois pneus vazios. Aliás, é um GRANDE problema, pois não existem dois estepes em um carro.

O que é um pneu reserva?

Pneu reserva, Simplismente isso. Seu uso é só para emergências, principalmentes nos modelos mais novos onde elevem até commedidas diferentes, emergênciais. Em minha oficina já socorri cliente que simplesmente não consertarm o pneu original e ficcou rodando dias com o estepe. Resulta: estourou todo e ainda atingiu a suspenção do carro.

A solução é lembrar que todo veículo tem, de fábrica, cinco pneus e todos devem receber manutenção idêntica. Além da aparência evidente de bom estado (não estar careca e sim com sulcos bem visíveis) todo pneu tem data de validade, ou vida útil conforme explica o fabricante.

Quanto tempo dura o estepe do carro?

Depende da fabricação ou da marca dele. Como é um pneu que se usa só em emergência ele tem que ser inspencionado, verificando a calibragem dele. Não adianta trocar um pneu furado com o estepe vazio, não é? Temos que observar se tem rachaduras e é aí que mostra a necessidade de trocaa. Normalmente, com as manuntenções em dia, dura cerca de 10 anos.

Depois de certo tempo, mesmo que sem uso, os pneus deformam e esvaziam com mais frequência, alem da piora da qualidade borracha.

Qual é o certo step ou estepe?

A forma correta de escrever em português é Estepe. Ou pneu Estepe. Como dito no post é um pneu apenas para emergência, mas que também merece manutenção.

               veja AQUI matéria sobre revisão para viagem

Macete para o seu pneu reserva

Se o pneu estiver “gastando” mais de um lado do que do outro, também é necessário alguns ajustes no alinhamento das rodas. Procure uma oficina de confiança e aproveite e troque os quatros pneus.

Estepe

Compare o estado dos dois pneus acima.

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Sobressalente não é pneu normal

Lembre-se: um pneu reserva sempre será reserva e nos modelos mais novos de automóveis eles devem ser usados somente para ir até um borracheiro e consertar o pneu principal. DE FORMA ALGUMA SE DEVE USAR O ESTEPE COMO PNEU PRINCIPAL!  Ele não foi dimensionado para isso.

Estepe

Alguns modelos tem estepes bem distintos dos pneus principais.

A calibragem (valor ao se encher um pneu) deve ser a especificado no manual do automóvel. E O ESTEPE TAMBÉM DEVE SER CALIBRADO! O interessante é que existem várias calibragens para o mesmo pneu, dependendo do peso a ser transportado e até do piso da estrada ou rua rotineira do motorista.

O pneu reserva tem que ser tratado como um novo ou até estar em melhor estado, pois não é usado diariamente. Estepe mal cuidado pode provocar acidentes!

VEJA AQUI A DURABILIDADE DE UM PNEU ESTEPE

Onde fica o estepe do carro?

Pode parecer óbvio o lugar onde fica o estepe do seu caro: porta-malas é o lugar mais comum e onde todo motorista procura. Mas nem todo modelo é assim. Alguns ficam presos na porta do porta-malas e até estão sujeitos a roubos por ficar muito exposto.

Outros podem fim em lugares que somente um borracheiro vai conseguir tirar com segurança: debaixo do carro na parte de trás. Sempre consulte o manual para saber a localização do pneus reserva se ele não estiver à vista.

Resumo geral

O que é o estepe?

  •  O estepe é o pneu reserva de um carro, usado em casos de emergência, como furos ou problemas com os pneus principais.
  •  Normalmente está localizado no porta-malas, embaixo do carro ou em um compartimento específico.

 

Tipos de estepe

– Estepe completo: similar aos outros pneus, oferece desempenho igual.

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– Estepe temporário (ou “fininho”): mais leve e ocupa menos espaço, mas é destinado apenas para uso temporário.

 

 Cuidados com o estepe

  1. Calibragem regular: cheque a pressão do estepe mensalmente para garantir que ele estará em boas condições caso precise usá-lo.
  2. Verifique o desgaste: examine o estado do pneu (trincas, rasgos e sulcos) e substitua-o se estiver velho ou desgastado.
  3. Evite a exposição ao sol: em veículos onde o estepe fica exposto (em picapes e SUVs), procure cobri-lo para evitar ressecamento.
  4. Troca de posição com os outros pneus. Em alguns casos, o pneu reserva pode ser usado como parte do rodízio, se for igual aos demais pneus.

 

Dicas adicionais

– Verifique as condições do macaco e das ferramentas, essenciais para realizar a troca do pneu.

– Fique atento ao prazo de validade dos pneus (inclusive o estepe) para garantir segurança. A validade está gravada no pneu.

Manter o pneu reserva em boas condições é essencial para situações emergenciais e pode evitar imprevistos.