Bateria: por que ferve?

O princípio é o mesmo que acontece quando fervemos uma panela cheia de água, como a da foto acima. É necessário calor, um líquido, e um recipiente. Mas por que uma bateria ferve?

Pois na foto abaixo temos algo parecido. A bateria é o recipiente e o alternador (peça à esquerda da hélice amarela) é a fonte calor. O líquido, que pode ferver, está dentro da bateria. Tudo isso é o sistema de carga do seu carro e fica dentro motor.

bateria-fervendo

O que faz uma bateria ferver?

Uma das possibilidades de uma bateria ferver é quando o alternador envia excesso de carga para ela, fervendo a água que está ali para reagir quimicamente os ácidos com o chumbo e a eletricidade gerada. A temperatura sobe até o ponto e ebulição, como a água na panela, secando a bateria e  a danificando definitivamente.

Bateria. Por que ferve?

Nesta situação, a bateria se comporta como uma panela de pressão sem uma válvula de escape. Então, ela incha para os lados e pode explodir como a da foto acima.

Basta uma centelha para isso. Mas o uso por tempo exagerado de alguns equipamentos do carro, como ar-condicionado, também pode sobrecarregar a bateria de energia vinda do alternador.

Outra situação que faz uma bateria ferver é qualidade do produto. Baterias sem tradição usam placas finas que com o tempo “colam”e entram em curto, fervendo o conteúdo da bateria.

Também existem no mercado baterias reformadas que são vendidas como novas, mas apenas a caixa delas é nova.

Por dentro os fabricantes usam placas de baterias que deveriam ser sucata e completam com placas novas de baixa qualidade. São conhecidas como sub-baterias e normalmente tem garantia de 6 meses. Não se aventure com uma dessa, mesmo que o preço seja tentador.

Quando a bateria do carro começa a feder?

É exatamente por sobrecarga. Ela esquenta por dentro a ponto de ferver e ela solta um cheiro parecido com o de enxofre ou ovo podre. Aqui na minha oficina eu espero ela esfriar para poder verificar o que está acontecendo. Também isto pode acontecer por defeito na bateria ou bateria muito usada ou antiga.

Como saber se a bateria está vazando?

Neste caso é bem nítido o vazamento. Como dito, o líquido dentro da bateria é um ácido altamente corrosivo. Além do cheiro forte também ser um sinal de vazamento na bateria, quase sempre o local onde ela está fica sujo, com uma poeira branca no seu suporte. Neste caso eu retiro a bateria e faço uma inspenção procurando por vazamentos.

O que faz uma bateria estourar?

Na maioria das vezes é por sobrecarga do alternador. Isso mesmo: o alternador esquenta a bateria com muita carga o que faz ela soltar gazes. Daí basta o tempo ou uma faisca do motor acertar este gás. Já vi isto acontecer mais de uma vez. A solução é trocar o regulador de tensão do alternador. 

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro ou entender mais sobre os fusíveis de um Mustang?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.