Motor de partida patinando
É muito comum um dono de automóvel perceber esta situação. Quando se dá partida no carro, parece que algo patinou, ou fez um barulho de “enceradeira”, mas o motor fica inerte. Normalmente isso começa pela manhã, quando o motor está mais pesado pelas horas que ficou parado, ou mesmo em tempo de frio. Neste post explico o que é um motor de partida patinando ou deslizando.
Quando o arranque começa a deslizar, a tendência é ficar cada vez mais difícil do carro pegar. As “patinadas” do arranque vão aumentando a cada tentativa até que o carro não pega mais. Não é problema na bateria. Tampouco um relé ou fusível estragou.
Com certeza o alternador vai estar em boas condições. O grande vilão disso está dentro do motor de partida, e pode ser considerada a última peça dela. Ou seja: para trocá-la vai ser necessário desmontar todo o motor de partida na bancada.
Eixo Bendix o que é isso?
Este é o nome da peça a ser trocada . Trata-se de uma peça que se engrena na cremalheira do motor, girando, e fazendo o motor também girar até ele pegar.
Apesar do seu pequeno tamanho, sua função a transforma em uma das peças mais robustas do arranque e até da mecânica do carro. Ela patina porque algumas das engrenagens internas não suportam o peso do motor.
Como é uma peça blindada, um conserto, ou reforma, é temerário. O preço reduzido de um Bendix novo também não justifica comprar um reformado.
O tempo de trabalho para reparar este defeito varia de carro para carro, dependendo do acesso ao arranque. A mão de obra é cobrada a parte, independente se outras peças do arranque serão trocadas. Barulhos diferentes (ferro com ferro), que igualmente acontecem no momento da partida, também podem exigir a troca do Bendix.
Modelos de bendix
O formato, tamanho e número de dentes em um Bendix também podem variar de acordo com o modelo do carro. Mas basicamente tem um preço parecido e funções e possíveis defeitos idênticos. Também são encontradas facilmente em lojas de peças. Uma última dica: se uma revisão de rotina for feita no arranque, não hesite em trocar o Bendix dele. Isto pode evitar futuros problemas.
O que faz o bendix estragar?
- Muito uso
- Peça atinga
- falta de manutenção.motro de partida agarrando no motor ou cremalheira
- Chave de ignição agarrando, sem retorno na partida
- Tetar dar a partida por muito tempo.
Neste último caso é o que mais vejo na minha oficina. O carro não pega por outro motivo, tipo falta de combustível ou bomba de combustível queimada, e o bendix passa a deslizar.
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Boa noite meu caro.
Tenho um marea omtem ele adava normal quando desliguei ele e fui ligar dinovo ta fazendo um barulho igual com ferro ou uma enceradeira ae fui curiar o motor de arranque e dei umas pancada nele e piorou agora nem barulho ta fazendo mais quando dou partida no carro viro a chave e nem da sinal de nada na partida
Olá Mayc. Boa noite para você também. Pois então: no mínimo o bendix do arranque do seu carro estragou. Mas somente com ele na bancada isso vai poder ser avaliado. Pode ser que algo mais estragou. Neste caso eu sugiro que você avalie o que é melhor; ou o custo benefício de consertar, ou de trocar o arranque inteiro. A mão de obra vai ser fixa. Mas se for apenas o Bendix,buchas e escovas, o conserto vai ficar de bom tamanho. Abraços e seja bem-vindo ao site.
Obrigado amigo muito bem explicado o post parabéns
Bom dia, sabe me dizer quanto custa a troca do bendix?
Obrigado por responder antes ele tava fazendo um barulho igual a enceradeira depois fui da uma de curioso e dei uma batidinha de leve no motor de arranque com a chave de.fenda piorou agora nao pega nada obrigado por responder amigo foi rapido a sua resposta parabéns.
Disponha. E fique a vontade para perguntar. Abraços.
Boa tarde!
Primeiramente parabéns pelo trabalho feito aqui.
E minha dúvida é :
Tenho um Celta 2009, quando eu viro a chave pra ligar as vezes faz uns barulhinhos tipo raspando alguma coisa, é muito rapido, coisa de 2 a 3 segundos,e barulhinhos curtos, tipo “rec,rec,reec”
Ainda não posso arrumar, mas levei em três mecânicos pra ter uma idéia de valores.
O primeiro foi muito convicto em dizer que precisa trocar o embuchamento do motor de arranque. Que isso ocorre pelo tanto que já foi gasto,e trocando isso esse barulho para.
O segundo não botei muita fé. Ele falou que é só fazer uma limpeza em alguma coisa do motor de arranque que ta tudo certo, e que o meu Celta não tem embuchamento (achei estranho).
E o terceiro, disse que precisa trocar o Bendix, e que se fosse embuchamento, o carro as vezes nem ia ligar.
O primeiro achei mais lúcido nas palavras. O que você acha que pode ser ?
Olá Max. Obrigado pelos elogios e seja bem-vindo ao site. Me parece ser buchas (e todo arranque tem bucha ou algo similar). Lubrificação é parte do processo de reparo do arranque, seja qual for o defeito. Como o embuchamento ruim estraga o Bendix, melhor trocá-lo de uma vez. Mas uma dica: verifique se a marca do arranque é Bosch, pois esta vale a pena a reforma.
Boa noite. Parabéns pela matéria…. Sabe me informar se o arranque do fiesta 2008 troca o bendix? Arranque da Valeo D7E43.
Olá Junior. Todo arranque tem bendix. Alguns podem ter planetárias auxiliares e aí troca-se elas. Pode ser o caso do seu carro dependendo do modelo do arranque. Tem que tirar e avaliar.Abraços.
Oi boa noite meu palio nunca apareceu defeitos no bendix, Hoje quando parei pra abastecer fui ligar deu sinal que iria pegar e depois o barulho enceradeira não pegou de jeito e nenhum do pegou no tranco. Sendo que meu carro nunca apareceu problema de bendix antes .
Olá Rafael. De fato o bendix é assim mesmo. Costuma apresentar defeitos mais no frio ou quando tem muito álcool na gasolina, mas é quase sempre inesperado.Por isso é recomendável trocá-lo ao primeiro sinal de deslize.
Boa noite! Tenho um celta 2014 e hoje quando fui ligar ele, virei a chave e ele fez téc téc téc téc téc e não ligou os fidros não fecha e nem as travas no controle. Isso pode ser arranque?
Ou pode ser bateria?
Olá Bruno. Boa noite. Muito provável que seja bateria descarregada ou com defeito. tem que fazer uma chupeta ou um socorro elétrico nele. Em seguida levar até uma oficina para medir o alternador e a bateria.Abraços.
Bom dia, primeiro a matéria está muito boa, mas a minha dúvida é o seguinte, eu liguei o carro e ele deu uma patinada segundo suas informações e a do mecânico foi o bendix que estragou e imagino que amenos que eu troque o carro não pega na chave, porém depois de um tempo o carro parado eu liguei e o carro pegou normal então assim eu entendo que o bendix está normal ( sendo o problema em outro lugar )ou pode acontecer dé mesmo com o bendix estragado o carro ainda sim ligar normalmente? ??
Olá Bergson. Grato por participar. O bendix é um conjuntos de engrenagens e é blindado. Pode acontecer de deslizar somente na engrenagem com defeito, e, na que está normal, consegue virar o motor. Nestes casos a tendência é o defeito ir aumentando e cada vez desliza mais. Lembrando que em casos de clima muito frio o bendiz que desliza pode voltar ao normal quando o clima melhora. Problema em outro lugar, e semelhante a um bendix deslizando, eu vi uma vez só, em quase 30 anos: o automático apenas gira o induzido. Foi em um Corsa, mas neste caso o defeito é definitivo.
Olá,
Tenho um ford focus 2010, foi realiza a troca dos.componentes dootor de partida, ele está ligando partindo bem mãos após a partida notasse que o motor de partida mantém o giro, talvez por inércia, mais gostaria de saber se é normal!
Olá jean. O arranque deve volta silencioso. Se ele faz um ronco, ou uma grilada no retorno, então tem que trocar buchas e talvez o bendix. Outra situação seria a mola de retorno da chave com problema, agarrando.
Boa tarde, eu tenho um vectra 94 e quando eu tento liga lo na chave faz o barulho ” tec tec tec tec” e não liga, dei uma carga na bateria e botei pra pegar no tranco e funcionou, porem não liga na chave só no tranco, o que deve ter acontecido? será que trocando o bendix resolve?
Olá Bryan. Pode ser automático de partida. Mas o “tec” seria somente uma vez no momento que você gira a chave para o arranque funcionar. Se for um tec tec contínuo, em apenas uma partida sem soltar a chave, então tem que testar a bateria.
Boa noite tenho um celta quando vou ligar o carro de manhã, ele demora a pegar já fui em vários eletricista mais
parece que estar engasgado.
Olá ELIABE. Se for arranque pesado, então pode ser defeito no imã dele e embuchamento. Tem que retirar o arranque e avaliar. Se ele for Flex evite usar álcool e ponha gasolina premium no reservatório flex.
Boa noite, ótimo artigo. porem estou em um grande dilema, troquei o Bendix mês passado por problemas na ignição, justamente o barulho de “enceradeira”, como um motorzinho rodando e nada do carro pegar; após a troca tudo correu bem, porem, hoje aconteceu de novo, varias vezes, daí eu aguardo muito e o carro pega. conferi a peça na hora da troca e a mesma era nova, seria possivel o bendix estar estragado com um mes de uso???
Olá Thiago. Sim, é possível repetir o defeito. Mas a lógica nos faz pensar em outras possibilidades mais raras como o automático com defeito. Ele pode fazer o induzido apenas girar, deixando de avançar o bendix. O barulho é idêntico ao de enceradeira. Mas leve em outro eletricista e peça que teste o bendix na bancada.
Olá Fernando, fui ligar meu carro hoje e ele não quis pegar de jeito nenhum, fez o barulho da ignição o nhenhenhe, mas não pegou, passou algumas horas pegou normal, agora vem repetindo o problema, nunca sei se vai pegar ou não! Meu carro é um gol 89.
Olá Marcio. Tem que verificar a fiação da bobina e medir se chega positivo no mais dela ou no 15 com a chave ligada e no momento da partida. Também limpe os negativos do carro.
meu carro nâo que pega só pega quando eu viro a chave e acelero
Olá fabiano. Tente esperar um pouco antes de dar partida. Ou ligue e desligue a chave do carro umas 4 vezes antes da partida.
olá fernando troquei o dendix da hr valeo e mesmo assim cuntinua patinado , ja verifiquei a planetári e troquei novamente o bendix obs coloquei novo de maca zen e continua patinando , tem alguma dica
Olá Alan. Verifique se o garfo do bendix está avançando em um teste de bancada. Pode estar girando e não avança o que seria um possível defeito no automático do arranque.
Olá boa noite
Tenho um fox 2007 há três meses foi trocado porta escova de motor de partida e bucha do induzido só que agora três meses depois quando ligo o carro faz um TEC e o carro só pega depois de algumas tentativas levei de volta ao mecânico e ele me disse que pode ser o automático será que isso mesmo por favor me ajude…aguardo resposta obrigado!
Ola Edinalcy. É um sintoma de defeito no automático. Mas nesse tipo de arranque tem que desmontar ele para confirmar. Por experiência própria, quando esse arranque começa a apresentar defeitos em série o melhor é trocar por um novo.
Boa noite! Muito bom o site… Parabéns.
Tenho um GM tracker 2008. Esta fazendo exatamente esse barulho que voce relata. Todo dia pela manhã ou quando o carro está frio… O mecânico disse que é só lubrificar a planetária do arranque que vai resolver. Isso procede? Resolvo o problema desta forma? As peças da tracker não são muito baratas. Vale trocar o tal bendix??
Obrigado!
Ola Luciano. Obrigado por participar. O correto é trocar a parte de plástico da planetária e testar o bendix. Os dois podem causar esse barulho.
Boa tarde,
Tenho um VW Polo 2005. Dois dias atrás passei em uma rua semi alagada (20 a 30cm de altura de agua). Desliguei o carro para ir ao supermercado, e quando tentei ligar pra ir embora, ele estava com problemas para ligar. O mesmo barulho de engrenagens arranhando. Suspeitei do arranque e ao levar no eletricista, ele suspeitou do impulsor de partida, e disse que teria que avaliar para saber se algo mais precisa ser trocado. Meu estranhamento é esse problema aparecer justamente apos o incidente com agua, não sei qual a relação teria . Amanha (dia 7) irei levar para possível concerto. O eletricista disse que cobraria R$100,00 reais de mão de obra, R$137,00 no Bendix, fora as peças que deverão ser trocadas. Estou em outra cidade e não conheço o eletricista e gostaria de saber se o valor vai ser justo.
Ola Mateus. O defeito em alagamento é possível se o seu arranque tem planetárias ajudando o bendix. Elas são de plástico com ferro e podem perder lubrificação. A mão de obra está justa. A peça teria que cotar. Mas as planetárias são por volta de 50 reais no máximo. O bendix varia de 40 a 159, dependendo do modelo.
Celta pega mas o arranque fica com muito estalo o que pode ser?até sai fumada.
Olá Aislan. Tem que testar a bateria e os cabos delas. Fora isso tem que tirar o arranque e testar na bancada. O defeito mais comum por uso é escova baixa e bucha ruim.
Boa noite Fernando,
tenho um Sandero 2010 e ele apresentou o problema aqui descrito. Foi trocado o bendix e o barulho continuou, depois trocado o automático e o porta escova e mesmo assim o barulho na partida continuou, porém o barulho agora esta bem baixo. Alguma dica para o que pode ser ?
Ola Lukas. Parece que agora ele está só girando. Antes avançava e girava, por isso o barulho está menor. Ainda falta revisão adequada. As peças são novas ou reformadas? Se condenarem o induzido, melhor comprar um arranque novo com garantia.
boa tarde Fernando,eu tenho observado que vc é uma pessoa muito profissional em suas palavras,mostra que vc está por dentro do assunto,eu tenho um problema parecido primeiro fui dar a partida logo cedo ele pegou mas deu um solavanco ai eu desliguei,depois dei partida novamente,ele fez o barulho de enceradeira ai não pegou,dei partida novamente ele pegou com solavanco,o que poderia ser
Ola Evanio. É sintoma de bendix deslizando. Tem que tirar o arranque e testar na bancada. Mas nesse caso o bendix está condenado.
Olá! Gostei muito. Eu tenho há 9 anos um fusca 1980….1300L e só agora é que começou a dar problema. Patinava ao ligar e foi piorando. Hoje levei a uma oficina e o motor de arranque era muiiiiiito antigo, de uma marca que nem existe mais. Estava todo enferrujado por fora e por dentro. Agora eu entendo porque vivia perdendo a bateria. Mesmo a nova! Não vou colocar um novo que custa em média 1.500,00. Eles estão colocando um que custa 450,00. Eu queria saber o que devo cuidar após essa instalação. Tipo : existe alguma maneira de eles falharem no meio do processo e meu carro pegar fogo? rsrsrsrs…..O que devo pedir a eles para “conferirem” se a instalação está correta? Pois envolve cabo positivo da bateria e chave de ignição….Muito obrigada !
Olá monica. Nesse caso a fiação é bem segura. O arranque do fusca fica em uma posição que ajuda trabalhar os cabos. Peça apenas que confiram a posição dele para ficar longe de partes metálicas. Isso vai te deixar mais tranquila. Uma grande ajuda é instalar uma chave geral no negativo da bateria. Elas desliga tudo de elétrico no carro. Ajuda a evitar o roubo dele e também qualquer risco elétrico quando ele estive parado.
Bom dia,
meu Palio 96, está dando um problema, quando paro em algum lugar e depois de uma hora ou um pouco mais o motor ainda quente ele não liga de jeito nenhum, faz todo o barulho como se fosse pegar mas nao pega, depois de algumas horas quando tento novamente ele pega normal, um mecânico disse que pode ser sensor de temperatura, acha isso válido?
Olá Fabio. O sensor de temperatura da injeção pode causar isso, pois passa na central. Se ele estiver enviando sinal de temperatura alta o carro não pega. ( Não é a mesma marcação do painel). Tem que scanear o carro. Bobina também faz isso.
Boa tatde, eu tenho uma blazer 99 cambio automático, eu teoquei o motor de arranque e a cremalheira, mesmo assim o veiculo nao funciona, aparenta q o bendix nao engrena p fazer o motor girar…
Olá Gleidson. Antes de pensar em algo no motor, tem que medir se chega corrente no automático do arranque no momento da partida. Também pode ter um comando da caixa para o arranque que esteja com defeito.
Obrigado por destinar um tempo para auxiliar outras pessoas com menos conhecimento!
Parabéns!
Olá! Tenho um Renault Clio 1.0 não estava ligando e o mecânico aconselhou a troca do induzido do motor de partida e do porta escovas e escovas. Foi feito, porém após apresentou de forma aleatória (apenas em algumas partidas) um barulho de algo deslizando, girando em falso. Levei de volta e ele alegou que era apenas um mal contato entre fios do motor de partida. E que a medida que utilizo o carro isso não aconteceria mais. Nesses casos o Bendix não necessita ser trocado? Poderia mesmo esse mal contato ter causado esse zunido do giro em falso?
Se for defeito no Bendix ele vai piorar até não girar mais o motor. O barulho é semelhante a uma enceradeira. O bendix deveria ser testado. Aliás, em qualquer manutenção de motor de partida a troca do bendix deve ser feita. Quase sempre ele passa a deslizar.
Boa tarde, minha saveiro cross 2012 patina as vezes na primeira partida, mas se eu desligo e ligo dnv ele pega sem patinar, foi testado pressão da gasolina, bateria, parte de ignição e nada consta. Pode ser algo no motor de partida? Acho estranho pois na segunda tentativa ele pega.
Olá Gabriel. Se for um barulho tipo enceradeira ou o arranque gira, mas o motor do carro não, então pode ser o Bendix do arranque. Aí é troca dele.
Bom dia, Fernando!
Tenho um Polo 2004. Estou tendo dificuldades de dar partida. Somente de umas 3 três tentativas, consigo dar partida e ele faz um barulho de zumbido audivel e constante.
Poderia me dar uma ajuda com seu conhecimento?
grata
Olá Ana Paula. Se é um barulho tipo enceradeira, como se ele desligasse, então pode ser uma peça chamada eixo Bendix do motor de partida. Nesse caso tem que confirmar em oficina e realizar a troca. Vai ser necessário retirar o motor de partida.