Marcador de combustível do Fusca
O tanque de combustível do Fusca fica dentro do que chamaram um dia de porta malas, onde deveria estar o motor se compararmos o fusquinha com um carro normal. Não é uma ironia ao antigo Volkswagen, e sim uma explicação do tanto que este carro é diferente. Neste post eu explico sobre o marcador de combustível do Fusca e seus possíveis defeitos.
Onde fica a bóia do marcador de combustível?
Na foto abaixo o tanque é a peça verde. Além dele, ali ainda ficam o motor do limpador de para-brisa, caixa de fusíveis e relés, e também o rádio.
O buraco no meio do tanque é onde se instala a boia que envia sinais ao marcador de combustível no painel. E é exatamente nesta boia que você poderá fazer um teste do marcador e da própria boia.
Como é o marcador de combustível do Fusca?
Pois então: existem dois tipos de sistemas para marcar combustível no Fusca. Um elétrico e , pasmem, um mecânico, que funciona por tração utilizando um cabo de aço. Os dois sistemas são diferenciados até pela aparência.
O sistema mecânico é muito impreciso, mas de regulagem simples: um pequeno botão rotatório localizado atrás do marcador de gasolina. Para regular você precisa saber o quanto de gasolina tem no tanque.
O mais fácil é regular quando estiver vazio ou quando você mandar completar. Basta rodar com a mão, escolhendo a posição que você deseja que fique. Dificilmente este sistema antigo apresenta defeitos além do incômodo da regulagem constante.
Marcador elétrico
Já o marcador elétrico tem regulagem de fábrica e é muito mais preciso do que o primeiro que citamos. Nesse caso o teste que você pode fazer é de funcionamento, descobrindo se o defeito está na boia, que o é mais comum, ou no marcador que também é elétrico.
Na foto acima temos a boia instalada no tanque do Fusca. Para testar faça o seguinte: ligue a chave do carro para acender o painel. Em seguida desligue o fio da boia (como o da foto acima) e com um pedaço de outro fio ligue o fio da boia a um dos parafusos como os da foto. Ou seja, você vai “aterrar” o fio que sai da boia. Verifique o painel. Se o marcador de gasolina marcar cheio, ele está funcionando.
Também existe um teste mais preciso, mas que envolve um pouco mais de trabalho, atenção, e a ajuda de outra pessoa. Será necessário soltar os parafusos da boia e a mangueira que vai nela. Faça isso com o tanque o mais vazio possível. Pode haver vazamento de gasolina, então trabalhe com um pano.
Para fazer o teste ligue a chave do carro e mantenha o fio da boia ligado. Faça um aterramento ligando a parte metálica da boia (onde passam os parafusos) na lata do carro ou em um fio que está nitidamente aterrado. Movimente a boia para cima e para baixo conforme a posição que está na foto e peça para alguém verificar se o marcador se mexe. A partir deste momento o teste ficará óbvio para você. Se o ponteiro acompanhar o movimento da sua mão, tudo está ok. Se nada acontecer, e você fez o teste anterior, é provável que o defeito esteja na boia. Muitas vezes o problema é apenas de mau contato e se resolve facilmente. Sempre trabalhe com segurança. Para os colecionadores um conselho: encontrando mais de uma peça de reposição do seu Fusca, compre, elas estão cada vez mais raras!
E lembre-se: trabalhe em segurança e na dúvida não faça o serviço. Procure um especialista.Mas apenas o fato de você ler este post, e entender como funciona a boia do Fusca, vai te ajudar a acompanhar o conserto do eletricista.
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Obrigado!
Muito util
Olá Ariel. Que bom que você gostou.Volte sempre!
Por gentileza, vc.sabe quem conserta boias e indicadores de combustível do fusca 1200 ano 1962 e do Karmann-Ghia 1966. Ou, se souber, onde encontro para compra-los. Grato.
Olá Jorge, Coisa rara isto! Mas vou pesquisar e te dou um retorno. Abraços.
Fico-lhe grato.
Bom dia. Tenho uma dúvida de leigo em elétrica: um relógio de combustível que marca com 33 ohm cheio e 240 ohm seco, pode ser adaptado a uma boia genérica ( geralmente 3=cheio 40=vazio)? Ou sempre irei precisar desta boia com variação especial?
Abraços
Olá David. As medidas tem que ser iguais para ser precisa a marcação. Principalmente nos carros modernos
Olá, poderiam me auxiliar?
O marcador de combustível parou e verifiquei quebra “bolinha” na ponta do cabo que encaixa na haste da boia se rompeu do cabo. Gostaria de saber se consigo trocar somente o cabo, pois o marcador no painel é Original (VDO) o modelo é fusca 1975.
Obrigado pela ajuda
OLá Rodrigo. Não me lembro de conseguir trocar o cabo do marcador mecânico.Mas como é a bolinha que vai no tanque com certeza se consegue uma adaptação sem comprometer a marcação. isto se você quiser manter a originalidade do painel.
Bom dia, tenho umma lancha com dois tanques de kombi.Fiz o teste o marcador está funcionando.foz o atrramento da boia no negativo da bateria.Mas se coloco o terra no relógio, ele marca tanque cheio.poderia esclarecer?
Olá Aurélio. Se o marcador funcionou sem aterrar o relógio, então veja se funciona com combustível no tanque. Quanto ao aterramento eu preciso de mais detalhes, de quantas saídas é o relógio e onde você aterrou.
bom dia gostei de tudo mas gostaria de saber da regulagem da boia cilindrica nao sei se e da combi ou brazilia estou usando ela no marcador digtal mas nao marca certo desde ja obrigado
Fernando, não consigo tirar a boia do tanque de gasolina de meu fusca, está muito justo e não dá para puxá-la sem inclinar um pouco, o quê impede a sua retirada para troca. Você tem alguma dica para fazer a retirada?
Olá Antonio. Normalmente ela sai inclinado um pouco. Tem que fazer uma certa manobra para retirar.Repare se ele é de haste ou um tubo.
Boa tarde, tenho uma Brasília 76, e quando viro a chave, o marcador de combustível marca cheio mesmo desligado da bóia, como faço para resolver esse problema, pode me ajudar.
Olá, boa tarde tudo bem, comprei recentemente uma Brasília 76 , e estou com problema no marcador de combustível, quando viro a chave ele marca cheio mesmo desligado da bóia. Será que poderia me ajudar.
Ola Geison . Temos que isolar o fio que chega no marcador desligando ele bem atrás do marcador. Se o ponteiro cair totalmente com a chave ligada isso indica que esse fio está aterrado. Tem que ser substituído do marcador até bóia. Também pode ser marcador com defeito ou ligação errada dele.
Ola, Tenho um fusca 75 e a bolinha que tem no terminal do cabo de aço do marcador do combustível se partiu, o meu marcador é original e não gostaria de troca-lo, vocês sabem me informar se é possivel trocar somente o cabo de aço?
Olá Rodrigo. Oficinas mais antigas conseguem reparar essa bolinha. Mas ainda é possível encontrar esse marcador no mercado. Ele deve vir completo com o cabo.
Olá. O cabo do marcador de combustível do meu fusca 68 quebrou próximo onde encaixa na boia. O marcador é original, não quero colocar um paralelo. Saberia me dizer se tem como substituir apenas o cabo ou fazer uma emenda no mesmo?
Olá Thiago. Sim, é possível. Tente prender na bóia com outro cabo ou arame. Esse marcador não é muito preciso, mas existe uma regulagem atrás dele onde você pode compensar alguma diferença que notar. Ainda é possível encontrar ele com cabo e bóia na internet. Vale pesquisar.
o meu fica oscilando, tremendo, marca mas de vez em quandro treme é eletrico 67 esta 12v
Olá Douglas. Para testar tem que retirar a bóia do tanque e simular ela funcionando observando se o marcador fica normal. Pode ser defeito na bóia, fiação dela, e por fim do próprio marcador.