Fox não vira o motor de partida
Não é somente problemas no motor de partida que podem impedir o carro de “virar”, ou ficar mudo, como alguns dizem. Outras peças podem causar isto e enganar o dono do carro. Este post vai tratar especificamente de defeitos no comando de partida do Fox, ou: no miolo da chave do carro. Ele também serve para outros membros da família da Volks.
O sintoma é simples. Começa com o motorista tendo que forçar cada vez mais a chave na hora da partida. Até que um dia o carro simplesmente fica “mudo” , como dito acima. Por mais que force a chave no contato, nada vai acontece e um pequeno teste na tomada do automático do arranque vai comprovar que não chega corrente para acioná-lo.
Qual é a solução?
Outro teste deve ser feito na fiação do comutador de ignição que fica atrás do cilindro da chave do carro. Capas e parafusos, além do volante, devem ser retirados, tanto apara fazer este teste, como para consertar o defeito.
É um serviço trabalhoso e que deve ser feito por um profissional, principalmente na retirada do cilindro da chave que fica fixado por parafusos sem cabeça, ou sem fenda e ou outras opções para encaixar firmemente uma ferramenta.
O que acontece na montagem desta peça na fábrica é que os tais parafusos são fixados com uma porca em cima deles que se solta depois de apertados por uma ferramenta específica. O motivo disso é desconhecido para muitos.
O cilindro em questão é feito de plástico e não resiste muito aos movimentos de liga/painel e aciona/partida que fazemos. O atrito por ali é contra peças de antimônio e uma peça de plástico simplesmente se quebra. Deste modo, a chave perde “curso”, ou força para virar o comutador que aciona o arranque.
Se for um Fox muito usado, o defeito acontece em espaço de tempo mais curto. A notícia boa é que achamos este cilindro para comprar separado do miolo da chave e do comutador de ignição. Seu custo é algo em torno de 150 reais e pode ser encontrado até em chaveiros que trabalham também com chaves automotivas. Um jogo completo deste pode chegar a 700 reais no mercado de peças. Como dissemos que é um serviço trabalhoso, a mão de obra também é um pouco salgada. Mas algo em torno de 160 reais seria bem justo.
A instalação da peça nova segue o sentido contrário da desmontagem e o caminho conhecido é sempre mais fácil. Também o resultado final é muito bom, com o conjunto ganhando mais tempo de vida útil. Por enquanto é só pessoal! Mas qualquer dúvida, ou mais esclarecimentos sobre como trocar a peça deste post, basta fazer uma pergunta nos comentários. Abraços a todos.
Só queria saber comoretirar esse bendito parafuso sem cabeça?
Olá Marcelo. Ele sai com uma punção profissional e um martelo pequeno. Procure se informar com um chaveiro especializado em carros se já surgiu alguma ferramenta para facilitar.
Ola, meu Fox 2006 ja foi feito teste de bateria e alternador, e os mesmo encontra-se bons, quando giro a chave para ligar o carro ele acende tudo no painel normalmente, mas nao vou dar partida ele nao faz nenhum sinal, ou, as vezes, ele parece que forcei pouco a chave e fica “mudo” novamente ou quando ele acaba pegando, mas apos isso ele liga normal e se eu deixar meu carro parado por umas horas que ele volta a fazer tudo de novo.
Olá Rebeca. Existem outras possibilidades além da bateria e do alternador. Uma delas seria defeito no comutador da chave que é a parte elétrica dela. Isso é um defeito comum no Fox. mas como é uma peça cara tem que testar. O teste é feito quando apresenta o defeito na saída desse comutador, bem atrás do miolo da chave. Esse ficar mudo que você diz é um sintoma disso. Outras possibilidades: defeito no arranque e na fiação dele até o comutador.Testes simples de continuidade de corrente descobrem isso.
Boa noite
Lavei o motor do meu carro ele chegou a pegar mas depois quando eu fui ligar ele de novo ele não pegou mas já troquei sensor de rotação,e o carro não pegou meu modo está sem aquela borrachinha preta de a que pode ter entrado água por ali ou e o comutador de ignição meu carro e um Fox 2006 1.0 flexível aguardo sua resposta.
Olá Luis. Se entrou água no módulo tem que tirar e secar. Mas por um profissional. Experimente desligar o fusível da bomba que fica perto da bateria e dê partida acelerando até o fim por um tempo. Repare se o motor ameaça pegar.
O meu está assim depois que parei ao chegar no interior ele acende o painel mais não dá partida será que pode ser o computador ou cilindro ao bater na chave ele da um tec mais não pega
Olá Ricardo. Se for um TEC alto e vindo do motor, então pode ser o automático do motor de partida. Nesse caso tem que confirmar com eletricista e retirar o motor de partida para trocar essa peça.