Símbolos da caixa de fusíveis de carros

Ainda existe desconhecimento de alguns símbolos de fusíveis de carros. Afinal, um motorista quase sempre se limita a dirigir aprendendo leis de trânsito. Mas e se for uma situação  de emergência?

O manual do carro informa onde estão os fusíveis e a recomendação é quase sempre a mesma: “Em caso de emergência”. Isso significa adquirir um conhecimento urgente para resolver um problema imediato, onde é impossível a presença de um profissional.

Muitos carros vem com o nome do acessório ao lado do seu fusível. Mas, com o aumento da importação de veículos, passaram a usar símbolos para evitar dúvidas na hora da troca. Afinal, símbolos são uma língua internacional usada muito antes do surgimento da escrita. Nesse post temos o exemplo dos símbolos da caixa de fusíveis do Corsa anos 90. Mas eles também podem ser aplicados em outros veículos.

Símbolos da caixa de fusíveis de carros

Quase sempre os símbolos da caixa de fusíveis e relés seguem um lógica, combinando com o acessório que é protegido pelo fusível. Então, o primeiro passo é procurar por ele. Se for um farol que apagou, procure pelo desenho de um farol, se for o rádio, procure por um desenho de rádio e assim por diante.

Existe a possibilidade de ter mais de um acessório ligado ao fusível. Muitas vezes vem o símbolo dos dois. Em alguns veículos simplesmente aparece o símbolo do acessório mais visível ao motorista. O mesmo acontece com os relés. Mas nesse caso o símbolo e desenho em volta dele é maior ou vem seguido de uma letra “R”. Veja a imagem abaixo.

símbolos da caixa de fusíveis de carros

Tampa da caixa de fusíveis do Corsa

Alguns exemplos de símbolos universais: o farol baixo mostra claramente um farol direcionado para baixo, e o fusível do farol alto mostra o “facho” de luz voltado para frente (fusíveis 25 e 10). Isso confunde os motoristas, pois espera-se que o farol alto seja para cima.

Os faroletes (luz de posição) tem um símbolo de dois faróis pequenos e com traços que parecem raios. Eles podem ser até três, quase sempre dois, e também protegem a luz de placa e a iluminação do painel (fusíveis 9 e 23 na imagem).

Outro exemplo de fusível combinado, onde aparece somente um símbolo, é o do acendedor de cigarros ou tomada de 12 Volts. Quase sempre ele é conjugado com a luz de teto. Como o acendedor de cigarros é pouco usado, quando um GPS não funciona, basta conferir a luz de teto. Se ela não acender procure pelo fusível do acendedor.

Alguns símbolos seguem o desenho de luzes do painel. Reparem o “motorzinho” do fusível 19. É o mesmo da luz de injeção amarela que aparece no painel do Corsa.

Outros carros também são assim. O mesmo vale para a ventoinha do radiador. A diferença entre ela e o ventilador interno é que a do radiador tem um quadrado em volta  de uma hélice e do ventilador somente uma hélice. 

Qual a função da caixa de fusível?

Basicamente a caixa de fusíveis de um carro serve para manter todos eles no mesmo lugar, com fácil acesso e protegidos por materiais próprios, fios com códigos de cores, etc. Imagine se o fusível de cada acessório fosse perto dele? Seria bem trabalhoso e perigoso. Até os rádios, que antigamente tinham um fusível fora da caixa, hoje vem de fábrica na com seu lugar pré estabelecido. 

Qual o símbolo da buzina na caixa de fusível?

Quase sempre é o desenho de uma buzina, uma corneta. Mas pode a letra B ou simplesmente estar escrito “buzina”. As montadoras , como dito acima, simbolos bem lógicos dos acess´rios em seus fusíveis.

Onde fica a caixa de fusível do carro?

Na maioria dos carros a caixa de fusíveis fica no painel, embaixo, a esquerda do motorista. Quase sempre a tampa de acesso é bem visível. Mas eu já encontrei caixa de fusíveis dentro do compartimento do motor, com todos os fusíveis do carro, ou apenas com os mais fortes. Também já consertei caixa entre a porta e o painel, bem comum em carros franceses. Raramente a caixa pode ficar atrás do painel perto do parabrisa, ou do lado do passageiro, em baixo.

 

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou você entender plenamente o que o fusível do seu carro? Ou como descobrir e consertar um curto?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.