O que é um sensor de rotação
Sua função principal é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central. O sensor de rotação é um componente vital no sistema de injeção eletrônica do seu carro, a ponto de, em alguns modelos, o carro sequer ligar, como no caso do Uno. Com o fim dos distribuidores (aquela peça onde saem ou entram os cabos de velas) o sensor de rotação passou a enviar estes pulsos (negativos) para a central da injeção.
Basicamente este sensor é um imã enrolado em uma bobina dentro de um recipiente cilíndrico e selado. Ou seja: não tem conserto, levando a troca da da peça quando apresentar defeito. O processo de funcionamento é complexo e técnico, o que não é a intenção deste post, e sim “dar uma luz” ao motorista que pouco conhece do seu carro e de repente lhe apresentam um orçamento incluindo esta peça.
Ao contrário, por exemplo, de uma sonda lambda, quase sempre o diagnóstico de defeito no sensor de rotação leva a troca da peça. Mas vale a pena inspecionar as tomadas, ou plugues que existem no meio do caminho até a central de injeção. Por ali pode haver mau contato. Já vi cada caso de sujeira de arrepiar.
Muita sujeira na ponta do sensor, como barro e terra, podem causar a paralisia ou estragar esta peça. Este tipo de defeito pode fazer o motor do carro não funcionar (como se estivesse sem combustível) ou parar abruptamente. Em alguns casos o motor pode funcionar para desligar depois de alguns minutos. Outro sintoma que pode acontecer é a rotação do motor ficar irregular.
Como toda dica que damos no Mãos ao Auto, não é recomendável trocar o sensor por um já usado e encontrado em desmanches de carros. Isto com certeza irá causar insegurança no motorista. Mesmo porque uma peça dessa, nova, como a do Uno Fire, custa por volta de 80 reais. Um preço bem acessível para uma peça que vai durar bastante tempo, além da facilidade de trocar, o que significa mão de obra (honesta) barata. Um abraços a todos.
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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
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Olá meu amigo a ver se pode me ajudar tenho uma santa fé 2007 parou de repente 3 vezes aconteceu morreu o motor completamente e voltou do nada que pode ser , caso ajude eu estive rodando com ela baixo combustível por uma semana obrigado
Olá Salesio. Se a luz da injeção não acendeu procure evitar rodar com pouca gasolina, pois o pescador da bomba pode não alcançar o combustível, principalmente em subidas e decidas. Pouco combustível também contribui para entupir conduítes e bicos injetores.
fernando coloquei um bloqueador de combustivel ,no mesmo dia o carro nao ligou mas ,acionava a bomba e nao pegava
No caso de ser sensor de rotação vai acusar no Scanner. Seria interessante tentar passar um Scanner nele. Uma revisão no serviço do bloqueador também tem que feito. É muita coincidência. O bloqueador também pode ser ligado para corta os bicos injetores.
Tenho um Peugeot 307 flex e Gás na partida com o carro frio Ele pega mais a rotação vai lá encima estabiliza e morre,depois de três a quatro tentativa ele pega e parece que nada aconteceu!? [email protected]
Prezado Fernando boa tarde. estou com um problema recorrente, já por umas três ou quatro vezes em viagem, depois de rodar uns 200 km, o meu escort zetec, 1.8 2002, apaga andando do nada e depois que eu o deixo descansar por uns 45 minutos ele pega e volta ao normal. Me ajude por favo, pois ninguém consegue dar um diagnostico. Obrigado e fique com Deus.
Olá Ronaldo. Pode ser bomba de combustível esquentando ou a tomada dela com defeito. Isso é bem comum no seu carro. O primeiro passo é levantar o assento do banco traseiro e verificar o estado da tomada. Depois tem que medir a pressão quando der o defeito.
Olá, Fernando! Tenho um Peugeot 207 1.4 Flex, ano de 2009. Há algum tempo ele começou a morrer pelo caminho, independente da velocidade (já morreu tanto parado no sinal, como a 90 km/h) e da temperatura. Já levei a algumas oficinas e já fui aconselhado a trocar a bobina e as velas e assim o fiz; porém, volta e meia esse problema aparece. Algumas vezes o carro morre e leva 15 minutos para tornar a ligar e outras, cerca de 2 horas. Tanto faz se estou rodando com o carro há muito tempo, ou se acabei de sair da garagem, o problema acontece a qualquer momento.
Passado o scanner diversas vezes, ele indica falha nos cilindros 1 e 4. Pode me dar alguma luz, camarada?
Olá Douglas. Primeiro tenha certeza que as velas e cabos instalados são originais. Isto é muito importante. Uma possibilidade é a tomada do corpo de borboleta com defeito. Seus pinos costuma ficar bambos e o carro morre. As tomadas da caixa a direita da bateria (BSN) devem ser limpas com um limpa contato, assim como os dos módulo. Esta são as possibilidades que consigo imaginar a distância. Abraços.
Obrigado, amigo. Vou levar mais uma vez à oficina citando suas dicas.
Abraço!
Boa noite. Conseguiu resolver? Estou com mesmo problema. JÁ troquei sensor de temperatura e rotação. Limpei BSM e todos os contatos dos cabos. Já até desmontei o tbi e limpei.
Ola Sou Edson Tenho um Gol G 3 e ta com um problema q me deixa com raiva pois levei no mecanico e ele passou na maquina e disse q é sensor de rotacao Sempre q estou com ele em movimento ou parado no sinal e ao sair ele morre tenho q ta com e pe na embreagem ate o final se nao morre E quando ta frio vai bem mas esquentou dai ja era so fica morrendo
Olá Edson. se vc já trocou o sensor e o defeito continua, então tem que continuar procurar o problema. Pode ser até um plug solto ou meio bambo depois de algum serviço feito no carro.
Estou com o mesmo problema no meu gol G3. Você já conseguiu resolver?
Fernando, tenho um Escort Zetec 1.8 e tem tempo que venho sofrendo com um problema que tá me deixando louco. Meu carro – quando ligo, em marchas baixas ou retomadas – ele dá falta de combustível, o Hallmeter mostra mistura pobre, o carro perde quase toda potência, ai ela volta de uma vez. esses sintomas acontecem principalmente quando vou sair com o carro ou quando, por exemplo, vou passar uma lombada de 2º marcha e acelerar. Não é 100% das vezes, mais quase. Já fiz vários testes e passei por alguns profissionais e nada. Agora to me lembrando, e vou conferir de novo, que o há um tempo atrás me pareceu que o sensor de rotação tava se movendo um pouco no lugar que ele fica fixado. Nesse Escort a roda fônica é no volante do motor. Se ele realmente estiver se movimentando, pode ser esse o problema do carro, né?
Olá Olavo. Sim, pode ser o sensor bambo. Quando sai da posição o carro ameaça morrer e engasga. Outra possibilidade que já vi em modelos iguais ao seu é bomba de combustível com pressão variando. Neste caso basta medir ela com o equipamento apropriado.
Fernando meu carro apaga o motor quando estou andando geralmente A uns 70 km ,na 6 marcha ,uma coisa q notei tbm ,quando desligo o carro às vezes o conta giro fica travado ,será q eh o sensor de rotação ?
Olá Fernando! Tenho um Ford Ka 99 endura, e ele está com um problema, está perdendo potência e falhando, além de sair uma fumaça preta com cheiro forte de gasolina e consumir muito combustível. Normalmente ele perde potência, começa a falhar à partir da 3ª marcha, e falha na 4ª e 5ª também, e na maioria das vezes ele perde potência e falha em subidas, até mesmo em subidas simples, que não exigiriam muito do carro. Já troquei velas e cabos de velas, e limpei os bicos injetores. Tem alguma dica do que pode ser? Obrigado Fernando!
Olá Haniel. Grato por participar. Peça ao mecânico que meça a pressão da bomba de combustível. Também verifique o catalizador, se ele estiver com um instalado.
Ola Fernando tenho um palio ele funciona quando quer já troquei a bobina de ignição e continua o mesmo problema poderia o sensor de rotação?
Olá Werteva. Sim, pode ser este sensor. Mas um eletricista experiente consegue descobrir com um simples teste de oficina.
Boa tarde, temos aqui um siena 1.4 2011 ele desliga com o carro em movimento depois de já quente. Tento colocar ele pra pegar umas 3 vezes, ai faz aquele barulhinho como se fosse bomba, na 4 vez volta a pegar normalmente, ja fizera teste de bomba e não é, toda a injeção já foi trocada: velas, cabos, bobina, limpeza tbi. Pode ser o sensor de rotação?
Olá Maria. Sim pode ser sensor de rotação. Um eletricista experiente saberá fazer um teste que descobre defeito no sensor de rotação. Também pode ser a tomada do corpo de borboleta com defeito. Ela costuma folgar os pinos e apresenta este defeito que você cita.
Olá Boa noite tenho Peugeot 307 o carro desligou na pista e não quer ligar, vc da a partida ele fica querendo pegar mais não pega pode ser sensor de rotação?
Olá Paulo. Sim pode ser este sensor. Mas muitas são as possibilidades que podem causar este defeito, como bomba de combustível e filtro dela ruins, combustível de baixa qualidade, partida a frio com defeito e outros. O carro tem que ser examinado por um profissional para descobrir. Se ele pegar, e a luz da injeção ficar acesa, então tem que escanear o carro para saber o motivo.
Bom dia Fernando!
Tenho um marea 2.0 20v 98/99 já troquei 3 sensores de rotação em menos de 3 meses… Rodo umas 4 semanas e o carro para.
Gostaria da sua ajuda para saber se pode ser uma pane eletrica a causa desses problemas ou algo mais simples…
Obrigado e parabéns pelo seu trabalho!
Olá Italo. Verifique se o alternador está normal. Também verifique a continuação do cabo do sensor, o que vii para o carro. Ele pode estar mascando em algum lugar como se alguma peça o apertou contra outra.
tenho um palio ele perde aceleracao pode ser o que amigo no visor aparece a luz da injecao eletronica e nao sai a luz
Olá wenderson. Tem que escanear o carro para saber porque a luz acendeu. Partindo disso é que começa o concerto. Mas peça ao técnico que verifique a tomada do corpo de borboleta. Ele costuma afrouxar os pinos e acontece o que você descreve.
Olá Fernando, tenho um escort zetec que estragou parado de um dia para o outro,tenho algum conhecimento de injeção eletronica, mas este defeito estou patinando,é o seguinte, o motor esta funcionaado em dois cilindros o 1 e 4 , testei velas ,cabos e testei a bobina que tem três pinos no do meio esta certo no lado do 1 e 4 quando vira o arranque ele pulsa, e no 2 e 3 que não funcionam ele fica com sinal negativo estatico mesmo desligando a chave da ignicao. Tem alguma dica do que pode ser? Obrigado
Olá Marcelo. Só posso imaginar defeito na bobina. Um scanner consegue medir ela acusando. Ou seja; imagino que sejam duas bobinas em uma que formam um conjunto. Consiga uma emprestada para um teste prático.
bom dia, tenho um gol g4 2008, em umcerto dia, em 1 cidade, o carro morreu do nada apagando todo o painel. Ele ja estava um tempo ligado.
Dai, como sou um cara previnido, verifiquei os fusíveis e havia 1 queimado de 15 e justamente o que dá a partida no carro.
troquei o fusível e o carro pega normal.
Apareceu um defeito, no qual quando ele esquenta, mesmo parado ou andando ele começa a ficar fraco, o acelerador não responde e ele morre.
Se tentar ligar de imediato ele não liga e após um tempinho, alguns minutos, ele liga normal. o que pode ser??
Olá Julio. Grato por participar.Seria bom escanear o carro e medir seu alternador. Se ele morre pode ser algo cortando a injeção, como excesso de carga do alternador ou relé de bomba e bomba de combustível esquentando. Estes seriam os defeito mais comuns que tem os sintomas que você descreve.
obrigado Fernando. Irei verificar estes ítens e lhe informo quando resolver.
Oi Fernando, meu peugeot estragou o sensor de rotação, depois o mecanico disse que estragou também a central, isso é normal?
Olá marcos. Normal, não, mas é possível de acontecer. Se for esse o caso, tem que descobrir a causa da queima ou pode acontecer novamente. Pode ser aterramento ruim ou alternador jogando excesso de carga. Uma segunda opinião de outra oficina seria bom, se o carro puder ir até ela. E sempre peça garantia de peças trocadas. Não aceite a troca se não resolver o problema definitivamente.
Boa noite, tenho um Palio fire 2012/13, a um tempo troquei a correia dentada e logo em seguida começou meus problemas, falha, perda de força, o carro não morre mas perdi força, troquei cabos e velas, coloquei uma nova bobina e continua o mesmo problema… Me ajuda por favor… Deus abençoe.
Fernando, comentei em outra postagem sua sobre meu peugeot 207 que ascendeu a luz da injeção e o scanner acusou erro P0341 (um sensor que não existe nesse carro). Já passou por 2 oficinas e ninguem encontra o problema. Ele tem vazamento pelo retentor do virabrequim e é um carro automatico. Nesse post vc escreveu sobre o sensor de rotação: “Sua função principal é medir a velocidade de rotação do motor (RPM), através de pulsos digitais captados em cima da roda dentada do virabrequim do mesmo motor repassando essa informação a central.”
Minha pergunta é: O vazamento de oléo no retentor do virabrequim pode causar ascendimento da luz de injeção
Meu carro funciona bem, nao da problema pra ligar, nao falha hora nenhuma, responde de imediato, nao oscila rotação e é muito forte. Me dê uma luz por favor !! (que nao seja da injeção kkkkkkkkk) Obrigado, um abraço
Olá João. Sim, pode acender a luz de injeção. Uma limpeza no sensor e na roda fônica (local onde o sensor fica fixado) pode ajudar no diagnóstico. Mas o carro iria falhar ou não ligar. Vale a tentativa por ser um sinal mal assimilado pela central. Lembre-se de usar um computador de injeção em vez do Scanner. Ele é mais completo. Outra dica: verificar o anti-chama do veículo.
Boa tarde Fernando, tenho um Kadett 2.0 EFI, ano 96, passado a álcool, não sei se tem haver com o problema, mas depois que o mecânico trocou o comando, o tucho e o balancinho, o carro de vez em quando fica acelerado em ponto morto, quando está em alta velocidade e desengata ele não abaixa a aceleração, tenho que ir freando sem desengatar o máximo possível até parar na esquina, ai não fica acelerado, o mecânico trocou o autuador e nada. Será que pode ser o sensor de rotação? Tem haver ter trocado o comando? Muito obrigado, Deus te abençoe.
meu carro as vezes quando estou andando com ele ai vou diminuindo a velocidade ele começa a tremer e morre depois eu lido ele pega normal e volta morrer oque pode ser .
Boa noite tenho um corsa wind 2001 de uns tempo pra cá quando eu ligo o carro se eu sair com ele, ele vai ficando fraco e morre vai caindo a rotação dele só fika bom depois de quente já fiz Limpeza TBI e marcha lenta, limpeza dos bicos injetores, troca dos cabo de vela e as vela,troca da bobina de ignição, troca bomba de combustível, troca sensor de temperatura Dágua, eu lembro que uma vez passei por uma poça dágua bem alta tô achando que estrago o sensor de rotação?ou é a sonda lambda ruim? Ja troquei tudo isso e nao melhora nada nem o mecanico sabe o que pode ser e no scanner nao acusa nada. Obrigado
Olá Robert. Procure saber se o seu motor está com a válvula termostática instalada. Ela é responsável por esquentar o motor rapidamente depois de mais tempo parado.
O carro tá com válvula termostática troquei ela faiz 1 ano eu acho, mais será que pode ser ela, ela tá abrindo e fechando normal.
Olá bom dia tenho uma TR4 e ela está com um problema ela fica oscilando de 1mil a 3 mil giros apenas em movimento . quando para ela totalmente num farol fica normal . Poderia me dar uma dica
Obrigado
Olá Willians. Tem que passar o computador (não um Scanner) para saber se é algum problema eletrônico ou apenas combustível ruim, fora dos padrões da montadora. Eu recomendo o computador porque ele é capaz de diagnosticar até uma tomada ou fiação ruim, o que evita troca desnecessárias de peças. E sempre exija o conserto definitivo ao argumentarem que precisa trocar peças. É um direito seu.
Olá. Tenho uma ix35 12/13 e percebi que a alguns dias, mesmo com ela parada, o marcador do rpm fica acima do zero, quase no 1, mas sem aceleração irregular. Você sabe me dizer pq? Scanner não acusa nada.
Olá Fernando bom dia,já li todas as perguntas e respostas, e nenhum foi parecido com o meu,tenho uma Zafira ela liga normal desenvolve bem tanto no combustível quanto no gnv depois de pelo menos 1 hora se parar o carro não pega mais é depois de meia hora volta a funcionar,já troquei vela ,cabo ,bobina sensor de rotação e até o módulo que esta em teste é o carro continua com o mesmo defeito.
Olá Leonardo. Verifique o estado o do aterramento da Central e do carro.
Boa tarde Fernando! eu tenho um A4 2.0T fsi 200cv 2006-2007, mas não sinto confiança em fazer uma viagem longa com ele. Quando roda um certo tempo com o veículo e desliga o motor, ele não pega e demonstra um sintoma de falta de combustível, mesmo o tanque estando cheio. Teria como externar um comentário somente com essas informações? Abs
Olá José. Podem ser muitos os motivos. Algo esquenta e a Central desliga o carro. Eu começaria com um teste de campo. Quando apresentasse o defeito testaria primeiro a bomba e os relés dela. Tem que descobrir se acontece somente com carro rodando ou também parado, em marcha lenta ou acelerando em ponto morto. Um scanner pode ajudar.
Olá amigo Fernando td bem? Primeiro Deus abençoe pela sua ajuda aq para aqles q precisam, amigo tenho um Siena 2009 ELX , o defeito é o seguinte: o carro ao acionar a embreagem o rpm cai o ponteiro a zero e o carro desliga, as luzes do painel ligam como.se fosse girado a ignição, não tem dificuldade pra pegar , pega logo em seguida, em movimento não apaga , apenas quando aciono a embreagem , o amigo pode me ajudar? Já foram passados duas vezes o scaner mas não acusa nada .
Olá Raimundo. Grato por suas palavras e obrigado por participar no site. Existe uma possibilidade se o seu carro tem sensor de embreagem. Ela fica no pedal de embreagem e serve para reduzir o giro do motor toda vez que passamos a marcha. Facilita para passar marchar. peça que verifiquem se ela está conectado ou no logar. Ela pode fazer o carro apagar o motor quando pisamo na embreagem. É uma possibilidade que imagino a distância. Veja um caso parecido no link abaixo:
https://www.maosaoauto.com.br/2016/05/sensor-de-embreagem-do-agile-e-similares/
Olá Fernando tenho um Peugeot 207 passion 2011 o mesmo quando eu estacionava não funcionava mais só depois de várias tentativas ele voltava a pegar, agora ate andando ele para mais depois volta,levei na oficina mais o scaner não identificava nada.verifiquei que não tinha corrente na bomba de combustível e do nada ela voltava a ter corrente.Será que o problema está no sensor de rotacao?
Olá jose. Primeiro tem que seguir o sinal de positivo para abomba. pode ser um relé ruim até defeito na central. Mas um eletricista experiente consegue driblar esse defeito usando outra corrente.
Olá Fernando tenho um agile ele não pega mesmo com o tanque de combustível cheio e nem pega no gnv, pode ser o sensor de rotação?
Ola José. Primeiro tem que verificar os fusíveis do GNV e da bomba de combustível. Depois tem testar a bomba, pelo menos se está fazendo barulho.
Olá, gostaria de saber sobre um problema que estou tendo com meu corsa classic, ele apresenta o defeito de quando eu ligo ele em dia frio, na primeira partida ele sobe a 2000 RPM depois ele desce para 1000 e cai ainda mais para 500 RPM, ai o carro fica querendo morrer, ai passa um tempo ele sobe o RPM de novo e fica normal depois. Levei o carro em um rapaz aqui da região que mexe com injeção eletrônica, ai quando ele colocou o rasther para teste eu percebia que o sensor de rotação encontrava-se vermelho quando o carro estava frio e depois quente ele normaliza. O problema ai está na primeira partida do carro, que cai a rotação do RPM para 500 e o carro fica querendo morrer e oscilando até normalizar.
SERVIÇOS QUE FORAM FEITO ATÉ AGORA, LIMPEZA DO CORPO DA BORBOLETA, TROCA DO ATUADOR DA MARCHA LENTA E TROCA DO SENSOR DE TEMPERATURA.
O que você indica nesse caso?
Boa tarde companheiro, tenho um celta 2012 e o mesmo fica com o conta giros oscilando e quando tiro o pé do acelerador ele continua acelerado e depois que vem caindo. Poderia me ajudar solucionar esse problema?
Olá Renato. Se o motor fica acelerado pode ser defeito no sensor de aceleração. Nesse caso tem que avaliar com um computador de eletrônica automotiva. Ele é mais completo que os Scanner de injeção. Mas pode ser até combustível ruim, ou mudança radical do tipo de combustível.
Boa Fernando estas dicas suas são ótimas amigo, continue assim
Quantos aos livros tem o clube de autores.com.br
Olha lá na net. vc também pode publicar seus livros. é interessante.
Abraço cara
Misael cardoso
Instrutor mecânico Diesel
Olá Misael. Obrigado por sua participação e palavras. Eu já tenho alguns livros publicados no clube de autores. Forte abraço!!
https://www.clubedeautores.com.br/authors/13640
amigo tira uma duvida comprei um chicote meriva 1,4 2009 ele veio com entrada sensor de fase e rotação só que no meu carro tem somente sensor de rotação se eu isolar esse sensor de fase carro funciona vindo a usar somente o de rotação.
Olá job. É uma incógnita. Terá grande chance de dar certo se encaixar sem grande adaptação. O resto dele deve ser idêntico ao outro.
Bom dia amigo, tenho um fiesta 1.0 zetec rocam 2002 e ele tah oscilando a marcha lenta. Tb percebo que engasga a aceleração nas retomadas e tb vejo q qnd fico rodando com ele e o motor atinge uma determinada temperatura, o carro perde potência, como se fosse um cilindro cortado. Jah troquei mta coisa, bomba e filtro de combustivel, atuador de marcha lenta, sensor de borboleta, cabos, velas e bobina, filtro de ar, suspiro do motor, fiz limpeza de bicos e TBI e até a central jah foi trocada. Não sei mais o q fazer! Alguma dica?
Olá Julio. Pode ser problema no ponto do carro ou interno do motor. Você trocou tudo que pode causar os sintomas descritos.Mas o sensor de temperatura pode ter duas funções ou dois sensores. Uma é enviar a medição da temperatura para o painel. A outra é enviar para a central. Pode ser isso também. É o que consigo imaginar a distancia.
Tenho um Palio weeken adventure 1.8 flex com GNV, o carro funciona sem probemas no GNV, mas quando passo para o Etanol ele começa a falhar a ponto de morrer, só consigo andar no GNV, já troquei o filtro do combustivel mas o problema continua, o mecanico recomendou trocar o modulo, mas isso é caro e eu preferia continuar investigando, alguma sugestão?
Olá amigo. Mande testar a pressão da bomba de combustível. Por ficar mais parada ela pode estragar.
Olá amigo, obrigado pela resposta, o problema era a sonda lambida que tinha sido mal instalada, deixo aqui para caso alguém ainda tenha essa problema
Bom dia. Tenho um New Fiesta Mexicano 2011. Ele está apresentando falhas quando em movimento. O carro dá um tranco ( falha ) e acende as luzes de bateria e óleo. Precebi que na maioria das vezes é quando passa em ondulaçoes, mas também ocorre em pisos normais. Já troquei bateria, velas, filro de combustivel, fiz limpeza de bicos e cabeçote, mas o carro continua com o mesmo problema. Acontece de o carro tambem desligar ao parar, e também ficar oscilando a rotaçao. Estes problemas podem ser ocasionados por este sensor? Obrigado
Olá Daniel. Sim pode. Mas tem que verificar os cabos da bateria também. A tomada do corpo de borboleta pode estar com mau contato e também causa isso.
olá Fernando,tenho um Peugeot 206 ano 2005 1.4 , ele fica oscilando a rotação do motor mesmo parado,é só movimentar a direção que dá pra perceber a mudança do motor,o que pode ser? o brigado!!
Olá Carlos. Mande testar o alternador do carro e seus cabos principais.
tou com uma saveiro 2004 , ela nao pega , os bico nao ta trabalhando , ponho o splay ela pega , ta com falha tipo como se tivesse faltando combustivel ja troquei a bomba medi os bar tudo ok , ela funciona e corta como se fosse imobilizador mais tambem nao e ,queria uma ajuda ,
Olá welerson. Tente escanear o carro para testar os bicos. Ele vai acusar se eles estão funcionando.Pode ser uma tomada da flauta ou do corpo de borboleta. Verifique se elas estão bem fixas.
Olá Fernando, meu Peugeot 206 flex, 1.6 2008 está com falhas no acionamento da bomba de combustível. Com o carro frio ela aciona, mas bastou esquentar o motor e ela não aciona mais, após eu desligar o motor numa parada qualquer. Quando ligado, o carro não apresenta nenhum problema de injeção, de potência ou de rotação. Pelo que li aqui poderia ser o aterramento? O relé parece normal e a bomba já foi trocada. Obrigado.
Ola Sergio. Pode ser relé. Tem que medir a corrente na bomba quando der o defeito. Pode ser relé, tomada da bomba, chicote, e, raramente, a central que não envia sinal pra bomba. Alguns carros tem a central como ponte da corrente da bomba. Mas não é algo caro ou impossível de resolver. Um eletricista experiente resolve fácil.
Ah, ok. Então não é o caso do sensor de rotação. Vou investigar. Obrigado e ignore a nova pergunta. Abs.
ola fernando estou com um escort europeu 96 i gl ap acontece que o carro anda e fuciona super bem mais pela manha ou quando chove o carro nao pega de jeito algum ja troquei tampa do distribuido rotor e nada voce poderia me ajuda com esse poblema
Olá Ana. Esse carro costuma ter uma bobina dentro do distribuidor, se for externo. Pode ser ela. Também pode ser mau contato na tomada do distribuidor.
Boa noite, tenho um sandero 2010, o sensor de rotação, foi substituído por motivo de queima, assim que coloquei um novo queimou novamente, oque pode ser ?
Olá Henrique. Mande rastrear com um computador. Ele é mais detalhado. Pode ser chicote dele em curto. O alternador também tem que ser medido.
Boa tarde Fernando, estamos com uma Pajero TR4 que estava com problema de funcionamento, por quase dois anos fomos em diversas oficinas, incluindo as ditas especializadas e concessionárias, em um fórum que tivemos uma dica e trocamos o módulo da injeção. Problema principal resolvido (mas muitas outras peças trocadas por ˜mexânicos˜). Agora acima de 60km/h (nunca abaixo desta velocidade) a luz da injeção pisca, ligando um scanner portátil os códigos odbII indicam falha de queima nos cilindros 1 e 4, já limpei os códigos e fizemos testes em outras velocidades (subindo de 10 em 10) e sempre que a falha surge, ao baixar para menos de 40km/h a luz apaga, mas fica o registro dos erros. Há algum teste de multímetro para ter certeza se é a bobina? Pergunto porque as velas dos cilindros 1 e 4 são alimentados pela mesma bobina (é dupla como no Astra e outros carros). Agradeço sua atenção antecipadamente.
Olá Bruno. Um teste de multímetro seria impreciso. A sugestão é usar um computador de injeção. Eles são mais detalhados em buscar defeitos que causam outros defeitos.
oi tenho um uno fire 2002 o carro fica morrendo e acendeu luz de injeçao ai depois troquei sensor de rotaçao mas a luz nao apaga… o que pode ser?
Olá Wilian. Tem que rastrear novamente. Se não acusar nada tem que tentar apagar a luz ou resetar a memória da central.
Bom dia Fernando, tenho um fox 2014 1.6, ele está morrendo após eu andar uns 10 km, tento ligar e ele não pega, fica como se estivesse sem combustível, após uns 5 minutos ele pega normal e vai embora como se nada tivesse acontecido.
Obs. Não falha, não pipoca, não está fraco.
Hoje percebi que o giro não passa dos 4 mil, mesmo acelerando até o fim.
Já passei em 3 Scanners e não apresenta falha, o que pode ser?
Desde já agradeço.
Olá Paulo. É um trabalho de procura. Uma possibilidae é bomba de combustível ruim. Nesse caso tem que fazer uma teste de pressão nela com o motor ligado e carro parado. Outra observação é saber se o defeito acontece também com o carro parado ou somente quando roda com ele.
Boa tarde Fernando, algumas vezes ele já morreu parado no farol também, daí pega depois de uns 5 minutos.
Já aconteceu 2 vezes de eu para normal, quando volto depois de 1:00 mais ou menos ele não pega, daí tenho que tirar a bateria, aguardar um pouco, recolocar, dai pega normal.
Fernando boa tarde!
No meu caso era a bobina, ela parou de vez, ai descobrimos, trocamos e o carro ficou zerado.
Obrigado!!
Boa tarde, tenho uma EcoSport 2013 e a luz da injeção está ligada mas o carro anda normal só que as vezes quando eu mudo de marcha ele faz um barulho como se fosse de pipoca tipo plof .
Olá Tony. O motivo disso só saberemos se escanear a injeção. Mas pode ser somente combustível ruim, algo muito comum quando o carro permanece normal.
Boa tarde Fernando
Tenho uma ranger 3.2 2014
Estou na luta a mais de 5 meses na oficina
Fiz motor e foi aparecendo coisas
Agora pronto pra buscar o mecânico fala que quando ela atinge 120 km perde a força
Fez um testes e falou do sensor de rotação
O sensor ruim pode apresentar esse problema?
Olá Ana. Pode. Mas acusa no scanner. O ideal seria usar um sensor para testar. Converse com ele sobre isso ou peça que reponha o sensor antigo se o defeito continuar com o novo. Outra possibilidade é defeito ou mau contato na tomada do corpo de borboleta. Vale conferir.
Olá Fernando tenho um Ford escort X r3i de 88 que comecou a engasgar falhas na bomba será que me pode ajudar. Obrigado desde já pela atenção
Olá Alfredo. Primeiro faça uma revisão geral, velas cabos etc. O carburador também tem que ser verificado principalmente de for a álcool, pois com o tempo ele começa a soltar pequenas lascas no seu interior. A bomba basta medir a pressão.