Carro e enchente
Enchentes não são novidades na história humana. Sempre aconteceram. Mas o crescimento da população aumentou a ocupação de espaços formando grandes cidades. Basta lembrar que em 1900 aconteceu enchentes em Belo Horizonte que os jornais diziam ser “diluvianas” e “mortais”. E foi. Mas nos nossos dias temos um agravante: o surgimento e o grande aumento do números de veículos. Em dias de muita chuva temos um cenário mais assustador, como o que aconteceu no Rio Grande do Sul em setembro de 2023 e em maio de 2024, que foi uma tragédia. E esse é o assunto desse post: o carro e enchente, o que fazer ao nos depararmos dentro do nosso carro e uma enchente acontece.
O que fazer quando o carro passa por uma enchente?
Uma enchente é sempre rápida, imprevisível para quem está na região onde vai acontecer. Parece que surge do nada, alagando ruas e passeios em segundos. Por isso um motorista deve estar sempre preparado para se sair bem ou até minimizar os problemas. Prevenção é a chave.
Dicas no caso de enchentes
- Sempre dirija prestando atenção a placas que indicam ser um local de enchentes. Não estacione ali, e fuja de trânsitos pesados. Lembre-se que um enchente vem de longe. O fato de não estar chovendo onde você está não significa segurança.
- Verifique todos os itens de segurança do carro: pneus, lâmpadas, limpadores de para-brisa, bateria etc. Ou seja, mantenha a manutenção preventiva do seu carro em dia.
- No caso de alagamento da via, mantenha o carro engrenado em primeira marcha e em baixa velocidade. Isso pode evitar do carro apagar e também diminui a quantidade de água em volta do carro.
- Se o motor apagar não dê partida nele. Isso pode danificar seriamente o motor do carro. Leve-o até uma oficina.
- Observe outros carros para saber o nível da água. Na metade da roda já sinal de enchente forte.
- Não “enfrente” alagamentos assim. Ele vai piorar. Melhor procurar segurança. A pista alagada pode esconder perigos como buracos e crateras. Além disso a enchente pode piorar e levar seu carro e todos dentro dele.
É possível recuperar um veículo de enchente?
Sim. Mas o que tem que ser avaliado é o custo de recupeção de um carro que ficou em uma enchente. É como um carro que bateu e o airbg foi acionado. Muitas vezes o conserto tem valor superior ao carro na tabela Fipe. Mas em casos que o carro ficou meio submerso e dentro de garagem, sim, pode valer a pena. Muitas vezes nestes casos uma limpeza no interior e uma manutenção, tipo troca de óleo, água do radiador e verificação dos itens de segurança vão ter um custo acessível. Já cuidamos de carros nesta situação e o cliente ficou satisfeito.
Como fazer o carro pegar depois da enchente?
Nunca tente fazer seu carro pegar depois de uma enchnete. Isto pode danificar seriamente o motor e outros componentes, como a central de injeção do seu carro. Ele deve ser rebocado e levado até uma oficina de sua confiança para ser avaliado e algumas manutenções deverão ser feitas antes de tentar fazer ele pegar.
O que fazer quando o motor do carro molha?
No caso de uma enchente o motor pode absorver água da chuva para dentro dele. Isto acontece somente com o motor ligado e pode causar o que chamo de “calço hidraúlico”. Ou seja: o motor trava pela água que entrou nele, simplesmente não gira. Por isso que escrevi acima que não devemos tentar fazer o carro pegar neste tipo de situação. O carter tem que se retirado e tudo que está dentro tem que ser descartado, inclusive deve ser feito a troca de óleo e do filtro de óleo do motor.
Quando seguro cobre enchente?
Sim, existe seguro para carros que pegaram uma enchente. Mas com certeza a seguradora vai avaliar se houve negligência do motorista, se ele saiu com o carro com a enchente já conhecida, se rodou em locais onde existe avisos de enchentes durante chuvas e outras possibilidades.
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Boa noite. Meu classe a está com o fusível principal esquentando muito. Chega a derreter