Como trocar o comando de setas do Fusca
Parece muito simples, mas trocar o comando de seta do fusca requer muita paciência, inclusie para pessoas experientes. Já foi fácil um dia, se comparado com carros de sua época. Além disso, cada vez mais falta no mercado mão de obra especializada em automóveis antigos. Hoje, com um pouco de paciência, é bem fácil trocar o comando de setas de muitos modelos mais modernos do mercado. A explicação é simples: um carro antigo, como o Fusca, tem um conjunto de fios e terminais.
Pois neste post vamos ensinar como trocar o comando de setas do Fusca.
Ao trocar uma peça, como o comando de seta, muitos até anotavam onde ia cada fio para instalar a peça nova. E como nos dias de hoje somente encontramos peças que não são originais, ou que não receberam autorização da fábrica para produzirem uma peça idêntica (questão de patente), teremos fios com cores bem diferentes.
Já o modelos atuais não tem esse problema porque suas conexões são através de plugues que somente se encaixam no lugar correto, facilitando o serviço.
Existem três tipos de comando de setas para o Fusca. Com uma haste, (somente setas) duas hastes (com seta e limpador de para-brisa), e três hastes (setas, limpador de para-brisa, e pisca-alerta). Evidentemente que o de uma haste é o mais fácil de trocar.
Na foto acima vemos o comando de uma haste. Primeiro repare as cores dos fios. Neste caso as cores são idênticas as cores originais, o que vai facilitar em muito o serviço. Para retirar o comando com defeito, desligue o negativo da bateria e saque o volante com uma chave tipo cachimbo do tamanho da porca que segura o volante.
Em seguida abra o capô dianteiro do seu Fusca e deixe o local perto dos fusíveis e relés bem iluminado. Use uma lâmpada que fique bem fixa em algum lugar para que você tenha as duas mãos livres durante a troca do comando de setas.
Em uma primeira inspeção, o local parece uma caixa de maribondos e desorganizada. Mas a parte elétrica do Fusca brasileiro sempre foi assim. É nesse emaranhado de fios que se encontra a maior dificuldade pra trocar o comando de seta. Os fios do comando da foto mais acima, de uma haste, controlam: as setas, a buzina, e comutador do farol (baixo/alto).
As luzes do painel do Fusca
As luzes que ele acende no painel são as da seta, quando pisca, e a luz azul indicadora de farol alto. Os da setas, normalmente, são de cor preta com lista verde e preta com listra branca. Para soltar o comando da coluna de direção você verá que na parte de baixo do comado existe um parafuso que o prende por lá. Basta soltá-lo com uma chave de fenda média.
A foto acima demonstra com mais clareza como funciona a parte elétrica de um Fusca. Evidentemente que esta fiação foi “consertada” com boa eficiência. Depois de solto o comando, vai ser necessário desligar o comando velho.
Alguns preferem cortar os fios deixando pedaços que possam ser identificados, comparados, facilitando a ligação do comando novo. Se você não houver algum interesse pela peça antiga, cortar os fios realmente vai facilitar muito. Sempre faço isso para ter uma boa referência. Facilita muito o serviço. Mas tirar algumas fotografias da posição dos fios podem substituir este método.
O comando de seta do Fusca
O comando de uma haste normalmente vem com oito fios. Repare que um deles, de cor marrom, é o único com terminal de parafuso. O outros usam terminais de encaixe tipo fêmea. Um deles, normalmente azul, tem um terminal menor, mais fino. Este é o que vai para a lâmpada que indicadora de farol alto. (aquela que acende azul quando convertemos o farol do baixo para o alto).
Ligação dos fios
O terminal de parafuso, com fio de cor marrom, é preso bem atrás do velocímetro, conforme mostra a foto, e também pode ter uma das suas pontas encaixadas no terminal de número 31 do relé de seta (alguns casos). Repare a direita da foto duas tomadas de cor branca (com uma entrada em cima e duas saídas em baixo).
Novas, elas são brancas. Mas, mais antigas, podem rapidamente ficar amareladas. É nelas que vamos encaixar (parte de cima) os fios preto com listra verdes e o preto com listra brancas, um em cada, respeitando as cores dos fios que saem da parte de baixo da tomada.
Parece difícil, mas a medida que o serviço render, seguindo os passos descritos neste post, tudo vai ficando mais óbvio. O fio marrom mais grosso costuma ser o da buzina. Já o mais fino deve ser ligado no “S” do relé de farol (peça redonda e preta fixada a direita do rádio). O azul que sobrar é do relé de seta e deve ser ligado no 49A escrito no próprio relé.
É um serviço que exige paciência, como já dito acima. Mas se houver alguma dúvida, pode fazer sua pergunta que ajudaremos. Apenas não ligue algum fio se realmente tiver dúvidas. Por isso, repetindo, muitos usam o processo de “cortar” as pontas dos fios do comando antigo para que não aconteçam erros. Uma abraço e até a próxima dica.
Oi Fernando, troquei o comando de setas original do meu fusca 72 1300 por aquele mais moderno com limpador e pisca alerta, muitos disseram que não funcionaria, quebrei um pouco a cabeça, descobri quais fios eram para que, e tudo funcionando. Tem momentos que é só na tentativa e erro. Agora, também, tenho um 1967 1300, mas este vou deixar com o comando original. Muito bom seu site, sempre que posso dou uma olhada para aprender cada vez mais. Abraço!!
Olá José. Obrigado por sua participação e que bom que gostou do site! 🙂
Olá poderia me passar o esquema? Pois não encontro..A chave aqui tem um fio vermelho e listra verde..N sei se vai na linha 15 ou se vai no relé de seta
Valew obgd
Olá Bruno. Veja se os esquemas abaixo podem te ajudar.
Fonte e créditos: http://correntecontinuaautomotiva.blogspot.com.br/2012/03/ligacao-da-chave-de-seta-fusca-78-81.html
bom dia amigo, eu quero fazer isso no meu 1970, você teria o esquema p me passar, grato
[email protected]
Olá Fernando, tudo bem?
Parabéns ao site, sempre ajuda muito, principalmente os fusqueiros rs
É o seguinte, troquei o comando de setas, pois o que veio no carro (fusca 1973) estava queimado.
Achei até fácil à substituição, porém na hora de testar a seta só funcionava do lado direito, com isso ascendendo àquela luz de indicação no painel. Porém quando acionada para o lado esquerdo nem a luz de indicação do painel ascende, muito menos as setas.
Por curiosidade (e talvez infelicidade) troquei os fios do relé para testar e não funcionou, então voltei na posição original, no entanto agora só ascende à luz indicadora no painel e a seta não funciona (lado direito o esquerdo já não estava funcionando).
Tem ideia o que pode ter ocorrido? O relé queimou? Fusível? É meu primeiro fusca hehe
Olá Bruno. Primeiro verifique se algum fusível queimou. É um dos três primeiro da direita para a esquerda, visto de dentro do carro. Retire, confira e recoloque ou troque se estiver queimado. Segundo, tem que verificar dois fios que saem do comando e vão para atrás da caixa de fusível. Um é preto com listra verde e outro é preto com lista branca. Eles tem que ser ligados – cada um – em uma tomada com uma entrada e uma saída (são duas tomadas) Ligue no lado de uma entrada. As saídas já devem ter dois fios da mesma cor que o que foi ligado e vem da chave.
Boa noite, se alguém puder ajudar ficaria agradecido.
antes de vir aqui procurei, li, mas não encontrei como é feito por isso vou perguntar…
Na parte externa ta tudo entendido, mas na parte interna por dentro da carcaça da seta o fio marrom com listra branca esta solto, o mesmo caso aconteceu com a que meu amigo me deu, então gostaria de saber o seguinte: esse fio é conectado onde na parte interna da seta? ele entra no mesmo (tubo) do fio vermelho com listra preta e preto com listra amarela.
Obrigado pela atenção.
BOm dia Fernando tudo bem, obrigado pela ajuda. porem estou apenas com um problema (duvida) fiz todas as ligacoes a seta esta funcionando tudo certinho porem quando encaixo a lampada no velocímetro a lampada da seta ele fica ligada direto piscando nao consigo entender pq? liguei nela o fio azul que vai tambem no 49a do rele e um fio marrom que esta na carcaça do carro esses dois fios estao ligados na lampada os mesmo que vem da chave de seta nova que comprei.
Olá Anderson. Verifique os fios da lâmpada do velocímetro. Um deve vir do farolete ou da caixa de fusíveis. O outro tem que ser terra. Se não estiver assim faça a ligação direta com fio separados. Procure o positivo das lanternas e puxe um fio do lado que tem mais fios (a saída de corrente dos fusíveis). Quase sempre as lanternas são os dois primeiros fusíveis da esquerda para direita olhando de dentro do carro. Ligue esse fio onde seria o positivo da lâmpada. O negativo da luz de velocímetro pode ser um fio direto em algum terra ou lata.
Bom dia Fernando parabens pelo site muito obrigado pela ajuda
fiz a troca e fiz tudo certinho porem quando coloco a luz no velocimetro a de indicacao da seta a mesma fica ligada direto nao consigo entender pq? desde já agradeço a atencao.
espetacular!!! me ajudou muuuuuiiito! parabéns1
Que bom!