Lâmpadas de farol: como escolher a ideal para seu veículo?

Qual clareia mais? Uma coisa eu já garanto: não vale a pena escolher pelo menor preço, simplesmente. Aprenda mais sobre lâmpadas de farol. 

Muitas pessoas compram lâmpadas, conhecidas como importadas, mas sabendo ser um subproduto que evidentemente vai durar pouco. Eis o gato sendo comprado por lebre. Já vi muito desta situação em minha oficina.

A grande diferença do preço fica evidente dentro do farol, pelos danos que uma lâmpada, como a da foto abaixo, pode causar no sistema elétrico do carro em geral.

Por quê? Comprar “gato por lebre”, que é um dito popular, significa comprar um produto pensando que ele é bom, mas na realidade ele é ordinário. Mas nós, motoristas e proprietários de automóveis, não podemos trocar a lebre por gato tendo consciência do que pode acontecer.

Uma lâmpada como esta da foto, embora seja mais rara de encontrar hoje em dia, pode queimar o espelho do seu farol, derreter plugues e fiações que levam energia ao conjunto ótico e até coisas mais graves.

lâmpada de farol

Foto: clubedosmonzeiros

Lampâdas de farol: como escolher a ideal

Para impressionar o cliente, alguns fabricantes aumentam a potência da lâmpada, afirmando ser como os produtos legalmente fabricados e fiscalizados pelos órgãos competentes, no caso, o INMETRO. Esse aumento de potência é proibido por motivos óbvios, como ofuscar outros motoristas e causar acidente graves.

Tal aumento de potência também gera calor, algo para o qual a parte elétrica do seu carro não foi feita para suportar. Daí vem os riscos que citamos acima, de derretimento de fios e comandos, como o dos faróis comuns e também os de neblina.

Resumindo: o uso de produtos como esses pode causar grandes prejuízos financeiros e até ferir outros, além de ser ilegal. Mas, para os mais audaciosos,  á encontramos outros tipos de iluminação para o seu possante que podem trazer benefícios.

Lâmpada de farol super branca

Quais são os possíveis problemas que uma lâmpada superbranca pode causar? Existe algum risco elétrico? Seu uso é permitido? Por fim, vale a pena instalar no meu carro?

Essas são perguntas frequentes que nos fazem sobre essas lâmpadas e seu uso. Quase sempre são donos de carros que querem melhorar o desempenho dos faróis, mas gastando pouco. Nesse caso também vale o ditado: “o barato pode sair caro…”.

É assim porque a qualidade da lâmpada superbranca pode cair muito, algumas beirando ao ridículo, como desmontar na mão do instalador ou sequer acender. Fica fácil de imaginar o perigo se ela funcionar dentro de um farol. Algumas partes do sistema ótico e elétrico ficam em risco permanente e o dano pode ser bem dispendioso.

Para conquistar o consumidor, as fábricas desse tipo de lampada aumentam a sua potencia, muitas vezes sem sequer informar na embalagem, enganando o consumidor por afirmar que a potência é a permitida por lei. Ou seja: informa que é 65/55 Watts, mas é mais e uma incógnita, diga-se.

Sua cor “branca” também é um disfarce muitas vezes mal feito, deixando a luminosidade meio azulada e com pouco durabilidade. Aliás durabilidade é o que falta nesse tipo de produto.

Lâmpada de farol super branca e seus problemasComo identificar uma lâmpada de carro ruim

Mas, e se a lâmpada é oferecida com um preço parecido com de marcas boas – seguido de elogios do vendedor – como saber se é produto ruim? Uma simples comparação com uma lâmpada de marca (pode ser a que queimou no seu carro) acusa as más qualidades do produto.

As diferenças são bem evidentes. As marcas boas e originais são: Philips, Osram ou GE. Mas, se ainda houver dúvidas, a origem de fabricação pode ajudar. É fato que nem todos os produtos fabricados na China são de qualidade duvidosa. As lâmpadas originais dos carros chineses são boas, por exemplo. Mas a tal sigla RPC (República Popular da China) é um sinal claro de ser um subproduto e com as qualidades citadas no parágrafo anterior.

É permitido colocar lâmpada super branca?

O primeiro e principal problema é a lei. Fomos testemunhas que um carro pode ser rebocado usando lâmpadas assim, azuladas e mais potentes (incluindo as tipo Xenon – Veja aqui). Até tentamos argumentar com a autoridade para ajudar o motorista, mas a regra (lei) é clara: não podemos usar acessórios assim. 

O interessante foi que a Blitz aconteceu de dia e o policial pediu para acender os faróis para conferir. Concordamos com a proibição da potência mais alta. Isso pode provocar acidentes. Mas quanto a ser branca, a lei diz que a luz de farol tem que ser branca. O problema é que o “branco” de lâmpadas mais antigas é amarelo, e as superbrancas não são consideradas brancas. Vai entender nossas leis.

Problemas das lâmpadas super brancas

Veja abaixo problemas que podem acontecer na parte elétrica ao utilizar uma lâmpada super branca. 

  • Derretimento de partes internas do farol por aquecimento da lâmpada. O farol foi dimensionado de fábrica para suportar determinada caloria produzida pela potência da lâmpada (65/55 Watts). Isso implica em troca do farol, ou conjunto ótico. E é bom lembrar que são dois.
  • Fiação comprometida. O mesmo acontece com os fios e a tomada do farol. Isso seria o começo dos defeitos e o mais barato de consertar. Também tem que trocar as tomadas e reparar os fios.
  • Fusíveis. Com certeza podem queimar também por caloria. O grande problema é que, nesse caso, demoram a queimar e interromper a corrente. Sua função de proteção fica quase inútil.
  • Comando do farol. É a chave que liga o farol. Ela também pode derreter suas partes internas. Em alguns casos pode sair fumaça do local, o que pode provocar acidentes de trânsito e até incêndio no carro.

Os dois últimos itens podem ser amenizados com o uso do relé duplo de farol. Mas nem todo carro – principalmente os mais modernos – aceita a instalação desse relé.

Esse aí aguenta qualquer lâmpada! Mas isso é outra história…

 Quais são as boas marcas de lâmpadas de carro?

Quem pensou em “marcas nacionais”, acertou. Elas são chamadas de nacionais porque são marcas conhecidas em nosso país, com boa fama na fabricação de diversos produtos, como a Philips, Osram, GE e outras. Mas são produzidas em outros países como na Polônia. O nome melhor seria lâmpada de farol original.

Outras são fabricadas na Argentina, Hungria, Alemanha e até, pasmem, na China! Nesse caso, porém, elas têm a mesma qualidade que leva o nome das grandes fábricas. Então, até na China existe uma boa marca de lâmpada de farol, e que já domina o mercado brasileiro.

É bom lembrar que este post também vale para todas as outras lâmpadas do seu carro. Então use de sabedoria e não se engane, e também não deixe outros te enganarem com relação à comprar uma boa lâmpada de farol.

Marcas intermediárias de lâmpada de carro

Temos as marcas intermediárias de lâmpadas de farol, mas de qualidade. A Tesla e Multilaser, são produtos que cada vez ganham mais espaço. Não são originais, mas percebemos uma grande melhoria na qualidade do material e durabilidade melhor.

Essas não estufam, como as da foto, são mais baratas e têm um durabilidade que pode surpreender.

Qual a melhor lâmpada para farol?

Pergunta difícil. Existem leis no Brasil para o uso de lâmpadas de farol. Basicamente, é: tem que ser a original do carro! Mas, tecnicamente, a melhor é lâmpada de Xenon. Somente as que saem de fábrica não são proibidas, não levam multa ou apreensão do carro.

Sim. Lâmpadas de xenon estão na lista negra do CONTRAN. Os motivos são óbvios. A segurança de outros é mais importante que ter o seu caminho super iluminado. Quando escrevemos “lâmpadas”, é para indicar que a instalação em carros comuns, sem seguir a legislação, é que está proibida. Vários fatores estão envolvidos quando um veículo sai de fábrica com conjunto óptico de lâmpadas a gás, ou xenon.

Como funciona a lâmpada de xenon?

São lâmpadas sem filamentos, como as de faróis comuns. E como elas acendem com tanto brilho? Ela possui em seu interior um gás chamado xenônio (daí vem o nome como a conhecemos) que é ativado por um pequeno reator fazendo o gás brilhar em alta intensidade. Nesse processo estão envolvidos milhares de volts!

foto-lampada-xenon-xenonio

O faróis de fábrica possuem um sistema que diminui o ofuscamento que ataca o carro vindo de outra mão. São pequenos motores acionados por sensores que identificam se o veículo está subindo ou descendo uma via. Ou seja, existe um controle de nível do farol em relação ao solo. Qualquer farol que não seja assim trata-se de uma adaptação de xenon, o conhecido kit encontrado em lojas de artigos importados.

Um carro não precisa de farol de avião...

Um carro não precisa de farol de avião…

Mas existem outros tipos de lâmpadas que também são proibidos. Foi moda por um bom tempo a instalação de lâmpadas de 100 por 90 Watts. São lâmpadas com o dobro da potência das que saem de fábrica em seu automóvel. Do mesmo modo que as lâmpadas de xenon, elas ofuscam outros motoristas que vêm em sentido contrário.

Mas, por outro lado, essas lâmpadas, ao contrário das xenon, esquentam muito e sobrecarregam o sistema elétrico do seu carro. Alguns profissionais instalam os famosos relés duplos, que suportam até 400 Watts. A última informação que tivemos sobre essa lâmpada é que ela foi proibida de ser fabricada pelas autoridades. É muito difícil encontrá-la no mercado. O mesmo acontece com as lâmpadas super brancas.

Lâmpada de Xenon pode dar multa?

Sim, você pode ser multado. Em uma blitz, o veículo é multado em 195 reais e é considerado uma falta grave, onde o motorista perde 5 pontos na carteira. O carro também pode ser rebocado se o motorista não “consertar”, ou retirar o xenon. Como isso é quase impossível de se fazer em uma blitz, com certeza o carro vai ser ficar retido em um pátio.

Sem dúvida, é um risco para todos esse tal de xenon!

Farol de led é permitido?

Muitas vezes queremos trocar a lâmpada do nosso carro por uma mais moderna, ou aparentemente mais forte, como a lâmpada de led, tão comum no mercado.  Isso pode dar uma sensação de maior segurança. Mas farol de led é permitido? E outros tipos?

Infelizmente o código de trânsito diz ser proibido usar iluminação, de qualquer tipo, que não seja original. E original de fábrica é o que o manual do carro diz, caso não soubermos dessa originalidade. 

Farol de led para moto

Isso também vale para qualquer veículo, inclusive farol de led para moto – e até farol de led para trator também tem que ser original de fábrica.

O mesmo acontece com lâmpadas tipo Xenon e até para lâmpadas halógenas (comuns) com potência maior que a original, a famosa 100×90 Watts. Lâmpada super branca também entra nesta lista.

Farol de Led dá multa?

Sim, dá multa (Veja aqui). Conforme for a situação, local da lâmpada, por exemplo, pode ter até apreensão do veículo, embora mudanças recentes do código permitem fazer o reparo ou a troca da lâmpada no local da blitz .

Mas a multa ou advertência será aplicada pela autoridade. Muitas vezes, em carros mais modernos, o que atrapalha a iluminação dos faróis pode ser a lente precisando de polimento e reposição do verniz dela.

Farol de led é permitido

Regulagem de farol do carro

Uma regulagem do farol deve ser feita como parte da manutenção. Muitas vezes, ao efetuar a troca da lâmpada, ela é mal posicionada mudando completamente o foco e a luminosidade.

Por isso, sempre que trocar a lâmpada do seu farol, faça uma regulagem ou alinhamento deles. Lojas ou oficinas mais modernas tem que ter esse alinhador. Somente tirar uma e por outra é arriscado, inclusive para a integridade do farol. Pode derreter internamente.

Resumindo

1 – É proibido? Sim.

2 – Dá multa? Sim?

3 – Pode ser apreender o veículo? Sim, mas pode trocar a lâmpada no local.

4 – Quais são as opções? Originalidade. 

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