Carro antigo: O Ford 29
Seu porta-malas é uma mala de fato, um baú de época. Seus bancos, que refletem uma total despreocupação por segurança, possuem a graça da época, a alegria verdadeira de dirigir, onde o vento atingia a todos e o para-brisa servia apenas para não atrapalhar a visibilidade do motorista.
Seus faróis gigantes combinam inteiramente com o restante do carro, formando um conjunto agradável aos olhos, mesmo depois de quase 90 anos. Um carro antigo, mas um prazer moderno desejado por muitos, mesmo que seja caro. Por isso o título deste post: O Ford 29 Speedster – Uma joia do passado que tive o prazer de revisar em minha oficina.
Um carro antigo com tecnologia
Ele possui rodas raiadas com pneus finos, além de um sobressalente externo que é puro charme. O porta-malas, como dito, é um baú externo, mas o estribo do Ford é adaptável para servir como um bom suporte de malas extras.
Alguns filmes antigos registraram esse acessório próprio para viagens mais longas. O painel é um luxo no acabamento. Seus instrumentos são básicos para os dias de hoje, mas um grande avanço para época.
O sistema elétrico segue o mesmo caminho: boa luminosidade e chicote bem distribuído por não ter fusíveis de segurança. O sistema de carga tem um gerador muito bem protegido por uma capa de metal que o deixa bem diferente dos geradores mais conhecidos (como o do Fusca, por exemplo).
Mas um acessório surpreende nesse Ford 29 Speedster: uma bomba elétrica (de pulso) de combustível. Seu tanque é estético, também em harmonia com o carro, e tem capacidade para cerca de 80 litros. Para um bom mineiro que sou, chego fácil em Guarapari com um tanque desse cheio ( o modelo da foto já foi de BH a São Paulo algumas vezes). Outra surpresa: dois aceleradores, um no pé, como qualquer outro, e o segundo ao alcance das mãos. Por ali encontramos uma alavanca aceleradora, quase um piloto automático!
O volante é de madeira e reto. Ou seja: não tem forma “anatômica”, respeitando a velha dita que o volante deve ser igual à roda. Assim pensavam no passado. Temos couro em todo o forro interno, inclusive nos bancos, que mais parecem de cinema.
Carro antigo mas atualizado
Embora um Ford 29 reflita classe e luxo, este Speedster é um esportivo, que alcança formidáveis 130 quilômetros por hora com seu motor carburado de quatro cilindros e caixa manual com três marchas e uma de ré. Ou seja: ele pode rodar tranquilamente nas atuais estradas brasileiras, se houver autorização para isso.
E o modelo que experimentamos (das fotos) possui essa autorização! Na estrada temos um carro robusto, e que deve agradar em cheio quem gosta de adrenalina nas veias. Uma verdadeira joia do passado em pleno funcionamento!
Qual carro antigo mais raro do mundo?
Como eu tenho muitos clientes com carros antigos e raros, ficamos curioso para saber qual é o carro assim mais rao do mundo? Estou falando de carros a combustão, movidos por gasolina. Pois os primeiros carros foram elétricos e não vingaram.
Foi no início do século 20 que surgiu o Rolls Royce de 15 Hp ou 1o Cavalos de força, ou, como dizemos hj um carro 0.15. Quando comparamos com os mais modernos de 1,0, ou mais, temos certeza que são carros bem antigos. O ano ele foi feito foi em 1904, Na Inglaterra.
Quais são os carros antigos mais procurados?
Os bem mais antigos, como o o Ford 1929 que esteve por aui, são bem raros. Mas existem os antigos clássicos que circulam em boa quantidade até os dias atuais.
- Fusca. Um dos clássicos mais desejados pelos colecionadores. aqui em Belo horizonte é quase um carro comum devido ao grande número que ainda circula.
- Opala. Um Dinossauro apaixonante com motor e caixa de trator! Tem um grande valor no mercado. O Opala já bem raro de ver circulando. Já reformei muitos!
- Chevete. Taí um carro que eu nunca imaginei que seria colecionável. Mas 10% dos coecionadores procuram modelos mais antigos e os mais novos também. Como o Opala ele tem motor e caixa de trator, mas do Jerico.
Ainda podemos citar outros, como a Kombi (meu favorito), Maverick, uma raridade também da Ford, Dodge Dart, um fenômeno que já não se vê mais circulando e pode valer o preço de uma casa boa.
Qual carro antigo é mais caro?
Esta é uma pergunta difícil. Vai depender do gosto do mercado. No Brasil podemos encontrar Maverick a 300 mil ou Dodge a 200 mil. Vai depender de quem quer comprar e seu desejo pelo carro.
Mas a nível mundial, como raridade ou comparado com uma obra de arte famosa em um leilão, temos o Mercedes 300 SLR Coupê ano 1955. Pasmem: existem apena dois modelos deste carro no mundo! Seu valor pode chegar a míseros 143 milhões de dólares. Faça a conversão e repare quantas mega sena de fim de ano este carro vale.
Assista abaixo um vídeo de um Chevrolet 52 em nossa oficina