O que é um recall?

Recall é um substantivo masculino que significa: alerta por parte de fabricante ou distribuidor. Ou seja: um determinado produto deve ser levado até a fábrica para troca ou conserto de  defeitos constatados com o produto já no mercado. É uma palavra em inglês que significa ” chamar de volta…”
O primeiro Recall da indústria brasileira foi exatamente com um carro, o Corcel. Ele apresentou um defeito na suspensão (desgastava demasiadamente os pneus dianteiros) que causou uma chamada dos consumidores para os devidos reparos.
Foi uma inovação no relacionamento direto com o cliente. Naqueles tempos deve ter agradado, aumentado a confiança do comprador e aumentado as vendas dos produtos da Ford.
call-center-1015273_640
 Hoje é praticamente uma normalidade, e uma obrigação maior, visto que muitas vezes o defeito pode comprometer a segurança dos ocupantes de um carro.
O Recall mais esquisito de todos os tempos talvez tenha sido o da Volks, fato recente, onde equipamentos que prometiam menos poluição foram instalados incorretamente gerando multas altíssimas para a fábrica.
o que é um recall
Quando uma fábrica percebe um erro de fabricação, os donos dos automóveis são convocados através da imprensa falada, escrita e televisionada.
Uma lista com o número de série dos carros que precisam do reparo fica, normalmente,  disponível no site da montadora. O motivo e as consequências também são explicados nesta chamada para um Recall.

Crescimento do número de recall

Em 2015 o número de Recalls no Brasil cresceu mais de 60 por cento, atingindo quase um milhão de automóveis. Se compararmos esse resultado como o número de automóveis no Brasil é algo bem significante, ou até preocupante.
Mas isso não é exclusivo de carros mais antigos. Os novos, zero de fábrica, também costumam ser chamados de volta a fábrica para corrigir defeitos que surgem somente quando há um uso maior, não acontecendo em testes da montadora e tampouco parados em seus pátios.
Os defeitos podem ser vários. Sistema hidráulico, freios, vazamento de combustível, entre outros, como um determinado modelo que o banco traseiro podia funcionar como “guilhotina”de dedos.
Se houve um Recall neste caso, é sinal que alguns dedos foram machucados. Isto é mais um exemplo do quanto é serio atender uma chamada de Recall para o seu carro. Fique atento.

Quantos carros tem no Brasil?

Durante décadas, muitos esperaram pelo crescimento da frota brasileira de automóveis, por questões óbvias. Por exemplo, uma maior oportunidade de negócios. Mas, quantos carros tem no Brasil? Nosso país possui milhões de veículos, segundo os órgãos competentes. E mesmo diante da crise passada, e a nova crise que anunciam por aí, a perspectívica  é de crescimento da frota.

Muito carro pouco espaço

 Muito carro, pouco espaço

Números oficiais de carros no Brasil

Em maio de 2023, havia aproximadamente 119.228.647 de carros registrados no Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura e também segundo o registro de IPVA. Esse número inclui uma variedade de veículos, incluindo

  • caminhonetes
  • vans
  • ônibus
  • motocicletas
  • Isto eleva o número total de veículos em circulação para mais de 100 milhões . O número de carros no Brasil continua crescendo, com um veículo para cada 4,4 habitantes, o que pode levar ao aumento do trânsito e à preocupação ambiental.

Quantos brasileiros tem carro próprio?

A posse de carros varia de acordo com a região do Brasil. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 50% dos domicílios no Brasil possuem carro e 25% possuem motocicleta. No entanto, as taxas de posse de automóveis são menores nas regiões Norte e Nordeste do país . Além disso, existem diferenças nas taxas de propriedade de carros entre áreas urbanas e rurais, com taxas mais altas de propriedade de carros em áreas urbanas .

As taxas de propriedade de carros no Brasil são mais altas do que em muitos outros países. Segundo dados do Sindipeças, a frota total de veículos em circulação no Brasil foi de 59.117.648 em 2020. Em comparação, a taxa de propriedade de automóveis na Itália é de cerca de 62 carros por 100 pessoas, enquanto a taxa do Brasil é de cerca de 32 carros por 100 pessoas.

No entanto, possuir um carro no Brasil pode ser caro devido aos altos impostos e taxas, incluindo financiamento, pedágios, combustível e impostos . Apesar dos custos, a propriedade do carro continua sendo um aspecto importante da cultura e da vida cotidiana brasileira.

Números impressionantes de carros

Um dos lugares onde tais números são mais impressionantes é Belo Horizonte, cidade que há bem pouco tinha uma frota de cerca de 700 mil carros e que hoje conta com mais de 2,5 milhões de veículos circulando em sua região.

Belo Horizonte é hoje a sexta maior cidade do Brasil e tem uma população estimada em 2,5 milhões de habitantes. Ou seja, o belo-horizontino já pode pensar na possibilidade de ter um veículo por pessoa em sua cidade.

Evidentemente que não falamos de propriedades e sim de números, que são de fato impressionantes. Como manter esta frota gigantesca em dia com sua manutenção? Cabe a cada motorista tal tarefa. E para os que amam seus carros, isso não é algo muito difícil.

Quantos carros tem no Brasil Todo carro merece cuidados adequados

 

Todo carro merece cuidados adequados

Este site, Mãos ao Auto, tem exatamente a finalidade de fornecer uma autoajuda no sentido veicular, para que seu carro não fique “implorando” ajuda ao quebrar na rua, ou poluir o meio ambiente tão importante nos dias de hoje.

Portanto, Mãos ao Auto! Acompanhe sempre nossas matérias, dicas, e sugestões práticas e assim colabore com a sua cidade e seus habitantes, o que será bom para todos nós.

Quer receber mais posts do Mãos ao Auto? 

Curta nossa página no Facebook