Sabe aquela “chaleirinha” vermelha que acendeu no painel do seu carro? É a luz de óleo acesa. Pois então pare o carro e procure um mecânico (ela pode também piscar, o que é a mesma coisa). O fato dela ser vermelha já é um sinal evidente de parada obrigatória. Esta luz não pode acender ou piscar com o motor ligado!
Aliás, as cores das luzes do seu painel obedecem a regra de uma sinaleira. Verde significa normalidade, amarelo quer dizer atenção e Vermelho é um sinal de PARE. Seguir dirigindo pode resultar num grande prejuízo no seu bolso.
Por que a luz de óleo acesa é uma chaleira?
A semelhança com uma chaleirinha não é por acaso. De fato, o símbolo é de Almotolia, um recipiente de óleo muito conhecido durante o século 20 que servia para um mecânico lubrificar seu serviço com mais facilidade
- Veja também: Body computer da Fiat com defeito – o que fazer
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Quando acende a luz de óleo, o que pode ser?
Vários defeitos e situações podem fazer a luz de óleo do seu carro acender.
Falta de óleo no motor do carro
É mais comum do que muitos pensam, afinal um carro também gasta óleo lubrificante. O certo é sempre conferir o nível com o motor ainda frio. Trocar o óleo e o filtro na data correta também é primordial.
Vazamento de óleo do motor do carro
Também é algo comum, especialmente em veículos que rodam muito (como Táxi ou Uber) ou antigos. O recomendado é verificar possíveis manchas de óleo no piso da garagem pela manhã, depois de um “descanso” do carro. Confirmadas as manchas, passe a verificar e completar o nível de óleo do motor e providencie o conserto do vazamento.
Motor fumando quando acelera
Se uma fumaça espessa e branca sai da descarga quando o motor é acelerado, é sinal de defeito. A fumaça é o óleo do motor sendo “queimando” junto com a gasolina. Evidentemente que com pouco tempo o nível dele no motor vai abaixar. A solução é a mesma do item anterior: completar o óleo e procurar um mecânico de confiança para consertar o motor. Fumaça azulada também pode ser sinal de queima de óleo pelo motor.
Cebolinha de óleo com defeito
Ela é a responsável por acender a luz de óleo e também pode estragar (ela funciona por pressão). Este caso é bem mais simples e basta a troca da cebolinha, mas não tem como adivinhar ou confiar que vai ser apenas este defeito. O certo continua a ser parar o carro, se a luz de óleo acender, e procurar um mecânico, mesmo que torcendo para ser apenas a cebolinha com defeito.
Óleo ruim ou “velho” no carro
Óleo velho é aquele que roda muito tempo sem troca. Muitas vezes ficamos apenas completando o nível, o que pode causar borras de óleo. Elas podem danificar a cebolinha ou atrapalhar a lubrificação. Mais uma vez, fica o conselho: o carro deve ir até uma oficina especializada para apurar o defeito.
Bomba de óleo danificada
É mais raro, mas também pode acontecer. É por isso que recomendamos a parada do carro quando a luz de óleo acende. Rodar com o seu carro com uma bomba de óleo com defeito é pedir para fundir o motor. Não é por menos que a bomba de óleo é comparada com o coração. Ela bombeia o óleo assim como ele faz com o nosso sangue.
O que fazer quando acende a luz de óleo do carro?
Simplesmente parar o carro em lugar seguro e não rodar com ele até ter um diagnóstico.
Por que você deve parar o carro quando esta luz acende? Simples: pode ser falta de lubrificação no motor. Se o nível de óleo estiver baixo, a bomba de óleo vai trabalhar menos até a luz acender. Rodar com o carro desse modo pode danificar o motor – e isso fica caro.
Mas medidas simples do dia a dia podem evitar dor de cabeça e um rombo na conta bancária. Basta ter em mente o que chamamos de revisão. O sentido desta palavra deve nos deixar em alerta toda vez que pensamos nela.
O que pode causar a baixa pressão de óleo?
Quase sempre é a bomba de óleo do motor com defeito. Temos aí um grande problema no carro, pois como comparação, esta bomba é como se fosse o coração do carro e o óleo do motor seria o sangue. Assim como devemos ir ao médico, o carro tem que ir ao mecânico. É impossível ter um diagnóstico desta bomba de óleo apenas no visual, pois ela fica dentro do motor.
A situação mais simples e fácil pode ser pouco óleo no motor, mesmo que tenha feito uma troca recente. Isso pode ocorrer por pouco óleo colocado, queima de óleo pelo motor ou vazamentos de óleo.
Outra possibilidade, sem ser a bomba de óleo, pode o tipo de lubrificante usado – ou ele esta muito fino ou muito grosso. Em motor mais antigo ou muito rodado, devemos sempre conferir o nível de óleo ou trocar o óleo com mais frequência.
Luz do óleo acende, mas tem óleo
Neste caso o nível tem que estar normal. Depois de parar o carro e verificar o nível do óleo do motor, o defeito mais simples vai ser o interruptor de luz de óleo com problema. É a famosa cebolinha de óleo, como explicado mais acima. Se for em carros mais antigos, basta desligar o fio dela e ligar a chave do carro reparando se a luz de óleo não acendeu.
Ao religar, a luz vai acender e não apagará com o motor ligado: o defeito é nesta peça, a cebolinha de óleo. Aliás é a primeira peça que o mecânico troca quando a luz de óleo acende no painel. Outra possibilidade é o fio desta cebolinha estar desencapado e encostar em partes mecânicas. Lembrando que alguns veículos modernos podem ter a luz de óleo – e outras – controladas pela central eletrônica.
Troquei o óleo e a luz não apaga
O primeiro passo quando a luz de óleo acende é verificar a cebolinha de óleo, como explicado no tópico anterior. Mas alguns motoristas, por acharem que o problema é óleo ruim, fazem a troca, mesmo com o óleo antigo no nível correto. Isto também acontece muito no caso da bateria do carro ficar acesa: trocam a bateria por achar ser defeito nela, mas na maioria das vezes é defeito em outra peça (alternador).
Se isso aconteceu com você no caso da luz de óleo, mande verificar a cebolinha para depois pensar em outras possibilidades mais complicadas. Sempre devemos testar a parte elétrica de um sistema do carro antes de outras alternativas.
Lembrando que luz de óleo não tem fusível!
Luz de óleo acende e apaga quando acelera
Pode ser um mau contato na fiação, nos carros antigos. Mas também é uma indicação de baixa pressão de óleo ou tem muito pouco óleo. Se for esse o caso, tem que repor ou trocar o óleo e observar se a luz para de piscar ao acelerar. A luz de óleo também pode acender e apagar em curvas ou subidas e decidas muito acentuadas, o que também pode ser baixo nível de óleo no motor.
Outras possibilidades:
- Mau contato no fio da cebolinha. Quando aceleramos o carro, o terminal deste fio treme e a luz pisca
- Em carros mais antigos, como os da Volks, a luz de óleo pode piscar se o motor esquentar muito
- Filtro de óleo ruim. Aliás, sempre que trocarmos o óleo do motor o filtro de óleo também deve ser trocado
Como verificar o nível de óleo?
Existe no motor uma vareta de nível de óleo. Cada carro tem uma posição diferente para ela, mas quase sempre é na frente do motor e de cor amarela. Ela é uma haste de uns 60 centímetros e vai até dentro do carter de óleo para marcar o nível dele.
Como o óleo circula pelo motor quando estamos rodando ou com o motor simplesmente ligado, este óleo se espalha pelo motor através da bomba interna de óleo, lubrificando as parte móveis e outras do motor. Então, o melhor horário para verificar o nivel de óleo é pela manhã, antes de ligar o motor.
Nesta hora todo o óleo do motor tem que estar no carter e uma parte menor no filtro de óleo. Retiramos esta vareta e verificamos se tem óleo na marca correta. Não pode estar muito abaixo nem muito acima. Estas marcas na vareta são bem evidentes e fáceis de entender. Mas o manual do carro explica o procedimento.
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ola meu carro ñ acende a luz de pressão do óleo motor, porem esta com barulho estranho no motor, levei mecânico ele mediu pressão e não registrou nada de pressão, ai ele disse que certamente ñ esta lubrificando motor, mas achou estranho porque a luz ñ acende nem qdo gira a chave no primeiro estágio.
Olá fabiano. Tem que fazer um teste no sensor de óleo do motor. Leve até um eletricista para que ele confirme defeito neta peça. Mas se o carro não está lubrificando, não pode ligar o motor. Tem que ir de reboque ou ser consertado para depois testar o sensor de óleo.
Bim dia meu carro só fica Acedendo a luz de óleo já levei no mecânico já troquei a cebolinha e ainda não parou oque pode se
Depende do carro. Pode ser fiação ruim, central mandando sinal errado e até algo dentro do motor. Você não deve rodar com o carro assim. Tem que solucionar. Procure uma segunda opinião.
Boa tarde Fernando.
O meu carro é um uno vivace e quando ligo o carro de vez em quando a luz do óleo fica piscando, na mesma hora desligo e ligo novamente e ela para de piscar.
Foi trocado a um mês essas peças
Pistão Suloy
Anel ks
B biela ks
B mancal ks
Bomba óleo indisa
Junta motor Bastos
Ret volante Elring
Mais a retifica 040 e a troca dos anéis
Depois de tudo isso o antigo dono falou que o mecânico não trocou o óleo, e sim reutilizou o mesmo que estava pois tinha sido rodado nem mil km com o óleo novo
O que poderia ser ?
Hj fui lá e mandei trocar tudo, todos os filtros e o óleo novamente, mas ela piscou, e novamente desliguei o carro e liguei, aí ela não piscou mais .
Olá Rafael. Todo motor retificado tem que trocar o óleo mesmo que pouco rodado. Troque e se informe do tipo de óleo e a quantidade. Depois disso observe a luz novamente. O interruptor de luz de óleo também deve ser trocado. Observe se a luz acende em determinadas situações como: em subidas ou descidas e curvas.
Fala Fernando blz irmão que Deus te abençoe por está ajudando essas pessoas, hoje a poucas horas atrás estava chegando em um aniversário aí a luz do óleo acendeu, e apagou novamente, ao chegar no local notei que havia um vazamento na tampa do óleo, e o óleo estava baixo, dei um tempo e fui comprar o óleo, quando liguei nada apareceu o carro estava normal, em seguida comprei e completei o óleo, sai do aniversário ao chegar na minha casa a luz do óleo acendeu novamente e o carro perdeu totalmente a força não sei oque fazer mais. 😓😓
Oi Raimundo! Sem desespero! Primeiro temos que saber sobre o vazamento. Você não mencionou o modelo, mas alguns travam, ou não funcionam até o problema do vazamento ser resolvido.
Bom dia.
Tenho um cronos 1.3 2022, sempre que ligo o painel do carro,
A luz nivel pressão do óleo do motor acende, porem depois de dar partida no carro a luz apaga e não volta acender.
Se a luz acende na chave e apaga com o motor ligado, não piscando mais, então é normal. O que não pode acontecer é a luz ficar acesa com o motor ligado. Também sempre verifique periodicamente o nível de óleo do carro
Olá, SpaceFox 2009, a luz do óleo acende quando pego algum congestionamento ou quando tem vários semáforos fechados… Quando acelero a luz apaga, quando paro ela acende, o q pode ser?
Olá eunice. Toda vez que esta luz acende um mecânico tem que averiguar. Mas pelo seu relato poder ser marcha lenta baixa e aí a luz acende por falta de rotação do motor. Mesmo assim peça uma vistoria a um mecânico.
Boa tarde a luz do classic 2013 depois que esquenta ela acende na lenta quando acelera ela apaga ,já troquei a a cebolinha e bomba de oleo quantinua do mesmo jeito acendendo o que pode ser?
Olá Cícero. Pode ser a lenta do carro que está baixa. Com um scanner dá pra descobrir isso. Mas ela não pode acender com o motor acelerando.
No meu carro (siena 1.4 EL), a luz de óleo às vezes fica piscando quando ligo o carro (geralmente pela manhã, quando passo dois ou três dias sem ligar ele). E quando desligo o veículo e ligo novamente, a luz não pisca mais. Isso já aconteceu algumas vezes. E sempre que isso acontece, desligo e ligo novamente o veículo e para de piscar.
Ainda não ligou durante um percurso, ou seja, ainda não piscou depois que o veículo está em circulação. Isso acontece às vezes quando ligo o carro pela primeira vez.
Olá Deuzimar. Primeiro verifique o nível de óleo pela manhã. Se faltar, complete. Mas pode ser apenas a marcha lenta do carro baixa por ficar mais parado ou por estar mais frio de manhã. Por isso normaliza depois. Mas jamais ela deve acender com o motor quente e ligado. Obrigado por participar.
Muito obrigado pela resposta!
Vou fazer o que você recomendou.
Boa tarde meu celta acende a luz do óleo quando está quente e quando acelero ele apaga
Olá Edimilson. Sempre que a luz de óleo acende tem que levar o carro direto para uma oficina. Embora possa ser algo simples, o risco não compensa.
O meu G5 ocila quando está em macha lenta
Olá Josival. Nesse caso pode ser marcha lenta muito baixa. Isso pode acontecer por causa de combustível ruim. Mande verificar isso e fique atento a luz.
tenho um gol g5 1.0, troquei o oléo havolline 15w40, pois completou 100000km, depois da troca tudo normal, mais no dia anterior liguei o carro e a luz do oléo não apagou, verifiquei o oléo tava na normalidade, porém por ter trocado um dia antes completei no nível maxima, mesmo assim ta no limete aceitavo, o que pode vim a ser essa anormalidade, desde já agradeço sua atenção e compreenssão, abraços amigo
Ola hadeilton. Voce deve levar o carro até um ofina para saber se alguma borra está atrapalhando a lubrificação ou até mesmo se criou um vácuo quando o óleo foi trocado. Também pode ser apenas o sensor de óleo com defeito. Mas eu sugiro que um mecânico verifique seu carro sem ele rodar até o local . Um serviço em domicílio é mais seguro.
boa tarde meu irmão tem um gol 2010 comprado a pouco tempo, depois q ele pegou o carro a luz da bomba de óleo a famosa chaleirinha fica sempre piscando geralmente quando para o carro, ele já levou na loja e eles trocaram a cebolinha mas o problema continua, meu irmão levou o carro na loja novamente e agora eles falaram q teria q abrir o motor, a pergunta é a seguinte será q esse procedimento é o mais correto, ou a outra possibilidade de sanar o problema? desde já deixo aqui meus sinceros agradecimentos, e meus parabéns por tirarem as duvidas de todos.
Olá Iran. Grato por participar. Sempre que esta luz acende, e ela continua acendendo mesmo trocando a cebolinha, é de fato preocupante, pois é sinal de lubrificação ruim. Antes de abrir o motor pode-se verificar a bomba de óleo e possíveis borras que entopem a lubrificação.Outra possibilidade é o fio da cebolinha estar encostando em partes metálicas do carro. Mas de qualquer maneira o carro não pode rodar com este problema. Procure uma segunda opinião com o mecânico presente.
Olá boa tarde!
Meu carro ferveu, tive que fazer o cabeçote. Depois de alguns dias começou á acender a luz do óleo apenas quando o carro esta bem quente, as vezes parado quando eu esterçava a direção pois ele é direção hidráulica, ai acendia de novo depois parava. Levei no mecânico novamente o mesmo que desmontou o cabeçote, e ele me disse que a bomba de óleo estava danificada, e eu olhei com ele o pescador não estava entupido.
Troquei a bomba de óleo original e troquei filtro e o óleo novamente, porém as vezes ainda fica piscando o que pode ser? ( Carrro Ford Fiesta Sedan 1.0 2007) .
Abs.
Olá Fabio. Pode ser o fio do sensor de luz de óleo descapado e pegando em alguma parte metálica do motor ou do carro. Quando isto acontece a luz de óleo pisca ou fica acesa. Pode ser também o próprio sensor de óleo com defeito. Mas não rode com o carro acendendo a luz de óleo. Pode ser outro problema de lubrificação.
Estou com um gol G5,estava perfeito até quando ferveu,foi feito passe no cabeçote,depois disso começou a acender a luz do óleo em baixa com motor quente perto dos 90 graus,o mecânico já trocou bomba de óleo o comando o pecador o anti chama,e o defeito continuo não sei o que fazer,alguém pode me dar uma sugestão,o engraçado que antes de mexer no cabeçote não tinha esse problema.
Olá Roberto. Se acender ou piscar na marcha lenta e apaga acelerando um pouco, pode ser a marcha lenta muito baixa. É uma possibilidade. Mas se acender com o carro em marcha, então tem que parar o carro até descobrir se é defeito de lubrificação ou elétrico. Se não trocou o sensor de óleo troque. Fiação também tem que ser verificada.
Ref. Luz de oleo acessa no painel voyage 2016 1.6
Depois de uns 15 km a luz oleo acende, fica piscando, qdo desligo o carro e religo ela apaga e depois de uns 6 km ela volta a piscar
Ja troquei cebolinha, a bomba de oleo, fiz a retifica e o problema continua, o que pode ser
Olá Roberto. Pode ser fio da cebolinha encostando na lata ou problema na central, que costuma comandar essas luzes.
opa Fernando meu amigo comprei um palio fire 2006 esses dias, esse carro tava a cerca de um ano e meio quase parado, estou com ele com cerca de 1 mês mais ou menos eu estava andando nele quando vejo a luz de óleo. ela não fica acesa diretamente e sim com leves piscas principalmente com o carro parado. não e toda vez vez que acontece troquei o sensor o conector abri o cárter e continuo da mesma forma, detalhe. o barulho do motor continua normal sem anomalias no sistema. comecei a mexer no chicote para saber se tem alguma parte quebrada encostado no motor , não verifiquei ainda, mas com sua experiencia oque você pode me dizer sobre o assunto?
Olá Renato. Desligue o fio do sensor e observe se para de piscar. É bom não rodar muito até descobrir a causa. Pode ser elétrica ou começando falta de lubrificação no motor.
Olá Fernando tudo bem?
Tenho um voyage 2010 e a alguns dias notei que a luz do óleo acendia quando o motor esquentava, porém apenas em rotação baixa, vi alguns relatos parecidos com o meu, mas a minha pergunta é: Se posso dirigir até a oficina (pois fiquei com medo após alguns relatos postados) visto que a oficina não fica muito distante da minha casa (uns 5km) e como essa luz acendeu a primeira vez semana passada e de lá pra cá continuei rodando. Desde já grato!
Olá sou Alexandre, meu carro está acendendo a luz de óleo, ela acende e apaga, mesmo carro em movimento as vezes acende a apaga.
OLá Alexandre. Grato por participar. Tem que checar em uma oficina. A luz de óleo quando acende pode ser desde um sensor ruim, pouco óleo no motor , ou falta de lubrificação.De qualquer maneira o carro nào deve rodar assim.Pode dar um prejuízo grande. O conselho é procurar uma oficina, ou pedir que um mecênico atenda em domicílio para se ter certeza que não é problema de lubrificação.
Tenho novo uno 11/12 a luz do óleo começou a piscar vezes em guando.ai como alguns dias atrás tirei o cárter e limpei o pescador.ai o mecânico disse que tinha trocar a cebolinha do óleo. SÓ que não foi original. Acende e apaga .sera pode ser porque a cebolinha NÃO é original?
Olá Valdeci. Creio que não. O defeito está repetindo mas dentro das características da marca que você comprou. Esta questão de luz de óleo acender é muito séria e deve se avaliada por mecânico experiente e de confiança. Pode ser lubrificação insuficiente por defeito na bomba interna ou motor com muita borra espalhada.
Olá Fernando.
Tenho um Fox 1.6 e hoje do nada acendeu a luz do óleo enquanto o carro estava em movimento. Como estava perto de casa continuei.
Chegando em casa esperei o motor esfriar e fui verificar o nível de óleo… Estava tudo ok…
Ao ligar o carro novamente, a luz de óleo apagou normalmente após alguns segundos e parece que está tudo bem. Mas estou preocupada, pois não entendo nada de carro.
Será que pode ser algum problema sério ou isso pode acontecer as vezes?
Olá Cristina. A luz de óleo quando acende tem mandar averiguar. Por isso ela é vermelha. Mas pode ser defeito elétrico, como o sensor de óleo começando a adar defeito ou algum fio dele esbarrando onde não deve. Mas é importante porque pode ter acontecido um momento de falta de lubrificação do motor. leve até um mecânico e fique de olho na luz de óleo. Acendeu você deve para o carro.
OLÁ FERNANDO,
Tenho um vectra 2006, e o mesmo começou a uns 30 dias a piscar a luz do oleo somente em baixa rotação , e quando o motor rstá quente, tipo paro em um semáforo a rotação diminui abaixo de 1000 e ela ascende, porém somente com ele bem quente, no manual consta ser normal, porém o mesmo não acontecia, o óleo, cebolinha, filtro , e bomba de oleo foram todos trocados, e o problema continuou, acha que devo creditar no manual que isso é normal, ou ficar procurado problema.
Olá Adilson. Pode ser rotação baixa na lenta do carro.É preciso um giro mínimo para apagar esta luz e a de bateria. Mas um mecânico tem que avaliar com um Scanner a situação da rotação. Também deve ver se a lubrificação está normal.
O meu esta assim tbm amigo, tenho um vectra, vc resolveu esse problema?
Olá tenho uma boxer 2003 ela acende a luz do óleo quando o motor esquenta já troquei a cebolinha limpei o cárter o mecânico mediu a pressão e falou que tá normal,sabe o que pode ser e já agradeço
Olá Gilson. Se tudo foi testado pelo mecânico, resta a fiação da cebolinha que pode estar encostando ou mascada em partes metálicas do carro, ou problema no painel do carro. Vale conferir o fio da cebola, seguindo ele até entrar para dentro do carro.
Boa tarde Fernando, o mecânico abriu o motor, e está com pouco de folga de mancal, abriu a parte de cima e estava um pouco gasto uma volta do comando também que segundo ele poderia intervir na falta de pressão, arrancou o motor e mandará retificar a parte de virabrequim, a parte de válvulas , e a parte do comando talvez seja trocada devido ao desgaste.
Boa tarde, tenho um VW Polo GT 2011 2.0, a luz de óleo está acendendo, levei o carro no mecânico pra ver a pressão e está normal, troquei o sensor de óleo (comprei o original) e o problema persiste, troquei óleo e filtro, nada mudou, já rodei mais de 1000km assim, com a luz acesa, o que pode ser o problema? Será que é algo elétrico ?
Olá Victor. Faça o seguinte ou peça que alguém faça: desligue o fio da cebolinha de óleo e veja se a luz de óleo apaga. Se ela não apagar, o fio dela deve pode estar encostando em algum aterramento do carro. Pode ser raspando na lata algo assim. Mas também pode ser painel com problema. Leve o carro até um eletricista pois é defeito fácil de descobrir.
Fiz o teste e a luz acendeu, porem não é o tempo todo que ela acende mesmo estando desconectada, vou levar no eletricista, obrigado
boa noite!!! tenho gol 2010 g5. e a chalerinha do óleo fica piscando tempo todo. já levei em dois mecânico e não consegue achar o problema já trocou bomba . a cebolinha o óleo e filtro só q continua. o q possa ser? obrigado
Olá Edna. Se já trocaram todas as peças citadas, então resta a fiação e o painel. Pode ser que o fio da cebolinha esteja encostando em partes metálicas, ou aterradas do carro e a luz pisca. Também pode ser problema no painel. Um eletricista descobre o defeito com alguns testes bem simples.
Olá boa noite tenho Fiat Idea adventure ele hoje acendeu a luz do óleo, e em seguida começou fazer barulho, andei alguns kml com ele fui no posto completa óleo, a luz sumiu mas barulho continuou… Estou preocupada
Olá Patrícia. Você tem que levar o carro até um mecânico para avaliar este barulho. Talvez seja melhor não rodar com ele é pedir orçamento em domicílio ou rebocar até uma oficina.Leve em um mecânico de sua confiança.
Olá boa tarde . Tenho um Gol G5, Quando meu carro não está em marcha está ascendendo a luz do óleo, quando está em marcha a luz apaga. Isso só acontece quando o carro está ligado faz um tempo, quando a temperatura estabiliza em 90 graus. O que pode ser? Grato desde já.
Olá Michel. Grato por participar no site. Primeiro verifique o nível de óleo com o motor frio (pela manhã, antes de ligar). Estando normal, peça que verifiquem a lenta do motor. Se ele estiver muito baixa a luz acende com o carro na lenta. Outra possibilidade seria cebolinha de óleo com defeito ou o fio dela esbarrando em partes metálicas. Não está descartado um problema de lubrificação, embora seja bem mais raro.
Tenho um corsa 2006, peguei o carro recentemente, fiz a troca do óleo(15w40 Técnico) Depois dessa troca percebi que ao andar em torno de 20km(mais ou menos) A luz do óleo começa a piscar e depois acende de vez, com o motor ainda quente, se eu desligo e ligo ela se apaga, não demora muito e acende novamente, Levei ao mecânico e a primeira coisa foi trocar a cebolinha ,e ainda continua, levei pela segunda vez e ele falou que o cárter está com borra, e era preciso abri todo o motor para uma limpeza geral, se melhor ainda, abrir também a caixa de marcha para fazer limpeza completa. Sera que isso realmente vai funcionar? ele cobrou (500$) com as peças dele, se não abrir caixa de marcha fica por (300$). OBS: Motor não faz barulho nenhum, todos se admiram da disposição do carro, até parece ser 1.6(Ele é 1.0), Não queria abrir o motor, pós tenho receio que não fique o mesmo, de mesma disposição. bichinho dar 120km fácil e não treme nada.
Desde de já agradeço!
Olá Linas.A troca do óleo de caixa não afeta a luz de óleo do motor, são serviços separados e diferentes. Normalmente se completa o óleo de caixa. Mas uma oficina de troca de óleo pode confirmar se é necessário. Quanto ao motor, de fato a borra pode fazer a luz acender. O problema é que ela pode entupir a lubrificação do motor e ele trava, como um infarto do coração. Mas existe a possibilidade de ser o fio da cebolinha descapado e esbarrando em partes metálicas do motor. Isso também faz a luz acender. De qualquer maneira o conselho é resolver o problema e não arriscar o motor.
Ola Fernando.
Estou com carro novo, somente 30km, uma palio weekend adventure 1.8,( ano 2016, modelo 2017 )e ao ir parando proximo ao farol, a luz da “chaleirinha” acendeu e tambem a da bateria, e fiquei sem freio, e o carro desligou!Na hora não olhei o display do carro para ver se aparecia alguma mensagem, puxei o freio de mão, liguei o pisca alerta .Voltei a ligar e tudo funcionou normalmente.Será que já estou com problema no carro novinho!!
Obrigada.
Olá maria. Grato por perguntar e participar do site. Pode ser que o carro simplesmente morreu. Isso pode acontecer com qualquer motorista. Quando ele apaga ou está para apagar, essas luzes acendem porque o motor começa a girar menos. Seria um problema se essas luzes acendessem com o motor acelerado ou rodando normalmente.
Olá tenho um palio 2004 e hoje pela manhã observei que a luz do óleo ficou acessa com o carro em movimento verifiquei o nível tudo ok o que pode ser?
Olá Dilhermano. É arriscado rodar com essa luz acesa enquanto não descobrir o defeito. Na maioria das vezes é cebolinha de óleo ou o fio dela. Mas como pose envolver lubrificação do motor, tem que consertar rápido.
Olá.
Entrou agua pelo escapamento do meu peugeot 206 1.6 16V.
O carro ligou normal; porém enquanto andei três quarteirões a luz do oleo acendeu, alegando a pressão do mesmo;
O oléo na vareta estava misturado com água, fiz a troca do óleo e filtros, mas a luz permanece acessa e os tucho fazem barulho, parecendo que a bomba não esta jogando o óleo até eles.
Teria alguma dica?
Obrigado.
Bom dia Fernando!
Ontem meu carro deu um problema Q rompeu uma mangueira de refrigeração e a temperatura foi lá em cima e começou fazer um barulho. À luz de óleo acendeu e não apagou mais, com o carro dado meia chave ela fica acesa. Eu fui e tirei o cabo da cebolinha de freio e apagou com o carro desligado só na meia chave. O que pode ser? Será Q é problema na cebolinha de óleo ?
Olá João. Pode sim. Mas somente com um teste ou troca dela que se pode ter certeza. N’ao rode com o carro com a luz de óleo acesa, pois pode ser outro defeito.
bom dia fernando eu tenho um fox 2004 deu problema no caçote começou misturar água com óleo tive que fazer retifica. já foi feita só que começou acender a luz de óleo o que pode ser ?
Olá wesley. Pode ser cebolinha de óleo com defeito, fiação dela raspando, ou até lubrificação ruim. Por esse último motivo você deve procurar o mecânico o mais rápido possível.
era isso mesmo Fernando o conector da cebolinha que estava danificado muito obrigado pela informação foi de alto ajuda eu mesmo que arrumei.
Boa noite.
Fernando, parabéns pela sua dedicação e atenção para com seus leitores. Sempre respondendo aos questionamentos com paciência e clareza.
Peguei um Polo Sedã há 3 semanas. 1 semana fiz uma pequena viagem de 100km. O carro funcionava normal e nada acendia. Mais 1 semana e troquei o óleo e o filtro.
Passada mais 1 semana ele acendeu a luz de óleo. No outro dia, de novo. Mas apenas acendia e logo depois apagava, e não era sempre.
Há 3 dias levei num mecânico indicado por muitos.
Trocou a vareta, filtro, óleo e a cebolinha, (colocou uma original usada, a que tinha ele falou que era paralela). Não trocou a bomba.
Após isso o carro acende a luz toda hora. Tô evitando andar com ele. Mas um dia atrás ele acendia com uma frequência maior. Hoje rodei uns 7 km e acendeu a primeira vez.
Mais tarde rodei mais um 15 km, e ela acendia sem parar. Como era tarde da noite e eu tava sem celular, pra ligar pro mecânico, parava o carro, esperava um pouco e saía. A luz acendia com menos de 1 km.
Semana que vem vou levá-lo ao mecânico de novo.
Pelo que vi na net, nas análises mais pessimistas, dizem que pode ser o cabeçote que está com folga, etc.
O mecânico também me disse isso.
Segundo ele, um cabeçote de carro que tenha dado “P.T.” deve ficar n’uns R$ 1.500,00.
Vou ter que vender um rim pra pagar isso.
Tô pensando em levar n’uma auto elétrica, pedindo a Deus pra ser problema elétrico, ou levar em outro mecânico, pra ter uma segunda opinião.
Depois que levar eu compartilho aqui com a galera o que deu, se resolveu ou não.
Abraços a todos, e fiquem em paz.
Olá Melqui. Obrigado pelas palavras e pela participação. A cebola usada é suspeita, Uma nova tem que ser instalada. Pode ser fiação dela raspando em partes metálicas. Borra de óleo também pode estar entupindo a cebola. São itens que tem que ser verificados.
Não, Fernando. Mais uma vez, eu que agradeço, e o faço em nome de todos os seus leitores.
Sua atenção, clareza, paciência, presteza e altruísmo são surpreendentes.
Você presta um serviço muito legal à comunidade, haja visto que não ganha nada com isso (financeiramente, já que nossa sociedade só valoriza ganho material) e faz um imenso favor, muitas vezes em momento de desespero dos leitores.
O mecânico falou que fez a limpeza, e tinha muito pouca borra.
Como falei, não trocou a bomba. Quanto à cebolinha, vou ver.
Vou levar numa elétrica ou outro mecânico.
O chato, na minha opinião é o seguinte: li muito sobre cebolinha, bomba, pressão da bomba, etc, mas eu não vou chegar no cara falando isso. Pode parecer que tô dando uma de sabidão, e tem gente que não gosta de pitacos no trabalho.
Vou levar amanhã ou depois (hoje é feriado na minha cidade) e atualizo aqui pra galera.
Notei que ele só acende após rodar mais de 15 km.
Abraços, e tudo de bom pra você e sua família.
Precisei rodar ontem. Mesma coisa. Rodei uns 7 km e rolou o desacerto.
Eu desligava o carro.
Porém, agora notei que ela só acendia quando o carro chegava a 1.000 rpm.
Toquei ele até em casa de boa, só de terceira, quarta, antes de chegar aos 1.000.
Meu carro e um pálio ex 2001 quando viro a chave a chaleirinha fica acessa por alguns segundos isso pode ocorre por esta com nivel baixo?
Olá Reginaldo. Teria que estar muito baixo e acender com frequência.O importante é medir o nível e levar até um mecânico ou eletricista para verificar o estado do sensor de óleo e se tem borra na ponta dele. Mas de forma alguma rode ou deixe o carro ligado com esta luz acesa direto.
Bom dia!
Tenho um uno SX ano 2000, injeção eletrônica. Recentemente ele ferveu e queimou a junta, foi arrumado essa parte. Semana passsada eu verifiquei que o carro acendia luz de óleo na lenta, pensei que fosse defeito no painel. Mas por precaução coloquei 1 litro de óleo no motor, pois não dava para ter certeza do nível com motor quente. No outro dia pela manhã verifiquei o nível de óleo, como havia completado, ele estava acima do nível, ou seja, não estava baixando óleo. Mas ao esquentar o motor, o carro perdeu força, como se estivesse cortando corrente ou ficando sem combustível, que não era o caso. Logo após ele morreu na via. Empurrei para o canteiro, dei partida; ligava e morria, como se não houvesse gasolina. Esperei alguns minutos e funcionei novamente, pegando novamente sem problemas. Deixei no estacionamento da faculdade. Voltando para casa ele veio de boa, com motor frio e sem acender luz. Motor esquentou, luz acendeu e carro morreu de novo. O que pode ser? Quando luz de óleo acende, eu sinto cheiro de óleo.
Olá Fbio. Tem que testar a cebolinha de óleo e a lubrificação do motor. Ele pode estar cortando por emergência, falta de lubrificação. Alguns modelos do Uno tem isso. Não rode com o carro assim. Você pode perder todo o serviço feito.
Boa tarde , gostaria de tirar uma dúvida , meu carro estava consumindo água de mais, levei ao mecânico ele condenou a junta do cabeçote, troquei a junta e levei o cabeçote pra retifica, em fim fez tudo que deveria fazer , porém assim quando ele fez esse serviço, dois dias depois a luz do óleo do meu carro começou a acender, ela só acende em rotação baixa, quando acelera ela apaga, já troquei o pescador , e a cebolinha, ele falou agora que é a bomba , porém não quero gastar dinheiro a toa , quero saber o real problema , alguem sabe o que possa ser?
Obs: meu carro é um Voyage 1.0 8v 2010/2011
Olá Elivelton. Peça ao mecânico que verifique o anti chama e possíveis borras no cárter.
Ola bom dia! o meu esta assim tambem, começou em dois dias atras. o meu e um Voyage 2009
Quando eu ligo ele com motor frio ou ate quando eu paro na casa de um amigo meu para visitar e o motor ainda esta nos 80° quando dou a partida no carro a luz apaga normal, no tempo normal.
Quando estou rodando a muito tempo, com o carro direto ligado exemplo de 50 minutos ou mais ai do nada ao frear a luz acende. ai quando eu acelero a luz some eu ando a cidade inteira acelerando ela so acende ao frear ou parar o carro totalmente.
Quando o motor da uma esfriada depois ligo novamente e só acende depois de muito km rodado.
Preciso de ajuda por favor,
Olá felix. O importante é resolver o mais rápido.Essa luz acender pode ser algo bem fácil e barato, como uma cebolinha de óleo ruim, fiação. Mas pode também pode ser um sinal de falta de lubrificação, nível de óleo de motor baixo, borra de óleo no motor.Não é difícil de resolver. Mas o carro tem que parar,ir para uma oficina. Vai ser um trabalho de procura.
Tenho um punto 1.4 modelo 2010/2011, está acendendo a luz do óleo, saindo fumaça e endureceu a direção.
O que pode ser?
Olá Anne. Não pode rodar com o carro assim até descobrir e reparar o defeito. Primeiro se verifica a correia do alternador ou da direção hidráulica. Depois o nível de óleo e então a cebolinha de luz de óleo. Esse sãos defeitos mais comuns e fáceis de resolver.
FERNANDO BOM DIA !!
TENHO UM CELTA 2009 O CARRO ANDAVA 15 KM MAIS OU MENOS ACENDIA A LUZ DO ÓLEO MORRIA EU LIGAVA VOLTAVA A FUNCIONAR DINOVO… O MECÂNICO TROCOU MOTOR …COMPREI UM NOVO …CABEÇOTE PEQUEI O CARRO NA TERÇA NA QUINTA A LUZ VOLTOU A ACENDER NÃO SEI MAIS O QUE FAZER …GASTEI MUITO DINHEIRO JÁ NESSE CARRO PRECISO DE UMA LUZ…PASSA NO SCANER NÃO MOSTRA PROBLEMA NENHUM
Olá Eliana. Se o motor foi totalmente trocado com todos os sensores, incluindo aí a cebolinha de óleo, então é muito provável que o problema esteja na fiação que sai do motor e vai até o painel. Sugiro que leve em um eletricista ou técnico em elétrica e eletrônica de carros. Exija a garantia do serviço com o retorno da peça antiga se houver troca e não resolver.
olá tenho um siena 2002 que começou a apresentar um problema: do nada o carro morre mostrando luz de bateria e óleo acesa ao mesmo tempo. o freio continua funcionando, a dh tcontinua normal, mas o carro morre… daí espero alguns minutos bato nachave e ele pega, lembrando o oleo foi trocado há alguns dias a bateria está com luz verde. Também já testei ligar todas as luzes , ar, radio, e depois bati na chave : o carro ligou o que pode ser ?
Olá Renato. Pode ser lenta do motor muito baixa ou o relé da bomba com defeito e desarmando ela. Experimente desligar o negativo da bateria por 10 minutos e em seguida ligue a chave para acender painel por cerca de dois minutos. Der partia e observe se resolve. Fora isso tem que escanear o carro, procurar por tomadas no morto bambas ou com mau contato. As duas luzes que você menciona acendem quando o carro morre. Elas não podem acender com o motor em funcionamento. Também pode ser sensor de rotação.
Tenho um celta 2004 a luz de óleo acende e apaga em vez em quando quando reduz o carro oque pode ser
Olá Adailson. Para ter certeza tem que ser examinado por um mecânico pois envolve lubrificação do motor. Mas pode ser fio da cebolinha de óleo encostando em partes metálicas (Aí acende ) ou até marcha lenta muito baixa. Essa seriam as causas mais simples. Mas o correto é verificar com mecânico.
Boa tarde,
Tenho um Palio 1.6 16V 1996, e nesse ultimo fim de semana fui sair com ele e percebi que após o motor aquecido ele começa a oscilar o acendimento da luz de óleo no painel, isso em marcha lenta. Conversei com um mecânico e ele disse que pode ser um problema no sensor de óleo. Eu observo sempre o nivel de oleo e desde que comprei esse carro, sempre for feitas todas as trocas de óleo e filtros e o mesmo não baixa oleo. Será que pode ser a bomba de oleo com defeito!?
Olá Márcio. Se o nível está normal o primeiro passo é trocar o sensor e verificar a fiação dele. Também confira a Rpm do motor. O mecânico consegue ver ser está lubrificando normalmente.
boa tarde, tenho um Ford Fiesta e ultimamente notei que ao diminuir para passar em lombadas ou quando estou com o pé na embreagem a luz de óleo da umas piscadinhas rápidas, mas não é sempre que isso acontece, vc poderia me auxiliar no que pode ser?
Olá Dennis. primeiro verifique o nível de óleo com o motor completamente frio (antes da primeira partida pela manhã) comparando com o manual do carro. Se estiver tudo ok, então mande verificar a lenta do carro e a regulagem da embreagem.
ola eu tenho um gol ap ano 97 esta com a luz de oloe acesa mais o nivel de oleo esta normal oque pode ser
Olá jean. Pode ser desde um problema simples, elétrico, como falta de lubrificação no motor, mesmo que tenha óleo. É por isso que a luz é vermelha e o carro tem que parar de rodar até descobrir o defeito. Pode ser defeito na cebolinha de óleo ou na fiação dela. Não rode com o carro assim até ter certeza e resolver o problema.
Olá Boa noite então tô com um palio 1.4 elX com esse problema a luz de oleo pisca quando ando em marcha leve e em baixa rotação . Já foi trocado cebolinha . Óleo. Filtro. . Segundo o mecânico me falou k tá batendo válvula quando o carro está 20000giro.queria uma opinião faz o motor inteiro Ou só parte de cima
Olá Jefferson. Pode ser antichama entupido com borra ou muita borra no carter. Antes abrir o motor tem que olhar esses itens. Mas não rode com a luz de óleo do motor acedendo. O prejuízo pode ser maior. Somente vendo o estado do motor é que podemos avaliar o que vai ser trocado ou retificado.
Boa noite,tenho um Siena 1.4 q está piscando a luz de óleo,ja fiz limpeza ,troquei a bomba,troquei sensor de oleo,filtro e óleo novo ,é não parou o q pode ser ?
Olá Carlos. Pode ser fiação do sensor de óleo raspando em partes metálicas e assim a luz acende.
Olá tenho uma Palio weekend 1.6 16 v. Hoje a ventulina sem motivo algum parou de funcionar a temperatura subiu bastante mais não até a parte vermelha só percebi quando estava parado no sinaleiro quando sentir o carro perdendo um pouco de força e ascendendo a luz de óleo por um segundo e deps apagando , levei o carro na oficina resolveram a parte da ventulina , mais fiquei preocupado com a luz de óleo o que pode ter acontecido amigo ?
Olá Gabriel. Primeiro verifique o nível de óleo. Mas como ele perdeu força pode ser que ele quase morreu. Nesse caso a luz acende por falta de giro do motor. Se piscar ou acender de novo leve até um mecânico.
Tenho uma Palio 2011.
Qdo ligo o carro demanha e espero esquentar um pouco, a luz acende.
Qdo saiu com o carro, ela apaga.
Paro em qualquer semáforo e ela acende.
O que pode estar acontecendo ?
Ola Ricardo. Pode ser apenas a lenta do carro muito baixa. Mas tem que verificar pois pode ser falta de lubrificação do motor e ele pode estragar. Procure um mecânico que fará alguns testes simples.
Tenho um gol special que começou a queimar óleo e olho diariamente o nível pra não deixar faltar. Fui tentar sair com ele esse final de semana e a luz começou a acender, primeiramente piscando e depois de forma contínua. E só desligando quando desligo o carro, mas assim que religo o mesmo, ela com o tempo acende novamente. O carro então quando você acelera ele perde força. Por isso estou na dúvida sobre o que ao certo seria e não quero correr o risco de ter um diagnóstico equivocado sobre o problema do carro. Uma hipótese que me disseram é que pode ser que as velas estejam encharcadas se foi colocado óleo a mais. É certo isso?
Olá Wagner. Essa luz é incadora de falta de lubrificação dentro do motor. Mas pode defeito no sensor. O correto é um mecânico verificar imediatamente se está legal a lubrificação.
Olá Fernando, eu tenho um Palio 96 estava vazando óleo, sempre completava. Saí e não vi se a lâmpada de óleo acendeu , derrepente ele parou r ficou com a luz do óleo e bateria acesa, posso completar e ligar novamente ou já danificou o motor? Obrigada
Olá Eunice. Nesse caso é melhor um mecânico inspecionar o motor para saber se pode ligar.
Olá
Eu tenho um Polo 2002/2003 e percebi q em congestionamento eu chegava em casa com cheiro de óleo queimado e saia fumaça no capô, mas o sensor nao acendia no painel, mandei pro mecânico e ele disse q estava entupido um cano, foi desentupido, trocado óleo (faltava 1000 km ainda pra trocar), trocou tb o antichamas enfim sou leiga nesse assunto, mas qd o carro ficou pronto na volta pra casa aconteceu a mesma coisa, mas dessa vez o sensor de óleo piscava sem parar e assim q cheguei na garagem a fumaça branca de novo saía pelo capô. O q pode ser?
Olá Marcia. Pode ser vazamento de óleo, pois a fumaça é sinal de óleo caindo em partes quentes do motor. Tem que fazer outra vistoria para resolver. Descubrir a causa é questão de observação. Volte com o carro na oficina ou peça uma segunda opinião em outra oficina.
Olá, bom dia..
Tenho um fiat Idea ELX 1.4 2007. Fiz uma revisão em dezembro de 2018 numa concessionária FIAT e estava tudo normal. Logo no mês de janeiro, no final de janeiro pra ser mais especifico, o veículo acendeu a luz da temperatura do motor e a água do radiador começou a ferver… Levei a um mecânico e o mesmo constatou que era um problema na bomba dagua… Fiz a troca da bomba dagua e até aí tudo bem..
Notei que o veículo tem baixado muito o nível dagua e a ventoinha está armando constantemente.. Não sei se é normal a ventoinha armar por tantas vezes… Ontem, voltando para casa, estava passando por uma rodovia e o veículo estava normal.. sem barulhos e temperatura do motor normal.. Quando cheguei dentro do bairro e comecei a andar em marchar menores o veículo começou a piscar a luz de óleo achei estranho e ela apagava e acendia parecia algum mal contato quando passava em alguma lombada.. andei por mais alguns metros pois estava muito proximo de casa e então o veículo morreu.. parei onde estava e tinha muita fumaça saindo do motor… Aluz da temperatura do motor não acendeu e ventoinha ficou ligada por uns 20 minutos… Hoje de manhã um amigo me disse para checar o nível da agua, ligar o veículo e caso o mesmo “vomitasse” agua do reservatório poderia ser algum problema no cabeçote…
Fiz o teste e o veículo ligou normalmente, não fez nenhum barulho e rodou normalmente… A ventoinha não armou… O que pode ser neste caso? Estou preocupado…
OLá Pedro. Voce deve levar o carro em uma oficina de confiança para saber se existe um vazamento de água com o motor ligado. Mas pode ser simplesmente falta de água no radiador, não completraram adequadamente deixando entrada de ar. Nesse caso tem que fazer uma sangria de ar. Observe se o nível vai baixar de novo. Não é normal baixar muito. Faça isso pela manhã com o carro frio e sem ligar o motor. A luz de óleo é outro problema. Pode ser nivel ruim de óleo, óleo ruim, e até o fio da cebolinha de óleo rsapando em partes metálicas. Isso tem que ser examinado. Somente um mecânico com experiência pode afirmar se o cabeçote danificou. A ventoinha não armar e a temperatura ficar ormal (o carro não ferve) pode acontecer. Também pode ser impressão sua, pois ela ligava muito antes e passou a ligar menos. Uma maneira de saber é deixar o motor ligado, carro parado, e esperar aventoinha armar acompanhando a luz de temperatura. Se armar está ok. Na dúvida, não arrisque, e leve até um mecânico que deve fazer todos os testes de temperatura do motor.
Bom dia, Fernando! Tenho um Corsa que começou acender a luz do óleo na marcha lenta depois que esquenta. Quando ligo o carro, ela acende e apaga normal, depois de rodar uns 10km a 15km, ela acende quando paro o carro ou reduzo muito, por exemplo, quando passo por uma lombada, se paro num semáforo, se tenho que reduzir muito num congestionamento. Quando acelero a luz apaga na mesma hora e só volta a acender em situações como expliquei anteriormente, normalmente quando a aceleração está abaixo de 1000. Primeiro pensei que poderia ser óleo baixo, pois estava na metade da marcação na vareta, mas coloquei mais óleo e o problema continua. Hoje pela manhã, fiz um percurso de 4km e ela não acendeu. Um pouco mais tarde, fiz mais 12km em estrada, o percurso todo a luz apagada, quando cheguei ao meu destino e fui estacionar a luz acendeu. O mesmo aconteceu na volta, e depois só apagava com aceleração um pouco abaixo de 1500. O que pode ser? É perigoso rodar com o carro assim, mesmo que a luz não esteja acesa quando rodando?
Olá Valéria. A possibilidade mais simples seria lenta baixa. Também fio da cebolinha de luz de óleo raspando em partes metálicas. Defeito na própria Cebolinha não pode ser descartado. Mas você não deve rodar com o carro enquanto não descobrir. Pode ser defeito de lubrificação. Leve até um mecânico de confiança.
Olá Fernando, obrigada pela resposta! Meu marido levou o carro ao mecânico ontem e foi feita a troca do sensor de pressão de óleo, a tal cebolinha, certo? O mecânico teria dito sensor. Moro no exterior, e aqui é tudo diferente, nem adianta falar cebolinha para o marido que ele não ia entender rsrsrs. Parabéns pelo site e seu trabalho, já li alguns artigos e todos muito bons, de grande ajuda para quem é leigo. Muito obrigada!
Olá Valéria. Isso mesmo: sensor de óleo. Se não acender mais resolveu o problema. Nós que agradecemos sua participação!
EU tenho um uno quando afina o óleo ele acende a luz do óleo oque pode ser? pode ser bomba de óleo?
Primeiro verifique se o nível de óleo está baixo. Também diminua a quilometragem para troca. Se for motor muito rodado um mecânico tem fazer um diagnóstico. Normalmente a bomba de óleo com defeito faz a luz acender mais vezes ou direto. Mas não rode com essa luz acesa.
Tenho um gol g5 1.6 2012 acendeu a luz do oleo e apagou na marcha lenta rodei 68 km e ele nao piscou mais e faz duas semanas que tou rodando ele nao piscou mais oque pode ser
Olá Dionatan. Verifique o nível de óleo pela manhã antes de ligar o motor. Mas pode ser só marcha lenta muito baixa.
Olá tenho uma Palio weekend 1.6 16 v. Hoje a ventulina sem motivo algum parou de funcionar a temperatura subiu bastante mais não até a parte vermelha só percebi quando estava parado no sinaleiro quando sentir o carro perdendo um pouco de força e ascendendo a luz de óleo por um segundo e deps apagando , levei o carro na oficina resolveram a parte da ventulina , mais fiquei preocupado com a luz de óleo o que pode ter acontecido amigo ?
Bom dia Fernando
Tenho renault clio hatch 1.0 2003 modelo 2004.
queria saber quando motor estar quente quando vou freiar o carro ele acende a luz do stop e a luz do oleo ao mesmo tempo e quando vou acelerar eles apagam e nao ha vazamento oleo..Sendo meu mecanico ja trocou varias peças mesmo assim continua acendendo a luz do stop e a luz do oleo.
Por favor pode me explica r o porque.
Obrigado e aguardo resposta…………
O primeiro passo, Roberto, é verificar se a luz de freio está acendendo normal. O teste é ligar o pisca alerta, pisar no freio e observar se tudo está normal. Se parecer uma árvore de natal, piscando tudo, então tem que verificar o terra da tomada da lanterna ou das duas. Tente isso e dê retorno.
Boa noite dr Fernando
Fiz o que mestre mandou não aconteceu nada .Aparentemente esta normal.Asluzes não estão piscando.
So quando estou andando com ele ,com motor quente quando vou freia ou parar o veiculo ele acende luz do stop e luz do oleo ao mesmo tempo. E quando acelera ambos luzes se apagam. E não tinha vazamento.
Qual é defeito nele Mestre.
Poderia me solucionar?
Obrigado .
Aguardo resposta….
Um abraço
Próximo passo: verificar se a marcha lenta está muito baixa e medir o nível de óleo pela manhã antes de ligar o carro. Complete se estiver abaixo do máximo.
BOA TARDE TENHO UM GOLF 1.6 2002 FIZ MOTOR E A DOIS DIAS A LUZ DO ÓLEO ESTA PISCANDO JÁ LEVEI AO MECÂNICO ELE MEDIU A PRESSÃO E VERIFICOU A LUBRIFICAÇÃO E ESTAVA NORMAL FEZ O TESTE COM A CEBOLINA EM MESMO ESTANDO DESCONECTADA A LUZ FICA ACESA O QUE PODE SER?
Olá Cleiton. Pode ser que a fiação da cebolinha esteja encostando em partes metálicas do carro. Daí ela faz acender a luz. Vale conferir isso
Bom dia, tenho um fiesta rocam 2012 1.0, foi feito o cabeçote dele, apos uns 40 dias estava na rodovia, a temperatura dele subiu e foi necessario uma nova troca das juntas, logo apos isso depois de tudo feito e acertado, oleo novo comecou a piscar a luz do oleo em marcha lenta quando ando em torno de uns 30 km e o motor esquenta, temperatura agua nivel do oleo tudo normal.Cebolinha do oleo tbm ja troquei, levei na mecanica onde fizeram o cabeçote e me disseram q isso é outro problema e q nao tem nada haver com o serviço q foi feito no cabeçote. ( quando o carro ferveu foi constatado um problema na junta que eles msm colocaram). ai minha pergunta, o fato dele ter fervido pode ter afetado a parte de baixo do carro?
Olá André. Sim, pode ter danificado algo mais ou até na hora da montagem, dependendo de como foi feito o serviço. O certo é você pedir uma segunda avaliação em outra oficina. Mas não rode com o carro assim. Pode ser bomba de óleo com defeito ou até a central que não envia o sinal para o painel.Em uma desmontagem e montagem de um motor tudo pode acontecer.
Boa Noite
Tenho um celta 2009 básico, troquei a cebolinha por que a luz de óleo começou a acender, no inicio parou de acender mas depois de 2 meses voltou a acender. Será que ainda pode ser a cebolinha ou deve ser outro problema?
Ola Rodrigo. Tem olhar a parte mecânica antes de trocar a cebolinha. Tem que descartar um defeito na lubrificação do motor, o que pode dar muito prejuízo.
tenho um novo
2013 1.6,foi trocado o interruptor do óleo , limpeza de carter ,pescador e mesmo assim continua a acender a luz do óleo quando reduz a velocidade quando acelera para o que pode ser
Olá Frank. Tem que avaliar a lubrificação do motor. O mais simples pode ser o fio do interruptor de luz óleo encostando em partes metálicas. Mas tem que levar o carro na oficina. Essa luz acesa significa que o carro não pode rodar.
Olá preciso de ajuda tenho um Voyage 1.6 2018 a luz começou apitar e ficar piscando logo que ligo o carro e começo andar,ja tem mais de um mês assim ,já troquei a cebolinha e não era ,nesse tempo continuo andando normalmente com ele já até viajei pra Arraial do cabo e vou para o trabalho com ele ,enfim ando praticamente todo os dias com essa luz assim o motor está com óleo e cada mecânico fala uma coisa mas nenhuma solução
Olá Márcia. Tem revisar o chicote dessa luz , da central eletrônica e a própria central.É importante o mecânico verificar se a lubrificação do motor está normal. Não rode com essa luz acesa.
Bom dia. Tenho uma Zafira 2.0 2012 com GNV. Ontem peguei uma chuva forte com muitas poças d`água e acendeu a luz de óleo. Desliguei o gás passando para o etanol e logo a luz apagou e não acendeu mais. O que poderia ser?
Olá Rômulo. Pode ser que a água molhou algum sensor ou plugue da injeção. Preste atenção se ela acende com a chave liga e apaga com o motor
Oi Fernando saimos com o carro renault logan 2009 a luz de oleo acendeu corremos para o posto vimos que estva seco de oleo porém colocamos 2 lts e apagou, mas a caminho de casa notamos que estava com um barulho estranho e ficou apagando acendendo a luz d e bateria e oleo nao fumaçou nem nada ta com um barulho estranho trac trac trac alto como se fosse biela o que pode ser? e ele perdeu força desligando rateando mas respondendo na aceleração me da uma ajuda aí por favor
Olá. Não pode rodar com o carro assim. Tem que verificar o óleo de novo e se está lubrificando normalmente. Um mecânico deve fazer isto. Quanto a luz da bateria tem que medir o alternador do carro e depois verificar a fiação dele. São defeitos bem diferentes, falta de óleo e luz d bateria piscando