Bateria de Caminhão e sua carga

Muitos perguntam se pode instalar uma bateria mais forte em um carro. A pergunta é sempre baseada na conclusão que, sendo o alternador mais fraco, não se deve instalar uma bateria maior ou com capacidade maior de carga. O argumento é bom, mas o exemplo, pelo menos do passado, não apoia essa teoria. Como assim? Até alguns anos atrás, o alternador mais forte do mercado era de 35 A, quando usado usado no seu máximo.

Alternador de caminhão

Hoje existem no mercado alternadores que chegam a 150 A, ou mais, se forem peças preparadas, como aqueles que carregam baterias de som profissional. Durante a história automobilística  existiram alternadores com menores ou maiores capacidades do que algumas baterias do mercado. Um bom exemplo disso são as baterias de caminhão, os antigos, que eram equipados com baterias de 150 A e possuíam um alternador de apenas 35 A.

A bateria do caminhão

Repare o tamanho de uma bateria de caminhão

Repare o tamanho de uma bateria de caminhão

Continua após a publicidade..

Dificilmente uma bateria dessa arriava por ter um alternador mais fraco. O que explica isso? Como esclarecemos em outro post, uma bateria pode ser comparada com uma caixa de água, e o alternador com uma bomba ou com a pressão da água que vem do cano da rua. Enquanto tudo estiver ok, então a boia da caixa vai permitir a entrada de água apenas para completar o que já foi gasto.

Regulador de voltagem a a carga da bateria de caminhão

O mesmo acontece com um carro ou com um caminhão. O regulador de voltagem, peça que fica dentro do alternador e tem um função parecida com a da boia, controla a entrada de corrente que  que foi gasta da bateria.

Este o regulador de voltagem, a "boia" da bateria do seu carro

Este é um  regulador de voltagem, a “boia” da bateria do seu carro

Ou seja: a bateria sempre vai estar carregada, sem esforço, não importa o tamanho. Isso é assim porque o que falta de energia na bateria é sempre o mínimo – isso em condições normais de uso. Mas por que a bateria de caminhão é maior do que a de um carro de passeio? Simples. Por causa da força elétrica que precisa para fazer o motor pegar.

Continua após a publicidade..

Resumindo sobre bateria de caminhão

Tudo em um caminhão é maior, inclusive o motor de partida. Embora o princípio de funcionamento dele seja o mesmo do arranque de um carro, suas peças são maiores por causa do motor (do caminhão) maior, e por serem movidos a diesel, combustível com maior dificuldade de ignição. Uma bateria maior, ou com placas de chumbo mais largas, tem maior capacidade de corrente de partida. Então o que é uma bateria de caminhão?

Ela é uma bateria de carro aumentada. Mais chumbo, mais ácido, mais densidade e portanto mais energia/hora ou de partida como dito acima. Apenas a voltagem (12 volts) é a mesma. Quando se deseja uma bateria de 24, basta ligar em série duas de 12. O preço também é bem maior. Elas são fabricadas com 150, 170, 200, e até de 220 amperes/hora.

Maior do que isso são chamadas de “baterias mentirosas”, pois suas placas não caberiam dentro de um caixa comum de bateria de caminhão. O certo, ao comprar uma, é verificar a presença do selo do INMETRO, e de preferência ser um produto de fábrica com bom nome no mercado (normalmente as mesmas que fabricam baterias Top para carros de passeio).

 

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Continua após a publicidade..

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.