O que é um relé auxiliar? Como ele funciona e o que essa peça faz?
Quase todo relé de automóveis tem uma função específica. Veja alguns exemplos: A seta é acionada por um relé que faz piscar determinadas lâmpadas. O pisca-alerta também. O limpador de para-brisa possui um relé em seu circuito que controla o tempo de funcionamento e também aciona o sistema de água do para-brisa.
Outro relé controla a temperatura do desembaçador de vidros do seu carro. O mesmo pode acontecer com o ar condicionado. Dito isso, fica a pergunta que abre este artigo: o que é um relé auxiliar?
O que é um relé auxiliar?
Inúmeros sistemas elétricos são controlados por relés, alguns bem específicos. Mas existe um em particular que chamamos de “pau pra toda obra” e o seu nome explica esse apelido: relé auxiliar.
Sua função básica é acionar faróis de neblina, por exemplo, “segurando a barra” da caloria gerada pela lâmpada que se espalha pela fiação podendo chegar até os comandos.
Ou seja, o calor gerado fica restrito do relé para frente, ou do relé até as lâmpadas. Dentro dele existe uma pequena bobina de cobre que absorve parte desta energia, suportando-a de maneira eficiente.
Especificações mais comuns do relé auxiliar
- Para automóveis (no Brasil) o relé será sempre de 12 volts. Já a potência muda.
- Para faróis pode usar de 20 a 70 amperes. Um farol consome em média 5A. Sendo dois, são 10 amperes na média. Isso seria a metade da potência suportada por um relé de 20.
- A diferença entre os relés seria o tamanho, principalmente o da pinagem. O de 70 tem pinos maiores e é muito usado para ventoinhas de radiador.
- Também temos relés especiais para lâmpadas de 100 Watts – são os chamados relés duplos de farol e suportam até 300 Watts, sobrando 100 watts de capacidade. Mas estes são usados mais para preservar o estrago que lâmpadas de 100W podem causar na fiação.
- Resumindo: quanto maior a amperagem, maior a capacidade do relé. A voltagem deve ser sempre a mesma da bateria.
Um relé pode aumentar a potência dos faróis?
Essa é uma pergunta frequente e interessante: pode um relé de farol aumentar a potência de uma lâmpada? A resposta é não. A potência da lâmpada é definida na sua fabricação. Não há como aumentar depois disso; não dentro da normalidade elétrica de um carro, que é o caso deste post.
Muitos podem afirmar que já perceberam a lâmpada ficar mais potente quando aceleram o motor. Uma moto, por exemplo, faz isso. Mas neste caso a voltagem aumenta com a aceleração, ou por ser de fábrica assim, ou por defeito do alternador, no caso dos automóveis.
Isso seria excesso de carga, ou uma lâmpada de 12 volts recebendo 16 ou mais volts. O final vai ser a queima dela e de outro equipamentos do carro. Seria quase o mesmo que ligar uma lâmpada caseira de 110 V em 220 V. Ela brilhará além da sua capacidade e depois queimaria.
Mas e no caso de uso de um relé de farol?
Alguns afirmam que um relé de farol pode aumentar a potência de uma lâmpada. Mas na verdade ele apenas conserva a energia final que chega na tomada (ou plug) delas. Toda corrente percorre um caminho. No caso do farol, ela é acionada pela chave, vinda da bateria, passa pela caixa de fusíveis e percorre o seu caminho mais longo: pela fiação até o farol.
Assim, muita energia é perdida, principalmente quando o que vai ser energizado é algo potente, como a lâmpada do farol. Não é verdade que uma lâmpada esquenta muito quando está acesa? Pode até provocar queimaduras. Então um relé de farol é bem-vindo. Não é por nada que alguns relés são chamados de auxiliares. Ou seja: eles ajudam a corrente a chegar no seu destino com menos esforço, por assim dizer.
O relé auxiliar serve só pra farol e buzina?
Não. Todo acessório potente exige o uso de um relé auxiliar. A ventoinha do radiador, o sistema de ar-condicionado, limpador de parabrisas, são exemplos disso.
Também temos a bomba de combustível, que nos carros com o injeção eletrônica são elétricas e precisam de toda a energia da bateria do carro. O relé ajuda nisso. Daí mais um exemplo do significado do seu nome.
O que é um relé? Como funciona?
Um relé auxiliar é na verdade uma bobina de cobre com alguns componentes eletrônicos para melhorar seu desempenho. Ele pode ser pequeno ou duplo, no caso dos faróis. Um relé duplo alimenta os quatro faróis com eficiência. O processo é simples. O relé é instalado entre a origem da corrente e os faróis (como uma ponte).
Deste modo conseguimos acionar um acessório potente através de uma corrente mais fraca. Em vez dela se “perder” pelo meio do caminho, se dissipando em calor, ela entra nas bobinas que aumentam a corrente e absorvem toda a caloria.
É normal o relé esquentar?
Sim, é normal – mas até certo ponto. O relé “esquenta” em vez da fiação e outros componentes, e assim as lâmpadas acendem em potência total.
Por isso, o relé ajuda em manter a potência de fábrica. Mas a sua maior função é proteger partes mais frágeis do circuito que podem estragar com as calorias citadas acima. Muitas vezes o principal atingido é a chave de farol.
Algumas chegam a derreter por dentro e custam bem mais do que um relé. Lembrando que grande parte dos modelos nacionais já saem de fábrica com relés para os faróis. Então a solução seria lâmpadas mais potentes de fábrica? Sim. E elas existem. Mas isto é outra história.
Relé de buzina: função e funcionamento
Outra função curiosa desse relé é o acionamento de buzinas. Por que é curioso? Porque a maioria das buzinas não precisa de uma ajuda por causa da sua potência final, como um farol precisa.
Mas o relé auxiliar também serve para “inverter” polaridades. Ou seja nós podemos acionar uma buzina, ou outro acessório qualquer, através de um fio negativo. Esse relé possibilita isso.
No caso das buzinas, seus comandos vindos do volantes usam fios negativos pela maior facilidade de construir o circuito. Resumindo: você liga a chave do carro e um positivo chega até o relé.
Quando você toca a buzina, é enviada uma corrente negativa que fecha o circuito, liberando uma corrente positiva do relé e assim sua buzina faz barulho. Alguns relés possuem duas saídas exatamente para atender duas buzinas.
Relé automotivo: um resumo
Essa é apenas mais uma das funções de um relé auxiliar. Com certeza ele é uma das peças mais usadas nos sistemas elétricos de automóveis e outros veículos.
Seu uso “absorve” calor, protegendo a parte elétrica de seu carro evitando até incêndios muito comuns nos carros antigos que usavam fios grossos para fazer essa função que o relé auxiliar faz hoje. O relé auxiliar pode ser usado em qualquer acessório elétrico ou eletrônico de um carro. Como dizem por aí: quem auxilia dificilmente atrapalha.
Relé automotivo: perguntas frequentes
O que é um relé automotivo? É um dispositivo usado em veículos para controlar o fluxo de corrente elétrica para diversos componentes, como faróis, ventiladores, bombas de combustível, entre outros.
Como funciona um relé automotivo? O relé automotivo funciona como um interruptor controlado eletricamente. Quando uma corrente elétrica passa pela bobina do relé, ela gera um campo magnético que atrai um contato metálico, fechando o circuito principal e permitindo que a corrente flua para o componente que está sendo controlado.
Quais são os sinais de um relé automotivo com defeito? Alguns sinais de que um relé automotivo pode estar com defeito incluem falha no funcionamento do componente controlado, como faróis que não ligam.
Onde está localizado o relé automotivo em um veículo? O local exato pode variar dependendo do modelo do veículo e do componente controlado.
Qual é a vida útil típica de um relé automotivo? Em geral, os relés automotivos podem durar muitos anos se forem mantidos adequadamente e não forem sujeitos a condições extremas de temperatura ou vibração.
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opa to com esse rele auxiliar “pau pra toda obra” fora de onde deve estar e queria saber onde fica porque nao esta acendendo meus farois obrigado espero a resposta
Olá matheus. Diga para nós qual é o seu carro e ano. Também explique mais sobre este relé fora do lugar. Abraços.
Gostei da matéria. Mas, estes relês auxiliares tem voltagem, capacidade ou algo que os diferencie? Focando no assunto de faróis. Como sei qual seria o ideal, ouaonde encontraria uma possível “tabela” de: “farol de X a X potência – tal relê. De Y a Y potência – tal relê”…
Obrigado pela atenção.
Olá Fernando. Para automóveis (no Brasil) o relé será sempre de 12 volts. Já a potência muda. Para farois pode usar de 20 a 70 amperes. Um farol consome em média 5A. Sendo dois, são 10 amperes na média. Isso seria a metade da potência suportada por um relé de 20. A diferença entre os relés seria o tamanho, principalmente o da pinagem. O de 70 tem pinos maiores. Também temos relés especiais para lampadas de 100 Watts são os chamados relés duplo de farol e suportam até 300 Watts, sobrando 100 watts de capacidade. Mas estes são usados mais para preservar o estrago que lampadas de 100 W podem causar na fiação.Resumindo: quanto maior a amperagem, maior a capacidade do relé.A voltagem deve ser a mesma da bateria.
Saudações.
É correto o circuito onde o positivo(12vcc) vai direto à buzina e a parte aberta do circuito é o negativo ?
( 0Vcc ) com esse relé de 4 pinos ?
Grato.
Olá Julio.Se a buzina for de duas saídas, ou dois pinos, é correto sim. O relé é usado quando temos uma saída na buzina. Neste caso o negativo é na carcaça e o positivo vem invertido por um relé a partir de um negativo do volante.O relé pode ser de 4 ou 5 pinos dependendo do número de buzinas. Espero que tenha ajudo vc. Abraços.
No caso amigo a conexão continua sendo positivo sendo cortado por algum interruptor, a chave que vc fala que tem um negativo no lugar do positivo só esta servindo para ativar o relê e consequentemente ativar o positivo assim ligando o dispositivo o qual o interruptor indica que vai ligar!
Oi amigo
Qual o relê ideal pra desligar os faróis no comando do controle, relê de 4 ou de 5?
Olá Breno. A diferença entre os dois relés (auxiliar) é que o de 5 saídas tem um 87 a mais. Ou seja: ele tem duas saídas de energia e pode alimentar dois faróis, por exemplo, ou duas buzinas. Se a pinagem for a mesma, repetindo no centro o número 87, então não tem diferença.
Oi Amigo tem problema eu colocar um relê auxiliar de injençao maior do que era ?
Boa a explicação.
Mas gostaria de saber como faço pra ligar os faróis baixos após a partida, devem ficar acesos depois da partida e apagar ao desligar a chave de ignição. Para não ter que ficar ligando.
Interessante e importante essa função de conter o calor causado por lâmpadas potentes e que se propaga através dos fios . Desconhecia esse fator de risco . Obrigado pelas informações todas fornecidas acima (potência x amperagem e tipos de relês ).
Olá Roberto. Seja bem vindo ao site!
Olá. Gostaria de saber qual o modelo de relê que seria o contrário do auxiliar. Desligado libera a energia e quando acionado corta a energia. Obrigado. Zap 021998086462
NÃO É UMA RESPOSTA E SIM UMA PERGUNTA,POSSO TROCAR O MEU RELÊ DE40 PARA 70 AMPERES NA BUZINA DO MEU CARRO(UMA BUZINA FORA DO CHICOTE DO CARRO È CLARO)
Olá Jorge. Se os números forem os mesmo, pode trocar sim . Sua buzina vai passar a ter um relé aauxiliar mais forte e resistente.Abraços e obrigado por participar.
Muito grato por sua boa vontade em compartilhar conhecimentos.
Um relé auxiliar de duas saídas 25A pode ser substituído por outro com a mesma pinagem, duas saídas porém 40/30A ?
Olá batalha. Grato por participar. Se a pinagem e os números forem os mesmo, assim como o tamanho igual, então você estará simplesmente aumentando a potência, ou capacidade dele de auxiliar, em alguns amperes. Teoricamente seria uma melhoria.
Ivanenko,
Grato por sua atenção e resposta!
Continuarei a ler e conhecer o site!!
Inavenko, o relé de 25A que citei tem um resistor entre os pinos 85 e 86 (idêntico à imagem do relé VDO em sua postagem). O relé 40/30A, que usarei substituindo o de 25A, não tem.
Isso implica em menor proteção para sobretensão na abertura do relé?
Existem relés de 40/30 com esta resistência. Se for pelo desenho que você percebeu tem abrir para confirmar. Mas repita a necessidade da resistência.
Olá André. É curto direto no circuito do desembaçador. Não insista em trocar o fusível ou usar metais. Pode piorar a situação. Pode ser relé em curto, fiação ou um fio mascado na borracha que protege o chicote quando fecha a porta traseira.
Bom dia Fernando!! Existe relé da bomba de combustivel?
Bom Dia Luciana. Sim, existe relé auxiliar de bomba de combustível. Ele serve para aliviar a carga que uma bomba exige e assim ele funciona com sua capacidade total. O local onde ele fica depende do modelo do carro. Mas normalmente o manual informa sua localização.
Obrigada pela atenção!!! Meu carro é um celta 2001, ele ta falhando na hora de ligar, não é sempre, o mecânico falou que era o relé da bomba de combustível, eu troquei, mas continua o mesmo problema. Não sei mais o que fazer, já tem quase 2 anos que está assim, e ninguém consegue identificar o problema. Abraço!
Olá Luciana. O primeiro passo é medir a pressão da bomba. Se ele custa, mais pega, então não poderia ser relé. Pode ser defeito no retorno da bomba. Toda bomba tem obrigação de segurar combustível no sistema. Ela pressuriza para o carro pegar de primeira. Não me parece ser um problema difícil de ser resolvido.
Boa noite amigo. Parabéns pela matéria. Veja. Meu carro é um fiat idea adventure 2007, onde tem os 04 farois de milha. Mas dois acendem com o farol baixo e os outros dois são escravos que só ligam quando o farol alto. Estou ligando os 04 juntos, até vi materia no youtube de como fazer e coloquei o relé de 30 amperes. E gostaria de colocar um mais potente, pra ter uma folga maior. Relé de 4 pinos. quero colocar um de 50 amperes. Ou acha melhor colocar um relé duplo auxiliar de 500w DNI.
Aguardo e mais uma vez parabéns pela matéria.
Olá Alexandre. Grato pela participação e pelas palavras. Um relé de 30 para os 4 seria fraco. O outro com as mesmas características de tamanho e pinagem seria de 70 A pino de saída largo, (acho fraco também). O relé duplo é uma excelente ideia, pois é de fácil instalação, bastando encontrar um ponto onde passam os fios positivo dos 4 faróis e interceptar com o relé. Ele suporta mais. O lado negativo deste relé é a pouca durabilidade dos fusíveis, mas como são faróis auxiliares ele não vai sofrer tanto. Eu instalaria o relé duplo. Abraços e estamos a sua disposição.
Poxa, percebi aqui que temos bastante perguntas e que vocês realmente respondem às questões de seus leitores. Muito bom! Hoje em dia é raro isto…esta “atenção” com os leitores.
Gostei muito da matéria e gostaria de tirar uma dúvida, se possível.
Pretendo instalar um dispositivo no meu carro (um relógio mostrador da tensão da bateria e da temperatura ambiente – consome poucos watts) que seja energizado (seus LEDs acendam) somente após eu ter dado partida no veículo. E gostaria que isto levasse alguns segundos para que tanto a bateria não fosse sacrificada e o aparelhinho ficasse preservado da “puxada” de voltagem durante a partida do motor.
Então seria assim: Eu dou partida no veículo. Após uns segundos, o mostradorzinho digital acenderá. Tipo uns 10 segundos depois, mais ou menos.
Ouvi falar que tem um relê (DNI-0409) que pode fazer esta ideia funcionar.
Tentei encontrar algum esquema ou diagrama desenhado que possa ilustrar para mim a montagem dos fios e as conexões no relê.
O senhor poderia me auxiliar ? O senhor tem algum diagrama ou esquema com as conexões.
Obrigado pela atenção.
Olá Fernando. Grato por suas palavras e realmente tentamos responder 100% das perguntas. É um diferencial em que estamos investindo. São quase 9 mil perguntas respondidas em um ano. Quanto ao relé que você cita ele é usado para acender os faróis 15 segundos depois da partida de um motor. Os caminhoneiros fazem muito uso deste relé. Com a nova de lei que obriga faróis ligados em rodovias muitos motoristas de carros também instalam este relé. Ele é bem potente (150W) e vai suportar com folga os acessórios que você deseja instalar no seu carro. Na imagem abaixo temos o circuito de ignição deste relé. Ele é bem simples de entender e instalar. Qualquer dúvida pode perguntar que acharemos a solução. espero que ajude. Forte abraço.
E correto ligar duas buzinas na mesma saída 87 do rele auxiliar de 40 amperes e quatro pinos?
Olá Ednaldo. Normalmente o relé é da mesma potência e, portanto, suporta duas buzinas.
Tô aqui com outra duvida, eu instalei recentemente uma buzina a ar direto no pos-chave! Mas o cliente quer que eu coloque um rele auxiliar nela. Como isso seria possível?
Olá Ednaldo. Sim é possível fazer a ligação do relé auxiliar. Se a buzina for acionada por negativo, você tem que ligar a ponta do fio dela depois do comando no 85 do relé. O 30 e 86 você liga no pós chave. O 87 arma a buzina.
Obg pelo esclarecimento Fernando Ivanenko, qualquer outra duvida no decorrer do tempo estarei contando contigo, valeu!!!
Boa noite Fernando Ivanenko, eu tive que fazer a manutenção no aterramento do modulo da B Buster 2400 watts de potencia. Ao abrir ele, eu me deparei com outras soldas quebradas! Eu refiz as soldas td belezinha e liguei ele novamente. Ate então ta td funcionando perfeitamente. A minha duvida e o seguinte; e normal o modulo da B Buster 2400 aquecer um pouco ao empurrar dois alto falantes da X Plod?
Olá Ednaldo. Todo módulo de potência esquenta um pouco quando está em ação. Mas não pode ser uma temperatura insuportável de quase queimar as mãos. Neste caso ele estaria sendo forçado e pode queimar as saídas.
Obg pela sua resposta Fernando Ivanenko!!! Um ótimo natal pra vcs ai
Boa tarde, preciso de uma ajuda, procurei na internet e não encontrei ainda. No relê que instalei, usei um fio qualquer do chicote como pós-chave positivo para alimentar o pino que aciona (pino 86) e negativo direto no negativo da bateria com uma chave (on/off). Porém quando desativo ele notei que à um retorno de energia vinda da bobina do relê ao qual faz piscar o farol principal e faz um barulho rápido na sirene do alarme (algo típico de descarga elétrica). Como faço para corrigir isso? Na foto do relê de 5 pinos notei que entre os pinos 86 e 85 à um resistor, seria essa a função dele, e se sim qual o valor correto de resistência? Obrigado.
Olá Vstron. Por favor, me diga qual seria função do relé?
Boa tarde, me esqueci de retornar à pagina, o relê esta alimentando um par de faróis auxiliares de super leds importados da china (Cree led u5)
O resistor é interno e pode existir ou não. Não vai alterar a situação. Lembre-se que o 30 também tem que receber corrente positiva que pode ser uma ponte do 86. Mas o fato de alimentar os leda, que são diodos de luz, pode explicar esse retorno. Tente inverter a polaridade nos leds e veja se resolve.
Você me deu uma boa ideia, pode ser retorno dos leds mesmo, a pouco encontrei com um amigo meu que é eletricista ele sugeriu que eu utiliza-se um relê polarizado. Assim que tiver um tempo irei fazer um teste e posto aqui o resultado. Obrigado!
Olá Fernando, muito bacana a matéria, parabéns, aproveitando… comprei um rele de 4 pinos de 12v 30a, e pinagem e numeração igual ao anterior (rele do desembassador do palio 97) na verdade tinha que substituir por um de 20a, mas só vi que era de 30 depois que comprei chegando em casa. Posso ter problema? o de 30 por ser mais forte pode esquentar mais e dar problema na fiação? Grato.
Olá Fernando. Grato por sua participação. Os 30 A é a capacidade do relé. Ou seja: ele vai suportar mais carga ou acessórios mais fortes. Não vai esquentar por conta disso. Seria ruim se ele fosse menor que 20.
Boa noite fernando .tenho um uno 86 1300 a alcool estou com um poblema . O rele auxiliar do uno ta esquentsndo muito e cheja a queimar ,ja troquei os fios por mais grossos e asdim mesmo continua esquentando e bastanteobrigado pela atençao.
Olá, se for do seu conhecimento gostaria que você falasse um pouco sobre uma função do carro muito difícil de ser encontrada na internet, já ví vários nomes tipo (15a), (15ac), (15acc), ou apenas (X), acredite, eu já visitei uns 50 sites no mínimo até agora, mas é sempre uns comentários daqui e dali de anônimos ou de youtubers mas sempre fica mal explicado. pois cada um fala uma coisa, uns falam que essa função é apenas da linha volkswagen outros falam que todo carro moderno tem… a maioria dos sites, vídeos, foruns já estão encerrados, mas aqui encontrem um de 2017, então gostaria que você me explicasse o correto, por exemplo: quais carros tem essa função? antigos também? se ele corta os acessórios no momento da partida, quais são esses acessórios? eu conseguiria ligar o farol nessa saída pra cortar junto? obrigado.
Bom dia, ao invés de jumpear a entrada positiva, posso ligar o + de fontes diferentes tipo: receber + do faro e + do pós chave para , entrada negativa da porta para acionar um buzzer de aviso sonoro?
Olá sergio. Sim, desde que seja positivo. O que vai acontecer é que o relé somente vai ligar quando essas fontes estiverem acionadas ao mesmo tempo.
Obrigado pelo esclarecimento, achei que ele alternaria buscando uma fonte no caso do pós chave ou do farol ligado se pelo menos um dos dois tivesse tensão para acionar o buzzer. Tenho o rele auxiliar e o buzzer pensei nessa ideia,mas vou ter que desembolsar uma grana num rele que faça essa função.
obrigado
boa tarde, noite. rss bom… vc nao vai lembrar mais meu caso foi que coloquei lampadas de led no farol e no farol alto usei para ligar os farol de milha daqueles redondo com h3 55w em um rele duplo de 240w, ate ae tudo bem funcionou certinho e nao queimou nada , porem a lampada de led queimou um lado, e nao quero outra porque nao da farol alto, entao colequei uma normal h4 55w, eis a questao como a led nao puxava muito energia estava tranquilho, agora com as h4 55w ira aumentar a carga junto com o milha quando dou farol alto, qual a solução, pois quando dou alta acende os milha juntos, qual esquema para por 2 reles ? junto com o milha? o seletor da alta aguenta 2 reles? pode ligar outro rele depois do outro?
ola nao sei se deveria perguntar aqui , mas queria colocar buzina dupla de carro em minha moto Bros 160 cilindradas, tenho duas buzinas fian, grave e aguda, queria saber que rele eu posso usar para que a adaptacao das buzinas de carro na moto sejam feitas, obrigado pela atencao ,meu nome e Gutemberg !!
Olá Gutemberg. Você vai precisar de um relé auxiliar de buzina (20 A) com 5 pinos. É o mesmo de carro.
olá Fernando tenho um Fiat tipo ie tô com um problema no ar e no limpador de para brisas. tem uma ponte de um fusível para outro e está queimando direto.sem essa ponte ñ funciona como me auxiliar oque poço fazer para tirar essa ponte e deixar normal como deve ser obrigado e parabéns pelo site.
O meu relé de buzina é conectado a uns cabos não da pra entender qual é o correto para cada conector do relé, só consegui ver que um vai pra buzina e outro vai para bateria, sobrando os outros dois um é terra e o outro é o do botão da buzina, como faço para descobrir qual é qual ? posso conectar só esses dois errado para testar ?
Olá Luis. O 85 é negativo. O 87 saída para tocar a buzina. O 30 vai para o positivo da bateria. E o 86 também é positivo. Mas ele pode ser direto ou com a chave do carro ligada. A diferença é que ele tem que passar pelo acionador da buzina, no volante, Por exemplo. Se você ligar ele no positivo a buzina toca. Mas a buzina pode ser acionada também pelo 85 através de um negativo vindo volante. Esse é o mais comum.
Consegui ligar, pelo menos esta funcionando, obrigado Renato !
OPs, Fernando*
Bom dia Fernando Ivanenko .Estou tentando ligar o limpador de parabrisa do fusca.As duas velocidades funcionam prefeitamente poré o retorno ( que faz voltar sempre a mesma posição ) não funciona.Já verifiquei a chae : está perfeita.Já verifiquei o motor: está perfeito .O que o amigo acha que pode ser? Muito obrigado Mario Machado
Ola Mário. O retorno desse motor é feito dentro dele, por posicionamento acionado pelo desligamento da chave. Existem palhetas de ferro dentro dele. Ode ser também a ficção com defeito ou a posição dos limpadores no vidro. Se for motor tem que reformar ou trocar. Também verifique a tomada que tem vários fios de encaixe. Todos devem estar bem fixos.
boa tade. Comprei dois farois de milha de 9 leds num total de 27w cada. Minha pergunta é o seguinte: será ncessário a colocação de relé auxiliar, para os farois de milha? Estou instalando na minha moto. Circuito separado dos farois originais da moto.
Olá Paulo. Tem que medir. Mas normalmente os leds tem uma corrente baixa de miliamperes e alta qualidade de iluminação. Seria igual as lâmpadas de led de 110 volts que ajudam na conta de luz, gastam menos. O relé pode ser instalado até para a ajudar no sistema.
Olá Fernando. Grato pelas explicações. Instalei um relé duplo (DNI 8135) na moto com farol duplo (dl650 2011) e pus um farol em cada saída. Teoricamente, são 2 saídas de 250w no relé e os faróis consomem 120w cada (alto e baixo). Assim, sobra potencia ainda. A buzina (2 fios) está com um som meio fraco e pretendo ligá-la no relé, pra ver se melhora. Seria possível ligar em uma das saídas em conjunto com o farol? Por precaução, instalei um positivo de 8mm direto da bateria e o negativo fiz na mesma medida. Sds
Olá João. Grato por sua participação no blog. No caso da buzina vai precisar da corrente dela. Não tem como ligar o farol e outro acessório simultaneamente no relé duplo. As correntes são diferentes e toda vez que ligar o farol a buzina vai tocar e vice versa. A não ser que tenha uma entrada e uma saída livres no relé, sem outra corrente. O ideal é instalar um relé auxiliar de 70A (terminal grande) somente para o positivo da buzina.
Olá amigo. Excelente post. Só tenho uma dúvida: Eu instalei um relé auxiliar para desligar o som pelo alarme do carro. Liguei exatamente como dizia o manual. Como você diz que ele “suporta” o calor, então é normal o relé esquentar um pouco com o som ligado?
Olá Cleber. Sim, ele foi feito para auxiliar a carga que um acessório exige. Caso contrário a carga iria esquentar a fiação e chaves. Mas quanto vai esquentar depende da potência do acessório. Farol, por exemplo, esquenta muito. Buzina não,
e assim por diante. O normal é ficar morno, suportável ao contato com as mãos.
Boa noite. Qual o risco de intalar um rele duplo de 240 watts no farol com lâmpadas de 55 watts ? celta 2009 aguardo muito obrigado. Lembrando os faróis não são originais.
Olá Paulo. A princípio o relé vai auxiliar como alívio de carga. Ele foi feito para potências maiores, como as lâmpadas de 100 watts. Não vejo problemas na instalação com lâmpadas de 55.
Bom dia meu camarada. Muito obrigado por responder pela atenção, fico muito grato que DEUS te recompense.
FALA FERNANDO BLZ?
estou instalando um farol de neblina de led universal, minha dúvida é:
não quero puxar o fio pós-chave, posso ligar ele direto no positivo da bateria e passar pela chave liga/desliga?
Olá Marcos. Eu sugiro a instalação de um relé auxiliar (tem informações no site), mas se for uma chave de ligar independente, então tem que instalar um fusível de lâmina de 10 A (cor vermelha) em linha com este positivo.
Bom dia Professor. Troquei meus faróis H4 55W PHILIPS para LED PREMIUM H4 100W. Sou obrigado a usar um relé auxiliar ou a nova lâmpada por ser LED não puxa muita corrente da fiação?
Olá Joanan. O certo é usar relé. Estas lâmpadas costumam até ter uma ventoinha atrás delas por esquentar muito. Mas dependendo do carro já existe o relé de farol. Teria que ver isto.