O que é um relé auxiliar? Como ele funciona e o que essa peça faz?

Quase todo relé de automóveis tem uma função específica. Veja alguns exemplos: A seta é acionada por um relé que faz piscar determinadas lâmpadas. O pisca-alerta também. O limpador de para-brisa possui um relé em seu circuito que controla o tempo de funcionamento e também aciona o sistema de água do para-brisa.

Outro relé controla a temperatura do desembaçador de vidros do seu carro. O mesmo pode acontecer com o ar condicionado. Dito isso, fica a pergunta que abre este artigo: o que é um relé auxiliar?

O que é um relé auxiliar?

Os faróis inferiores (como os da foto) sempre precisam de um relé auxiliar.

O que é um relé auxiliar?

Inúmeros sistemas elétricos são controlados por relés, alguns bem específicos. Mas existe um em particular que chamamos de “pau pra toda obra” e o seu nome explica esse apelido: relé auxiliar.

Sua função básica é acionar faróis de neblina, por exemplo, “segurando a barra” da caloria gerada pela lâmpada que se espalha pela fiação podendo chegar até os comandos.

Ou seja, o calor gerado fica restrito do relé para frente, ou do relé até as lâmpadas. Dentro dele existe uma pequena bobina de cobre que absorve parte desta energia, suportando-a de maneira eficiente.

Especificações mais comuns do relé auxiliar

  • Para automóveis (no Brasil) o relé será sempre de 12 volts. Já a potência muda.
  • Para faróis pode usar de 20 a 70 amperes. Um farol consome em média 5A. Sendo dois, são 10 amperes na média. Isso seria a metade da potência suportada por um relé de 20.
  • A diferença entre os relés seria o tamanho, principalmente o da pinagem. O de 70 tem pinos maiores e é muito usado para ventoinhas de radiador.
  • Também temos relés especiais para lâmpadas de 100 Watts – são os chamados relés duplos de farol e suportam até 300 Watts, sobrando 100 watts de capacidade. Mas estes são usados mais para preservar o estrago que lâmpadas de 100W podem causar na fiação.
  • Resumindo: quanto maior a amperagem, maior a capacidade do relé. A voltagem deve ser sempre a mesma da bateria.

Um relé pode aumentar a potência dos faróis?

Essa é uma pergunta frequente e interessante: pode um relé de farol aumentar a potência de uma lâmpada? A resposta é não. A potência da lâmpada é definida na sua fabricação. Não há como aumentar depois disso; não dentro da normalidade elétrica de um carro, que é o caso deste post.

Muitos podem afirmar que já perceberam a lâmpada ficar mais potente quando aceleram o motor. Uma moto, por exemplo, faz isso. Mas neste caso a voltagem aumenta com a aceleração, ou por ser de fábrica assim, ou por defeito do alternador, no caso dos automóveis.

Isso seria excesso de carga, ou uma lâmpada de 12 volts recebendo 16 ou mais volts. O final vai ser a queima dela e de outro equipamentos do carro. Seria quase o mesmo que ligar uma lâmpada caseira de 110 V em 220 V. Ela brilhará além da sua capacidade e depois queimaria.

Mas e no caso de uso de um relé de farol?

Alguns afirmam que um relé de farol pode aumentar a potência de uma lâmpada. Mas na verdade ele apenas conserva a energia final que chega na tomada (ou plug) delas. Toda corrente percorre um caminho. No caso do farol, ela é acionada pela chave, vinda da bateria, passa pela caixa de fusíveis e percorre o seu caminho mais longo: pela fiação até o farol.

Assim, muita energia é perdida, principalmente quando o que vai ser energizado é algo potente, como a lâmpada do farol. Não é verdade que uma lâmpada esquenta muito quando está acesa? Pode até provocar queimaduras. Então um relé de farol é bem-vindo. Não é por nada que alguns relés são chamados de auxiliares. Ou seja: eles ajudam a corrente a chegar no seu destino com menos esforço, por assim dizer.

relé de farol

O relé auxiliar serve só pra farol e buzina?

Não. Todo acessório potente exige o uso de um relé auxiliar. A ventoinha do radiador, o sistema de ar-condicionado, limpador de parabrisas, são exemplos disso. 

Também temos a bomba de combustível, que nos carros com o injeção eletrônica são elétricas e precisam de toda a energia da bateria do carro. O relé ajuda nisso. Daí mais um exemplo do significado do seu nome.

O que é um relé? Como funciona?

Um relé auxiliar é na verdade uma bobina de cobre com alguns componentes eletrônicos para melhorar seu desempenho. Ele pode ser pequeno ou duplo, no caso dos faróis. Um relé duplo alimenta os quatro faróis com eficiência. O processo é simples. O relé é instalado entre a origem da corrente e os faróis (como uma ponte).

Deste modo conseguimos acionar um acessório potente através de uma corrente mais fraca. Em vez dela se “perder” pelo meio do caminho, se dissipando em calor, ela entra nas bobinas que aumentam a corrente e absorvem toda a caloria.

É normal o relé esquentar?

Sim, é normal – mas até certo ponto. O relé “esquenta” em vez da fiação e outros componentes, e assim as lâmpadas acendem em potência total.

Por isso, o relé ajuda em manter a potência de fábrica. Mas a sua maior função é proteger partes mais frágeis do circuito que podem estragar com as calorias citadas acima. Muitas vezes o principal atingido é a chave de farol.

Algumas chegam a derreter por dentro e custam bem mais do que um relé. Lembrando que grande parte dos modelos nacionais já saem de fábrica com relés para os faróis. Então a solução seria lâmpadas mais potentes de fábrica?  Sim. E elas existem. Mas isto é outra história.

O que é um relé auxiliar?

Este é um relé auxiliar básico com uma saída auxiliar.

Relé de buzina: função e funcionamento

Outra função curiosa desse relé é o acionamento de buzinas. Por que é curioso? Porque a maioria das buzinas não precisa de uma ajuda por causa da sua potência final, como um farol precisa.

Mas o relé auxiliar também serve para “inverter” polaridades. Ou seja nós podemos acionar uma buzina, ou outro acessório qualquer, através de um fio negativo. Esse relé possibilita isso.

No caso das buzinas, seus comandos vindos do volantes usam fios negativos pela maior facilidade de construir o circuito. Resumindo: você liga a chave do carro e um positivo chega até o relé.

Quando você toca a buzina, é enviada uma corrente negativa que fecha o circuito, liberando uma corrente positiva do relé e assim sua buzina faz barulho. Alguns relés possuem duas saídas exatamente para atender duas buzinas.

O que é um relé auxiliar?

Relé auxiliar de duas saídas. (os dois pinos paralelos de cima para baixo)

Relé automotivo: um resumo

Essa é apenas mais uma das funções de um relé auxiliar. Com certeza ele é uma das peças mais usadas nos sistemas elétricos de automóveis e outros veículos.

Seu uso “absorve” calor, protegendo a parte elétrica de seu carro evitando até incêndios muito comuns nos carros antigos que usavam fios grossos para fazer essa função que o relé auxiliar faz hoje.  O relé auxiliar pode ser usado em qualquer acessório elétrico ou eletrônico de um carro. Como dizem por aí: quem auxilia dificilmente atrapalha.

Relé automotivo: perguntas frequentes

O que é um relé automotivo? É um dispositivo usado em veículos para controlar o fluxo de corrente elétrica para diversos componentes, como faróis, ventiladores, bombas de combustível, entre outros.

Como funciona um relé automotivo? O relé automotivo funciona como um interruptor controlado eletricamente. Quando uma corrente elétrica passa pela bobina do relé, ela gera um campo magnético que atrai um contato metálico, fechando o circuito principal e permitindo que a corrente flua para o componente que está sendo controlado.

Quais são os sinais de um relé automotivo com defeito? Alguns sinais de que um relé automotivo pode estar com defeito incluem falha no funcionamento do componente controlado, como faróis que não ligam.

Onde está localizado o relé automotivo em um veículo? O local exato pode variar dependendo do modelo do veículo e do componente controlado.

Qual é a vida útil típica de um relé automotivo? Em geral, os relés automotivos podem durar muitos anos se forem mantidos adequadamente e não forem sujeitos a condições extremas de temperatura ou vibração.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.

ASSISTA O VÍDEO ABAIXO!