Então você está dirigindo e outro motorista lhe avisa que a traseira do seu carro está parecendo uma árvore de natal com muitas luzes piscando ao mesmo tempo, inclusive a luz de freio.

 Pelo menos isso é um defeito  mais comum do que pensamos existir. Mas não é algo grave, a não ser no que se refere a uma possível confusão de quem vem dirigindo atrás. Aliás, deve ter sido por isso que lhe avisaram da tal “árvore de natal” que seu carro virou.

A luz de freio do meu carro pisca junto com a seta. O que é isso?

Para consertar esse defeito primeiro precisamos saber como funciona eletricamente as lanternas traseiras do seu carro.

Toda lâmpada tem o seu próprio fio positivo protegido por um fusível. Mas o negativo do circuíto é um só, um único fio para todas as lâmpadas. É o conhecido fio terra. Fica óbvio, então, que trata-se de um fio que vai trabalhar sobrecarregado e com o tempo seu estado vai deteriorar.

A luz de freio

Mas por que as luzes piscam como uma árvore de natal? Simples. Quando você aciona a seta esse circuito vai procurar um aterramento melhor do que o dele e assim outras luzes irão piscar junto com a seta.

Pode ser a luz do freio, quando acionado, do farolete, quando ligado, ou da ré quando engatada. Nao existe uma ordem para isso, pois lembre-se que o aterramento ruim vai atingir todas as lâmpadas. Mas como a seta é o único circuíto por ali que pisca, é nesse momento que se nota mais o defeito

Como consertar a luz de freio?

Também é de fácil solução. Tente dar uma limpeza no fio terra, normalmente o preto, com um limpa contato ou apertar as porcas que o ligam a lata (carros mais antigos).

Mas a solução definitiva vai ser a troca da tomada e da placa completa de lâmpadas traseiras. Vale a dica: se aconteceu apenas em um lado, muito provavelmente também vai acontecer no outro lado, pois é um defeito causado por desgaste, por tempo de uso.

Quando piso no freio a seta para de funcionar

Vejo muito muito desta situação na minha oficina. Ė um defeito diferente, mas a causa é a mesma citada acima: aterramento ruim na tomada de uma ou das duas lanternas traseiras. Existe uma terceira opção de conserto que é passar um fio terra por fora, soldando ele na placa negativa das lâmpadas. Mas isso requer mais experiência para fazer ou pode queimar fusíveis.

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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

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