Fusíveis do Fiat 147
O Fiat 147 foi ícone entre o os automóveis de sua época. Além do avanço (moderno em muitos itens até hoje), foi gerador de emprego. Isso porque foi o primeiro automóvel fabricado pela Fiat no Brasil, criando milhares de empregos diretos e indiretos com a inauguração da linha de montagem. Pois foi neste belo carro da Fiat que adquiri meus primeiros conhecimentos elétricos automotivos.
Empenhei-me tanto nisso, que cheguei a saber de memória a função da cada fio do seu sistema elétrico, simplesmente com a informação de suas cores. O privilégio foi ganhar conhecimento com o circuíto elétrico mais organizado de todos os carros fabricados no Brasil naqueles tempos.
O Fiat 147 foi produzido entre 1876 e 1986, sendo um grande sucesso de vendas. Foi uma novidade total no mercado brasileiro. Sua mecânica simples e robusta o fez líder de vendas por um bom tempo. Nesse post publicamos os fusívieis do Fiat 147 e sua localização.
Fusíveis do Fiat 147 e a localização deles.
Usam os famosos fusíveis de “louça”, os mesmos do Fusca, mas que depois trocaram a tal louça por um material plastico e térmico. Também os relés do 147 fazem parte do conjunto que sempre fica atrás/esquerda da bateria do carro.
O acesso é fácil. Algo planejado pela fábrica para que o próprio motorista conseguisse fazer uma manutenção simples dos fusíveis. Basicamente a caixa prende os fusíveis em seus lugares por pressão de duas lâminas, conforme vemos na foto ao lado.
Neste post estamos disponibilizando as funções de cada fusível e suas posições na caixa preta que vemos na foto acima. Atrás dela também encontramos os relés de ventoinha, buzina e de setas. Devemos lembrar que estes fusíveis são também equivalentes para a “família” 147, como a Fiorino anos 80 e outros. Abraços a todos.
Fusíveis do Fiat Oggi
Os fusíveis do Oggi são uma variante do Fiat 147 Spazio e Panorama, todos da família Fiat 147. O Oggi é o sedan dessa linha. Foi um carro da década de 80 que fez muito sucesso inclusive tendo alguns componentes da injeção eletrônica, como a válvula de corte de combustível que servia como um auxiliar dos freios (freio motor).
O fusível é tipo “louça” com poucas amperagens disponíveis e são facilmente encontrados no mercado. Não insista na troca de o fusível queimar novamente. Também jamais aumente a amperagem do fusível. Pode haver um curto no circuito. Ao manejar esse fusível tenha cuidado. Um curto pode queimar seus dedos.
Veja aqui
FUSÍVEL QUEIMANDO – COMO RESOLVER
Lista de fusíveis do Oggi
Veja a imagem abaixo
Fernando seu comentário é muito profissional parabéns!!! tem como fazer um chicote completo de um FIAT 147 ano 81 Europa com
partida á frio (álcool) dentro dessa características técnicas que você conhece. fio padrão cor e bitola, na medida do possível é claro,
já que o fio pode variar.
Olá geraldo. Sim, tem como fazer esse chicote,mas com cores aproximadas e bitolas bem parecidas. Mas o que eu já fiz foi comprar um chicote em desmanche e reformá-lo. Fica muito bom e original. Mas a dificuldade é encontrar o conjunto de chicotes do 147…
Fernando parabéns!! pela matéria bem profissional, sobre o Fiat 147 parte elétrica tem como fazer um chicote completo do Fiat 147
ano 81 modelo EUROPA motor 1.3 álcool nesse padrão fio cor bitola indicada pelo fabricante.
muito bom bom!parabéns não pensei que veria algo assim do fiat 147.
Bom dia
O fiat 147 ano 1978 tem um relé dos farois? Estou reformando um e meu mecanico diz que falta esse relé dos farois, existe mesmo esse relé, vc saberia me dizer qual é e mandar isso por email, ou uma foto dele, bah o cara ta perdido aqui. kkk
Olá Cristian. Alguns saíram de fábrica com um relé auxiliar de farol. Ele é parecido com o de buzina e fica atrás da caixa de fusíveis.
Ola pessoal comprei um fiat 147 ano 78 pois bem
Ele nao esta funcionando as setas e a Lanterna dinteira esquerda, alguem sabe oque pode ser
Olá Fernando. Se o pisca alerta está funcionando, então o relé de seta está bom. Caso contrário, tem que testar ele. Também verifique os fusíveis de acordo com a tabela do posto.
Tem algum rele do limpador do fia 147 ,pois o meu fusível tá bom mas o limpador não funcionou
Olá Fernando. O 147 saiu com um relé de buzina outro da ventoinha, um de seta e raramente com um temporizador do limpador. Eles ficam atrás da caixa de Fusíveis e o do limpador é grande e com muitos pinos, um bem fino. Se não tiver, então o defeito é no motor ou no comando.