Fusíveis do Fiat 147

O Fiat 147 foi ícone entre o os automóveis de sua época. Além do avanço (moderno em muitos itens até hoje), foi gerador de emprego. Isso porque foi o primeiro automóvel fabricado pela Fiat no Brasil, criando milhares de empregos diretos e indiretos com a inauguração da linha de montagem. Pois foi neste belo carro da Fiat que adquiri meus primeiros conhecimentos elétricos automotivos.

Empenhei-me tanto nisso, que cheguei a saber de memória a função da cada fio do seu sistema elétrico, simplesmente com a informação de suas cores. O privilégio foi ganhar conhecimento com o circuíto elétrico mais organizado de todos os carros fabricados no Brasil naqueles tempos.

O Fiat 147 foi produzido entre 1876 e 1986, sendo um grande sucesso de vendas. Foi uma novidade total no mercado brasileiro. Sua mecânica simples e robusta o fez líder de vendas por um bom tempo. Nesse post publicamos os fusívieis do Fiat 147 e sua localização.

 Fusíveis do Fiat 147 e a localização deles.

Fusíveis do 147

Usam os famosos fusíveis de “louça”, os mesmos do Fusca, mas que depois trocaram a tal louça por um material plastico e térmico. Também os relés do 147  fazem parte do conjunto que sempre fica atrás/esquerda da bateria do carro.

O acesso é fácil. Algo planejado pela fábrica para que o próprio motorista conseguisse fazer uma manutenção simples dos fusíveis. Basicamente a caixa prende os fusíveis em seus lugares por pressão de duas lâminas, conforme vemos na foto ao lado.

Repare a caixa de fusíveis do 147 a esuqerda da bateria, bem atrás do reservatório de cor alaranjada

Repare a caixa de fusíveis do 147 a esquerda da bateria, bem atrás do reservatório de cor alaranjada

Neste post estamos disponibilizando as funções de cada fusível e suas posições na caixa preta que vemos na foto acima. Atrás dela também encontramos os relés de ventoinha, buzina e de setas. Devemos lembrar que estes fusíveis são também equivalentes para a  “família” 147, como a Fiorino anos 80 e outros. Abraços a todos.

147-4

 

Fusíveis do Fiat Oggi

Os fusíveis do Oggi são uma variante do Fiat 147 Spazio e Panorama, todos da família Fiat 147. O Oggi é o sedan dessa linha. Foi um carro da década de 80 que fez muito sucesso inclusive tendo alguns componentes da injeção eletrônica, como a válvula de corte de combustível que servia como um auxiliar dos freios (freio motor).

Fusíveis do Fiat Oggi

Repare a caixa de fusíveis do Oggi a esquerda da bateria, bem atrás do reservatório de cor alaranjada

O fusível é tipo “louça” com poucas amperagens disponíveis e são facilmente encontrados no mercado. Não insista na troca de o fusível queimar novamente. Também jamais aumente a amperagem do fusível. Pode haver um curto no circuito. Ao manejar esse fusível tenha cuidado. Um curto pode queimar seus dedos.

Veja aqui

FUSÍVEL QUEIMANDO – COMO RESOLVER

Lista de fusíveis do Oggi

Veja a imagem abaixo