O Renault Fluence, assim como todo modelo de fabricação francesa, tem uma parte elétrica robusta no sentido de possuir muitos acessórios elétricos e eletrônicos. Os modelos mais antigos, como 2016, referência deste post, também tem peças experimentais para modelos mais recentes. Por isso o número de fusíveis pode ser menor em relação a modelos mais novos. Mas basicamente a lista abaixo pode ser de ajuda para modelos 2013/14.
Renault Fluence e seus fusíveis
Segue abaixo a lista dos fusíveis de cabine (interno) do Renault Fluence 2016:
- Fusível Número 1 – Acendedor de cigarros/tomada 12 volts
- Fusível Número 2 – Tomada 12 volts
- Fusível Número 3 – Desembaçador dos retrovisores
- Fusível Número 4 – Comando do volante/WAC
- Fusível Número 5 – Vidro dianteiro direito
- Fusível Número 6 – Botão de STOP
- Fusível Número 7 – Vidro traseiro direito
- Fusível Número 8 – Vidro traseiro esquerdo
- Fusível Número 9 – Tomada do reboque
- Fusível Número 10 – UCH/ trava elétrica do porta-malas
- Fusível Número 11 – Rádio/Sistema de som
- Fusível Número 12 – UCH/luzes externas/ retrovisores elétricos
- Fusível Número 13 – UCH
- Fusível Número 14 – DDCM
- Fusível Número 15 – UCH/ trava elétrica das portas/ trava da tampa do tanque de combustível (abastecimento)
- Fusível Número 16 – UCH/lanternas traseiras
Qual a potência dos fusíveis?
Como não existe referência de potência na lista, podemos identificar ela através do código de cores desse fusíveis. Veja a lista abaixo:
Tabela de fusíveis (cores e amperagens)
- Laranja e marrom – 5 a 7,5 Amperes
- Vermelho – 10 Amperes
- Azul – 15 Amperes
- Amarelo – 20 Amperes
- Transparente – 25 Amperes
- Verde – 30 Amperes
Fusíveis grandes
- Amarelo – 20 Amperes
- Verde – 30 Amperes
- Laranja – 40 Amperes
- Vermelho – 50 Amperes
- Azul – 60 Amperes
- Transparente – 80 Amperes
No caso do fusível ser trocado e voltar queimar, não insista. Provavelmente existe um curto em algum acessório que este fusível do Renault Fluence protege. Também nunca mude a cor do fusível. Isto pode provocar sérios danos elétricos no seu carro.
Outras dicas sobre Fusíveis
Existem diversos tipos de fusíveis: laminados, mini fusíveis, Max fusíveis, fusíveis de perna curta ( mini fusíveis tipo lâmina ) e muito usado nos modelos japoneses, fusíveis de vidro e de louça. Estes dois últimos são de carros antigos, como Fusca, Opala, Kombi, etc.
Com o avanço da tecnologia, muitos acessórios foram acrescentados no circuito elétrico dos veículos, centenas de novos sistemas com seus chicotes, módulos e… Novos fusíveis. Mas estes também evoluíram, diminuíram de tamanho e são mais eficientes exatamente dimensionados para os acessórios que protegem. Por isso a importância de sempre usar o mesmo fusível, como dito acima.
Consultar o manual do carro é de suma importância e deve ser até estudado pelo motorista. Lembrando que o manual tem a lista de todos os fusíveis do seu carro, além de inúmeras informações, como trocar um pneu furado, por exemplo. Use o manual do seu carro!
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Já pensou que você mesmo pode consertar seu Fluence? Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.