Vazamento de água no motor

Vazamento de água no motor não pode ser algo costumeiro, quando basta completar o que vazou e tudo está resolvido. Deve-se completar sim, mas apenas para levar o carro até uma oficina de confiança para o defeito ser reparado de vez.

Já postamos aqui no Mãos ao Auto sobre vazamentos de óleo do motor e sua importância. O mesmo se dá com algum vazamento de água do sistema. O grande desafio, no caso de vazamento de água, é que o óleo mancha o chão, deixando bem evidente um vazamento. Mas a água costuma ser menos visível, precisando de uma inspeção mais minuciosa pelo dono do carro.

Se lembrarmos que, o que menos temos hoje em dia é tempo para coisas do dia a dia, quanto mais vontade para fazer um exame visual e minucioso debaixo do nosso carro. Mesmo porque nem todos os motoristas possuem conhecimento mecânicos. Mas a grande dica é manter uma revisão regular do nosso carro.

Para um dono de carro, basta marcar um período de tempo para esta revisão acontecer e levarmos nosso carro até um mecânico capacitado. Vazamento de água no motorNenhum tipo de vazamento deve ser negligenciado. No caso do vazamento de água, o motor também pode ser atingido causando grandes prejuízos. Muitas vezes o carro “ferve” e danifica a junta do cabeçote exigindo uma retífica do motor. E tudo pode começar por algumas gotinhas de água que vazaram desapercebidas.

Por onde vaza água no motor?

Podem ser vários os lugares por onde pode vazar água do motor. O seu principal reservatório de água é o radiador, mas é onde menos acontece os vazamentos.

Repare o radiador entre os faróis desse belo Opel 1931

Por que? Reparem na foto acima como o radiador se destaca no carro. Embora seja uma carro antigo, os vazamentos de radiadores criaram sua fama em modelos assim por estarem mais expostos em caso de acidentes ou mesmo para serem atingidos por uma simples pedra. Eram verdadeiros  “para-choques”. Com o tempo eles ficaram cada vez mais escondidos e protegidos.

Hoje em dia os principais lugares de vazamentos são:

  • aqueles que funcionam como conexões de água.
  • Pode vazar água nas mangueiras, juntas, selos do bloco e seus canos, bomba, reservatório de água e sua tampa, e no radiador.
  • Todos eles devem ser descobertos e reparados por mecânico competente. Depois disso, o mecânico deverá fazer testes bem apropriados ao defeito como verificar o funcionamento do motor e suas várias temperaturas de trabalho, acompanhando possíveis vazamentos ou “sumiço”  da água do motor, o que pode significar que houve danos mais profundos no motor. O que importa é a boa informação das condições que ficou o motor caso ele tenha fervido recentemente por falta de água.
  • Vazamento na bomba de água. Muitas tem um “ladrão” ou furo onde vaza nitidamente.
  • Canos de água, principalmente os de metal, coo o caninho do Uno antigo. ( VEJA ISSO ABAIXO)

O cano de água do Uno antigo é simples mas complicado. Mesmo assim foi usado por décadas e até hoje equipa a linha Fire, entre eles modelos do Palio e Siena da Fiat. A diferença foi exatamente o que facilitou um pouco a troca de cano: os mais modernos são presos por anéis de borracha e não por parafusos que foram motivos de lamentação de muito mecânicos. Mas o material é o mesmo, assim como o formato e a durabilidade. O estranho é imaginar por que a Fiat colocou esse cano de água simples, mas que exige trocas periódicas meio anormais.

O que é o cano de água da Fiat

É um tubo de metal, com cerca de 35 cm e três entradas ou passagens de água. É de metal aparentemente reforçado. Os mais antigos são fixos por dois parafusos de um lado e mangueira e abraçadeiras do outro. Também pode ter um suporte para fixação no motor e assim funcionar sem mexer muito.

Funciona em altas temperaturas e pode causar queimaduras sérias. Quando apresenta defeito, o veículo perde muita água e fica sem condição de rodar. Também pode danificar o cabeçote do motor gerando sérios prejuízos.

Cano de água do Uno antigo: simples mas complicado!Como funciona?

Trabalha como “ponte” entre o bloco do motor e mangueiras de água. Faz parte do sistema de refrigeração da água do motor. Sua função é muito parecida com os selos de bloco, se são peças que funcionam como rolhas. Ou seja: são de material mais frágil e “estouram” quando o motor aquece demais, rodando sem ventilação. O cano de água não dilata como as mangueiras, o que pode até causar acidentes no caso de superaquecimento do motor. Elas, as mangueiras, incham até explodir. O cano tem pontos fraco que podem se romper com mais facilidade, aliviando a pressão dentro do sistema de arrefecimento. Seria um “fusível” de aquecimento do motor? Pode ser.

Localização: entre o bloco do motor e o escapamento. É mais fácil de ver por baixo e deve ser trocado em elevador ou cavaletes.

Cano de água do Uno antigo: simples mas complicado!

Principais defeitos

Vazamento por corrosão da água e pressão de água quente (veja imagem acima). Pequenos furos aparecem no corpo ao lado de manchas de ferrugem. Ele também pode vazar em suas pontas por abraçadeira sem aperto ou por algum parafuso bambo. A instalação sem junta – ou com junta ruim (de papel) – também pode fazer água vazar nas entradas do cano.

Por que é complicado?

Sua troca deveria ser bem mais simples, principalmente a do cano do Uno antigo. A localização já atrapalha, sendo que a mangueira que segue esse cano é muito mais simples de trocar. É necessário ferramenta  diferenciada, principalmente para recolocar a peça no lugar, exatamente por causa do último parafuso de fixação. É um serviço que pode demorar dependendo da experiência de quem está realizando.

O modelos mais novos da Fiat usam presilhas diferenciadas para a fixação, o que ajuda mais na troca. O problema nesse caso é quebrar uma dessas presilhas. Também, nos dois casos,  deveria ser vendido como um Kit, com juntas e abraçadeiras, além de um pouco de veda junta.