Dicas de manutenção
Uma pane em carro é sempre inesperada, seja ao sair para um compromisso ou já em movimento. As duas situações causam no mínimo aflição ao motorista. No caso de pane na garagem, a situação é mais tranquila implicando somente em um atraso não programado. Já com o carro em movimento, a situação muda.
O lugar, a hora e o local, podem ser um incômodo ou até perigoso. Muitas vezes a família está junta, o que aumenta o nervosismo de todos, principalmente do motorista. Nesse post daremos algumas dicas de manutenção preventiva para amenizar a situação.
O que fazer em uma situação assim?
A sua segurança e de sua família é o primeiro problema a ser resolvido. Então, também temos uma questão preventiva. Sempre procure estacionar o carro em lugares seguros (essa é uma grande dica preventiva!) onde ele possa ficar até de um dia para o outro, principalmente se a pane ocorrer a noite.
Também, deve ser um lugar de bom movimento de pessoas e onde sua família pode aguardar enquanto espera uma solução definitiva. Sempre leve um celular para pedir ajuda. Tenha o contato de um reboque de plantão, assim como tem de um mecânico de confiança.
Mantenha a manutenção do seu carro em dia. Existe uma manutenção mínima onde você mesmo pode fazer ou um profissional. Nesse caso vai ser mais rápido. Observe itens como:
6 dicas importantes
- Pneus. A calibragem é essencial e o estado dele também. Pneu tem data de validade que é indicada no próprio pneu. Em media é seis anos, mesmo que o carro rode pouco.
- Estepe. Quase sempre esquecemos de verificar o estado dele. Muitos motoristas se dão conta da sua falta quando um pneu fura. Além de roubo, ele pode estar completamente vazio ou antigo.
- Bateria. Esse acessório do seu carro não avisa quando vai parar de funcionar. Simplesmente a bateria pode ligar o carro com facilidade e depois não vira mais o motor. Nesse caso motorista ou responsável pelo carro tem saber o tempo de uso dela, a procedência e sempre pedir a opinião de um eletricista de confiança. Ele tem condições de avaliar a bateria do seu carro.
- Combustível ruim. Isso é muito comum: abastecer em um posto desconhecido e a gasolina está batizada. O carro simplesmente para de funcionar na primeira oportunidade depois de abastecer. Sempre use o posto de sua preferência. Se possível, evite o álcool combustível.
- Bomba de combustível. É uma peça mais difícil de manutenção. O bom seria trocar ela de dois em dois anos e o filtro uma vez a cada seis meses. Usando peças originais e mão de obra especializada, dificilmente o carro vai apresentar pane por causa da bomba de combustível.
- Falta de água no radiador. Esse serviço pode ser feito com o motor completamente frio, pela manhã. Observe o nível e complete se for necessário. Pode ser feito todo meses ou ao reparar algum vazamento de água embaixo do carro. nesse caso tem ser corrigido.
Outras possibilidades implicam em manutenção feita em oficina. Devemos obedecer o tempo ou quilometragem especificadas pela fábrica do seu carro. Incluímos aí: troca de óleo de motor, pastilha de freio, cabos e velas, correia dentada e correia do alternador. Procure ler os links desse post com informações mais detalhadas sobre dicas de manutenção.
Outros acessórios para manutenção
Lâmpadas
Pode não parecer, mas são de suma importância. Normalmente damos mais atenção quando a queima delas prejudica nossa direção. Mas as lâmpadas são mais para indicar a outros motoristas, nossa presença, direção, parada e até alerta em caso de emergência. São essenciais para o trânsito, inclusive toda a iluminação interna.
O primeiro acessório de um carro, quando da sua invenção, foram lâmpadas e faróis, exatamente pelos motivos acima. Para fazer uma manutenção e troca, é necessário ajuda ou o serviços de um profissional de confiança. (veja aqui os vários modelos de lâmpadas)
Palhetas de limpadores de para-brisa
Quem consegue dirigir na chuva sem limpador de para-brisa? É praticamente impossível e o risco de acidentes é grande. O estado das palhetas também pode influenciar. Repare o estado das borrachas experimentando a eficiência delas usando os injetores de água.
Ela deve funcionar como um bom rodo, mantendo a visibilidade perfeita. Troque o conjunto pelo menos uma vez por ano e sempre por marcas boas ou originais. Em caso de viagem, levar palhetas de reserva é uma boa ideia.
A manutenção também é obrigatória!
Não basta apenas ter em seu carro os equipamentos que a lei exige. A manutenção também é parte dessa lei, e portanto está sujeita a inspeção das autoridades. Como a lei de trânsito não varia de estado para estado, estar em dia com esses equipamentos é uma lei federal.
Neste post dei dicas de manutenção de alguns desses equipamentos, aquelas que você mesmo pode fazer ou observar o desgaste e validade. Mas não é apenas por obrigação que devemos ficar atentos, envolve também a segurança no dirigir, a nossa e a de outros. Afinal o transito é sempre de pessoas, de vidas. Por isso existem as leis que conhecemos.
Como dirigir em segurança sem cuidar do seu carro de maneira adequada?
Dirigir sempre foi algo que atrai pela emoção, a eterna busca de liberdade, ou de economia de tempo. Hoje em dia vemos mais carros de auto-escola do que táxis, não é verdade? Mas, isso significa que todos os dias nós temos novos motoristas cheios de ansiedades e dúvidas, pois, por melhor que seja, é impossível saber de tudo.
Vale a dica: é mais fácil “criar” um piloto de corridas do que um motorista real! Por que? No primeiro caso se ensina uma habilidade de competição: como fazer uma curva 200 Km. Já um motorista de rua deve saber de detalhes em manobras e segurança. Isso inclui entender sobre manutenção básica.