Sensor de ré do Ford Ka

O Ford Ka possui motor transversal, ou seja, ele fica atravessado de uma roda a outra. Isso significa que a caixa de marcha também acompanha esta posição, ficando mais do lado da roda do motorista. Por que explicamos isso? Porque o sensor de ré, ou a cebola de ré, deste modelo da Ford, fica exatamente na caixa, quase de frente para o radiador.

É uma peça relativamente fácil de trocar ou mesmo de testar antes de trocar. Basta desligar a tomada dela e cruzar os dois fios que entram na tomada. Faça isso com a chave do carro ligada apenas para acender o painel (não precisa ligar o motor e nem engatar a ré). Feito isso, verifique se a luz de ré acendeu. Se a resposta for sim, então a cebola de ré está queimada e deve ser trocada.

Mas se não acender, o fusível deve ser testado assim como a lâmpada (s) de ré. Porém, o defeito mais comum é no sensor ou cebola. Veja na foto abaixo a exata posição da cebola de ré do Ford Ka com sua tomada desligada.

cebola de ré

Continua após a publicidade..

Como trocar o sensor de ré

Normalmente usamos uma chave boca/estria de 22 milímetros (em alguns outros modelos pode variar o tamanho desta chave). Ela deve ser encaixada na parte metálica em forma de porca atrás da parte preta dela, como está evidente na foto acima.

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Esta é uma chave combinada, boca e estria

Faça a troca com a peça nova em mãos e com o carro completamente frio, para que a cebola desenrosque com mais facilidade. JAMAIS DIRIJA O CARRO SEM A PEÇA (CEBOLA) DEVIDAMENTE NO SEU LUGAR. Caso contrário, pode haver vazamento de óleo de caixa, comprometendo sua lubrificação.

O aperto da peça nova deve ser proporcional a peça que estava instalada antes, mas sem exageros que possam danificar algo. Também não se esqueça da arruela que vem junto com a peça comprada, Na falta desta, a antiga pode ser usada.

Lanterna traseira do Ford Ka

Aprenda neste post como trocar a lanterna traseira do Ford Ka antigo, modelo 98/99. É relativamente fácil. Você mesmo pode trocar essa lanterna. Siga o passo a passo abaixo.

Ferramentas

–Uma chave de boca ou canhão de 10 milímetros

–Uma chave de fenda média ou espátula de plástico

 

Continua após a publicidade..

Como trocar essa lanterna

Abra o porta-malas e observe a lanterna que você quer trocar pela parte de trás da lanterna traseira do seu Ford Ka. É bem acessível.

Lanterna traseira do Ford Ka

 

Repare nos 3 parafusos de fixação desta lanterna, um em cima, outro em baixo a direita e o terceiro no meio, lado esquerdo da lanterna. Para retirar a lanterna externa, solte estes parafusos com uma chave de boca ou estria de 10 milímetros.

Em seguida aperte a tecla branca no meio da tampa preta. Puxe com cuidado e use as duas mãos. É nela que estão fixadas as lâmpadas da lanterna traseira do Ford Ka. 

Para instalar a lanterna nova, faça o serviço ao contrário, seguindo a lógica da montadora. Coloque a placa de lâmpadas somente depois de apertar os três parafusos. Não precisa apertar exageradamente, apenas para que a lanterna fique firme no lugar.

Em seguida coloque a placa ( tampa preta ) tomando o cuidado para que as lâmpadas entrem em seus orifícios na lanterna sem forçar. Existe uma posição em que ela entra com facilidade. Caso contrário, pode quebrar algumas lâmpadas, principalmente a que fica mais embaixo.

Faça esse serviço com todos os equipamentos do carro desligados, principalmente as setas, iluminação ou faroletes e luz de ré. Também desligue a chave do carro.

A recomendação é sempre trocar os dois lados para que não dê diferença de tonalidade de cores entre elas. Afinal, uma vai ser nova e a outra mais antiga e modificada pelo tempo de uso. No caso de dúvidas, faça uma pergunta nos comentários. Teremos prazer em ajudar.

Continua após a publicidade..

Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.