A buzina do Gol

A buzina do Gol é relativamente fácil de trocar. O inconveniente é a necessidade de deitar debaixo do carro. Mas para quem gosta de consertar seu carro, tudo vira um prazer típico de hobbies.

Onde é a buzina do gol?

Pode ser necessário retirar ou soltar alguns forros de plástico que fazem parte da proteção inferior do Gol. Ela fica, quase sempre, debaixo do paralamas, perto do pneu. Pode ser do lado do motorista. (mais comum) ou do lado passageiro.

Mas são parafusos fáceis de soltar e recolocar a peça não é um bicho de 7 cabeças, como acontece com outros modelos. Aqwui na nossa oficina é algo bem comum e fácil de achar.

Continua após a publicidade..

Para remover a buzina pode ser necessário o uso de uma chave L de 13 milímetros, ou chave de estria e curvada.

Qual é o tipo de buzina do Gol?

Temos uma buzina de uma corneta que produz o famoso “fon fon” como som.  Possui uma lâmina de fixação no carro que faz parte do conjunto da buzina. A buzina original é de dois terminais em plug.

Ou seja: existe uma tomada diferenciada e exclusiva da Volks. Por isso a buzina deve ser a mesma, ou similar. Nesse caso tem que comparar uma buzina com a outra.

Imagem: hometas.com.br

Defeitos mais comuns da buzina do Gol

O mais comum é a buzina do Gol queimar. O local onde fica fixada é muito exposto a água, barro, e outros inconvenientes. Um simples teste com lâmpada ou teste de corrente, descobre se ela está queimada.

Continua após a publicidade..

Quase sempre é impossível fazer a famosa regulagem nesse modelo de buzina. Outra possibilidade de defeito é fusível queimado (Veja aqui o fusível). Isso pode ocorrer quando um fio positivo da buzina encosta em partes metálica.

É algo mais raro, mas pode acontecer perto da tomada da buzina que também está mais exposta. Esse é um trabalho de procura e jamais devemos aumentar a potência do fusível queimado.

Também pode acontecer defeito no volante, ou na almofada que apertamos para acionar a buzina. É mais raro e acontece muito em momentos de festa e comemoração, onde o local é quase “socado” pelo motorista. Mas nesse caso, se o carro tem AIBAG, um profissional tem que resolver. É um serviço mais perigoso.

Como acionar a buzina?

Nós sempre acionamos no volante, no meio dele. Mas ela pode ser acionada no comando de seta. Mas isso vale para outros modelos.A do Gola acionamos paertando a “almofada” no volante. quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)

Já pensou em aprender a consertar seu carro. Ou mesmo aprender um nova e rendosa profissão?

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas? Já pensou em você mesmo consertar o arranque do seu carro? Ou até saber de tudo que pode acender no painel do seu Uno?

Continua após a publicidade..

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.