Fusíveis do Vectra
O Vectra foi uma grande paixão do brasileiro. Baita carro. Tanto é que existem muitos fóruns e clubes sobre esse modelo da GM. Neste post apresentamos os Fusíveis do Vectra modelo 94, mas que podem servir de referência para anos próximos.
Basicamente, os Fusíveis do Vectra são os mesmos do Monza modelo mais novo. Aliás, quase toda a elétrica e eletrônica é semelhante a aplicado no Monza.
Sistema elétrico do Vectra
Seu sistema elétrico é robusto, a cara da GM, e segue a linha de chicotes separados, o que permite testes mais fáceis ou componentes bem acessíveis. Outros modelos mais modernos seguem essa tendência, mas com mais tecnologia, como Vectra GT, vectra elegance e outros.
Usa uma central eletrônica da Bosch de excelente qualidade. Também vem com alarme de fábrica que desativa o motor de partida do carro. É um alarme que foi bem bolado para sua época.
Fusíveis do Vectra – Dicas para troca
1 – Primeiro consulte a lista o manual do carro de acordo com o acessório que não funciona. (Como faroletes, por exemplo).
2 – Retire esse fusível com a pinça plástica ou com um alicate de bico.
3 – Faça uma inspeção visual. Repare se o filamento central está queimado ou interrompido. Também existem testes para Fusíveis .
4 – No caso de estar queimado, faça a substituição. É sempre importante ter fusíveis reservas. No caso dos fusíveis do Vectra são do tipo lâmina. (VEJA AQUI).
5 – Use o mesmo tipo de fusível ou confira a cor e potência (A) na lista ou manual do carro.
6 – Jamais mude a cor ou a potência do fusível. Ele foi eletricamente dimensionado para o seu carro.
7 – Se o fusível queimar novamente não repita a substituição. Existe um curto no circuito deste fusível ou acessório que deve ser reparado.
Veja abaixo as imagens dos fusíveis do Vectra 1994. Temos a numeração, que é a mesma da caixa de fusíveis, potência e acessórios. Esta caixa fica do lado esquerdo do motorista, abaixo do painel.
Fusíveis da cabine
Você quer realmente saber tudo sobre carros? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Quer receber mais posts do Mãos ao Auto?
Curta nossa página no Facebook