Como evitar o roubo do seu estepe
Não é brincadeira. Seu estepe virou alvo predileto de ladrões especializados em veículos. Sim, eles existem. Tanto o estepe como os ladrões de estepes. Alguns querem roubar um carro inteiro e outras partes dele, como rádio, antenas e até, pasmem, as palhetas do limpador de para-brisa! Mas o roubo de estepe de inocentes motoristas tem aumentado muito nos últimos anos. Pequenas atitudes podem ajudar a aprender como evitar o roubo do seu estepe.
O grande problema é que nós, motoristas, somos desatentos a alguns equipamentos de nossos carros, e o estepe é um deles. Só sentimos falta dele quando um pneu fura e, muitas vezes (segundo relatos ouvidos em nossa oficina), talvez o roubo tenha ocorrido há semanas ou meses! Eis então uma atitude simples que podemos fazer: verificar sempre a presença do estepe no carro.
Onde fica o estepe?
Os locais são vários, dependendo do modelo do seu carro. O manual de fábrica sempre informa o local exato e o manuseio coreto. Mas podemos indicar quatro:
1 – Dentro do porta-malas, debaixo do tapete.
2 – Ao lado do motor.
3 – Debaixo do porta-malas
4 – Preso à porta traseira.
Os dois últimos são os preferidos pelos ladrões, porque ficam do lado externo do veículo, são fáceis de levar e os mais caros do mercado. Os externos são o que correm mais riscos. Mas existem trancas e travas que dificultam o roubo. Um perigo recente é o meliante furar um dos pneus e o estepe, obrigando o motorista a parar por mais tempo se expondo a um assalto planejado. O tipo de pneu usado também pode variar de modelo para modelo. Pode ser mais fino, para apenas ir até o borracheiro, ou pode ser normal.
Sempre verifique se o estepe está no lugar antes de entrar e sair de estacionamentos, sejam comerciais ou de rua, e também faça o mesmo quando precisar deixar seu carro por mais tempo em certos locais (como oficinas, lava jatos, etc). Neste caso, tire uma foto do estepe e mostre ao responsável a existência do mesmo em seu carro.
Existem opções de travamento de pneus sobressalentes no carro, o que dificulta o roubo, mas não impede totalmente. Alguns motoristas usam até mesmo correntes grossas e com cadeados. Alarmes sonoros também podem ajudar. O mais importante é você dificultar de modo visível para todos a retirada do seu estepe. Todo ladrão tem pressa, por motivos óbvios, e não vai perder tempo com um carro mais protegido que o outro.
Trava de estepe
Show.. Excelente artigo, estepes principalmente os externos estão cada vez mais nocivos ao roubo. Veja só como exemplo a nova EcoSport, quantos espetes estão sendo roubados nos ultimos tempos? Dizem que a porta traseira da Eco tem uma falha que não dispara o alarme, um absurdo! Além disso, os pneus desse carro custam quase 700 reias mais a roda! É sempre ótimo ficar atento, vagabundos oportunos estão por toda parte…
Abraços! Excelente site!
Olá Brendow. Que bom que gostou do Post. Fique a vontade para ler outros e participar. De fato os ladrões estão cada vez mais audaciosos!