Parte elétrica do Fusca
De todos os carros nacionais, o Fusca foi um dos poucos, talvez o único, que nunca modificou o esquema elétrico de seus faróis. Seja dos anos 60, 70, 80 ou 90, tudo é igual, variando em pequenos e quase imperceptíveis detalhes e também no acabamento, como a chave de farol que um dia virou tecla. Também a voltagem da bateria mudou um dia de 6 volts para 12, como é até hoje. Mas a fiação, lâmpadas, farol e relé, nada disso mudou por décadas. Este é um dos componente do charme do Fusca: quase sempre são idênticos em tudo. Mesmo em modelos diferentes da Volks, como a Kombi, Variant e outros, o esquema elétrico do farol e suas peças são os mesmos do Fusca. Mesmo tão antigos, são extremamente duráveis e demonstram a brilhante tecnologia do período entre as primeira e segunda guerras mundiais. Naquela época de recuperação econômica (até para se fazer outras guerras) a indústria investia na durabilidade e isso incluía o setor automotivo. Neste post iremos explicar alguns possíveis defeitos em farol de Fusca.
Defeitos em farol de Fusca
Os principais defeitos eram em fusíveis, que, na maioria das vezes queimavam por caloria. Uma caixa de fusível de Fusca fixava os fusíveis por duas lâminas de metal, o que deixava aquele lugar muito quente. Por isso os primeiros fusíveis do Fusca eram feitos de porcelana e até hoje são conhecidos como fusíveis de louça, embora sejam atualmente fabricados de material plástico. Por ali acontece muito mau contato. Além de lâmpada queimada, os defeitos ainda podem ser: aterramento ruim ou bambo dentro do farol; chave de farol queimada e relé de farol com defeito. O relé é a peça redonda do esquema abaixo e faz um estalo alto quando é ligado ou transferido para luz alta. Ele fica dentro do “porta-malas” do Fusca em lugar bem evidente e tem um tamanho exagerado. Se chegar corrente nos terminais 30 e 56 (este com a chave de farol ligada) e nada acender, então muito provavelmente o relé estará queimado. Mas não é uma peça cara e ainda é encontrada no mercado. Uma dica: o relé de farol também pode ser quadrado, parecido com seu relé de seta.
Para trocar o relé de farol do fusca, basta obedecer as numerações do desenho acima (redondo), desligando e religando – um por um – no relé novo. O terminal com a letra “S” é de fio um marrom que vem do comando de seta. Ele aciona , ou comuta, o farol baixo/alto quando puxamos a alavanca da seta. É a chamada chave de relampejo. Tudo da parte elétrica do Fusca é bem visível, embora pareça misturado e desorganizado. Mas com um pouco de atenção e cuidado o serviço fica bem óbvio e fácil. Qualquer dúvida faça uma pergunta ao Mãos ao Auto que teremos o prazer de orientar o leitor. Abraços a todos.
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Meu fusca está queimando o fuzevel e está esquentando os fios chega pegar fogo oque pode ser obrigado des de já
Olá Gilmar. Obrigado por participar no site. Vai ter que ser feita uma revisão na fiação do farol. Me parece ser curto direto, ou dos fios da lâmpada na lata , ou no relé de farol (o redondo), ou ainda na chave de farol, aquela que puxamos para acender. Nesta chave o fio principal costuma pegar em partes metálicas por ali. Mantenha sempre bambo o terminal negativo da bateria e desligue ao menor sinal de fumaça. Para acontecer fogo o curto está em algum fio mais grosso do sistema de farol.
Bom Dia
Tenho fusca 85, meia luz estava funcionando dianteira e traseira,e do painel, agora so funciona a luz do farol dianteiro,
Ja verifique os fusivel .
vou mudar o volante do meu fusca 75 estria grossa, por outro estria grossa mas de porsche. Dum projeto german look que estou fazendo. o volante já tem cubo integrado. Eu também pretendo troar o comando de seta unico pelo duplo que saiu a partir de 77. É possivel?
Olá Alan. Obrigado por participar. É possível se o comando ficar bem fixo no lugar sem prejudicar a direção. Quanto a parte elétrica , um bom eletricista (das antigas) liga com facilidade.
Oi. Comprei um fuaca 75 e as lizes do faril baixo e alto estam funcionando . Mas de uns dias p ca as lizes do farol alto parecem q estam com mal contato. Ontem demorou um tempo para acender . Pode ser algum fio mal ajustado ou quebrado? Ou a chave q puxa p nivel baixo e alto?
Olá Leandra. Obrigado por participar. Pode ser mau contato na chave que você cita e também no relé de farol. Ele fica dentro do capô dianteiro e é redondo e grande. Normalmente o defeito é nele. Também pode ser falta de positivo no relé que deveria ir quando puxamos o segundo estágio da chave que fica no painel. Mas nada no fusca é complicado de resolver.
Olá. Comprei um fusca 75, o problema é que as setas somente piscam quando acelera. Poderia ajudar-me?
Olá Henry. Tem verificar a ligação do relé de seta. Talvez o negativo dele esteja ligado errado. É o fio que vai para o número 31 do relé; Ele deve ser ligado direto na lata (aterramento) do carro. Outra possibilidade é gerador ruim. Mas é mais raro e creio que seja mesmo a ligação do relé de seta.
Boa tarde. O meu fusca quando liga o farol baixo, ele fica igual uma vela. E quando puxo para farol alto, tá dando fogo, e o farol não fica alto. Oque pode ser?
Olá Carlos. Tem que dar uma geral no sistema de farol, desde a chave, passando pelo relé, e chegando nos fios da lâmpada, como o aterramento. Não é um serviço difícil ou caro. Mas tem que ser feito por eletricista que conheça o fusca.
Ola Fernando, sempre leio o seu excelente blog.
O farol baixo do meu Fusca esta falhando, as vezes funciona, as vezes fica so na lanterna. O rele de farol alto esta ok pois faz o click e o farol alto funciona normal. O que pode ser?
Olá Roger. Obrigado pela audiência. Se for defeito nos dois farois, então é fiação ou o relé. Dê um toques nele, quando acontecer o defeito, e veja se o farol pisca. Mas se for em apenas um lado, tem que tirar o farol, reforçar o terra e medir a corrente do baixo. Se não chegar pode ser que tenha soltado um pulg que fica no porta mala. Ele tem um entrada e duas saídas e uma capa bem típica. Pode ser que o encaixe do lado que não acende tenha soltado ou está bambo.É um defeito fácil de descobrir, mas de procura.
Obrigado, vou verificar e te falo. Valeu!
Ola gostei do seu blog tenho um fusca 78 e a lampada da bateria nao esta ligando, tbm gostaria de saber quais as posicoes doa fusiveis dentro do carro e para o que cada uma serve, obrigada um abraço
Olá Márcia. A luz da bateria tem que acender e depois apagar com o motor ligado. É aceitável ela piscar quando o carro está na marcha lenta.Procure descobrir se ela está queimada ou se o gerador não está acendendo ela (neste caso o gerador não vai carregar a bateria ou terá dificuldades para isso). Quanto ao posicionamento dos fusíveis, eles praticamente não mudaram nada nos anos 70. Veja no link abaixo uma matéria nossa sobre os fusíveis do Fusca. E seja bem-vinda ao Mãos ao Auto!
https://www.maosaoauto.com.br/2015/10/fusiveis-do-fusca/
Ola adorei o blog
Tenho um fusca 78 e nao ta ligando a luz da bateria no painel o que sera? E tbm queria saber quais sao as posicoes e para o que serve cada fusivel dentro do carro
Obrigada um abraço
Boa tarde pessoal… eu tenho uma fusca 65 e estou pra fazer uma revisão em todo sistema elétrico dele. Mas eu tenho uma dúvida em relação de como é feito o acionamento do farol alto. Se é na chave de setas ou se eh no botão instalado no assualho do carro!?
OLá Rafael. Grato por participar. Pode ser um dos dois. Tem que procurar o do assoalho, se seus fios estão ligados, ou se se houve uma adaptação posterior para a manete de seta.
Olá Fernando. Parabens pelo blog!!! Muito pratico.
Tenho um Fusca 75. Quando aciono o farol alto, o lado direito acende Alto, o lado esquerdo fica no farolete (lampada). Quando aciono o farol baixo, o lado esquerdo acende o baixo e lado direito o acende o farolete (lampada). Muito estranho.
Já testei as lampadas e estão boas, as duas.
O que pode ser? e Como resolver isso?
Obrigado Fernando.
Olá Lucas. Grato pelas palavras. Me parece ser fiação. Talvez um mau contato nas conexões dos dois faróis. Procure por elas dentro do capô . Normalmente são os fios branco com listra preta e os amarelos. Siga a lógica do fio que vem do farol e procure por conexão meio transparente e veja se estão bem presas.Pode ser fusível, dos que não acendem, com mau contato ou queimados. Os fios atrás destes fusíveis também podem apresentar esses defeito. Não é algo complicado. E o bom do Fusca é a diversão de procurar defeitos como estes. Abraços.
Olá tenho uma kombi 96 e ontem depois de uma viagem paramos para abastecer e quando fomos sair novamente o painel não ligou mais. Ela tem um botão de arranque e ele não funcionou mais. Só que o pisca e as luzes internas funcionaram. Não era gasolina, nem bateria. Depois sem querer acionamos a luz alta e o painel acendeu para dar a partida. A Kombi liga, mas se desligar a luz alta ela apaga. Recentemente foi colocado um relé para q os faróis atendessem quando ligassemos a Kombi. O que poderia ser o problema? Me ajudem por favor
Olá Mariana. É muito provável que algum fio positivo tenha se soltado. Poder ser na ignição, fio principal da caixa de fusíveis.
olá, eu tenho um fusca 1973, quando eu desligo os farois, a meia luz do farol dianteiro do lado do carona fica ligada, mesmo com a chave dos farois do painel estando desligadas, pra nao ficar sem bateria, desconectei um fio do qual seriam as meias luz (onde consequentemente desligou a meia luz das sinaleiras e a luz de placa) e agora, quando estou com os farois em luz baixa, o farol do lado do motorista fica fraco ,e em luz alta tambem, porem ele fica piscando, ontem fez isso, entao vim lhe pedir um auxilio de como posso resolver isso?
Obrigado!!
Olá Jones. Grato por participar. Tem que verificar a fiação deste farol desde a saída da caixa de fusível até as ligações nas tomadas, inclusive do aterramento. Pode fio trocado, aterramento ruim, ou até fio colado no chicote. Um fio principal pode estar energizando o fio da sinaleira. Verifique também a caixa de fusíveis de algum fusível está encostando no outro ou na parte de trás dela se algum fio esta ligado ou encostando no fusível vizinho.
Ola, Fernando tudo bem tenho um fusca 1500 72 – esta dando defeito nas luzes alta e baixa a luz baixa funciona no ta direita e esquerda mas quando aciono pra dar luz alta apaga o da esquerda e o da direita funciona corretamente que pode ser
Olá Valentim Grato acessar o nosso site. Cheque a ligação dos faróis na caixa de fusível e os próprios fusíveis (são 4) Repare se todos os fios (que também são 4, dois para cada lado) estão ligados corretamente ou energizados. Confira as tomadas das lâmpadas e o aterramentos delas. Por fim cheque se as lâmpadas tem algum pólo queimado.
Fernando Boa Noite tudo bem , consegue resolver o problema dos faróis o defeito estava nos fusíveis
aparentemente estavam normais mas foi só troca-los e ficou uma beleza muito obrigado que V. tenha uma ótima
semana
Ola maos ao auto estou com a seguinte situação fusca 70 não pisca as luzes de seta mas acende no painel luzes de freio e meia luz acende…porem ao soltar o farol e deixar tudo conectado mas preso somente pelos fios a luz traseira dos seta acende fraco mas quando fixa a placa lampadas e meia luz e freio funciona mas as setas não nenhuma das 4 acendeu ou acende…então pergunto qual os passos que terei que fazer uma vez que olhando no site aqui como testar o rele e ele funciona! Porém não tenho lampada queimada fusível ou rele! Onde será que ta o b.o e sem seta não posso anda…pq eu acho perigoso…
Olá Frank. O primeiro passo é saber se está chegando corrente no relé de seta. Com uma lâmpada de teste e a chave do carro ligada, ligue uma ponta da lampada de teste em um terra do carro e com a outra vá testando os terminais do relé. Ele tem que estar no número 49 ou + do relé.
Ola maos ao auto to com a seguinte situação problema antigo fiz a troca do rele por novo…porém se ele comuta pra luz alta mesmo acionando a alavanca ele não comuta dai após varias tentativas ele comuta pra farol baixo e etc assim segue… a pergunta é…como fazer ele comutar farol alto e baixo quando eu quiser? To sem ideias já…
Olá Frank. Talvez tenha que dar uma regulagem na palheta que comuta no comando. Muitas vezes pode ser feito nela. A sua função é jogar um negativo no S do relé de farol, mas apenas por um segundo.
Então não sei como resolver pq ela comuta quando quer até pensei em troca a chave de seta pq já desmontei lixei etc piscas funciona muito bem mas o relanpejo não só funciona quando quer que triste isso…
Ok. Faça o seguinte. Desligue o “S” do relé e ligue um fio nele. Em seguida raspe a outra ponta em algum terra bom. Se o farol piscar, faça ele piscar mais, alto e baixo. Se parecer normal, o defeito é no comando.
Tenho um fusca itamar e reformei recentemente tendo trocado todo o chicote elétrico. Minha dúvida é…. os relés das setas e faróis deste carro necessitam de algum aterramento pois são feitos plástico os modernos e somente tem uma chapinha para fixar na carroceria? O meu original era rosqueado na carroceria com prisioneiro de metal….
Olá Marcos. Grato por participar. Não, eles não precisam de aterramento na carcaça, pois funcionam com negativo nos fios. No relé de seta´é o numero 31; e no relé de farol é o de letra “S”, que recebe terra quando você converte do baixo para o alto e ele faz um barulho. O restante dos aterramentos dos dois sistemas é nos soquetes e tomadas das lâmpadas.
Olá!
Tenho um fusca 65 que so gunciona a eletrica do lado esquerdo. O que pode ser?
Nem lanterna, luz do freio… o que pode ser
Pode ser fiação, lâmpada ou mesmo algum fusível queimado. Também é muito comum fazer pontes de fios neste lugares e elas se soltarem. Eu sugiro uma revisão elétrica simples na lanterna em questão.
Olá e boa noite. Tenho um fusca 73. Os faróis dele,na luz de cidade ascendem normal, qdo puxo na luz baixa, só ascende do lado esquerdo,qdo dou luz alta só ascende do lado direito.e a luz no painel que deveria ascender não ascende. Já troquei o relé e continua assim. Será que trocando as lâmpadas resolve?
Olá Carlos. Antes de trocar as lamapadas seria interessante verificar a fiação que vai da caixa de fusiveis até os faróis. Costuma acontecer mau contato na base de fusiveis e em tomadas no meio do chicote. Comece seguindo os fios do farol indo até a caixa de fusível.
Ola
Meu fisca 80 acende apenas as lanternas e a luz alta
Os fatois baixo nao acendem.
O que pode ser??
Obrigafo
Olá Diego. Pode ser relé da farol ruim, chave de farol também com defeito, fiação desconectada pós caixa de fusível ou mesmo, (mais raro) as duas fase do baixo queimadas. Parece muita coisa, mas são testes bem simples de fazer, bastando uma lâmpada de testes para seguir a corrente e descobrir onde ela está interrompida.
o meu fusca 74 esta com os farois invertidos ,ligo o alto fica o esquerdo alto e o direito baixo e assim vice versa , como posso resolver :,obg
Olá Johnny. Típico caso de fio trocado ou na caixa de fusíveis ou na tomada do chicote debaixo do forró do porta malas. Acredito mais em fio trocado na caixa de fusíveis. Outra possibilidade seria na tomada do farol, na lâmpada. Por ali também o fio pode estar trocado.
Gilmar, no chicote que vai para a lanterna trazeira do fuscão 1500, tem 4 fios que tem 4 cores, por favor podia me dizer, quais são as cores dos fios que correspondem cada funcão, Obrigado.
Olá seguinte tenho um Fusca 84 modelo 85 algumas semanas atras ao usar o veiculo a noite ele começava a cheirar interno queimado, só a noite com os farois ligados, esta semana apagou a luz alta e ficou só na baixa, pensei que poderia ser o rele, comprei outro e troquei, continua ainda so na baixa, só é possivel fazer acender a luz alta segurando a alça de comutação ai sim ele acende, o que significa que não é farol queimado, desconheço o que pode estar causando isto, tem ideia do que pode ser, todo acoplamento eu troquei desde as capas espelhos e lampadas, os piscas estão normal, todas as luzes internas do painel tudo perfeito, bateria nova, o interruptor do meu modelo não é de puchar, é de acionar tipo lampada de casa nada de metal tudo plastico.
Grato pela atenção.
Olá Reinaldo. Verifique os fusíveis do alto. Mas também o fio que sai do relé e alimenta os fusíveis. Pode ter colado fio ou derretido por ali.Outra possibilidade é defeito na chave de seta que comanda a mudança de farol. Pode estar enviando sinal apenas segurando a haste. Um teste simples seria “raspar” um negativo no S do relé de farol e repara se converte como se fosse o comando. Nesse caso, antes de pensar em trocar o comando, tem que verificar o aterramento dele. É um fio marrom que prende por parafuso normalmente atrás do painel de instrumentos. Também verifique os positivos do relé.
Ok Fernando obrigado pela resposta vou analisar tudo isto que você falou e ver o que vai dar depois te falo se deu certo ou não.
Boa noite Fernando como disse eu te retornaria para lher dar o resultado, seguinte desliguei a bateria para mecher na fiação, como eu havia dito já tinha trocado o rele e continuou do mesmo jeito, porem fiz o seguinte desincaxei o interruptor do farol este contem uns 7 fios, notei o seguinte um fio ali estava totalmente torrado e desconectado, foi este que estava dando o tal cheiro de queimado quando usava o carro a noite, desconectei todos lichei todos os terminais, e comprei novos terminais peguei um pedaço de fio da grossura dos outros coloquei os terminais novos, e liguei, este que estava torrado ele é assim, dois terminais num só fio um conectado a direita e o outro apos o do meio conectado a esquerda. Depois fui nos seis fios conectados em uma chapa junto no chassis apenas estes para terreo, tirei todos e lixei e conectei de novo, bom hora do teste liguei a bateria e acendi o farol não deu outra luz baixa e alta ok, sai a noite e acabou o cheiro de queimado.
é isso ai economizei acho que boa grana se tivesse levado em uma auto-eletrica, valew Fernando.
É isso aí Reinaldo. E cuide bem do seu Fusquinha! Sucesso por aí!
Oí Fernando vi todos alguns posts do blog e são muito legais. Parabéns.
Queria saber uma coisa. Tenho um Fusca 72 e o segundo fusivel desde o lado do motorista aquece na marcha lenta. Se você acelerar ou ficar dirigindo fica de boa mas quando para num semáforo o entrar na marcha lenta começa super-duper. Que pode ser?
Olá javier. Pode ser que o fio da ignição ou bobina esteja passando pelo fusível enquanto que o certo é ele ficar antes do fusível. Outra possibilidade é a base do fusível (onde encaixa os fios dele) com problema ou bamba.
Olá, boa noite, eu estou com um fusca 78 e eu estava andando normal e quando tentei ligar o farol alto, deu curto que vi o relampejo e o carro desligou, consegui ligar novamente, porém os faróis não acenderam mais, troquei o relé dos faróis, pois foi o lugar em que achei que foi o curto, a luz alta (corte de luz) está acendendo normal agora, porém quando ligo a chave de luz os faróis não ligam, setas funcionando perfeitamente, o problema será na chave de luz ?
Ola Jose. Tem que verificar se está chegando corrente na chave de farol e se ela está repassando para o relé. Quando ligamos a chave do farol no segundo estagio o relé passa a ter duas correntes. O defeito está por este caminho.
Olá Fernando,
Tenho um buggy, com mecânica 77.
Ele não está dando sinal de luz (relampejo), e nem trocando para alta.
Comprei outra relé, e troquei, respeitando a mesma ordem dos fios.
Ao ligar a corrente do carro, já ficou com a baixa ligada, e com a luz indicadora de alta no painel, mesmo com a chave de luz desligada. O lampejo troca para alta, mas não desliga o farol nunca.
O interessante é que, há algum tempo eu havia tentado essa troca de relé, e havia dado o mesmo problema. Na época, uma mexida no relé velho, e voltou a funcionar tudo.
Agora, aparentemente, vou precisar trocar mesmo, mas está apresentando esse defeito.
Alguma sugestão? Não me consta que devesse existir alguma diferença entre as relés. Será que pode ser defeito na nova?
Um abraço,
Rafael
Ola Rafael. Uma alternativa é refazer o serviço seguindo o circuito desenhado. Pode ser fio trocado. Defeito na peça também é possível.
Olá. Troquei o relê do farol mas continuo com o problema. O relampejo não funciona. Ele comuta do farol baixo para o alto e vice e versa, mas não relampeja. O que pode ser?
Olá Octavio. O farol do Fusca lampeja desligado. Se isso não acontece então a corrente do relé tem que mudar, está errada. Com o farol ligado ele comuta alto/baixo., ou pisca quando o movimento é rápido.
Meu Fusca ele não tá funcionando os faróis, só que quando faço o pisca alerta a lâmpada acende, será que o relé tá com defeituoso ou a fiação
Olá André. O relé de farol do fusca tem duas correntes. Uma é direta da bateria pela caixa de fusíveis (o fio vermelho e grosso) o outro vem da chave de farol. Pode ter queimado o relé, a chave de farol, ou ter fios soltos. Tem que medir essas correntes no relé.
Estou com problema no farol dianteiro direito, era o cachimbo torrado, troquei e no mesmo dia o msm farol apagou, funciona só a luz de estacionamento, o farol chega a acender mais fica beeeem fraquinho, o que será?
Olá Natan. Me parece ser aterramento ruim da tomada. O que você descreve é sintoma disso. Verifique a fiação dela ou mexa de leve com o farol aceso e repare se a lâmpada fica forte de novo.
Olá acendo farol da minha kombi e fusível derrete aquece e corta corrente pois limpei os contatos da fiação elétrica dos fusíveis e troquei terminais fêmeas e plugs dos faróis e nada resolve isso só acontece quando ligo farol pois ligo lanterna fica normal mas farol alto e baixo azeda
Olá Anderson. Primeiro cheque a potência das lâmpadas. Tem que ser 60/55 watts. Se for 100/90 está explicado porque derrete. Mas se não for o caso basta instalar um relé duplo de farol. Ele vai segurar a caloria das lâmpadas. Veja no link:
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
Bom dia,
Ontem estava andando com meu fusca, e acionei o farol alto puxando a alavanca ele funcionou acionei novamente para voltar para baixa e ele não fez o estalo e não retornou, isso configura a queima do relê?
Pode ser, Fernando. Mas pode ter gravado relé ou a haste que converte. Desligue o fio S do relé, religue e veja se normaliza.
Olá, estou com problemas nos FARÓIS TRASEIROS do meu fusca 1980, acontece que a MEIA LUZ e a LUZ DE PLACA NÃO ACENDEM mais de um tempo pra cá. Voce sabe como eu posso resolver isso? Desde ja, obrigado!
Olá Raylan. Testes os fusíveis de lanternas. Observe se os dianteiros acendem. Por fim exciste uma tomada para o chicote traseiro onde passam todos os fios das lanternas. Ele costuma ficar do lado esquerdo do motor, atrás do forro. Em muitos cassos ele pode ter sido substitúido por emendas. Vale conferir por ali.
Meu Fusca está com pouca energia, ele só fica bom msm quando liga o farol oq pode ser?