Neste post vamos publicar imagens e uma lista completa de todas as peças do alternador do Fiat Uno antigo. Também serve para modelos mais antigos da Fiat, como o Prêmio, Elba, 147 etc. É uma matéria para quem tem ou trabalha somente com reparo e restauração de carros mais antigos dessa montadora. No caso, será sobre o alternador Bosch de 35 ou 45 amperes com regulador interno. O interessante é que alguns modelos da Fiat saíram equipados de fábrica com o alternador Delco Remy. Mas esse ficará para outro post, em breve.
Alternador do Fiat Uno antigo
Clique nas imagens para ver melhor
QUER SABER MAIS SOBRE O UNO ANTIGO? VEJA ABAIXO
- Fusíveis do Uno antigo
- Bobina do Uno antigo
- Quais são as lâmpadas do Uno antigo?
- Luz de ré do Uno
- Cano de água do Uno antigo
Explicando o alternador do Uno antigo
- A primeira imagem mostra o alternador desmontado na sequência do serviço, da esquerda para a direita.
- Assim também é feita a desmontagem do alternador do Fiat Uno e outros, na bancada.
- Não é algo simples, mas garanto que é um dos alternadores mais fáceis de dar manutenção completa.
- Na imagem seguinte temos o nome de todas as peças do alternador numeradas de acordo com a primeira imagem.
- São peças ainda encontradas no mercado brasileiro e com preços acessíveis se comparados com alternadores mais modernos.
- Existem algumas delas originais, como o regulador de voltagem (veja na imagem) da marca Bosch. Mas as peças paralelas também são de boa qualidade.
- Para desmontar primeiro retire ele do lugar, mas observe bem a lógica do serviço, inclusive tire fotos para ajudar na remontagem e, principalmente, desligue o negativo da bateria pra fazer o serviço.
- As ferramentas são basicamente: duas chaves de boca/estria de 13, milímetros, uma chave de boca/estria de 10 milímetros, um “Ele” ( ou L ) de 13 milímetros e chaves de fenda e Philips. No caso de dúvida leve até um eletricista de confiança.