Bateria arriou – E agora?

Nesse post, vamos ensinar um passo a passo de como fazer uma chupeta em bateria arriada.”

Muitas vezes o tal cabo de chupeta comprado em lojas do ramo não é adequado para ligar um automóvel com a bateria fraca. Motivos: cabos sempre finos e longos, além da grande fraqueza da bateria.

Em uma emergência, que seria a falta de um profissional, mas com a presença de outro carro amigo, faça o seguinte: estacione o carro amigo em posição que seja favorável para ligar os cabos de chupeta.

Como carro pegar com bateria arriada?

Em seguida ligue a garra do fio vermelho do cabo no pólo positivo (com sinal +) de um carro e a outra garra vermelha com o outro carro também no positivo (+ com +). Importante: confira se os dois são realmente os pólos positivos.

Em seguida, ligue os dois pólos que sobraram com a garra do cabo preto (- com -). Desligue tudo que é elétrico do carro de bateria arriada (rádio, faróis, etc). Assim você pode não precisar de um guincho 24h. Mas vamos ao passo a passo, pra não ter erro.

Como fazer chupeta na bateria

 1 – Acione o motor do carro amigo e deixe-o ligado por uns vinte minutos. Decorrido este tempo, acione o motor do carro que está com a bateria descarregada. Se o carro não pegar, espere mais uns minutos e repita a partida.

Veja também: Posso lavar o motor do meu carro?

Como fazer uma chupeta em bateria arriada

2 – Funcionando a chupeta, desligue o carro amigo e retire os cabos com cuidado, sempre tirando uma garra de um carro e outra do outro, respeitando as cores (vermelho de um, vermelho de outro, em seguida preto de um, preto de outro.) Esta é a maneira mais eficiente de fazer uma chupeta em caso de emergência.

Como saber se o problema é bateria descarregada?

Algumas pessoas culpam a bateria por todos os defeitos de um carro. Como saber se realmente o problema é com a bateria? O motor não “pegar” ou o motor não “girar” é a informação que temos sobre o estado geral dela.

“Não pegar” significa que o motor gira livre, mas não há ignição, como se o veículo estivesse sem combustível – o que é bem comum acontecer.

Neste caso a bateria está em condições de uso e o melhor a fazer é não insistir em dar a partida e assim descarregá-la, criando outro problema para o motorista.

Mas no caso do motor não girar, parecendo que está pesado, e as luzes vermelhas do painel quase apagarem, acontecendo vários estalos estranhos no veículo, nesse caso a bateria estará descarregada ou algo a impede de girar o motor.

É nessa situação que se deve tentar a chupeta correta explicada anteriormente. Se isso não funcionar, aí o jeito é acionar o seguro, chamar um guincho ou um profissional de confiança.

Como construir um bom cabo de chupeta

1 – Compre dois cabos de chupeta.

2 – Escolha um deles e corte suas 4 garras.

4 – Em seguida tenha acesso as garras do outro cabo e fixe em cada uma delas as pontas do cabo sem garras, sempre combinado as cores (vermelho com vermelho e preto com preto).

4 – No final você terá um cabo duas vezes mais forte e que pode facilmente ser usado.

O que fazer quando a bateria está totalmente descarregada?

Muitas vezes somos surpreendidos por uma bateria arriada. Isso acontece porque a bateria fica sempre mais escondida do que outros acessórios do carro, como o pneu e a quantidade de combustível no tanque. Então, como fazer uma chupeta em bateria de carro? Quais cuidados devemos tomar?

Como pouquíssimos modelos brasileiros possuem a tecnologia de avisar sobre o estado geral da bateria, quase todos os motoristas passam por esta situação. No caso de uma bateria totalmente descarregada, onde todas as dicas que dei não funcionaram, então a bateria tem que passar por um carga profunda em carregador de baterias profissionais. Mas isso só vai valer a pena se a bateria for nova ou semi nova. No caso de bateria muito antiga nem a carga vai funcionar. Melhor trocar para não ficar na mão de novo.

Mas, embora seja possível resolver este “imprevisto” por conta própria, alguns cuidados devem acontecer ao fazer uma chupeta de emergência. E são cuidados bem especiais ainda não abordados por outros posts do nosso site.

Cuidado com explosões!

Este é o maior risco ao lidar como uma bateria, embora seja raro de acontecer. Como no local onde fica bateria também temos canos e mangueiras com combustível, uma explosão seria a última coisa que poderia acontecer por ali.

Alguns sistemas também podem ficar sobrecarregados no momento da chupeta e até para desligar os cabos auxiliares devemos tomar alguns cuidados.

Mais 7 dicas de como fazer uma chupeta em bateria

  • Faça o serviço com o carro vazio. Certifique-se que não tenha ninguém no seu interior no momento que for conectar os cabos da chupeta. (dê na partida com cuidado) Lembre-se que pode ocorrer uma pane elétrica e isso pode acionar o Airbag do carro atingindo pessoas dentro do veículo
  • Desligue todos os equipamentos do carro, como o rádio e multimídia. Mantenha pelo menos uma das portas do carro abertas ou semiabertas para evitar travamentos.
  • Se a bateria estiver muito descarregada – a ponto do painel não acender – o melhor é um carga lenta, pois a chupeta muito provavelmente vai ser inútil. Se possível, use óculos de proteção.
  • Nunca fixe o cabo auxiliar negativo em peças do sistema de combustível ou em tubulações do freio. Ligue diretamente nos pólos.
  • As partes não isoladas das garras dos cabos não devem se tocar e o negativo não pode tocar no positivo. Isto incluí tomar cuidado para que a garra positiva não encoste em partes metálicas do carro.
  • Conectar os cabos na sequência correta: primeiro os positivos e depois os negativos. Faça o mesmo ao desconectar. Jamais retire o negativo e positivo simultaneamente de uma das baterias. Pode ocorrer um curto se um encostar no outro.
  • Feito o serviço com sucesso, ligue o ventilador do carro antes de desconectar os cabos. Isto vai evitar picos de tensão que costumam acontecer nestes momentos.

Como fazer uma chupeta em bateria de carro

Uma sugestão para evitar as complicações de se fazer uma chupeta, é adquirir uma aparelho de carga em bateria encontrado no mercado. Ele é uma espécie de chupeta portátil. Mas é pequeno e potente. E de fato funciona muito bem descomplicando o serviço. Custa em média entre 300 e 500 reais e é encontrado a venda pela internet. Veja AQUI  mais sobre esta ferramenta.

O que acontece se a bateria do carro cair?

Muito provavelmente ela vai quebrar por dentro. Como ela é 95% de chumbo, e as soldas entre as placas dentro dela são frágeis, simplesmete ela não vai funcionar mais. É o que eu chamo de bateria cortada por dentro. Não existe mais a ligação entre as placas positivas e negativas. Nova ou antiga, a bateria estará perdida. Todos os casos que vi de queda de bateria resultou nisso.

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