Inverno chegou. E, não muito estranhamente, as vendas de baterias novas aumentam. Talvez seja a melhor época do ano para os lojistas desse ramo. Não temos em nosso país um inverno tão rigoroso como o da foto abaixo. Mas as temperaturas por aqui caem o suficiente para exigir mais da bateria do seu carro. É mais comum uma bateria arriar ou descarregar em uma manhã fria de inverno, ou até mesmo do outono brasileiro, do que em épocas de calor.
Por que a bateria do carro descarrega no frio?
A função inicial e mais pesada da bateria é girar o motor de partida e esse, por consequência, gira o motor até que o ciclo da ignição se complete e o motor funcione por si só. Um motor de partida é um equipamento poderoso que precisa de muita energia para acionar o motor do seu carro.
Mas normalmente nós entramos em nosso carro e o ligamos, iniciando uma tranquila viagem sem sequer saber do que citamos acima. O problema é quando fatores como o frio, combustível misturado, usar exclusivamente álcool no tanque, não dar manutenção na partida a frio, e por fim uma bateria já com mais de dois anos de uso, se misturam, dificultando a antes leve e tranquila partida que acontecia.
Alguns ainda dizem que o frio enfraquece a química da bateria. Pode até ser, mas talvez na Noruega, ou em lugares frios como a Groenlândia. Aqui em nosso país, mesmo no forte frio do sul, uma bateria nova e top de linha consegue girar o motor do seu carro desde que as outras situações citadas sejam melhoradas. Como?
O que fazer para a bateria não arriar no frio
1 – Procure usar somente gasolina no seu Flex durante frio intenso. Ela já vem com 27% de álcool em sua composição, o que já é um fator contra.
2 – Mantenha a partida a frio do seu Flex sempre abastecido, de preferência com gasolina aditivada. Afinal é apenas um litro!
3 – Não confie em uma bateria de carro com mais de dois anos. (para carros de passeio) Lembre-se que a maior garantia do mercado é de um ano e meio. Por que será?
Outros fatores podem ser defeitos no motor de partida ou no alternador. Mas isso é comum nos carros mais antigos. Feito isso, além das “manhas” que somente o dono do carro conhece, você sempre terá uma bateria forte para enfrentar o “rigoroso” inverno brasileiro.
muito bom