Esquema da caixa de fusíveis do Corsa
O Corsa Chevrolet foi fabricado no Brasil de 94 até 2012. Nestes 18 anos, conquistou o coração de muitos brasileiros, o que ajudou a fundar diversos clubes de aficionados desse modelo da montadora americana. Sua parte elétrica (que é o assunto deste post) começou com uma característica: a simplicidade e a durabilidade de seus componentes. A bateria, por exemplo, é a que tem maior vida útil do mercado. E é assim em todos os anos que o Corsa foi fabricado. Os fusíveis do Corsa são igualmente importantes.
Quando uma bateria é durável significa, também, que todo o sistema elétrico do carro não a maltrata, seja por ser simples ou por sua eficiência. Mesmo com o avanço tecnológico e com a introdução de novos acessórios, o Corsa pouco pecou em relação a seu sistema elétrico. Bem ao contrário de outros modelos, que ganharam muito consumo de energia em detrimento da parte elétrica.
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Se pesquisarmos um pouco, descobriremos que a Chevrolet sempre foi “bem vista” por reparadores com relação aos fios e aos circuitos projetados, fusíveis e outros.
Listamos abaixo alguns links com os fusíveis e suas posições na caixa. Os manuais dos modelos mais antigos do Corsa estão cada vez mais raros, mas prometemos para a breve a postagem dos fusíveis da linha Corsa de 94 a 2003 (veja abaixo).
NOVIDADE! VEJA AQUI OS FUSÍVEIS DO CORSA 2001
Fusíveis do Corsa de 94 a 99
Fusíveis do Corsa 94 a 99 (alguns modelos)
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Esquema de fusíveis do Corsa 2004/05/06/07/08
Os números que faltam significam que não são utilizados no sistema elétrico do carro. Mas podem ser usados para futura instalação de acessórios.
5 – Fusível do vidro elétrico dianteiro esquerdo do Corsa (atenção com o 27)
8 – Fusível da chave de partida do Corsa
9 – Fusível da bomba de combustível – válvula solenóide – canister do Corsa
10 – Fusível da buzina do Corsa
11 – Fusível das luzes de seta (BCM) do Corsa
12 – Fusível do Radio do Corsa
13 – Fusível do Vidro elétrico dianteiro direito (atenção com o 27) do Corsa
15 – Fusível da bomba do lavador de vidros e tampa traseira do Corsa
16 – Fusível da Iluminação interna do Corsa
17 – Fusível das travas das portas do Corsa
20 – Fusível da buzina do alarme do Corsa
22 – Fusível da ignição do Corsa
23 – Fusível da bobina de ignição do Corsa
24 – Fusível do painel de instrumentos do Corsa
25 – Fusível da Luz de freio do Corsa
26 – Fusível da tomada 12 volts – Luz de ré do Corsa
27 – Fusível dos módulos dos vidros elétricos do Corsa
29 – Fusível do limpador do vidro traseiro do Corsa
30 – Fusível do limpador do para-brisa do Corsa
31 – Fusível do compressor do ar do Corsa
32- Fusível do sensor de velocidade (velocímetro) ABS do Corsa
33 – Partida a frio
35 – Fusível do acionador dos retrovisores e Radio do Corsa
36 – Fusível do Farol esquerdo do Corsa
37 – Fusível do farol direito do Corsa
38 – Fusível dos faroletes da esquerda do Corsa
39 – Fusível dos faroletes da direita do Corsa
41 – Fusível do farol de neblina dianteiro do Corsa
42 – Fusível da luz de neblina traseira do Corsa
43 – Fusível do farol baixo esquerdo do Corsa
44 – Fusível do farol baixo direito e interruptor de luzes do Corsa. Também protege a regulagem elétrica de faróis
45 – Fusível do aquecedor de ar do Corsa
47 – Fusível do desembaçador traseiro (vidro) do Corsa
48 – Fusível do motor de partida do Corsa
50 – Fusível do ABS do Corsa
51 – Fusível da ventoinha do radiador do Corsa
52 – Fusível da Ventoinha do radiador (também)
Lista de fusíveis do corsa 2001
Fusíveis do Corsa 2001
Segue abaixo a tabela de fusíveis do Corsa 2001, algo raro de encontrar. Também serve para toda a família Corsa ano 2001, incluindo o Millenium. Em seguida a tabela, leia algumas informações adicionais sobre como e quando trocar um fusível – o que fazer quando o fusível queima novamente. São informações valiosas para quem quer consertar no estilo “faça você mesmo”. Conseguimos comprando o manual do Corsa 2001
Lista dos fusíveis do Corsa 2001
Veja abaixo a lista dos fusíveis do Corsa 2001. O primeiro número corresponde ao número do fusível gravado na caixa, o segundo número seguido de um “A” significa a amperagem do fusível, e o texto é de qual acessório pertence esse fusível.
Fusíveis da cabine
- 1 – 20A – Sinalizador de advertência (alerta), alarme (módulo), indicador de tripla função, buzina, antena elétrica, rádio, luz de teto, luz do porta-malas e corrente do conector de diagnose.
- 2 – 10A – Controle de câmbio automático (se houver caixa de marchas automática).
- 3 – 30A – Desembaçador do vidro traseiro (filetes do vidro).
- 4 – 10A – Partida a frio (carro a álcool).
- 5 – 10A – Módulo da transmissão automática.
- 6 – 10 – Bobina do relé da ventoinha do radiador quando o carro não tem ar-condicionado.
- 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador no caso do carro ter ar-condicionado.
- 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo.
- 9 – 20A – Farol de neblina.
- 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo.
- 11 – Sem uso.
- 12 – 10A – farol baixo lado esquerdo. Também regulagem elétrica da altura do farol, se estiver equipado.
- 13 – 20A – Trava elétrica geral do carro. Travas das portas, porta-malas e tampa de combustível.
- 14 – Sem uso
- 15 – 15A ou 30A – Ventilador interno com ou sem ar-condicionado.
- 16 – 30A – Limpador e lavador (água) do vidro traseiro.
- 17 – 10A – Painel de instrumentos, alarme de faróis ligados (cigarra), tripla função, luz do porta-malas, relés do ar-condicionado e do desembaçador traseiro, luzes dos botões do painel, vidros elétricos, relé da ventoinha do radiador se houver ar-condicionado.
- 18 – 20A – Acendedor de cigarros (tomada 12V), luz de ré, módulo das travas elétricas, inibidor de partida para câmbio automático, destravamento elétrico do porta-malas.
- 19 – 15A – Sistema de ignição e corrente da ECM.
- 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador.
- 21 – 15A – Luz de freio (incluindo a terceira luz tipo brake lithg), luz de seta, iluminação da tecla do alerta.
- 22 – 10A – ABS
- 23 – 10A – Faroletes lado direito, luz de placa, iluminação do botão do ar-condicionado.
- 24 – 30A – Vidros elétricos traseiros.
- 25 – 10A – Farol alto lado direito e luz indicadora de painel (luz azul indicando farol alto aceso).
- 26 – 20A – Bomba de combustível e ECM.
- 27 – 10A – Farol baixo lado direito e sua regulagem elétrica de altura se houver.
- 28 – 30A – Vidro elétrico dianteiro (os dois).
Fusíveis no compartimento do motor
- 38 – 10A – Buzina do alarme.
O que fazer se um fusível estiver queimado?
Quase sempre é muito fácil trocar um fusível. Primeiro localize ele com a lista acima. Em seguida retire ele com a pinça de fusíveis (se não houver use um alicate de bico). Observe o filamento dele contra uma luz. Se ele estiver queimado fica bem evidente o filamento rompido. Troque um fusível queimado, mas não aumente a amperagem ou mude a cor dele. Se o fusível queimar novamente não insista com outro. Nesse caso temos um curto no circuito e os danos podem ser bem maiores se insistimos com outro fusível.
Posso rodar com o Corsa 2001 com fusível queimado?
Não é recomendado usar o seu Corsa com qualquer fusível queimado. Primeiro que existe um motivo para o fusível queimar e tem que ser corrigido. Também pode ser um fusível de algum acessório necessário ou item de segurança, como o dos faróis, setas, luz de freio, limpador de parabrisas etc. Imagine este último acessório não funcionando em caso de chuva. É impossível dirigir sem o limpador. Outros fusíveis queimados podem até causar sérios prejuízos, como o fusível da ventoinha do radiador. O motor do seu Corsa 2001 pode até fundir.
Posso levar multa por fusível queimado?
Sim. Hoje em dia as multas podem ser aplicadas sem a necessidade de parar o veículo. Se o fusível queimado for do farol e as autoridades perceberem, então uma multa pode acontecer. Em blitz até uma buzina que não funciona pode gerar multas. E muitas param por causa de um fusível queimado.
Quanto custa trocar o fusível do Corsa 2001?
Depende do que causou a queima deste fusível. Dificilmente ele queima por uso ou por ser antigo. Quase sempre é problema em algum acessório que ele protege. Lembrando que um fusível pode proteger um ou vários acessórios do seu Corsa. Então o custo pode ser variável. Um chicote em curto, uma tomada de farol também em curto ou o próprio acessório com defeito. Vai depender do que for trocado. O fusível em si é bem barato.
Como saber se o fusível queimou?
Eusempre desconfio de um fusível quando algum acessório, lâmpada, rádio, vidros elétricos e outors param de funcionar. Consulto a lista como a de cima, e vou dirreto no fusível do acessório que não funciona. Retiro ele e ponho contra aluz. Quase sempre o filamnete interrompido é muito nítido, indicando que o fusível está queimad. Mas não devemos insistir com outra caso ele queime novamente.
Fusíveis do Corsa 2002
A lista de fusíveis do Corsa 2002 é tão rara quanto do 2001. É preciso comprar o manual do carro pela internet ou baixar arquivos que estão cada vez mais raros. Por isso, fizemos um post exclusivo para os Fusíveis do Corsa modelo 2002. Fusíveis de outros modelos você pode conhecer acessando AQUI.
Esquema caixa de fusíveis Corsa 2002
Quase sempre quem procura por listas de fusíveis e chega até aqui, é porque algum acessório parou de funcionar e não sabe qual é o fusível. A falta do manual em carros desse ano é muito comum. Assim como todos os modelos de carros, é no manual do proprietário que encontramos a lista dos fusíveis do Corsa 2002. Mas, mais abaixo você encontra uma lista que fiz pessoalmente deste modelo do Corsa sempre consultando o manual.
Fusível do Corsa 2002 queimou – Por que?
É muito importante saber o motivo o fusível queimou. Ele não queima por si só – existe um curto no circuito. Veja abaixo algumas dicas para saber porque acontece um curto e a queima de um fusível. Isto vale paara todos os Corsas listados neste post.
- Curto direto. Nesse caso, um fio positivo está em contato direto com o negativo ou com a lata do carro. Um sintoma disso é a queima imediata do fusível após a troca.
- Curto intermitente. Acontece quando o acessório é acionado (ré sendo engatada, seta acionada, etc), ou quando existem fios em más condições e o curto acontece com o movimento do carro.
- Caloria. É quando um acessório de grande potência é usado por muito tempo. O fusível pode até derreter antes de desligar. É o caso de ventoinha do radiador ou ar-condicionado do carro.
Não insista em trocar um fusível que queima constantemente. E jamais aumente a potência do fusível. Isso pode queimar o acessório em vez do fusível. Na dúvida, leve até um eletricista para reparar o curto.
Localização da caixa de fusíveis do Corsa 2002
A caixa de fusíveis do corsa 2002 fica dentro da cabine, lado do motorista e a esquerda do painel. Ela sai puxando a tampa pelo lado de baixo e tem um puxador bem evidente. Puxe devagar. Alguns modelos podem ter um “tira fusíveis” atrás da tampa e fusíveis reservas. Outros podem ter simplesmente os desenhos e números dos fusíveis. Os desenhos são dos acessórios, como por exemplo, do farol baixo com fachos para baixo.
Fusíveis do Corsa 2002 – Numeração e especificações
- 1 – 20A -Sinalizador de advertência, módulo do antifurto, buzina, indicador de tripla função, antena elétrica (se equipado), rádio/som, luz do compartimento de passageiros, e alimentação do conector de diagnose
- 2 – 10A – Instrumentos do painel
- 3 – 30A – desembaçador do vidro traseiro (filetes desembaçadores)
- 4 – 10A – Partida a frio se carro a álcool ou flex
- 5 – Não utilizado nesse modelo
- 6 – 10A – Relé ou bobina da ventoinha do radiador
- 7 – 30A – Motor da ventoinha do radiador (carros com ar-condicionado)
- 8 – 10A – Faroletes lado esquerdo
- 9 – 10A – Bomba da partida a frio
- 10 – 10A – Farol alto lado esquerdo
- 11 – Luz de marcha ré e seus componentes
- 12 – 10A – Farol baixo lado esquerdo (também se houver regulagem de faróis)
- 13 – 20A – Central das travas elétricas
- 14 – 20A – Vidros elétricos dianteiros (todo sistema)
- 15 – 30A – Ventilador interno ou ventoinha do radiador se for equipado com ar-condicionado
- 16 – 30A – Limpador e água do limpador de para-brisas dianteiro
- 17 – 10A -Painel de instrumentos, indicador de tripla função, cigarra dos faróis ligados, bobinas dos relés do ar-condicionado e desembaçador do vidro traseiro. Também pode ser de iluminação – do botão das luzes, do interruptor de controle de ventilação interna e desembaçador do vidro traseiro e do controle de aquecimento, interruptores levantadores dos vidros, alimentação dos relés do ar-condicionado se equipado e do ventilador do radiador (idem)
- 18 – 20 ou 15A – Tomada elétrica (antigo acendedor de cigarros) Ainda: módulo do controle das fechaduras do carro
- 19 – 15A – ECM ou central eletrônica do carro. É o cérebro eletrônico do carro. Controla a mistura de combustível, ponto de ignição e outros
- 20 – 30A – Motor da ventoinha do radiador
- 21 – 15A – Luz de freios, setas, iluminação da tecla do pisca alerta e da brake light (terceira luz de freio)
- 22 – 10A – Sensor de oxigênio (sonda lambda) e sistema de partida a frio para o Corsa Flex
- 23 – 10A – Faroletes lado direito e luz de placa. Também é da iluminação do interruptor do ar-condicionado
- 24 – 10A – Velocímetro. Vidros elétricos traseiros
- 25 – 10A – Farol alto direito e luz de farol alto no painel (luz azul)
- 26 – 20A – Bomba de combustível do tanque e possível ECM
- 27 – 10A – Farol baixo lado direito
- 28 – 5A – ECM (central) do motor VHC e VHC Flexpower
- 38 – 10A – Fica no compartimento do motor e protege a buzina do alarme
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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
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E o manual ou fusíveis do corsa 2001, não tem?
Olá Lucas. Grato por perguntar. Estou trabalhando nisso. O 2001 para trás está difícil de conseguir.
Boa noite qual fusivel posso tirar pro meu veículo não funcionar (evitar roubo)
❓
Olá Diego. O da injeção ou que tem o desenho de um motorzinho. Pode estar escrito também bomba de combustível.
Boa noite o fusível da bomba sempre que ligo o carro ele ficar normal mais quando ando com o carro ele rompe oque pode ser?
Olá Matheus. Pode ser curto na bomba que esquenta quando o carro roda. Outra possibilidade que já vi é chicote ruim perto da tomada da bomba.
ola tens do corsa sedan joy 2002??
Como faço pra montar corretamente a caixa de fussivel do corsa premium sedan 2008?
Olá Fernando. Você quer trocar a caixa? Ou apenas os fusíveis?
Parceiro, boa noite!
Tenho um fiesta sedan 1.6 2009.
Ultimamente ele tem embulhado na segunda marcha e também não acende a luz do painel (só acende qndo piso no freio). O indicador de combustível também está incorreto.
Podes me ajudar?
Amigo bom dia estou esperando ansiosamente o esquema dos fusíveis do corsa 94 a 2003 seu post foi de grande utilidade parabéns deveria haver mais pessoas assim parabéns
tenho o manual dos corsas antigos se quiser me contata
Oi eu preciso, pode me mandar (corsa pickup 2001)
Obrigada
Email [email protected]
Preciso do Corsa sedan 2000 …tem? Não acho em lugar nenhum!
Oi Amigo vc tem o do.corsa sedan. 98 1.6 16v
oi pode me ajudar com o esquema de ligação ou fusiveis do corsa wind sedan 1.0 ano 2000 [email protected]
Oi Anderson!
Vc tem do Corsa Milenium 2001/2002 ?
Gratos desde já!!
ola tens do corsa sedan 2002??
QUAL PODE SER A CAUSA DO PAINEL DO MEU FIESTA SEDAN ROCAN 2011 FICAR APAGADO… MAS MOSTRA TODAS AS LUZES NORMAIS QUANDO APERTO O PINO DO ZERAR O ODÔMETRO?
OBS/JÁ LEVEI EM ALGUNS ELETRICISTAS DAQUI DO INTERIOR E ATÉ ARMARAR ELÁSTICO PARA PUXAR AS PARTE INTERNAS DO PAINEL ELES FIZERAM… ATÉ QUE FUNCIONOU POR UNS 30 MINUTOS MAS DESLIGOU….
A IMPRESSÃO QUE FICO É QUE PODE SER ALGUMA COISA INTERROMPENDO A ENERGIA COMO POR EXEMPLO UM FIO, UM FUSÍVEL FROUXO… ENFIM: FICO PERDIDO QUANDO VIAJO DE NOITE COM O PAINEL POIS NÃO TENHO COMO CONTROLAR A VELOCIDADE NAS ESTRADAS E FICO SUJEITO A RECEBIMENTO DE MULTAS.
PRECISO DE AJUDA…
Olá Roberto. Veja bem: se uma adaptação foi feita com elástico e normalizou, mesmo que por pouco tempo, fica bem evidente um mau contato na tomada do painel. Fusível frouxo não seria uma causa provável. Acredito mais em um fio da tomada, seja da parte antes do painel ou dentro dele, com mau contato.O correto seria retirar o painel e apertar os pinos. Caso não resolva, trocar a tomada ou fazer uma revisão interna no painel seria o próximo passo. Mas se for apenas a iluminação do painel, então é algo mais fácil de resolver. Procure por um reostato de claridade de painel que costuma ficar na capa do volante ou no painel do carro. É o que consigo imaginar a distância.
Teostato no Corsa 96é um ” botão redondo ” abaixo do ascionador de luz
Fala, amigão! Tudo bem?
Seguinte: a chave interruptora dos faróis e stas do meu corsinha 96 está aquecendo muito. Retirei-a e percebi um curto no pino central inferior, que tempgravado próximo a ele o número 30. O que pode estar acontecendo? Desde já agradeço.
Olá Jorge. Obrigado por participar. O 30 é corrente direta, aquela que não precisa ligar a chave para o acessório funcionar. Creio que sua chave está saturada, ou com muito uso. Reparo é possível, mas talvez o preço de uma nova surpreenda. Troque a peça e verifique se as lâmpadas são normais, de potência 55/60 watts ou perto disso. Uma maneira de preservar a chave de farol é instalando um relé duplo, como do link abaixo.
https://www.maosaoauto.com.br/2015/08/rele-de-farol-duplo-o-que-e-isso/
E ai amigo td bem? Tenho um corsa wind 95
1 bico ele esta com a luz da injeção acesa
E ao dar a partida ele demora muito tempo para funcionar como se estivesse afogado
O que pode ser,chega a arriar a bateria na tentativas de ligar o motor,mas quando liga ele roda normal e nao morre apresenta esse defeito somente nas partidas
Olá Luciano. Tem que retirar esse bico e limpar com ultrasom. Mas antes tem que medir o pulso na tomada dele. Pode ser defeito nela também. Quan acelera ou esquenta ela funciona e o bico normaliza. Constatado um defeito no bico é melhor comparar o preço da limpeza com um bico novo.
Conseguiu resolver se não conseguiu tenho um wind que tava assim kkk chama no WhatsApp 19 984409290
Oi tenho um problema no meu classic 2005 ele não tá pegando nada buzina faroes luz de teto painel as únicas luzes q acedem do painel são bateria e freio vc poderia me ajudar nesse problema desde já obrigado
Eu preciso do manual do Corsa 2006!
Tem ai?
Pode me enviar?
tenho um corsa 97 1.6 e o marcador de combustivel, contra giros e temperatura parou de funcionar todos juntos e acendeu o da bateria o que pode ser?
nao tenho manuql pqra ver se e fuzivel.. alguem me ajuda…
Olá Gabriel. Parecer o fusível do painel de instrumentos. Verifique ele pelos PDF.
boa tarde, eu preciso do corsa Wind 2000.
Bom dia , tenho um corsa 99 , tava liga do numa boa ,pegava no estalo, morreu e agora nao quer pega mais , viro a chave acende o painel , mais n pega, reparei que a bomba n ta fazendo aquele Stalo quando viro a chave ,n passa corrente , alguém pode me ajudar ?
Olá Rafael. Verifique o fusível da bomba. Não dê tranco no carro. Se a partida está pesada use uma bateria auxiliar. Combustível ruim também pode ser a causa.
Ola tens do esquema de fusiveis docorsa2002?
Olá, tenho o manual do corsa Wind efi 94.
boa tarde, o manual do corsa super mpfi1.0 8v 1999, vc tem, gostaria muito de encontrar eu indentifica-lo principalmente o esquema do ar condicionado.