A seta do carro parou de funcionar. O que pode estar causando esse defeito? E, mais importante, como resolvê-lo? O bom funcionamento das setas é essencial para qualquer veículo, afinal esse é um item de segurança: elas indicam suas intenções de virar ou mudar de faixa no trânsito. Além disso, dirigir com uma seta queimada pode gerar multas.

Seta do carro parou: os defeitos mais comuns

Várias situações podem explicar por que a seta do seu carro parou de funcionar.

  • Fusível queimado
  • Lâmpada de seta queimada 
  • Pisca alerta com defeito
  • Soquete da lâmpada de seta com defeito (é algo bem comum nas setas dianteiras)
  • Falta de aterramento nas lanternas
  • Chave de seta com defeito

O que é a chave de seta ou comando de seta?

A chave de seta é aquela alavanca que acionamos para dar seta ao fazermos uma conversão ou manobra. Se acionadas para baixo, piscam as setas da esquerda; acionando para cima, piscam as setas da direita, indicando para outros motoristas a direção em que queremos ir.

Esse item também é conhecido como comando de setas e tem múltiplas funções, como ligar o farol, buzina, etc. Ela fica atrás do volante e quase sempre é igual a imagem abaixo. Quando tem defeito, a solução é trocar a peça inteira.

Neste comando também costuma ficar o relé de seta (no centro dela na parte de baixo da imagem). 

Ou seja: um defeito ali e será feita a troca da peça inteira, a mesma que liga o farol, pisca alerta, setas e limpadores do para brisa, além da buzina.

Normalmente, esta peça custa entre R$ 200 e R$ 400, mais a mão de obra de uma oficina especializada.


Como trocar o comando de setas do Palio

Como descobrir qual o defeito da seta do carro?

Há um passo a passo para descobrir o que está causando o defeito na seta do seu carro. 

Verifique se as lâmpadas de seta estão queimadas 

Verifique se as lâmpadas da seta estão queimadas. Se possível, desligue o carro e remova a lâmpada da seta que não está funcionando. Observe a lâmpada para ver se o filamento está queimado ou desconectado. Caso você veja um filamento quebrado ou uma lâmpada escurecida, é provável que ela precise ser substituída.

Verifique se o fusível de seta está queimado

Para saber se  a seta do carro parou por causa de um  fusível queimado (o que é raro) faça o seguinte: acione o pisca alerta. Se ele funcionar, o diagnóstico seria de duas possibilidades: o fusível  da seta queimou ou relé da seta estragou. 

Consulte o manual do proprietário do veículo para encontrar a localização exata do painel de fusíveis. Geralmente, o painel está localizado no painel de instrumentos, no lado do motorista, no painel lateral do console central ou no compartimento do motor.

No manual do proprietário ou na tampa do painel de fusíveis, procure a identificação do fusível relacionado ao sistema de setas. 

Inspecione o fusível e procure por um filamento quebrado. Achou? Então está aí a sua resposta. Se o filamento estiver intacto, o fusível pode não estar queimado, mas ainda assim, o teste com um multímetro é mais preciso.

Seta do carro piscando rápido

Outro defeito comum é a seta do carro piscar depressa, mais rápido do que o normal. Neste caso é uma simples lâmpada queimada. Ligue o pisca alerta e confira qual não está acendendo. Basta trocá-la.

Seta do carro não funciona, mas pisca alerta sim

Não confunda a seta com o pisca alerta. Sim, a seta pode dar defeito, mas o pisca alerta continua funcionando (e vice-versa). Nese caso, tente o teste da tecla:

Ligue a chave do carro e acione a seta do carro para um lado qualquer. Em seguida balance o botão do pisca alerta ou o pressione levemente. Se a seta começar piscar ou mesmo ameaçar a dar uma piscadinha, está confirmado o defeito no pisca alerta, e portanto no comando. O mesmo vale para testar um alerta que não funciona: mexa na tecla e observe se as luzes vão piscar. 

Seta só funciona de um lado

Se a seta do seu veículo só está funcionando de um lado, algumas coisas podem estar acontecendo. 

As duas lâmpadas deste lado podem estar queimadas. Também pode ser o comando de seta, que pode estar funcionando somente para um lado, ou defeito nos soquetes e fiação do lado que não pisca. 

Também é possível que seja um fusível queimado ou relé queimado, mas neste último caso somente em carros com dois relés de seta.

 

seta do carro

Comando de seta do carro

 

Quanto custa consertar a seta do carro?

Isso depende do defeito e do veículo. Se for algo simples, como a troca da lâmpada ou fusível, é um serviço barato – um fusível custa de 1 a 5 reais, em média. O relé de seta também pode queimar, mas é uma peça que custa entre 30 e 50 reais. Já ser for algo mais complexo, como a troca do comando inteiro, o valor sobe – essa peça custa entre R$ 200 e R$ 400. Acrescente ao preço o valor da mão de obra. 

O que acontece quando a seta do carro para de funcionar?

O maior problema é dirigir sem as setas funcionando. Como já dito, a seta indica uma mudança de direção, se ela não pisca, um carro que vem atrás pode bater e teremos um acidente. O uso das setas é como “conversar” com outros motoristas.

Segundo pesquisas de segurança do trânsito, setas com defeito ou não funcionando estão entre as 11 principais causas de acidentes. Até pedestres costumam prestar atenção nas setas para saber se um veículo vai mudar de direção.

As setas de um carro podem indicar uma ultrapassagem, a parada do carro, mudanças de faixas e até emergências, como o uso do pisca-alerta, que também faz parte do conjunto.

Quantos pontos perde e qual a multa se não ligar a seta?

Não ligar a seta é considerada falta grave pelo Código de Trânsito, com a perda de 5 pontos na carteira de habilitação. A multa é de 195 reais.

Isso vale tanto para quem não aciona a seta por esquecimento quanto para quem até a aciona, mas a seta não funciona por algum defeito. 

Podemos consertar a seta pelo alerta sem trocar o comando?

Sim, mas não é um conserto definitivo. Seria uma boa alternativa para quem não pode gastar com um comando inteiro. Como dito acima, o preço desse pode ser salgado.

A tecla do alerta é encontrada em lojas de peças e o serviço seria quase o mesmo de uma troca de comando.

Mas é preciso ter em mente que o defeito que estragou a tecla do alerta está no comando, o que significa que vai ocorrer de novo, embora demore um pouco.

Outra possibilidade de conserto seria a retirada das molas internas da tecla. Nesse caso o funcionamento iria mudar. Em vez de ser uma tecla de “vai e volta”, passaria a ser de “puxa e abaixa”.

Mas o funcionamento elétrico seria o mesmo, sem maiores consequências. No meu ponto de vista resolve e há pouquíssimos retornos, a experiência deu bons resultados. 

Seta do carro com defeito

Tecla do pisca alerta do carro

Outra dica

Como é impossível dirigir sem as setas do carro, tente calçar o botão do pisca alerta com um material qualquer na posição em que a seta volte a funcionar. Mas lembre-se que é algo provisório e para uma emergência. E você deve procurar o mais rápido possível sua oficina de confiança.

Mostre o que você fez ao eletricista e ele saberá o que fazer. Trocar esse comando não é impossível para um leigo. Basta um pouco de coragem, observação e ferramentas um pouco diferenciadas. Querendo fazer isso, para aprender ou mesmo economizar na mão de obra, deixe um comentário que daremos o apoio necessário.

Normalmente é um serviço rápido, de no máximo vinte minutos.

Seta do carro com defeito

Relé de seta do carro

Seta do carro – outros defeitos possíveis

Outra possibilidade de defeito em seta de carro, principalmente da linha Fiat, é no Body Computer, ou computador de bordo.

Algumas vezes a seta pisca para uma lado e para outro não e o defeito parece ser uma incógnita. Mas com uma investigação mais detalhada se descobre o defeito nesta central responsável por repassar várias informações para o motorista.

Por isso, muito desses circuitos, como luz de posição, luz de seta, etc, tem no caminho a interferência deste computador de bordo.

Isso significa que algumas vezes ele acusa “seta lado esquerdo não funciona, ou verificar tal lado”, mas tudo está normal, sendo o próprio Body Computer que cria o defeito, impedindo a seta do carro e outros de funcionar.

Alguns eletricistas trocam esta central (caríssima), mas outros com habilidade conseguem consertá-la.

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É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

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Para saber como trocar o relé de seta do Uno, assista ao vídeo abaixo: