Bateria do Ford Ka antigo
A Ford, nos modelos antigos e alguns mais modernos, sempre optou por baterias menores, tanto em potência como em tamanho. Nada demais até percebermos que o local de instalação não cabe uma bateria maior. O Escort anos 80 é assim. A explicação poderia ser só economia de custo e de espaço, pois o compartimento do motor é pequeno e a bateria do Ford Ka antigo segue esse modelo de economia de espaço. No Ecosport também temos uma bateria assim, com a caixa de instalação exatamente do tamanho da bateria. Mas no caso desse modelo a bateria ganha dois ah.
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Ford Ka e sua bateria
A bateria do Ford Ka é uma de 45 ah com pólo positivo a direita. Mas podemos instalar a bateria de 48 ah usada no Ecosport citada acima. Hoje em dia é mais comum encontrar esse modelo que substitui bem a de 45 com preço similar. O correto é consultar manual do proprietário do carro procurando no índice o item “bateria”. Mas como é muito comum perder esse manual, post como esse ajudam. No caso de dúvida, como ser um modelo mais novo vale consultar esse Link.
A sua instalação é muito parecida com a do Toyota, porém tem dois parafusos em vez de um. Repare na imagem acima a marca do suporte que fixa a bateria na caixa. São dois parafusos fixos na caixa e duas porcas de chave dez milímetros que devem ser removidas. Soltando elas a barra sai com facilidade e basta retirar a bateria. Mas antes desligue a bateria começando pelo negativo e depois o positivo. Para religar é o contrário: comece pelo positivo e termine pelo negativo. Isso é importante para evitar curtos na hora da troca.