Bateria do Fusca
Muita as vezes, quando vamos trocar a bateria do Fusca, vemos claramente uma diferença nela. Na maioria dos Fusca, originalmente, é usada a tal bateria de pólo invertido. (VEJA MAIS AQUI).
Isso simplesmente impossibilita a instalação de uma bateria comum, mais usada no mercado que é a de pólo positivo a direita. Identificar qual são essas basta olhar na etiqueta. Se o número dela terminar com a letra E, é invertida. Se terminar com a letra D, é polo a direita. Por exemplo: 45 ah SE (pólo invertido) ou: 45 ah GD , pólo positivo a direita. A letra antes do E ou do D podem variar conforme a fábrica e modelo.
Existe a possibilidade de instalação da bateria de pólo direito se houver uma mudança nos cabos dela. Normalmente aumentamos o negativo e o positivo. Mas ela vai precisar de um bom isolamento na instalação pois o positivo passa a ficar mais perto da lataria. Sua localização é sempre debaixo do banco traseiro, atrás do banco do passageiro dianteiro.
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Qual é a bateria do Fusca?
O que acontece se ligar o Polo errado da bateria?
Por isso o título do post é “qual é a bateria do Fusca”. Por ser invertida, como descrito acima, ligar a bateria dita normal vai inverter os pólos e vai acontecer um baita curto, principalmente se o Fusca estive equipado com alternador e ignição eletrônica. Ja vi em minha oficina Fusca chegar no reboque com estas peças queimadas e descobri que instalaram a bateria errada.
Na foto acima temos o modelo de bateria original. É uma pólo a esquerda de 45ah. Parece que o positivo está a direita, certo? Mas é isso que engana muitos. Para saber se a bateria é tipo original do Fusca, temos que colocar ela de frente para nós, (os pólos virados para nós), e o positivo vai estar a nossa esquerda. Basta imaginar essa imagem acima ao contrário.
Quantos amperes é a bateria do Fusca?
Ligar uma bateria deste carro ao contrário pode causar custos, principalmente se ele for equipado com alternador e ignição eletrônica. Os dois podem queimar. O alternador com certeza vai queimar os diodos. No caso do carro ter gerador em vez de alternador, melhor usar a bateria e 45Ah ou 40ah. Elas carregam mais facilmente com gerador, Mas se for alternador o uso de uma bateria de 60ah não está proibido. É importante saber que nem todos os anos do Fusca usam essa bateria de pólo invertido. Então confira seu modelo nesse link
Bateria de Fusca: dicas para não descarregar
A bateria do Fusca é famosa por descarregar mais rapidamente do que outros carros, até mesmo de “irmãos” da sua época. A bateria da Kombi antiga, por exemplo, tinha uma carga mais duradoura embora fosse a mesma do Fusca. Lembrando que a bateria original do Fusca é a famosa bateria invertida.
Mas descarregar com certa regularidade não significa necessariamente um defeito na bateria do seu Fusca. Existem casos em que até baterias novas, e de marca top, também descarregam depois de um certo tempo. A resposta é simples.
Esta peça com uma polia meio dourada é um dos mais antigos “carregadores” de baterias instalado em um carro. É o famoso gerador, precursor do alternador, este sim usado até os dias de hoje. São na verdade a usina de energia do seu carro, e responsáveis diretos pela sustentação da carga da bateria.
O “Herbie” aí em cima, o da foto, tinha um destes no motor. Dizem até que este era o calcanhar de Aquiles dele. Vale a pena conferir os detalhes do filme da Disney.
Por que esta fraqueza? Tecnologia é a resposta. Quem já usou um relógio de pulso e de corda sabe o que acontece com a tecnologia.
Pois bem. O gerador seria como um relógio de corda, e o alternador um relógio automático (pesquisem no Google). Mas como dar “corda” em um gerador?
Bateria de Fusca. Dicas para não descarregar.
Acelerando o motor. Um gerador carrega a bateria somente acima de 700 RPM. Mas a lenta de um Fusca é de 650 RPM o que significa o seguinte: para carregar a bateria de um Fusca o motorista tem que acelerar o motor. E por isso que as luzes do óleo e do gerador do Fusca ficam acesas, ou “tremendo” no painel, na marcha lenta. Neste momento a bateria não está sendo carregada.
Outro problema é a pouca eficiência do gerador. O Dínamo, como também é conhecido o gerador, não produz corrente 100 por cento contínua, o que não acontece com os alternadores que tem uma mesa retificadora de corrente no seu circuito. Junta-se a isso, a pouca energia gerada. Com o tempo a soma de gasto de energia do Fusca vai ser maior do que a produzida pelo gerador e a bateria vai descarregar.
O recomendação é a aplicação de uma carga lenta na bateria, como parte da manutenção do carro, de seis em seis meses e não deixar seu Fusca parado, o transformando em “carro de final de semana”. Evitar a instalação de acessórios que não vem de fábrica também é de grande ajuda.
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