Fusíveis do Puma GTS
O Puma GTS praticamente copia a parte elétrica do Fusca. Obviamente existem pequenas variações devido a distância entre os acessórios, relé de seta ou de farol e localização de instrumentos no painel. A bateria, por exemplo, está localizada no compartimento do motor, a direita dele. E é sempre necessário verificar a fixação e estado dela para evitar problemas elétricos no carro. Nesse post iremos publicar a lista de fusíveis do Puma GTS, pois dificilmente um proprietário ou montador pode ter acesso a manual desse modelo, devido a sua antiguidade.
Originalmente o Puma era equipado com alternador e bateria de 36Ah, a qual tem que certificar se é de polo invertido. Atualmente tem que verificar qual bateria deve ser usada devido a possíveis adaptações no decorrer do tempo. Isso vai evitar curto e jamais devemos inverter os pólos da bateria.
Veja Aqui a história do Puma no Brasil
A lista abaixo serve para o Puma GTS e GTE.
- 1 – 8A – Faroletes dianteiro e traseiro lado direito – Luz de placa
- 2 – 8A – Faroletes dianteiros e traseiros lado esquerdo – Iluminação do painel
- 3 – 8A – Farol baixo lado direito
- 4 – 8A – Farol baixo lado esquerdo
- 5 – 8A – Farol alto lado direito
- 6 – 8A – Farol alto lado esquerdo
- 7 – 15A – Luz interna (cortesia) – Buzina – Esguicho de água do limpador de para-brisa – Acendedor de cigarro
- 8 – 15A – Luz de freios – Pisca alerta – Luz de ré – Limpador de para-brisa – Luz de alerta do circuito duplo de freio
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Tipo de fusíveis do Puma GTS e troca
A lista acima é de acessórios originais. Mas, muitas vezes são instalados acessórios no carro, como rádio, farol de milha e/ou de neblina, entre outros. Quase sempre os fusíveis são tipo cerâmica e ainda são encontrados no mercado, mas de material plástico no corpo. A troca é fácil. O fusível é fixado por duas hastes bem evidentes. Basta usar de pequena força e ele sai. Para colocar o fusível de volta, o processo é o mesmo. Mas tome cuidado para não queimar o dedo ao encostar na lâmina do fusível. Isso acontece quando existe um curto no circuito. Nunca insista em trocar um fusível que queima novamente. Nesse caso, existe um curto na parte elétrica. Também não aumente a potência dele. Isso pode provocar prejuízos e até fumaça no carro.