Fusíveis do Gol G6 (o G5 modernizado)
Por Fernando Ivanenko. Técnico com 35 anos de experiência em elétrica automotiva.
Aos que estão com pressa ou em emergência, segue a lista dos fusíveis
Fusíveis tipo filamento
(Fusíveis no compartimento do motor. Veja no fim do post)
Da esquerda para direita (olhando o carro de frente):
1 – Alternador – Protege o circuito eletrônico do alternador em caso de curto direto ou interno dele.
2 – Alimentação ou corrente do compartimento interno. Se queimar o carro fica sem energia em quase tudo.
3 – Ventoinha do radiador – Protege a segunda velocidade da ventoinha.
4 – Sem uso. Pode ser adaptado para algum acessório com corrente direta da bateria.
5 – Sistema de ABS.
6 – Partida do E-flex (aquecida)
Fusíveis tipo lâmina no compartimento do motor do GOL G6
Eles ficam em fila, à esquerda dos fusíveis de filamento e também em cima da bateria, seguindo a numeração.
De cima para baixo:
7 – ABS
8 – Ventoinha do radiador (primeira velocidade)
9 – Módulo e acessórios de conforto.
10 – Módulo do motor.
11 – Esse fusível protege a bomba hidráulica da caixa automática (se equipado).
12 – Caixa automatizada (se equipado).
Fusíveis da cabine do Gol G6 – Lista e funções
1 – Caixa automática
2 – Módulo do sistema de conforto
3 – Farol de neblina (BCM)
4 – Farol de milha
5 – Airbag – Módulo
6 – Desembaçador do vidro traseiro
7 – Ignição
8 – Cambio ou seletor da transmissão (carro com caixa automática)
9 – Módulo do freio ABS
10 – Rádio -Sistema de som
11 – Sirene ou buzina do alarme do carro
12 – Iluminação da cabine – Luz de posição
13 – Câmbio da caixa automática (seletora)
14 – Retrovisor externo elétrico
15 – Ar-condicionado (embreagem elétrica dele)
16 – Alarme do veículo
17 – Travas do carro
18 – Limpador de para-brisa traseiro
19 – Setas e funções do volante
20 – Plug de diagnóstico de injeção – Retrovisores, no caso o rebaixamento de alguns modelos
21 – Setas – Luz indicadora de freios
22 – Módulo de conforto
23 – Farol de neblina
24 – Relé da central elétrica – Relé da bomba de combustível do tanque
25 – Limpador de para-brisa dianteiro e seu esguicho de água
26 – Injeção eletrônica
27 – Farolete lado direito
28 – Instrumentos do painel (Painel)
29 – Bomba de combustível – (também tem o fusível do relé – 24 ou 34)
30 – Partida a frio – Bomba da partida a frio – Partida aquecida – Outros sistemas do sistema total flex
31 – Farol alto dos dois lados e luz azul indicadora de farol alto no painel
32 – Farol baixo lado esquerdo – Farol baixo e alto lado esquerdo da BSM
33 – Luz de ré e alguns acessórios instalados ligados ao engatar a ré
34 – Várias funções que podem variar – Relé da partida a frio – Relé da bomba de combustível – Módulo de ajuda de estacionamento (sensor de estacionamento) – Relé do ar – Módulo do motor e dos retrovisores
35 – Módulo dos vidros elétricos
36 – Interruptor de luzes
37 – Buzina
38 – Ventilador interno
39 – Farolete lado esquerdo
40 – Bicos injetores – Sensor do pedal de embreagem – Interruptor de luz de freio ou senso eletrônico do mesmo (no pedal)
41 – Limpador de para-brisa
42 – Tomada 12 Volts
42 – Caixa ou módulo elétrico do carro
No ano de 2012, o Gol G5 ganhou novos faróis, além de linhas novas na frente. Os faróis eram do Fox. O carro ficou mais moderno, e “ganhou” o apelido de Gol G6 dos revendedores para chamar atenção do consumidor. Foi lançado em 2012 como sendo modelo 2013, algo bem comum no meio das montadoras. Também podemos ter variações elétricas e eletrônicas, como no caso dos fusíveis do Gol G6.
O procedimento correto, no caso de equipamentos de um carro com os fusíveis do Gol, é consultar o manual. Ali tem informações da fábrica de como trocar e também fotos com localização e ordem de cada fusível. Mas, na falta do manual, o que é bem comum no Brasil, uma lista pode ser consultada.
É o que publicamos neste post: os fusíveis do Gol G6. Nossa intenção é ajudar a todos os motoristas de maneira prática e rápida, principalmente para um caso de emergência. Profissionais de elétrica automotiva também são ajudados.
É bom lembrar que o manual completo está disponível no site da montadora. Nunca se arrisque em caso de dúvidas na hora de trocar ou tentar resolver um problem elétrico. No caso de o fusível queimar novamente, não insista na troca. Pode existir um curto circuíto na parte elétrica protegida por este fusível. Aliás, ele existe exatamente para proteger no caso de um curto. Nesse caso um eletricista experiente deve ser consultado.
Caixa de fusíveis do Gol G6 no compartimento do motor
Eles ficam em cima da bateria e podem ser tipo lâmina e também de filamento. Para saber a amperagem, basta conhecer o código de cores dos fusíveis (VEJA AQUI)
VEJA AQUI COMO TROCAR UM FUSÍVEL
Pode existir variações entre modelos e anos. Alguns fusíveis podem simplesmente não ter no seu Gol como pode indicar a lista. Mas isso só significa que determinado acessório não está instalado no seu carro.
Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)
É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?
Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.
Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.
O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?
O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.
Esses fusíveis com a letra R que fica na primeira fileira são a mais são fusíveis reservas?
Olá Valter. Sim , são fusíveis reserva.