Bateria do Corsa
O Corsa foi um dos modelos mas vendidos no mercado brasileiro. Por isso até hoje existem muitos circulando por aí. Ainda são bem procurados no mercado de carros usados. Aqui no Mãos ao Auto temos diversos post sobre o Corsa, como seus fusíveis e outros defeitos. Nesse post vamos explicar qual é a bateria usada no seu Corsa.
O Corsa tem uma boa parte elétrica. Bem dimensionada, todos os seus acessórios trabalham sem sobrecargas elétricas. É o que acontece com a bateria do Corsa. Esse equilíbrio elétrico aumentou em muito a durabilidade da bateria nesse modelo da GM. Nos mais antigos uma bateria pode durar mais de 5 anos, um maiores tempo de vida útil do mercado.
Modelo da bateria
- Pólo a direita. Sempre tem a letra d na etiqueta para diferenciar de bateria de polo invertido.
- Caixa baixa. A tipo caixa alta pode não caber no local onde fica a bateria.
- Amperagem: 45ah ou 60ah. As duas podem ser usadas, principalmente nos modelos mais antigos. Mas a de 60ah costuma equipar os Corsas com ar condicionado de fábrica.
- A bateria do Corsa deve ser selada ou sem manutenção. Isso ajuda muito na durabilidade.
- A bateria Ac Delco é a marca original usada no Corsa.
Localização e troca da bateria do Corsa
Essa bateria fica embaixo da churrasqueira, a esquerda do motor e perto do para-brisa. Para ter acesso tem que retirar “meia” tampa plástica que cobre o local soltando três parafusos. Eles são bem evidentes e usa-se uma chave tipo Philips.
Também tem que soltar o parafuso principal de fixação da bateria. Ele fica no meio da bateria, embaixo, e usamos um chave L número 13. Feito isso, solte o terminal NEGATIVO e depois o positivo.
Como trocar a bateria do Corsa
Antes de trocar a bateria do carro, ou desligá-la, verifique se o rádio exige um código e se ele está no manual.
Trocar a bateria do Corsa, e outros como Celta, a princípio pode parecer difícil, principalmente pelo lugar onde ela está instalada. Existem alguns obstáculos evidentes escondendo a bateria e que devem ser retirados ou no mínimo afastados. Mas com um pouco de paciência e atenção qualquer pessoa consegue realizar esse serviço. Siga a instruções abaixo para trocar a bateria do seu Corsa.
- Um chave de boca 10 milímetros.
- Um canhão ou chave L de 13 milímetros (essencial para a troca). Também pode ser um cachimbo 13 com sua extensão.
- Uma chave tipo estrela ou Philips.
Usaremos a chave Philips para soltar os parafusos que prendem a capa preta acima da bateria. Um está bem a esquerda da foto e o outro a direita. Existe um terceiro depois do segundo, que fixa exatamente o meio da capa protetora. Todos devem ser retirados. A capa sairá com um pouco de esforço.
Mas lembre-se que ela é feita de material plástico que fica quase sempre exposto ao sol, o que pode deixá-la ressecada. Em seguida solte o terminal negativo (sempre comece por ele em qualquer carro) com a chave de boca 10 milímetros. Separe-o em um lugar seguro e faça o mesmo com o terminal do positivo.
Para soltar a bateria do carro usaremos a chave L ou canhão 13 milímetros. O parafuso a ser solto fica na frente, no meio, e na parte de baixo da bateria. Se ele estiver muito pesado para soltar, basta desenroscar a porca em intervalos de 15 segundos. Isso vai evitar que o metal da rosca esquente e quebre. Uma borrifada de spray lubrificante vai ajudar.
Feito isso, observe se bateria está muito agarrada ao carro. Não existe nada mais que segure ela no local. Para retirá-la basta dar umas balançadas até ela “descolar” do fundo (algo muito comum no Corsa).
Retirada a bateria, aproveite para limpar o local. Por ali acumula-se muitas folhas, sabe-se lá como. Mas uma limpeza irá evitar que toda a chapa onde a bateria fica se enferruje. Para instalar a bateria nova siga os passos inversamente, sempre ligando e apertando o terminal negativo por último. Isso é uma questão de segurança, pois bateria não dá choque, mas pode provocar queimaduras se os polos se encontrarem. E existe mais de um caminho para isso.
Ponha a capa preta no seu devido lugar (vai exigir um pouco de paciência, mas ficará obvio para você), aperte todos o parafusos e porcas com a força que merecem, e pronto! Lembre-se: trabalhe em segurança. Qualquer dúvida nos pergunte. Estamos “quase” sempre de plantão….