Elba da Fiat
A Elba da Fiat foi um grande sucesso de vendas no Brasil. Pertence a família do Uno e é considerado uma perua da montadora. Foi lançada no mercado brasileiro em 1986 e saiu de linha em 1996. Seu maior destaque foi ter o maior porta-malas do Brasil da época, embora seja um modelo bem compacto. Foi sucedida pela Palio Weekend. Seu sistema elétrico apenas se alongou nos chicotes, principalmente o traseiro. Mas basicamente repete a elétrica do Uno. Isso também acontece com os fusíveis da Elba, que é o assunto desse post.
A Localização da caixa de fusíveis da Elba é semelhante a do Uno e do Prêmio: lado esquerdo do painel, lado do motorista. Pode ter capa ou tampa de proteção. Originalmente ela vinha com os desenhos dos acessórios em cada fusível, o que ajuda muito na identificação e troca de um fusível queimado. Mas antes de trocar é necessário testar o fusível e descobrir o motivo que o fez queimar, pois podemos ter um curto no circuito.
Veja aqui como testar um fusível
Tabela de fusíveis da Elba
Veja nas imagens abaixo os fusíveis da Elba, suas amperagens e referências. Houve pouca mudança entre os anos de fabricação. Talvez algum acessório novo possa ter sido introduzido e assim ganhou um fusível. A aparência também pode mudar. Também existe a possibilidade de um fusível proteger mais de um acessório, principalmente os instalados fora da fábrica.
Não insista com um fusível que torna a queimar. Não aumente a potência do fusível pois pode até provocar incêndio no seu carro. Siga sempre as orientações do fabricante descritas no manual.Na falta desse, procure por cópias na internet. No caso de dúvida procure por um eletricista experiente. A Elba da Fiat é um carro eletricamente mais simples, porém possui alguns equipamentos sensíveis e outros bem potentes, como a ventoinha do radiador, radio e instrumentos do painel. Até um “computador de bordo”, indicador de lâmpadas queimadas, existe em alguns modelos. São acessórios raros de encontrar no mercado.