Carregador de bateria caseiro
Podemos construir um carregador de bateria caseiro? Sim, com alguns materiais e equipamentos sem uso, conseguimos montar um carregador eficiente.
A montagem elétrica é simples, ao alcance de qualquer pessoa com um pouco de boa vontade. Mesmo que não tenha alguns dos materiais, eles podem ser adquiridos a baixo custo ou até por doação de um parente ou amigo.
(Para sua segurança leia o post até o fim antes de usar o carregador)
O que observamos é que esse carregador de bateria caseiro pode “ressuscitar” a dita mesmo que completamente zerada. Portanto, é um carregador de carga rápida, e deve ser usado em emergências. Caso seja um caso de carro parado por muito tempo e repetidamente, podemos usar esse carregador para dar uma levantada na bateria e em seguida ela deve ser levada para uma carga lenta. Veja abaixo a lista de materiais, como montar, e informações importantes de como usar esse carregado caseiro.
Lista de materiais
- Uma fonte de notebook de 19 Volts
- Uma lâmpada de farol de carro tipo H4
- Uma tomada de lâmpada H4
- Fio de som ou outro (1 metro de cor vermelha e 1 metro de cor preta)
- Garrinhas tipo jacaré
Ferramentas necessárias
- Alicate de corte ou outro pra desencapar e cortar fios
- Cola rápida ou quente
- Fita isolante
- Solda – opcional
Como fazer um carregador de bateria
A montagem é bem simples, bastando um pouco de observação. Para montar esse carregador de bateria caseiro vamos basicamente trabalhar nos fios finos do carregador de Notebook . O lado que vai na tomada que em 110 ou 220 volts, fica como está.
1 – Corte o plug que encaixa no notebook.
2 – Em seguida desencape esse fio e encontrará um fio vermelho – que é o positivo – e um malha em volta dele. Esse será o negativo.
3 – Ligue o positivo no negativo da lâmpada h4 (faça isso na tomada que encaixa nela ou com um terminal fêmea).
4 – Em seguida ligue no terminal do farol alto dessa lâmpada um fio de preferência vermelho de um metro de comprimento.
5 – Na outra ponta desse conecte a garra jacaré também de cor vermelha. Esse será o cabo positivo do carregador caseiro de bateria. O terminal que vai sobrar na lâmpada não será usado.
Para fazer o negativo do CARREGADOR de bateria, usaremos a malha. Basta emendar com outro fio de cor preta, soldar e isolar (o mesmo deve ser feito com o positivo descrito mais acima). Na outra ponta desse fio preto instale a garra negativa que vai ser usado no negativo da bateria.
No nosso modelo colamos o soquete da lâmpada em cima do carregador de notebook. Dessa forma fica mais seguro o manejo e mais fácil de usar. Repare isso na primeira foto do post.
Como ligar o carregador na bateria caseiro
Ligue a tomada. Quase sempre o carregador de notebook que usamos é bivolt. Em seguida ligue o cabo vermelho e de garra vermelha no positivo da bateria. Também ligue o cabo preto, mas no negativo da bateria.
Repare que a lâmpada acenderá. A medida que a bateria for carregando essa lâmpada vai apagando. Quando apagar totalmente ou ficar bem fraca, significa que a bateria está carregada.
Esse carregador é rápido. Em 110 volts pode carregar uma bateria de 45 ah em cerca de duas horas. Em 220 volts esse tempo pode ser reduzido a metade. Para carregar a bateria no carro, desligue o negativo dela. Não carregue a bateria com ela conectada ao cabos do carro.
Por que escrevemos que é um carregador com peças recicláveis? Porque 90 por cento pode ser montado com peças usadas, até a lâmpada. Uma oficina pode doar, pois usamos o pólo do farol alto.
Quase sempre uma lâmpada h4 queima somente o farol baixo por uma simples questão de uso. O farol alto é pouco usado e essas lâmpadas são descartadas assim.
Já o carregador de notebook pode estar encostado na sua casa, sem uso. Também pode ser comprado usado em boas condições e muitas vezes é bem barato. O mesmo acontece com fios e garras.
Excelente Post !!! Muito interessante, vou fazer a sugestão dada.
E funciona mesmo!
Olá Fernando. Tentei inserir imagem aqui, mas não consegui. Então segue o link. O desse link, deve ser o mesmo princípio do seu. Mas o que acha desse ( do link), será que realmente funciona? E não estraga a bateria? Muito obrigado pela atenção.
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1247971640-carregador-baterias-carro-moto-com-lmpada-60w-127v-_JM?quantity=1
Esse é mais antigo e menos eficiente. Usa um diodo retificador. O principio é o mesmo. Mas nossa ideia é usar a parte eletrônica do carregador de note. Tem dado certo. A bateria carrega e fica fria.
Olá Fernando. Muito obrigado pelas informações.
Olá. Bem legal esse post. Tentei fazer o mesmo com uma fonte q arranquei de um scanner velho pra carregar uma bike, mas fiz algo errado, pq não carrega. Não manjo muito de eletrônica. A ideia da lâmpada é ter uma carga pra diminuir a voltagem ou pra acordar a fonte? Pq eu notei que no vazio, embora haja tensão, não deve estar passando corrente, pq enconstando o + com – da fonte não dá curto.
Olá Adriano. Normalmente quando na há corrente é por que a fonte pode estar com problemas. Tente com um carregador de note de vinte volts, aqueles com controle de tensão. São os que dão melhores resultados. Temos um com mais de dois anos de uso e é usado diariamente.
Ótima ideia, amigo. Tenho conhecimentos de eletrônica e confesso que fiquei me perguntando “porquê nunca pensei nisso antes?!?!?!” Hahaha
Apenas um detalhe que acho muito importante, sei que você já mencionou mas seria melhor você frisar aqui sobre a polaridade da ligação para quando forem fazer a ligação para carregar a bateria, já vi amigos queimando literalmente muita coisa ao tentar fazer isso com polaridade invertida.
Grande abraço!
Verdade Fabrício! Vou colocar no texto essa advertência. Obrigado por participar!
Show de bola projeto bem simples de fazer só uma coisa que não ficou claro, qual a potencia da lampada? ou tanto faz? Pq tem lampada H4 com 35W no farol alto tem de 60W até 75W, qual devo usar? Posso substituir a lampada por um resistor? abraços e obrigado.
Olá Renan. Obrigado por participar. A potencia é da lâmpada H4 de carro, farol alto: 60 Watts