Bobina do Uno Antigo
De fato são duas bobinas no Uno, cada uma com duas saídas de cabo de vela. Mas a bobina do uno antigo (motor injetado, Ie, anos 95 para frente) pode enganar em um teste. Muitos não sabem, mas um defeito nela acende a luz de injeção. No teste com scanner acusa falha na bobina 1 ou bobina 2 – ou em ambas.
O motor começa a falhar como se fosse vela ou cabo de vela com defeito. É feita a troca da bobina, mas o carro continua falhando. O mais importante é saber que – se a luz de injeção acende – não é defeito de vela ou cabo. Esse recurso não equipa o carro. A vantagem é que o Uno antigo tem poucos atuadores que acendem a luz de injeção. Entre elas as bobinas de ignição com falha.
Por outro lado, a luz de injeção pode acender antes da bobina do Uno antigo apresentar defeito de funcionamento. Se o scanner acusar defeito em uma ou nas duas bobinas, a troca deve ser feita. E o conselho é trocar as duas mesmo que acuse somente uma. No Scanner aparece: “Falha da bobina 1”. ou 2.
Como trocar a bobina do uno antigo
A troca é um serviço relativamente fácil. Podemos fazer na garagem de nossa casa. Existe uma lógica bem simples de seguir. Como dito, são duas bobinas como da imagem acima, Elas ficam presas em cima da tampa de válvulas do motor. como mostra a imagem abaixo.
Para trocar siga os passo abaixo
- Faça o serviço com o motor completamente frio.
- Use uma chave de fenda média.
- Trabalhe em uma bobina por vez.
- Solte os dois cabos de vela e marque de qual torre ela saiu. Não pode trocar as posições.
- Solte a tomada da bobina que fica em baixo da saídas dos cabos de velas.
- Solte os quatro parafusos da parte de cima da bobina (tem uma chapinha de metal ). Não precisa soltar as porcas para trocar a bobina.
- Retires a bobina com cuidado e instale a nova seguindo os passos contrários ditos acima (efeito UFO).
- Repita tudo na outra bobina.