Palio 2011
O Palio 2011 Fire é um modelo bem vendido no mercado brasileiro. Podemos dizer que é um Uno Fire melhorado. Mas ele também pode apresentar defeitos elétricos que costumam dar dor de cabeça no reparador. Pode ser um defeito intermitente, onde um acessório apaga – ou vários ao mesmo tempo. Nesse post explicaremos uma causa comum para esse tipo de defeito.
Palio 2011 – Defeitos elétricos
Os acessórios citados são separados, com acionamento e fusíveis diferentes. São circuitos que não deveriam depender um do outro. Mas no caso do Palio 2011 e outros anos, dependem de uma única peça: o relé auxiliar. Esse relé pode ser uma ajuda para vários circuitos elétricos, uma ajuda de suporte de corrente. Assim, somente ele esquenta , evitando danos em chicotes, tomadas e comandos.
Basicamente ele distribui a corrente principal para os acessórios que você percebeu que parou: farol baixo (o alto continua a funcionar), vidros elétricos, ar-condicionado e limpador de para-brisa). Alguns modelos usam esse relé individualmente para a buzina, farol de milha ou neblina, desembaçador traseiro, etc.
Como consertar?
No caso do Palio 2011 a 2013, basta trocar esse relé. Mas é necessário soltar a caixa de fusíveis para ter acesso ao relé. São poucos parafusos e o serviço segue uma lógica de fábrica. Mas antes disso verifique se algum fusível queimou. Todo circuito, inclusive esse relé, tem que ser protegido por um fusível ou um curto pode acontecer e queimar acessórios importantes.
Ele fica em um suporte com chicote de médio tamanho e, quase sempre, é de cor preta. Pode ter 4 ou 5 pinos, dependendo do modelo do carro. Custa barato (entre 10 e 20 reiais) e é encontrado com facilidade. Basta levar de amostra e conferir a pinagem e os números nele. O defeito mais frequente nesse relé é ele simplesmente queimar por vida útil. Afinal, ele trabalha com corrente média/alta, o que significa caloria constante. Ligou os acessórios, ele esquenta rapidamente.