A Bateria do Onix
O Onix é o modelo brasileiro mais vendido. É óbvio que o número dele circulando está aumentando cada vez mais e junto a troca de peças. Isso inclui a bateria do Onix. Nesse post vamos explicar qual é o modelo, se é diferente, e qual a melhor marca de reposição dessa bateria. Isso é importante, pois muitos revendedores podem tentar instalar uma bateria diferente, ou mais comum de encontrar no mercado.
Uma troca assim seria improvisação, principalmente com a bateria do Onix e alguns outros modelos da GM. Tudo é uma questão de originalidade de fixação da bateria? Não. A amperagem ou potência pode influenciar no ponto de visto elétrico, principalmente nos carros modernos. Não devemos mudar a amperagem
A bateria do Onix não pode ser adaptada
A improvisação mencionada seria de fato uma adaptação, uma gambiarra. A bateria do Onix tem um tamanho diferenciado, até com uso considerável no mercado. O grande problema não é o espaço, como acontece no Honda Fit e Civic, mas somente do suporte, ou fixação da bateria no carro. No caso do Fit, por exemplo, temos uma barra de fixação na transversal. Também é assim no Civic e Eco da Ford.
Mas a bateria desse modelo da GM tem uma barra de fixação horizontal, ou seguindo o comprimento dela e não a largura, como acontece nos modelos citados acima. Fica óbvio que, quando instalamos uma bateria mais curta ou mais longa, essa barra vai ficar folgada ou curta. E pasmem: já vimos casos do instalador cortar essa barra de ferro. Fica a pergunta: a bateria não fica bamba? Não. O que fixa a bateria do Onix é parte de baixo dessa barra, presa por parafuso no carro.
Problemas na adaptação da bateria do Onix
Temos a perda a originalidade da fábrica. Com certeza foram feitos testes nessa bateria do Onix e similares. Testes de fixação. Tais testes podem envolver simulações de acidentes onde o carro vira (capota) e a bateria se solta. Por isso a presença da barra, assim como acontece com o famoso “cinto de segurança” da bateria da Fiat (Palio, Uno, etc). Concluímos ser um item de segurança aprovado pelo controle de qualidade da fábrica. Se fizeram essa barra do tamanho para apenas um tipo de bateria, isso é outra questão. Envolve custos da fábrica para os seus modelos.
Qual é a bateria de reposição?
O modelo da bateria do Onix é uma 50ah caixa alta (mais solução interna), de preferência original. Ela tem altura e comprimento diferenciados de outros modelos. É bem específica. O Fox pode usar uma, o Palio e outros modelos da Fiat também. Mas nesses carros o espaço e fixação podem ser classificados de “universais”, aceitando vários tamanhos de baterias. Evidentemente que isso pode mudar de acordo com a montadora. Amanhã podemos ter uma bateria de 60ah normal equipando o Onix, com espaço para qualquer outro modelo de bateria, e sistema elétrico equivalente.
A marca recomendada é a da fábrica: Ac Delco. A Moura e Heliar também são boas opções. Lembrando que a fábrica da Ac Delco e Heliar é a mesma e já temos a bateria de 60A instalada de fábrica. Também diferenciada no tamanho e encaixe no carro.
Na verdade é uma tendência mundial o uso de baterias mais altas . Elas contém mais solução , e como são lacradas e não há como repo-la , a maior quantidade de solução evita perda precoce da bateria. Não é uma questão de estética ou suporte .Afinal para que a indústria utilizaria baterias caixa alta se as de caixa baixa atendessem? Somente para ocupar mais espaço? A bateria original deve ser trocada por outra idêntica, e comum ver vendedores dizendo que a caixa baixa substitui a caixa alta e o que importa é a amperagem. Falam isso por ignorância.
Olá Alexandre. De fato a bateria original deve ser repetida na reposição. A caixa alta é usada desde o Corcel 1, e se parece muito com a do Honda Civic. Depois reapareceu no lançamento do Palio com a 40ah caixa alta. Creio que as implicações elétricas estão aumentando. Recentemente vi um caso do Onix que só funcionou corretamente com a bateria original. E foram feitas várias tentativas e testes. Estou em consultoria com a GM para me inteirar. A conclusão que cheguei é que nos modelos antigos a bateria podia ser diferente na reposição. Mas nos mais modernos a situação muda.
Muito bem informado. Após passar raiva em duas lojas se baterias aqui em nossa saudosa Belo Horizonte, enviei e-mails para duas grandes fabricantes de baterias e os departamentos de engenharia de ambas me esclareceram o real motivo da caixa alta , a saber, mais líquido ocasionando então mais durabilidade. Segundo os mesmos , estudos apontavam que as de caixa baixa secavam mais rapidamente em veículos com maior demanda energética. Abraço.