Fusíveis da Kombi antiga
Os fusíveis da Kombi antiga, (vovozinha e algumas tipo clip), são praticamente idênticos. Temos ali uma tecnologia mais antiga, mas eficiente, com boa proteção para os acessórios da época. Basicamente eles protegiam os circuitos de iluminação, buzina, e rádio, que eram os que saiam de fábrica. A instalação de acessórios também é mínima, como faróis de milhas (um ou dois pares a mais), som mais potente e outros. Mas um bom eletricista da época aplicava fusíveis em linha simplesmente por falta de lugar para mais na caixa de fusíveis original.
Um fusível em linha não passa pela caixa de fusíveis, mas interrompe a corrente positiva que vem dela ou direto da bateria. Mas continua sendo um fusível da parte elétrica do carro. Muitas vezes não encontramos o fusível do farol de milha, por exemplo, porque ele está instalado em local diferente. O encontramos perto da caixa de fusíveis, ou perto do relé auxiliar que também tem que ser instalado.
Existe caixa de fusíveis de Kombi antiga maior do que outras. Mesmo assim foram acresentados somente dois ou três fusíveis nela. A luz de ré e o pisca-alerta, que não eram obrigatórios, foram introduzidos depois, cada um com seu fusível instalado na caixa. Por isso é importante contar o número de fusíveis se a troca da caixa deles for necessária.
Kombi antiga e seus fusíveis
Encontre nas imagens abaixo os fusíveis da sua Kombi. Mas lembre-se que um fusível não queima sem motivo. A causa sempre é um curto. Se o fusível queimar novamente, não insita, não coloque outro mais forte. O curto tem que ser descoberto e conserta. O risco de incêndio, nesse caso, é grande, pondo sua segurança em risco.
Acima vemos a caixa de fusíveis da Kombi mais antiga e com 8 fusíveis. Ainda é encontrada para venda, principalmente pela internet. Os fusívies são de “louça”, ou eram, pois com o tempo o material foi substituído por plástico. Fusíveis originais de louça podem ser uma raridade, mas ainda são encontrados a preços mais salgados.
Já na imagem acima temos a caixa de 12 fusíveis. Repare os novos acessórios e também um “fusível livre”, que é de fábrica para a instalação de algum acessório que não sai de montadora e pode ser instalado depois. Essa caixa de fusíveis não era exclusiva da Kombi antiga. Outros carros da Volks também usam uma assim. Era a época de poucas mudanças na parte elétrica, embora os carros fossem bem diferentes. O mesmo acontecia com os motores refrigerado ar.