Terminal de bateria
O que é um terminal de bateria? Quais são seus defeitos e soluções? Aprenda um pouco mais sobre essa peça do seu carro, pequena, mas primordial. O terminal da bateria é uma peça barata, mas que pode simplesmente desligar a bateria do seu carro causando uma pane elétrica geral. Seria o típico exemplo de “o carro parou por causa de um parafuso frouxo”.
Pois é exatamente isso que acontece quando esse terminal não está bem apertado no seu lugar: está bambo. Mas mesmo sendo um serviço mais barato – do que trocar a bateria por exemplo – é algo que requer cuidado de fazer. Poderíamos dizer que é o mesmo serviço que fazemos durante a troca de uma bateria, com exceção que será o terminal que será substituído ou reapertado. Os dois trabalham juntos.
VEJA aqui OS PERIGOS AO TROCAR A BATERIA DE UM CARRO
O que é um terminal de bateria?
Um terminal é o fim ou início de algum fio e seu circuito – em um carro. Todo o sistema elétrico de um veículo (até de aviões) passa por ele direta ou indiretamente, incluindo arranque, alternador e caixa de fusíveis. Em uma bateria temos o terminal positivo e o terminal negativo ligados nos pólos positivo e negativo da bateria.
Um terminal de bateria original quase sempre é feito de metal, algumas vezes de chumbo, e raramente de cobre. Por causa da diferença de material entre um terminal de bateria e o pólo da bateria é que acontece o famoso zinabre resultante de uma reação química/elétrica. Isso pode causar mau contato e até a perda do terminal.
Qual o nome dado aos terminais de uma bateria?
Existe um nome técnico dado aos terminais de bateria, um para o positivo outro para o negativo. O terminal positivo é chamado de Cátodo e o negativo de Ânodo. Mas isso vale para terminais internos, os que ligam uma placa a outra.
Lista de possíveis defeitos no terminal de bateria do seu carro
- Terminal simplesmente bambo. Isso pode parar seu carro e normalmente acontece por esquecimento de apertar adequadamente o parafuso de fixação durante a troca da bateria. Também pode ocorrer por um serviço que exigiu desligar o negativo da bateria. Atenção: Tome muito cuidado ao apertar o terminal positivo. NÃO ENCOSTE A FERRAMENTA usada EM PARTES METÁLICAS DO CARRO
- Zinabre ou corrosão. É muito comum e acontece principalmente quando usamos muito o ar-condicionado do carro. Uma simples limpeza com água e um pouco de bicarbonato pode ajudar. Mas se o conserto demorar o terminal deve ser trocado
- Cabo partido. Em alguns carros o cabo principal (o mais grosso) pode quebrar ou se soltar do terminal. Quase sempre ele é prensado na fábrica e com o tempo pode se romper. Uma bateria sem fixação também pode romper esse cabo por se movimentar
- Terminal de qualidade ruim. Isso pode acontecer tanto de fábrica como de reposição. Mas temos observado que os terminais de bateria originais costumam ser mais frágeis
O que passar no terminal da bateria?
Pergunta interessante que já me fizeram diversas vezes. A limpeza periódica é a melhor maneira de evitar o zinabre. Mas eu costumo passar vaselina ou graxa nos terminais. Mas em cima, nunca entre o terminal e o pólo da bateria. Isto vai isolar um do outro com o tempo e a bateria simplesmente não liga ou parece fraca.
Ficar na mão por causa de um terminal de bateria é comum, mas pode ser evitado através de uma inspeção visual ou manutenção da bateria em oficina de confiança. Pedir para o profissional conferir o aperto dos terminais da bateria é imprescindível, principalmente no caso de viagens. É algo simples, barato, e que pode evitar uma grande dor de cabeça.
Qual terminal da bateria colocar primeiro?
Existe uma lógica neste caso. Para desligar primiero solte o negativo e depois o positivo, se for trocar a bateria. Para religar ela primeiro ligue o positivo e depois o negativo. Isto é para evitar curtos com a lataria do carro.