Assim como qualquer outro modelo de carro nacional, os fusíveis do Sandero tem suas particularidades como: localização, amperagem, e identificação. Nesse último caso, os fusíveis do Sandero possuem símbolos, desenhos, bem óbvios, o que facilita o trabalho. A ideia é que o próprio motorista consiga trocar um fusível queimado com segurança.

Para isso é necessário ter um conhecimento básico, principalmente ao identificar o fusível queimado. É obrigatório repetir a amperagem do fusível ou a cor, que segue um padrão no Brasil. Cada cor representa uma amperagem. Nunca devemos mudar essa cor ou repetir a troca se o fusível queimar novamente. Existem riscos nesse caso, e um profissional tem que descobrir. Um curto no circuíto pode estar acontecendo.

Fusíveis Sandero 2017

1 – Levantadores de vidro  motorista
2 – Local reservado aos acessórios complementares
3 – Vidros  elétricos dianteiros
4 – Farol alto esquerdo
5 – Farol alto direito
6 – Farol baixo esquerdo
7 – Farol baixo direito
8 – Faroletes lado esquerdo
9 – Faroletes lado direito
10 – Vidros elétricos traseiros
11 – Sem uso
12 – Buzina
13 – Trava automática das portas
14 – ABS
15 – Luz do teto, levantadores de vidro acionados pelo motorista – ar-condicionado
16 – Sensor de estacionamento-Desembaçador traseiro
17 – Luz de ré – limpador de vidros
18 – Limitador de velocidade – retrovisor com
descongelamento – Vidro traseiro – Alerta de não uso do cinto de segurança – Multimídia
19 – Sem uso
20 – Luz de freio
21 – Injeção
22 – Airbag
23 – Falha do circuito de combustível gasolina
24 – Direção assistida
25 – Reservado aos equipamentos complementares
26 – Indicador de direção (setas)
27 – Unidade central da cabine
28 – Unidade central da cabine
29 e 31 – Comando sob o volante
30 – Alarme
32 – Sem uso
33 – Painel de instrumentos
34 – Rádio
35 – Motor de partida
36 – Limpador do vidro  dianteiro
37 – Ventilador da cabine
38 – Acendedor de cigarros
39 – Tomada de diagnóstico –
Rádio

40 -Retrovisor com descongelamento
41 – Retrovisores elétricos

Onde ficam os fusíveis do Sandero 2011?

É comum nós encontrarmos estes fusíveis no compartimento dentro da cabine, lado direito do painel, bem onde a porta fecha do lado do motorista. Alguns modelos também tem uma caixa de fusíveis no compartimento do motor. A caixa principal vai ser sempre a que tiver uma quantidade maior de fusíveis. No caso do Sandero são mini fusíveis comuns (tipo vamp).

Resumindo:

A caixa de fusíveis do Sandero fica do lado esquerdo do motorista, junto a porta. Tem que abrir a porta para ter acesso a tampa. Veja a imagem abaixo.

Fusíveis do Sandero

VEJA AQUI O QUE FAZER QUANDO UM FUSÍVEL QUEIMA COM FREQUÊNCIA

Muitas vezes não basta apenas um teste visual. Isso pode enganar, pois o fusível pode queimar nas extremidades e não fica evidente. Nesse caso tem ser feito um teste elétrico no fusível conhecido como “teste de continuidade”. Esse teste é o apropriado e quase infalível.

Também mantenha fusíveis reservas no carro. Quase sempre existem lugares para eles, ou na tampa da caixa de fusíveis do Sandero, ou na própria caixa. Normalmente o lugar é marcado como a frase “fusíveis reservas”.

VEJA AQUI COMO TESTAR UM FUSÍVEL

Fusíveis do Sandero – Seus símbolos

Veja na foto acima os símbolos dos fusíveis do Sandero. O modelo em questão é o Sandero 2009. As diferenças são poucas e o esquema pode ser usado como referência. Também podemos ter fusíveis no compartimento do motor. A lógica para troca e referências é a mesma. Procure sempre comparar com as indicações atrás das tampas. Dúvidas? Faça uma pergunta nos comentários que ajudaremos no problema.

Como saber que um fusível queimou?

O correto é usar uma lâmpada de teste de fusíveis. Mas como isto é uma ferramenta de oficina, o que eu faço no caso de emergência é ver qual acessório não está funcionando e procurar na lista de fusíveis qual deles protege este acessório. Retiro o fusível e faço um teste visual para ver se o filamento está rompido. Isto é bem nítido.

Você quer realmente entender seu carro? Dica de curso ótimo (e barato!)

É muito importante que todo motorista entenda como seu carro funciona. Mas, na prática, só uma minoria sabe isso – você realmente sabe? Se um dia seu carro te deixar na mão, você saberá o que fazer? Entenderá as orientações do especialista, ou corre o risco de cair em ciladas?

Fora que aprender sobre o funcionamento de carros é também uma oportunidade: tem muita gente trabalhando com isso. 

Eu fiz um curso presencial, lá nos anos 1990. Hoje, é possível fazer cursos online, com certificação. O treinamento é 100% em vídeo, com aulas teóricas e práticas super didáticas.

Eu não ofereço esse curso, mas recomendo fortemente o do Maiquel Padilha. O Maik tem 20 anos de experiência na área, é formado em Engenharia Automotiva e também é técnico em Mecatrônica.

O curso Curso Elétrica Automotiva que ele oferece vai do zero ao avançado, tudo online. São mais de 200 aulas e 50 horas de conteúdo original para você assistir quando quiser. Mais de mil alunos já passaram pelo curso, que tem nota máxima da Hotmart, a maior plataforma de vendas de cursos digitais do Brasil. Não faltam credenciais, né?

O melhor? O curso é barato e cabe no bolso. E caso você compre e não goste, tem até sete dias para se arrepender, com garantia de dinheiro de volta. Saiba mais aqui.