Elétrica de automóveis: dicas sobre mau contato
Quase sempre o mau contato acontece em partes que esquentam, ou que recebem ou exigem muita energia. Por exemplo : terminais de lâmpada de farol, lanternas traseiras, terminais de relé auxiliar, e entre outros, os terminais da bateria. É dela que se exige mais, principalmente no momento da partida. Veja na lista abaixo algumas dicas de como resolver alguns problemas de mau contato no seu carro.- Está tudo normal e do “nada” o painel apaga. Isso acontece principalmente no momento da partida. Antes de condenar a bateria, partida, ou alternador, vale conferir se os terminais da bateria estão bem apertados. É bem comum esse defeito. Basta apertar e o carro volta ao normal, como mágica.
- Efeito “arvore de natal”. Também é bem comum. Acontece mais na lanterna traseira – em uma delas ou nas duas. Usamos a seta, faroletes, e luz de freios e tudo pisca ou apaga. O defeito é no negativo da tomada da lanterna. Uma simples inspeção nela confirma o defeito. Veja AQUI mais sobre isso.
- Farol não acende mesmo com lâmpada nova. Verifique a tomada dele. Se ela estiver muito torrada basta trocar. Quase sempre ela desmancha na mão. Ali, como dito no início, acontece muita caloria. Uma lâmpada de farol puxa muita energia, perde somente para o arranque ou motor da ventoinha do radiador. Mas uma tomada desse tipo foi feita para suportar essa caloria. Porém, perde essa propriedade com o tempo ou pelo uso de lâmpadas fora dos parâmetros, que são de alta potência. É um defeito que pode se espalhar pelo farol inteiro devido ao aterramento único dos conjuntos óticos de hoje em dia.
Buzinas também podem apresentar mau contato VEJA aqui!
- Vidros elétricos. Esse acessório pode parar por um simples mau contato. Um exemplo é defeito na tecla (quando temos que apertar muito para o vidro funcionar) ou um fio partido dentro do forro da porta. É um serviço de procura, onde o resultado pode ser uma boa economia. Veja nesse link mais sobre defeitos em vidros elétricos.
Bom dia Fernando minha filha tem um Ford KA 2012 que está apresentando um problema, na hora de ligar o painel apaga e não dá sinal nenhum, na verdade o painel pisca um cadeado e onde marca quilometragem fica com vários —— , isso acontece esporadicamente, não é constante, e quando bate no painel ele volta. O eletricista já olhou o plugue do painel pra ver se estava mal encaixado, já verificou bateria, enfim olhou tudo e não acha o defeito, falou que pode ser codificação de chave, mas apresenta o defeito com as duas chaves , inclusive a reserva. O que acha que pode ser? Obrigada
Olá Miriam. Pode ser mau contato em uma placa que faz conexão com a chave do carro. É uma peça preta que fica em volta de onde coloca a chave do carro para partida. Tem que retirar, abrir e limpar os contatos. Essa é uma causa mais frequente.