Lâmpada de freio da Toro
Pode parecer um grande problema trocar uma lâmpada traseira do Fiat Toro. Mas a fábrica tem facilitado esse tipo de serviço em seus últimos lançamentos.
Se compararmos com o Stilo, por exemplo, retirar a lanterna da Toro e trocar uma lâmpada queimada é muito mais fácil. O ano do carro pode assustar, assim como o tipo da lanterna e seu preço no mercado.
Mas tudo é uma questão de jeito. Nesse post ensinamos a retirar a lanterna traseira, trocar qualquer lâmpada por ali, e reinstalar ela. É um serviço que se torna óbvio a medida que vai sendo realizado.
Nunca mais você irá pagar para trocar essa lâmpada. É evidente que nos referimos a quem gosta de mexer no seu carro. É o tipo de hobby que está no sangue e não sai mais.
Pois então fique tranquilo. Iremos ensinar passo a passo e com fotos. Realizar esse serviço é muito mais rápido que se imagina e usamos apenas um tipo de ferramenta: uma chave tipo torx média. Para retirar as lâmpadas também usaremos uma chave torx, mas de tamanho menor.
Ferramentas e outros
- Um canivete de chaves tipo Tork (ou Torx). É uma ferramenta barata e facilmente encontrada
- Uma chave de fenda fina.
- Lâmpada para a troca. Na Toro quase sempre queima a lâmpada de freio, que é de um polo e acende também a luz de posição, como acontece no Onix da GM
Como trocar
Abra as portas da caçamba. A lanterna deve ser retirada sempre com a porta aberta. Procure por uma porca/ou parafuso na lateral, (também é tipo torx) como a foto abaixo (lanterna lado esquerdo). Repare que ele é bem evidente e parece ser de fixação da capa da caçamba. De fato é. Mas ele também fixa a lanterna no seu lugar.
Use a chave correta e solte o parafuso do local. Essa lanterna tem apenas um parafuso de fixação na carroceria. Não é preciso aplicar muita força na chave para soltar. Ao retirar o parafuso, você notará que a lanterna ficará mais bamba. É agora que o serviço fica óbvio: duas travas diferentes, mas de simples encaixe, seguram a peça no lugar.
Na foto acima vemos os dois orifícios de encaixes da lanterna. Um fica em cima a esquerda. O outro embaixo, o ponto preto na foto. Para retirar a lanterna do seu local devemos puxá-la com força moderada em direção reta ou na nossa direção se ficarmos de frente para a lanterna.
Se precisar, use a chave de fenda fina para ajudar no movimento. Não precisa de puxar para os lados. Mas isso deve ser feito coma porta aberta ou corre o risco de quebrar lanterna. Seja suave em tudo.
Para trocar a lâmpada desligue a tomada da lanterna. No lado contrário da lente você verá alguns parafusos também de chave torx, Basta restirá-los para ter acesso a placa de lâmpadas. Troque a que estiver queimada.
Para recolocar basta seguir os passos explicados acima, mas ao contrário. A lanterna encaixa com facilidade. Apenas preste atenção nos fios da tomada para que não atrapalhem a fixação. O serviço termina como na foto acima, lanterna no lugar e apertando o primeiro parafuso que foi retirado.
Olá Fernando, tudo bom? Entrei na página de contato e não achei informação nenhuma. Qual seria o melhor e-mail para entrar em contato com você? Desde já agradeço, e ótimo blog, continue o bom trabalho 🙂
Olá Bruno. Segue o e-mail. [email protected] ou
[email protected]
Troquei minha lanterna traseira por outra nova… O led não quer acender pq?????? E no painel consta uma lâmpada …acesa q significa poblema né..pq o led da nova lanterna não funciona??
Olá amigo. Observe se outras luzes não acendem. Pode ser fusível.
Alguns modelos demoram para programar a ligação de uma lanterna ou até lâmpadas. Mas é algo de pouco tempo. Outras possibilidades são: Fusível queimado ou defeito no led novo. Também confira a tomada da lanterna.
Onde e qual é o fusível da lanterna traseira esquerda?