Então, eis que uma luz amarela no painel do seu carro está acesa. Com certeza você nunca tinha reparado nela e não sabe qual é o significado. Ficar preocupado em um situação dessas não é errado, pelo contrário. É exatamente por isso que ela é amarela: para chamar a atenção do motorista.

Basicamente, o código de cores de algumas luzes de painel tem o mesmo significado que um farol de trânsito (ou semáforo). O verde é siga, tudo está bem. O vermelho é pare e fique parado. E o amarelo, ou laranja, é atenção, tome cuidado. O cuidado necessário pode ser consultar um especialista ou o manual do seu carro, que sempre informa o motivo de uma luz acender no painel. E quais providências tomar.

Além da cor, pode ter também um símbolo esclarecedor. Na maioria das vezes é lógico. Por exemplo: a luz de carga de bateria é vermelha e tem uma bateria desenhada. O que deve fazer o motorista? Levar o carro até uma oficina, pois ficará sem carga na bateria. Ela vai falhar em pouco tempo e o carro para. Por isso é de cor vermelha.

Luz amarela no painel acesa

Alguns símbolos de luz amarela no painel

Na imagem acima vemos três tipos de luz amarela mais comuns nos veículos nacionais.

Elas podem acender com a chave e apagar ou não com o motor ligado. Ou simplesmente acender somente quando houver o defeito. Reparem que a luz amarela à direita da luz de bateria se parece com uma lâmpada. Se acendeu, fica óbvio que alguma luz externa não está funcionando. Mande verificar todas as luzes de posição (faroletes) dianteiras e traseiras. A luz de placa queimada também acende essa indicação no painel.

Já as letras EPC significam em inglês: Eletronic Power Control. Temos aí uma luz espiã do sistema de ignição do carro. Nesse caso também pode ser uma simples lâmpada que queimou (linha Volks/Gol G3 e G4). Mas também pode ser algo que faz o motor falhar ou até causar uma pane geral. A solução é escanear, com um técnico experiente, que vai direto no problema sem trocar peças desnecessariamente. O Scanner, ou computador, significa mais uma ferramenta, uma ajuda de procura do defeito para quem tem conhecimento.

Temos ainda esse “motorzinho” amarelo abaixo do EPC (veja imagem acima). Esse é um símbolo da injeção ou de problema nela e/ou no catalizador. Pode ser amarela ou vermelha. Também pode controlar o sistema de estabilidade de alguns modelos. Muitas vezes fica acesa direto ou pisca freneticamente. Novamente um Scanner deve ser usado para começar a descobrir o defeito.

São muitas luzes e símbolos que podem acender no painel do seu carro. Cada uma tem sua importância e não deve ser negligenciada. Elas ajudam na segurança de todos dentro do veículo (como Airbag e ABS).

Outra luz amarela que pode acender no painel do seu carro é uma com o símbolo de bomba de gasolina de posto. Ela se parece muito com a luz de reserva de combustível também. Porém acende em lugar diferente, mais afastada do marcador de combustível. Se o seu carro é flex e essa luz acender, verifique o reservatório de gasolina da partida a frio. Ele fica no compartimento de motor. Se estiver vazio, essa luz acende no painel.

Luz amarela acesa no painel do Celta

 

A luz em questão é essa amarela, abaixo da sigla EPC, como visto na imagem acima. Parece um motor de carro. Cada vez mais temos luzes, siglas e números que podem acender no painel de um carro. São dezenas ou centenas, dependendo modelo (veja aqui). No caso da luz amarela acesa no painel do Celta significa algum problema na injeção do carro. Ela deve acender ao ligar a chave e apagar assim que o motor pegar ou depois de um determinado tempo de chave ligada (alguns modelos). Se ela permanecer acesa com o motor ligado, ficar piscando, a injeção tem ser avaliada. Essa é a melhor referência

Possíveis causas do defeito

Essa luz serve para “vigiar” os atuadores ou peças da injeção eletrônica. O problema pode ser permanente ou intermitente e pode ser até combustível ruim, fora dos padrões de mistura da central. Se o motor não falhar com essa luz acesa, vale tentar usar outro tipo de combustível (tipo gasolina em vez de álcool) ou mudar de posto. De qualquer modo, o carro tem que ser escaneado para descobrir o defeito. Uma dica é: nem sempre a peça acusada no scanner está com defeito. Muitas delas dependem de bom combustível para funcionar corretamente.

No caso de acusar bobina de ignição, o carro pode falhar. Mas a troca dela tem ser por uma original ou a luz não vai apagar.

Se encontrar um fusível queimado, muito provavelmente será da bomba de combustível. Nesse caso deve-se trocar o fusível apenas uma vez. Se voltar a queimar, não insista e jamais aumente a potência ou mude a cor do fusível. Isso pode provocar sérios danos no carro. Veja aqui a lista de fusíveis do Celta 

Conheça outras luzes e seus significados clicando aqui.