Fiat Premio
É uma antiguidade de sucesso. Era um modelo desejado pelos consumidores, tanto para passeio como para aluguel. Foi muito usado Táxis. O Fiat Premio foi fabricado entre 1985 e 1994, fazendo parte da “família” do Uno, seu parente mais famoso.
Até hoje o Premio é um carro valorizado, se em bom estado. Quem tem um dificilmente vende.
É um Sedan de duas ou quatro portas, com um porta-malas generoso e a boa mecânica do Uno. Foi lançado com opções de motor a álcool ou gasolina, com potência de 1300 e 1500. Isso era algo intermediário e o mercado brasileiro abraçou esse modelo Fiat que encontrou pouca concorrência.
Eram famosos os modelos que vinham da Argentina. Embora fossem idênticos por fora, o motor dos Hermanos tinha suas variações que desagradavam os mecânicos da época.
Era bem mais chato em tudo. Peças com difícil acesso, mão de obra mais cara etc. Isso desvalorizou o modelo argentino no Brasil
Parte elétrica do Premio
Sua parte elétrica também era semelhante a do Uno com pequenas variações no chicote. O tamanho do Premio exigiu isso. Mas a caixa de fusíveis é bem parecida.
Uma fábrica de automóveis aproveita o máximo de peças e componentes elétricos para seus modelos. E isso reforça a questão de ser uma família liderada pelo modelo mais vendido ou o primeiro da série, no caso o Uno, fabricado até hoje.
Nesse post teremos os fusíveis do Fiat Prêmio, a localização da caixa de fusíveis e suas funções. De 1985 a 1994 houve poucas variações, mais estética do que elétrica. Podemos reparar variações de relés e mais fusíveis conforme aumentou o número de acessórios do veículo.
Como “Premio” para o leitor também vamos publicar em imagens como é o sistema de carga do Premio (bateria e alternador). Ainda temos a tabela original de manutenção geral do carro. Encontramos o manual completo do Premio 85 e de outros modelos no Blog: Manual do meu carro.
Fiat Premio e seus fusíveis